31 maio 2007

Cruel realidade

Saber da saída de Anderson para mim foi um terrível choque, que me deixou completamente revoltado e triste, considerando que a sua venda tinha sido uma grande traição aos adeptos que gostam de futebol e do FCPorto e que me fez pensar até, como disse logo nos comentários, em rasgar a papelada que recebi para pagamento do Dragon Seat. Por isso não quis alongar-me muito no post que coloquei, para evitar dizer barbaridades e para tentar não ser injusto, já que a quente temos tendência para errarmos e dizermos o que não queremos, ainda por cima não sabendo dos detalhes do negócio. Assim coloquei no post apenas duas das transferências deste nosso curto mas já muito agitado defeso.

Agora mais a frio, temos de ser realistas, temos de entender que, devido a terríveis erros anteriores desta SAD (já mais que discutidos neste mesmo blog e o que já não sofreu o blog e o seu autor com isso) e com as contas bem abaixo do vermelho, alguma coisa teria de ser feita. Muitos dos que agora se insurgem contra a SAD são os mesmos que há duas semanas foram votar nessa mesma direcção, sem qualquer desculpa para o terem feito, já que os erros dos administradores do FCPorto em que votaram e que sempre apoiaram, estiveram sempre à vista de todos, principalmente as contas que demonstram e demonstravam há muito tempo que, apesar de se irem ganhando títulos, não se sabe até quando se conseguirá fazê-lo, já que para não perder os dedos, o FCPorto a muito curto prazo teria de vender todos os seus anéis, dada a cruel realidade dos números.

No mesmo dia da venda de Anderson (ontem), foram apresentados novamente resultados negativos e alarmantes. Resultado disso, a SAD do FCPorto tem obrigatoriamente de realizar muito dinheiro no imediato e se Anderson poderia valer bem mais daqui uns tempos, não passando isto de especulação, já que o futebol é muito incerto e ainda por cima conhecemos alguns gregos a jogar na nossa liga, o certo é que 31,5 Milhões de Euros (sendo que cabe ao FCPorto 80% deste valor) mais um jogador do Manchester United a título definitivo é neste momento é um bom negócio para um jogador de apenas 19 anos e acima de tudo muito oportuno para começar a resolver o verdadeiro problema do clube.

Por outro lado temos de pensar que não seria nada bom para a equipa do FCPorto manter por cá um jogador contrariado, já que é natural que qualquer jogador, mesmo Anderson, queira ir para um grande campeonato europeu como é o inglês e ainda por cima para o clube que é, além de que sabíamos que seria inevitável conseguirmos segurar um jogador deste calibre por muito mais tempo. O futebol do FCPorto e o futebol desta nossa liga vão ficar muito mais pobres, ninguém tem dúvidas disso, todos ficamos com “água na boca” com o que Anderson demonstrou nos pouco mais de 15 jogos que fez no nosso clube, mas se existe o problema, e ele é muito, muito grave, e se tem de ser resolvido, por algum lado teria de se começar e ficam desde já prevenidos todos os portistas que as vendas de anéis neste defeso não ficarão, nem deverão ficar por aqui, a bem da saúde financeira do clube e do seu próprio futuro.

Assim, o que espero sinceramente com tudo isto é que o encaixe financeiro seja muito bem administrado de modo a começarem a ser resolvidos os problemas existentes e que não se comece desde já a fazer com o dinheiro o que se fez da última vez que este entrou em grande quantidade na SAD, desde pagar prémios a administradores por lucros temporários que uma compra destas poderá trazer (aconteceu assim com os 30 Milhões de encaixe que Ricardo Carvalho proporcionou), até comprar montes de jogadores de qualidade extremamente duvidosa. Se vierem jogadores que sejam poucos mas de qualidade comprovada e se possível que se aposte cada vez mais na formação e isto não se faz, mesmo não sabendo se será uma real mais valia, com a compra de jogadores de 30 anos e com a dispensa de dois dos nossos putos mais promissores, como pelos visto já aconteceu com Hélder Barbosa e Vieirinha.

Finalizando quero só desejar ao puto, que seja muito feliz no seu novo clube, não duvido que em breve será o melhor do mundo e nós tivemos o orgulho de o ver jogar com a camisola do nosso clube, que sabemos que jamais esquecerá.

116 comentários:

  1. A venda dos mais apetecíveis será inevitável, face ao buraco financeiro que urge tapar.

    Não me admiro por isso se amanhã for a vez de Pepe, Quaresma, Lucho ou mesmo Bosingwa.

    A minha maior preocupação é que o capital que vier a ser angariado possa não ser bem administrado. A experiência do passado recente não abona em nada estes dirigentes.

    Cometer duas vezes a mesma aselhice passa a ser crime e assim sendo os seus responsáveis deverão ser responsabilizados .

    Esperemos para ver!

    ResponderEliminar
  2. Se puderem passem pelo meu blog e respondam à questão do momento...É sobre possíveis contratações do FCPorto... Abraço do Lucho.

    ResponderEliminar
  3. Estou desolado com esta venda... e ver lino's a entrarem...

