18 janeiro 2015

Futebol dos charlies e dos charlots

Cheguei a admitir que pudessem tocar-se lá no infinito, em abstracto, mas nem isso os postulados sobre a matéria permitem.
Foi por isso que logo rotulei de estúpida e ignorante a tentativa, canhestra e só bem-intencionada por pretender favorecer o Benfica no golo sofrido com o Rio Ave e só aceitável para palermas e outros ignaros de algum estudo simbólico ou apenas metafórico, ensaiada de demonstrar alguma coisa feita, na ocasião, perante os basbaques parolos na hora, pela estação de merda que é a SIC.
 
Na Luz, no golo limpo do Rio Ave que nenhuma imagem apagará (ao lado), puseram duas linhas pretensamente paralelas não a cruzarem-se ou tocarem-se sequer no infinito, mas nalgum lugar 43 da fila 39 da bancada ZY sector XPTO anel HUMPTY DUMPTY do estádio lisbonense num acto perpetrado por uns chico-espertos da capital da parvónia.

Não sei se esta imagem abaixo foi feita por alguém com intuito de afirmar o que seja ou só para zombar com a imagem do golo do Rio Ave que não valeu. Mas também em Penafiel as pretensas linhas paralelas que traçariam a linha defensiva dos rubro-negros para se ver a posição mais recuada de Casemiro e a linha frontal da grande área não se podem cruzar na bancada por debaixo da qual está a tasca do Ti Vítor e onde a comadre Chica das Iscas faz petiscos de pasmar - estou a brincar, mas atrás daquela bancada, no canto do estádio confinando com a estrada principal, atravessando-a, há ali um tasco mesmo com um tintol de estalo, fiquem a saber e não custa encontrar.


Mas nada geométrico justifica esta parvoíce com as linhas alegadamente paralelas e pretensamente para demonstrar algo mais do que o impossível, a de elas se tocarem algures, muito menos ali logo na proximidade da mão de semear.
 
A olho nu, logo na 1ª imagem do jogo era possível ver, pela percepção da profundidade, que Casemiro estava atrás dos dois defesas penafidelenses. Um deles, o de "cá", até está mais atrás um pouco do que o colega de sector. Casemiro nem sequer está em linha com este último, o mais próximo de si.

Não é de esperar que coisas de observação simples sejam atendíveis por mostrengos que põem nas tv's como as vacas chocas a apascentar as velhas nas manhãs televisivas. Já não sabem caralho de futebol e será pedir muito que tivessem um mínimo de instrução primária. Como é que as TV's geraram estes mostrengos é uma coisa mais difícil de explicar do que admitir que as linhas paralelas se encontram algures na puta que os pariu.

3 comentários:

  1. O tasco chama-se adega 33 e a dona é a Cristina...

    ResponderEliminar
  2. Sim, Zé. As linhas paralelas podem encontrar-se quando vistas em perspectiva, como é óbvio. Se estiver numa linha de comboio e olhar até ao fundo, verá os carris a aproximarem-se até convergirem. Consegue unir a linha da grande área à do meio-campo quando as projecta graças à perspectiva que tem da imagem. Básico. O ponto de fuga não é uma aldrabice ou um mito urbano, nem as linhas de fora-de-jogo se fazem à sorte.
    Desculpe a falta de precisão, mas a sporttv não me paga para isto e é elucidativo o suficiente para perceber que as (indiscutivelmente paralelas) linhas da grande e pequena área e final se podem unir de determinada forma.
    http://i.imgur.com/Yo5gZXs.png
    http://i.imgur.com/ZxJtSC5.png
    http://i.imgur.com/F4LdRy9.png
    Se continua achar estúpido o problema não é meu.

    Boa semana.

    ResponderEliminar
  3. Mas quer demonstrar o quê? Que as linhas são paralelas nas áreas, por exemplo, pois foram traçadas assim obedecendo à Geometria? Já sabemos que as linhas são paralelas. A perspectiva é que é o problema. No caso, a perspectiva de fazer um desenho à medida das conveniências. E focar ali pertinho em abstracto. Em abstracto, MAS em perspectiva, as linhas de comboio unem-se mas não numa distância conveniente como a que tem sido montada ad hoc. E há imagens que não enganam. A imagem do golo do Rio Ave diz que o jogador está em linha, mas concluíram, na sua perspectiva, que estava fora-de-jogo.
    Os princípios são invioláveis. Os estúpidos é que gostam de os aldrabar.

    ResponderEliminar