22 maio 2011

Um último treino, o 58º jogo, mais um tetra, venha o tri e a subida aos céus da glória suprema


A Taça de Portugal é nossa há dois anos e hoje o FC Porto aspira ao tri que nunca logrou na competição, igualando agora as quatro finais consecutivas que Benfica, Sporting e até Setúbal já lograram há muito tempo... Estamos a um passo da glória suprema para a mais brilhante de todas as resplandecentes épocas do futebol português e, como diz o hino de Maria Amélia Canossa, um marco no brasão do FC Porto de vitórias sem igual, um céu a colorir definitivamente a azul e branco.
A festa demorou um bocadinho mais, mas ao FC Porto não costuma fazer mossa. Há mais um último treino, uma última viagem e um último troféu a disputar para ganhar. É o que está em jogo. Um tri inédito, um tetra a igualar o recorde doméstico de presenças em finais que nos últimos anos quase sempre levam o FC Porto ao Jamor, um outro tetra de triunfos nesta época extraordinária em vista.
O V. Guimarães, há quatro dias em estágio, vai cumprir, salvo erro, o 40º ou 42º jogo oficial. São 18 ou 16 jogos de diferença, mais de meio campeonato só numa época, o FC Porto pareceu acusar já alguma fadiga em Dublin mas ainda capaz de gerir as incidências da final europeia sem dar algo ao adversário à excepção do Fernando...
Esta última final pede mais posicionamento e gestão da bola e do esforço, num campo maltratado, que aparente nunca levar rega, e num recinto desusado que só aos pândegos das sardinhadas encanta como antigamente... o calor habitual não costuma ajudar e amolece o jogo, só a falange do Dragão pode levar a equipa à vitória,.
Manuel Machado foi antipático para com os Guerreiros do Minho, zombando com os de Braga fruto de sounbdyte de marketing e crê que é a História de Portugal que justifica o epíteto aos de Guimarães. Veremos quem são os de plástico, sendo que a estratégia de contenção será igual da parte dos vimaranenses. Era bom vê-los desafiar, até mais frescos e poupados poderiam ser ousados, o poderio portista com arrojo no ataque como sugere o seu treinador, mas vamos ver mais do mesmo com uma equipa resguardada a ver se o contra-ataque sai e acontece um bambúrrio.
Enquanto na 4ª feira tivemos os de Guimarães a torcer pelo FC Porto para efeito do insucesso dos rivais regionais de Braga, amanhã teremos os de Braga a torcerem pelo FC Porto. A derrota vimaranense no Jamor pressupõe que serão os de Guimarães a começar a época europeia mais cedo, da mesma forma que esperavam a derrota arsenalista em Dublin para terem essa esperança de relegarem os de Braga para uma pré-eliminatória em Julho.
Do baixinho Marques Mendes ao grande mas que não é grande coisa Laurentino Kim il-Sung Dias vão torcer pelo FC Porto para que o seu adorado Braga entre directo no play-off da Liga Europa. São as coisas da bola...
A propósito de público, será bonito ver se há festa ou algazarra, depois da confraternização em Dublin que não pode surpreender a não ser os distraídos ou os tolinhos com as tricas das claques. Porto e Braga, em 1998, deram um exemplo de civismo no Jamor, tal como Porto e Guimarães 10 anos antes. Resta saber se haverá infiltrações estranhas e se os desordeiros de Guimarães, empertigados afonsinhos do condado, se armam aos cágados na mata local, como costumam fazer. Mas, aí, para qualquer responsável policial, se verá quem são os adeptos da traulitada e os que gostam da bola a sério. Como diz mais um subintendente da PSP lisbonense, posto de canto o outro que falava "da claque lá do Norte", é o público que faz a festa... ou a guerra.
Eu que não volto mais ao Jamor acredito que tudo correrá bem, o Benfica não fez comunicado como no ano passado e o FC Porto coroará com o seu tri inédito uma época gloriosa com o recorde de jogos oficiais disputados a comprovar o estatuto ímpar de indiscutível melhor equipa portuguesa num trilho de êxitos que vai para 35 anos com o destino de vencer.

3 comentários:

  1. Espero que o FCP faça das tripas coração, para espetar nestes que tão mal nos tiraram o record de vitórias.

    Portugal sofre do tique anti-sucesso, que ainda hoje não percebo porquê, depois de ter dado tanto ao mundo com os descobrimentos e inventos dessa êpoca.

    Resta o FCP, e os poucos que se vão aliando na nossa estratégia também o conseguem como se viu recentemente no Braga.

    Por falar no Braga, existe um elememto preponderante maquele grupo e que poucos ou ninguém tem falado e que lhes deve ter ajudado e muito com a sua veia guerreira e experiência internacional. Fernando Couto. Desde que entrou para o Braga a equipa creceu mentalmente. O futebol é que foi sempre muito curto, e à espera da oferta do 1 a zero.

    Boa sorte oa FCP, e que traga a taça.

    ResponderEliminar
  2. Hoje os "benfas" dos meus vizinhos torceram pelos vimaranenses com vuvuzelas e tudo, eu sem vuvuzelas reais, tive que inventar, fiz como no reclame televisivo, imitei a vuvuzela e depois no final da 1ª parte, dei-lhes com o Hino do Porto, com a minha potente aparelhagem aberta a todos os seus decibéis...Foi de loucos!

    ResponderEliminar
  3. vitória expressiva, é o melhor que os acólitos de Paredes conseguem escrever. Como eles são misericordiosos com os vassalos...

    ResponderEliminar