    ResponderEliminar
  4. No RECORD de hoje:
    À partida para o Brasil, Bruno Moraes criou mais um episódio na novela de discórdia com Jesualdo Ferreira. Lamentando ter desaparecido "das convocatórias sem justificação", acusou o treinador portista de não tratar todos os elementos do plantel da mesma forma.
    Segundo Moraes, Jesualdo Ferreira faz "uma divisão entre duas equipas e só dá atenção aos titulares", não explicando sequer "o treino aos outros jogadores".
    O brasileiro defende que o pai "tem razão no que disse", uma vez que foi ignorado.
    "Fui sempre jogador de selecção, nas camadas jovens, e acho que houve falta de bom senso na forma como fui afastado. Quando saí das convocatórias, procurei o treinador para perceber o que estava a acontecer, mas ele não me explicou nada", referiu.
    Bruno Moraes falou de relações tensas e de perda de confiança e foi duro na apreciação ao trabalho de Jesualdo.
    "É um treinador que limitou a equipa a ganhar uma competição, o que é muito pouco para uma equipa como esta. Há que gerir muito melhor o grupo. Uns acabaram a época muito cansados e outros nem jogaram", acrescentou.

    Mas estes "brasucas" andam tolos ou quê?
    Logo o Bruno Moraes que não aguenta um treino...

    Mas a estes não há Manchester City que pegue, quanto mais o United!!!!

    ResponderEliminar
  5. Eu continuo na minha...

    Se a gestão financeira desde os tempos em que a SAD começou - e especialmente com os encaixes que o pós-Mourinho nos deu - tivesse sido pensada ao pormenor, hoje se calhar não estaríamos aqui a discutir o negócio do "Jurema".

    É um desastre desportivo esta política de activos. Não é esta venda em si, é o que ela representa.

    ResponderEliminar
  6. E, como disse, em comentário a outro post preparem-se...
    Temo que o pior ainda esteja para vir.

    ResponderEliminar
  7. Quintino ouvi à hora de almoço o BMorais a falar na rádio e nem quis acreditar, mas o homem está doido?!?! O que é que ele pensa que vai fazer assim lesionado? Será que não tem o mínimo de gratidão para com um clube que sempre lhe protecção, mesmo qd passou a maior parte do tempo lesionado? É que assim como está, nem emprestado e com este discurso só prova que está a mais no balneário, assim mostra que é apenas um foco de instabilidade que é necessário eliminar.

    Qt à gestão financeira, o mal está feito há muito, agora é preciso remediá-lo. PdC ainda hoje disse que em princípio não sai mais ninguém. Sinceramente não sei se fique contente se triste.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  8. Já agora, quanto ao Anderson, vamos pensar positivo, e se o primeiro jogo da liga for contra o Benfica, já repararam que nem o FCPorto via o dinheiro, nem os adeptos o viam a jogar? :-)

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  9. Não me preocupa o facto de ter sido adquirido o passe do Lino, é bem possível que ele faça dois bons anos e temos que entender que o dado de ele ter 29 anos não é relevante, o que é necessário é que mostre ser eficaz naquele que vai ser o aspecto mais importante em tudo isto, o da competição! Quanto a isso estou conversado, a ver vamos...Quanto ao Jurema apenas posso dizer que estou triste e a minha filhota ainda estava mais triste que eu ontem à noite, após escutar como eu a novidade...Mas concordo em absoluto com este Post do Zirtaev, há coisas em que pouco podemos influir...Os interesses em causa são muitos, do jogador e família em primeiro, do Porto e do Clube ou pessoa que detinha os restantes vinte por cento do passe do Anderson, depois...É dificil conciliar tudo isto com a nossa vontade de continuar a ver entre nós esse génio. Que posso eu fazer perante este cenário? Nada, a não ser gesticular ou lançar vitupérios como alguns têm feito! Quem manda é o FCPorto e o Anderson. Eu não arrisquei um TUSTO nessa aquisição, não posso agora querer ser eu a mandar no destino do jogador! É evidente que por ter 80% do valor do passe o FCPorto é decisivo neste negócio, ele é que determina o sim ou o não das condições negociais, mas vendo bem o problema, com alguma frieza, temos que respeitar a ideia que o resultado final a crer no que disses-te Zirtaev, é realmente chorudo...31,5 milhões de Euros, mais um jogador do MU a título definitivo é um valor altíssimo para os momentos actuais...Se o Clube tivesse 100% dos valores na sua mão seria melhor, mas também teria dispendido mais anteriormente, não é verdade? E mesmo assim se o jogador quisesse ir para Manchester ou Barcelona seria impossível travá-lo nesse intuito, todos sabemos bem o que se passou noutros momentos, com outros jogadores retidos um pouco à força...Resta-me saber quem é que vem, quem será o jogador incluído na transacção final...Posto isto, com muita tristeza mas conformado, só me resta - se tudo se consumar - sem nenhuma hipocrisia, desejar as maiores felicidades ao nosso já querido JUREMA! Se ele depois se arrepender e quizer voltar ao nosso convívio, estaremos de braços abertos para o receber! E será também importante não colocarmos aqui outros valores em confronto, como é o caso do valor mencionado do Nani. Cada negociação é um acto independente do outro, não podemos nem devemos entrar por esse caminho senão nunca mais saímos deste atoleiro. Um abraço a todos!...

    ResponderEliminar
  10. Meireles, qd falo na contratação de jogadores de 30 anos, não falo em nenhum jogador em particular, falo da política errada que está a ser seguida. É evidente que pode ou não vir a ser uma mais valia, eu próprio sublinho isso no post, mas o que é certo é que acho que se está a enveredar por um caminho errado, apenas isso.

    Qt aos 31,5M + um jogador do MU, é o que vem nos jornais.
    "A transferência acabara de ser selada a troco de 31,5 milhões de euros mais a cedência em definitivo de um jogador a escolher de uma lista pré-elaborada."

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  11. Isto é rídiculo...
    Ja começam todos a fazer venia a esta Sad,estão-vos a convencer que é um bom negocio...está tudo louco?????
    Eu não votei nesta sad comissionista,nesta sad que em poucos anos recebeu balurdios entre champions,vendas etc e o esbajou todo...em quê? em viagens de férias pa alguns administradores,em prostitutas e em jogo?
    Não brinquem com os socios que amam o clube.
    Pinto da Costa falou que este ano é que se ía apostar na formação...como???a dispensar as nossas pérolas como o Helder Barbosa e o Bruno Gama???a contratar mais um brasileiro de qualidade duvidosa que joga numa equipa de meio da tabela e que tem 30 anos????
    .
    Querem fazerr contas?façamos.Ja descontado o que vai para Anderson e empresario o Porto recebe 25 milhoes,agora destes 25 descontem o que o Porto pagou por 80% do passe,aproximadamente 8 milhoes de euros,da 17 milhoes de euros...17 milhoes de euros pelo melhor jogador do Mundo nos proximos 2 3 anos...
    Por um jogador que ía jogar um mundial sub-20,que ía jogar uma copa america pela seleção brasileira e que valoriza a cada jogo que faz,um jogador que chega aos 19 anos á seleção do Brasil e que é a maior promessa do futebol mundial...
    18 milhoes de euros...??????
    Quando ele for o melhor do MUndo e o Porto pensar que só recebeu 18 milhoes de lucro por isso voces ficarão contentes...????
    Negocio da china foi o do Nani,não era fundamental no Sporting(esse é Moutinho),nao vale 25 milhoes nem de perto nem de longe,tina clausula de 20 e o sporting ganha 25 de lucro porque nao gastou nada ao contrata-lo...
    Isto sim é um bom negocio.
    Se o Porto precisava de vender que vendesse o Lucho que não tem jogado nada e que apesar disso tem valor de mercado interessante.
    Ou até mesmo o Pepe ou o Quaresma que não tem uma margem de progressão de talento e mercado tao boa quanto o Anderson...

    ResponderEliminar
  12. Por isso deixem de passar a mão na sad como sempre fazem so para defewnder o Pinto da Costa.
    Ele fez muito pelo Porto,a ele devemos muito mas que actualmente ele deixou-se engolir pelos comissionistas da sad isso deixou.
    O Porto precisa de limpar aquela sad toda,caldeiras e afins todos para a rua,chega de contentores de brasileiros a granel para ir buscar a comissão.
    O Sporting tem Veloso,Moutinho,Djallo porque aposta neles.
    Eu acompanho as camadas jovens e posso dizer que a formação do Porto nunca este atrás da do sporting,temos os melhores dessa geração os que brilhavam mais:Bruno Gama,Helder Barbosa e Paulo Machado,nós é que não os aproveitamos,emprestamos a clubes de 2ª,travamos a evolução deles porque uma coisa é treinar e jogar no Porto com ambição outra é ser esquecido num clube que joga para nao descer...
    O Moutinho era suplente do Paulo Machado,leiam bem suplente!!!O que aconteceu,ele evoluiu a jogar pelo sporting o Paulo Machado nos mandamo-lo para canto para um clube sem ambições e ele estagnou a sua evolução.
    Chega de comprar renterias e desaproveitar os bruno gama e helder barbosa,a mama na sad tem que acabar!!
    ~E só se nos unirmos todos é que acaba.
    O Benfica nao ganha nada,nao joga champions quase,nao tem lucros nenhuns desses e no entant é raro vendfer jogadores fundamentais para a equipa...
    Já o Porto que está sempre na champions,vende jogadores a granel todos os anos por grandes somas,nunca contrata ninguem de jeito e no entanto está entalado nas contas e vende jogadores em saldo....
    Como é possível?????
    Aonde está o dinheiro???
    Aonde?quem o anda a meter ao bolso?
    Como é possível o Benfica que nao ganhou metade do que nos ganhamos nao vender quase e nos vendermos a graNEL e termos sempre a corda na garganta???
    A Sad tem que responder.
    Quanto a dispesados do manchester...não me façam rir...Park,nao temos dinheiro po salario,e aqueles que temso são jogadores de 2ª linha e desses ja ca temos,so que em vez de ingleses sao sul americanos...o alan,o renteria,o mareque etc...
    Chega de nos atirarem areia pos olhos,não brinquem com os sócios do Porto.

    ResponderEliminar
  13. Caros amigos há um pormenor que n deve ser esquecido. A sad do Fc porto como a do Sporting são feitas com remuneração aos investidores...Isto quer dizer que todo o capital que entra, como aquele que entrou..uma parte do chamado bolo é para distribuir pelos investidores...só assim eles investem...como tal todos os resultados positivos têm que ser distribuidos. A Sad do benfica lançou para mercado um empréstimo não remunerado, o que faz com que a unica forma de algum accionista angariar dividendos é vender as acções na altura que estas estiverem bem contadas, ou com um valor mais alto.. Por não serem remuneradas afastam a iniciativa de aplicação de fundos por parte de investidores..as do porto e do sporting são remuneráveis e como tal o porto e sporting todos os anos têm que compensar os investidores pelo investimento.

    Quanto ao nivel desportivo eu penso que o maior problema é o treinador. Jesualdo ferreira não é nem nunca será treinador para o fcp.
    Fz-me lembrar quando o fernando santos estava no porto. Foi campeão com uma equipa já feita e quando foi a vez dele fazer uma...foi o que se sabe...penso que com o jesualdo acontecerá o mesmo.

    Quanto ao lino..bem de facto tem 30 anos...completamente de acordo...no entanto já pensaram que aquele (que para mim) foi o melhor defesa esquerdo do fcp nos ultimos anos também veio para o porto já em final de carreira? Refiro-me ao Fernando Mendes.
    Por isso às vezes mais vale um jogador pa 1/2 anos do que contratos abusivos de 5 e 6 anos par jogadores abaixo da média. As vezes compensa a quantidade porque para moeda de troca com clubes portugueses servem para atenuar o preço de uma aquisição...mas para competir lá fora não servem.

    Eu n gosto do jesualdo ferreira, nunca gostei..foi sempr eum treinador muito fraco..nc ganhou nada, n tem coragem para arriscar quando devia( e no ultimo ano q esteve em braga foi um exemplo).
    O campeonato que com muito MAS MUITO suor foi ganho não deve ser motivo para o considerar o maior...como muita gente já ve.

    sadações Desportistas para todos

    ResponderEliminar
  14. E Zirtaev,essa da vontade dos jogadores é algo que me mete muita confusao,se calhar por ser estudante de Direito...
    Um contrato é para ser cumprido,e se ele assina por 5 épocas,tem que estar precavido que é para cumprir...
    Pode não cumprir,mas para isso é preciso vontade do clube,se queria acautelar uma saída pedia clausula de rescisão como fazem no sporting e aí nao havia problema...nao havendo nao há essa do ficar contrariado...
    Se ele estivesse mal,lesionado,sem clubes interessados o clube também tinha que o acietar e pagar os seus salarios mesmo "contrariado" não tinha??
    Então porque se cria esta ideia que agora os jogadores é que mandam nos clubes e nas sads e que basta quererem que saem...?
    Devo lembrar que o Deco sempre teve muitos interessados,e que em 2003 antes da vitoria da champions o porto recebeu uma proposta do Real de 20 milhoes de euros e pinto da costa bateu o pé e o Deco teve que ficar,"contrariado" como tu dizes,mas o porto deu-lhe motivação e ele acabou por ganahr uma champions e saír com outro estatuto...
    O Porto por uma questão de estratégia nunca o podería vender este ano,ja nao digo so porque faz falta á equipa,mas por uma questão de sagacidade financeira.
    Nunca se vende um jogador de 19 anos promissor acabado de contratar um ano a seguir a contrata-lo...
    Nunca,nenhum clube grande da Europa o faz.
    Ainda para mais quando ele acaba de ser convovado para a seleção do Brasil,quando tem um mundial para disputar e quando se sabe que jogo após jogo a sua cotação sobe em flecha...se ele lesionado valeu 30,imaginem o que valería após uma época a jogar e a se mostrar na champions,mundial e afins?
    Péssimo negócio,péssimo sentido de oportunidade.
    Lucho sería o melhor negocio,valería uns 15 milhoes,ele nao esta tão bem,nao tem margem de progressao como Anderson e sería mais facilmente substituível na equipa pelo Ibson.
    Nºs 10 são muito raros de encontrar no mundo,actualmente ha so kaka,deco,juninho,rosicky e poucos mais.um anderson com apenas 19 anos vale muito muito mais.
    Aliás,ele no manchester ja deve valer uns 50 milhoes...
    O Porto a vende-lo ja so se fosse por uma verba estúpida como 40 milhoes de euros ou algo parecido e digo 40 com entrada nos cofres do clube.
    Assim não.
    O Porto podia vender Pepe por 20 milhoes e o dinheiro entrava todo,ja o do anderson descontando o que gastamos nele ficamos com uns 18 milhoes e perdemos o futuro melkhor jogador do MUndo por tostoes quase...
    Por isso não me venham dizer que foi um bom negocio e que era inevitável...

    ResponderEliminar
  15. O LIno saíu do Brasil porque la ja nao encontrava lugar num clube grande...jogava no juventude...e voces vão-me convencer que é jogador para o Porto...?
    Mais um ezequias...
    Contratem jogadores de jeito ou se nao conseguem apostem em portugueses,o Antunes é jovem e vale muito mais que o Lino como jogador e tem uma longa carreira pela frente...mas é verdade,os brasileiros dão outra comissão...
    Como diria o pedroto isto parece uma escola de samba...

    ResponderEliminar
  16. ricardo, se o Pepe for vendido o Maritimo também terá direito a algo, salvo erro.

    ResponderEliminar
  17. Sobre o Lino: Não dou opiniões de um jogador que não conheço. Preciso de o ver jogar, e não um jogo, muitos seguídos para ver o valor dele e se ele acrescenta alguma coisa à equipa ou não. Não tenho complexos que ele tenha 30 anos, afinal para quê vender, para dar mais comissões aos directores...

    Anderson : estou como o Zirtaev, fiquei revoltado no 1º momento, não contava, foi um grande soco no estômago. Acho que tivemos pouco tempo para o ver explanar a sua genialidade, mas, na minha opinião, é um negócio irrecusável.

    Agora vamos a ver como se vai investir a massa que é o que interessa. E como disse o Zé Luís, nem é preciso ser um nº 10.

    ResponderEliminar
  18. Kazmierckzak saiu do Boavista.
    pode haver novidades ..

    ResponderEliminar
  19. Menphis irrecusavel...?
    Ganhamos pelo melhor jogador do mundo nos proximos anos 18 milhoes de euros...se isso é irrecusável...
    O sporting ganhou mais com o Nani que vale menos...
    Irrecusavel eram uns 40 milhoes de euros a entrar nos cofres do clube na totalidade ou pelo menos os 30 do carvalho...
    Agora para de lucro ficarmos so com 18...se isso é irrecusável,então a sad que se demita em peso,porque um clube que vende assim está de tanga...
    O Porto ganharía mais com a venda do pepe,do quaresma ou do lucho e perdia jogadores com menor margem de progressão...
    Se isto é sabeer gerir um clube e uma sad...
    Olhem para o sporting,parece que aprendeu após aqueles negocios tambem "irrecusaveis" de 18 milhoes pelo melhor do Mundo.agora venderam um que nem jogou os jogos todos a titular por opção por 25 milhoes...isso sim é irrecusavel,ainda para mais quando a clausula de rescisºao existia e era de 20,de resto podem tentar atirar areias aos olhos á vontade,mas a realidade é esta...
    Andamos a vender andersons em saldos para dar dinheiro a comissionistas que gastam dinheiro naquilo que todos sabemos....

    ResponderEliminar
  20. Este post resume também aquilo que penso sobre o tema Anderson, conforme já tinha comentado no post anterior.
    Muito bem analisado, Zirtaev.
    Assino por baixo.

    ResponderEliminar
  21. O anderson em mais um ano,com seleção brasileira,mundial,champions etc,valería o triplo...
    Mas pronto queremos fazer a figura de bananas e sorrir como se nada fosse,esta sad negoceia muito bem de facto...
    Engraçado não conheço nenhum grande clube europeus que contrate um jogador promissor e o venda logo no ano a seguir quase sem ele jogar,se calhar sao os comissionistas do Porto que têm uma visão de negocio muito mais á frente do resto do Mundo civilizado...
    18 milhoes pelo melhor do mundo e ainda depois haver socios a dizer que é um bom negocio isso sim é um murro no estomago...
    Tamanha vassalagem a esta sad podre que está a matar o nosso clube...
    Só queria perguntar aos experts,aonde está o dinheiro da champions e das ultimas vendas e como é possível receber tanto dinheiro todos os anos de transferencias e todos os anos estar com a corda na garganta...?como?
    Gozamos com o Benfica,mas eles sem jogar champions na ultima decada quase,sem ganharem nada,sem receitas é raro venderem as suas maiores figuras,nós que nos fartamos de ganhar dinheiro estamos sempre com a corda na garganta...
    E depois claro aparecem estes saldos "irrecusáveis"...
    Se não fosse tão trágico daría para rir...
    Espero que festejem todos muito este negocio irrecusavel no calor da noite...

    ResponderEliminar
  22. Penso que o Ricardo tem toda a razao.

    é uma vergonha o que a administração do FC Porto está a fazer.

    Por outro lado, o Sporting tem "putos" incriveis, bem aproveitados , e cada vez aparecem mais !

    o que acontece aos "putos" do porto ? vão pro banco ou nem isso.

    é isto que merecem ?! mais vale a pena irem logo para o sporting ! pais que metem os putos no fcp são idiotas !

    mete nojo , mas continuem na vossa " a sad é que tem razao , ui ui ".

    Quando o FC. Porto não tiver ninguem para vender a 30 M como foi nos anos do mourinho e este achado, o fcp fecha portas !

    para quando volta o helder barbosa , ivanildo , paulo machado, bruno gama ? o que aconteceu ao hugo almeida ?!

    como é que jogadores cá na valem nada e na alemanha são craques ?!

    enfim , vao mas é todos pro ************

    ResponderEliminar
  23. hum , eu devia dizer que vao mas é todos pro ********** nao é os utilizadores do forum ,mas sim os SANGUESSUGAS DO FC PORTO, a sua SAD e administradores !!!

    o pobre zé povinho adepto de futebol é que paga e sofre !

    ResponderEliminar
  24. Ricardo eu neste post a última coisa que faço é "amaciar o pêlo" à SAD, aliás pelo contrário, responsabilizo-os e a quem votou neles pela situação em que colocaram o nosso clube. A partir daqui, existindo o problema e a direcção estando no clube por mais 3 anos, só temos de olhar para a frente e arranjar soluções, não há mais nada a fazer.

    Nos tempos que estamos 31 M por um jogador é um valor muito bom, que é raro ver em transferências. Dizes que daqui a um ano valeria mais, pode ser, mas tb pode não ser, é apenas especulação.

    Temos de nos cingir aos números, à cruel realidade do clube e o clube precisa neste momento de uma grande injecção de dinheiro. Com tudo isto era realmente irrecusável.

    Depois a questão do jogador, uma coisa é o contrato, outra é a vontade, desmotivado nenhum jogador dá o seu melhor.

    E já agora, qt era a cláusula de rescisão do contrato? Que há a fazer se a pagarem e o jogador quiser sair?

    Compreendo a tua indignação, mas no ponto em que estamos tem de ser assim, é o remédio necessário para a grande doença que o clube tem e agora que a direcção tomou posse nada a fazer.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  25. Não me lixem os que acham que foi um bom negócio.

    O Pinto da Costa que praticamente não tem falado, nem demorou 12 horas a vir para as TV´s que tanto critica defender o negócio.

    Pronto! Agora é que a malta está esclarecida...

    Não me lixem pá!

    Este negócio tresanda a podre!

    Sonhem com o jogador que vem do Manchester...deve ser cá uma máquina...e deve receber pouco de ordenado deve...

    Não perdoo uma ingerência destas. O Anderson assim que meteu um pé em Inglaterra passou logo a valer 60 milhões.

    ResponderEliminar
  26. Zirtaev, resumiste tudo o que era necessário das várias achegas das últimas horas. Só o Ricardo não percebe que o Anderson é a mais cara transferência de sempre no futebol português; que o Anderson não tem cláusula porque o FC Porto não era dono do seu passe e fez muito bem em comprar fastias desse passe (30%, 55%, depois 80%) no pouco tempo que cá esteve; que os contratos nem assinados são passíveis de serem cumpridos; que o FC Porto fez um negócio muito bom para quem conhece os meandros do futebol, da psique dos jogadores, do mercado de transferências.
    Agora, o Ricardo acha que o Lucho vale 15 ou 20, o Pepe 25 ou 30, mas é preciso que alguém apareça com o dinheiro e, antes disso, que alguém se interesse. O Ricardo deve ter um clube para colocar o Lucho, porque convites por ele não há, quanto mais dinheiro...
    Para mais, o presidente disse que não saía mais ninguém e eu prefiro manter o Lucho, o Quaresma, o Pape, o Assunção e acredito que fiquem. Este golpe de Anderson foi uma sorte: bem vendido até pelo que produziu, sobre o quanto valerá seria especular. Virá a ser melhor do que o Messi? Não sei, mas o Ricardo deve saber.
    Acredito que o passivo vá ser diminuído, porque as contas a isso obrigam, e uns acertos no plantel vão mantê-lo competitivo.
    Se os outros craques ficarem, como acredito, fico descansado. É que, por esses, com o FC Porto na posse dos seus passes, creio que à excepção do Lucho (50% apenas, penso), poderá exigir mais do que estarão dispostos a pagar. Mas o mercado tem muitos segredos e o comum adepto não sabe e mal se apercebe do que se passa ou de como tudo se passa...
    Não queria, agora, falar de Lino. Quem viu, viu; quem não viu vai ter de esperar. Tem qualidades, mas no FC Porto a exigência é altíssima. Eu preocupo-me é com os encaixes de joadores/alternativas para cada posição e para já fico com dúvidas, vamos ver se sai alguém menos previsível, tipo Marek Cech que acho não dar mais do que o que deu e já t(r)emo vê-lo a lateral, aguento-o a médio-centro e ainda agora ele diz que prefere jogar no meio onde vejo que rende mais.
    Por exemplo, preocupa-me a falta de alternativas válidas na baliza; a falta de um médio veloz que dê profundidade ao jogo para não ser só Quaresma a levar a bola à área; um ponta-de-lança válido além do Adriano (que não é o Postiga) e Bruno Moraes continua a cavar a sua sepultura e há seis meses não se queixava de jogar após longa paragem, marcar ao Benfica e em Hamburgo e ir abraçar o Jesualdo...
    A formatação da equipa, que só precisa de ajustes, 2 ou 3 jogadores, é para discutir mais à frente, quando recomeçar a época com ou sem reforços. Quanto ao Kaz, não acho com nível para o FC Porto, mas tem validade, presença física, jogo aéreo (que falta), ainda que na posição haja gente a mais (lá está, poderá sair Cech, Lucas parece que sai mesmo...).
    E, por fim, Jesualdo, agora a par de tudo na formação da equipa, sabe o que precisa e o que quer e saberá montar uma bela equipa, não duvido. Se dantes não foi responsável pelo plantel, agora é-o e tem prioridades e expectativas a cumprir. Mas quanto ao Anderson ele não poderia fazer nada.
    E que o miúdo mostre onde for necessário tudo o que lhe antevimos e perspectivámos, porque merece e tem tudo para ser um grandioso jogador que ainda nâo é, só tem o potencial e, por isso, mais uma vez, foi o recorde de transferência em Portugal e um grande encaixe (80% de 31 milhões, não é de 25 milhões, Ricardo!) para o FC Porto que pode encaixar a sua equipa da maneira com que... não contou com Anderson na maior parte do tempo.

    ResponderEliminar
  27. sim , o sporting tb fez mt bem em vender o c. ronaldo por 15 M.....


    se uma epoca lesionado valeu 31 M ... quanto será que valia uma epoca a jogar ?!?

    nao perca os proximos episodios daqui a uns anos em Manchester :)

    ResponderEliminar
  28. Zé Luís,

    se o jogador era para ser vendido como todos estavamos à espera, o FCP só tinha era de o segurar.

    E toda a areia que possam querer mandar para os olhos dos adeptos é propaganda.

    Falas de um médio que carregue o jogo para a frente, pois lamento dizer-te que o acabamos de vender pelo preço da uva mijona.

    Basta ver as caras dos directores do Man United para ver quem é que ficou a ganhar com isto...

    Como já disse anteriormente, no minimo o FCP só tinha era de congelar a transferência até ao final da Copa América ou do Mundial de juniores. Era sempre a valorizar. O Man United não ia deixar de estar interessado.

    Quanto ao Kaz eu acho que tem qualidade para integrar a equipa do Porto.

    O Moraes está a fazer a pressãozinha habitual de quem quer sair à força.

    O PdC só veio falar porque sabe que a grande maioria dos portistas não engoliu a transferência e começa a perceber que na SAD só moram bandidos.

    Alguem acredita que Pepe não sai? Sobretudo depois de dizer que quer jogar num clube maior?

    O Quaresma é uma questão de tempo. E do Lucho o FCP só ganha metade.

    Depois é andarmos a tentar fazer uma equipa para APENAS fazer coisas bonitas (como diz o Artur Jorge) no plano nacional.

    Vejam o caso do Lyon...

    A mim não me convencem com essa propaganda para apaziguar os animos exaltados.

    ResponderEliminar
  29. O Lucas Mareque chegou em Janeiro, assinou 4 anos e ... li hoje no rascord que deve ter guia de marcha...!!!!!
    Nada mais a acrescentar!
    Espero bem que o dinheiro ganho seja para retocar a equipa e para diminuir o passivo.

    ResponderEliminar
  30. Teixeira, não deste ainda conta da facilidade de o M.U. reunir 55 milhões de euros e mandar embrulhar, vou ali e venho já, o Anderson e o nani.
    Podes achar que o presidente atira areia aos olhos, mas é a realidade do futebol-negócio, onde só mandam os mais fortes $$$, acredites ou não.
    Tu, algum dos amigos que aqui comentam e lêem, fazes ideia do poderio financeiro do futebol inglês?
    Sabes que o campeão inglês recebe mais do que o equivalente a ganhar 20 vezes a Liga dos Campeões?
    Sabes que o último, 22º, classificado da Liga inglesa, há um ano o West Brom, desta vez acho que o Charlton ou whatever, ganha de prémios televisivos 110 milhões de euros, sim cento e dez milhões de euros?
    Sabes que o campeão europeu FC Porto ganhou na Champions em 2004 míseros 20 milhões de euros, 5 vezes menos do que o último da Premiership?
    Sabes que o play-off que o Derby acabou de ganhar ao West Brom, para subir, é o jogo mais valioso do mundo do futebol, são 100 milhões de euros, porque quem sobe, mesmo que vá acabar em último, vai deixar a estrutura da Liga inglesa, na First Division, para na Premiership, sob a égide da FA, ter o jackpot que vale jogar para milhões e milhões de euros?
    Isto vem nos jornais, todos os anos, mas as pessoas não lêem, não se apercebem sequer das dificuldades de montar, cá, no nosso modesto meio futebolístico, equipas competitivas como o Porto fazer perigar a sobrevivência do Chelsea na Champions!!!
    São mundos à parte, como dantes era Itália mas a mafia arruina a credibilidade do calcio, as assistências aos jogos caíram dramaticamente nos últimos cinco anos, porque os bilhetes encareceram desmesuradamente, enfim há tanto que as pessoas não se apercebem - e pensam que é fácil segurar o Anderson e virar as costas ao Man. United?
    Olha o Tello, o modesto Besiktas, o que vai ganhar; lembra-te do Jardel que saiu das Antas para ir ganhar 60 mil contos mensais e eu achava que o Porto devia ter feito tudo para os pagar, que ele justificava e dava troco em golos.
    É tudo isto que vem à tona, acredites ou não, e que torna menos "custoso", para mim, ver partir o Anderson.
    A Copa América não vale nada, não valoriza, não há já grandes transferências em cada edição.
    O que está a dar é descobrir Anderson's com 16 anos, como fez o Porto, mas o Barça e o Arsenal, o Madrid e até o United, já procuram putos de 12 anos para os formar e... não terem de paar a ninguém dinheiro pela formação. É este o sentido do futebol moderno, vertente-negócio, especialidade alta finança. Só para alguns.
    E acredito que o FC Porto vai ficar competitivo, sim, a ver se ficamos em 2º lugar e... ir à Champions (tou a brincar, como imaginas).
    Agora, não acho que o dinheiro seja para torrar em jogadores.
    Quanto a isso, vamos aguardar.

    ResponderEliminar
  31. Depois do assédio o puto nunca mais ia ficar com a cabeça no sítio. Tenha 19 ou 25 anos. Já sabemos como é. É sempre assim. Já o Pepe também começou a mandar berlaitadas que era altura de sair. Isso irrita-me, mas se alguém se chegar com 25 milhões que vá também. Deco, só houve um. Esse sim, teve amor ao clube e esperou para ser vendido.

    ResponderEliminar
  32. Zé Luís,

    sei isso tudo, como deves calcular não ando aqui há dois dias...

    Contudo, continuo a considerar um péssimo negócio.

    Areia para os olhos amigo Zé Luís...areia para os olhos...

    Para além de que esta direcção ainda agora recomeçou o mandato e já anda a dar tiros nos pés naquilo que prometeu há um mês.

    ResponderEliminar
  33. Pentadragão,

    os jogadores só ficam com a cabeça a dar à roda com as propostas de clubes estrangeiros porque os empresários metem-se desde Janeiro a acenar com propostas...

    No caso do nosso FCP a coisa está pela hora da morte. Somos o benfica de há uns anos. E isso é coisa que alguma "malta" parece não querer perceber.

    Não sei o porquê de existirem contratos se são para não serem cumpridos.

    Abraço à Bancada

    ResponderEliminar
  34. Facto: as contas do FCPorto estão há muito tempo pela hora da morte.

    Facto: a direcção que as colocou nesse estado venceu as eleições e vai ficar mais 3 anos.

    Facto: para o clube não ter de recorrer, pelo menos para já, ao famoso artigo 35º, tem de realizar dinheiro imediatamente.

    Facto: Anderson, como qq jogador, quer ir para um campeonato melhor que o nosso e melhorar substancialmente o seu ordenado.

    Facto: O MU apareceu com dinheiro vivo, muito dinheiro, para comprar Anderson e ainda ofereceu um passe de um dos seus dispensáveis.

    Pergunta: que clube, sem ser um dos colossos europeus e com os problemas financeiros que o FCPorto tem, recusaria fazer este negócio?

    Pergunta: que clube, sem ser um dos colossos europeus, conseguiria segurar o Anderson?

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  35. Teixeira, tudo certo com os empresários, olha, disso queixou-se o Octávio e até lá ia em 1º...
    Mas não é possível segurar jogador algum!
    Ou só se o clube não lhe agradar, como diz o Quaresma do Bayern e do Atl. Madrid.
    E em todos os sentidos está bem vendido, atendendo ao que produziu, ao que valeu, ao que contribuiu. Ninguém vende pelo preço da produtividade que teria daqui a uns anos quando não se sabe o que é isso.
    E não esqueças que o Porto precisa de dinheiro. Precisa mesmo, como todos, não anda na fanfarronice como já vês o futuro campeão!
    O Anderson não seria vendido por 18 milhões. Ah, mas o Benfica ia vender o Simão por 18 milhões, mas não vendeu e jamais venderá. O Manuel Fernandes ia valer 18 milhões, mas o Everton não os dá, o Portsmouth não os deu. E por aí fora.
    Meu amigo, se quiseres dizer que, triste sina a nossa, ai coitadinhos como somos pequeninos, podes dizer que é a realidade.
    Mas eu não recusaria o M. United, o Barça, o Real Madrid, nem o Bayern! É muita massa, meu amigo, para o clube que vende e o jogador ao fim do mês.
    Agora, vê pelo Anderson: contrato de 5 anos, custou 31 milhões, mas é um jogador para 10 anos no United, como C. Ronaldo, eles fazem assim e a longo prazo ganham dinheiro (os clubes ingleses). Agora, vais ver como o Anderson não vai ficar só lá 2 ou 3 anos. É como o Ronaldinho: fazes só mais uma transferência, se fizeres... Mas o Anderson tem muita massa para comer.
    Tu, dirigente de clube, de clube depauperado, não perderias a maior transferência de sempre em Portugal. Por um jogador que não é, agora, o abono de família da equipa. Que fiquem os outros e eu fico contente à mesma. Com uns acertos, vamos lá ao título, bem ao 2º lugar para ir à Champions.

    ResponderEliminar
  36. Teixeira, e se ainda ficarmos em 2º lugar, olha a que distância ainda ficamos de ser o Benfica... O Sporting não festeja o título, festeja ir à Champions directamente. Dinheiro ganho, não custa nada. O Benfica t(r)eme por ter de passar uma qualificação, nunca se sabe... E a Taça UEFA...
    És pessimista demais, meu amigo.

    ResponderEliminar
  37. Zirtaev, tens mesmo a certeza que o United ofereceu o passe de um dos seus jogadores?

    É que na televisão (já não me lembro em que canal, mas provavelmente na RTP) disseram que o Porto ficou apenas com o direito de opção sobre um jogador do Man Utd de uma lista pré-definida. E sendo assim ainda teriamos de bater o dinheirinho para o ter...

    Anyway, não gosto nada destes negócios.
    Lembram-se do Moreno y Fabianesi?
    Puxem lá pela memória. Isto NUNCA corre bem.

    ResponderEliminar
  38. Verdadeiro, é bem possível que assim seja, mas o negócio do Deco não foi assim, e guiei-me pelo que foi feito nesse, mas vou tentar saber melhor.

    De qq das formas não invalida a minha argumentação. E vocês sabem bem que eu não sou propriamente um defensor desta SAD e por isso não sou suspeito no que digo.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  39. Não sei quem é verdadeiro, o moreno ou o fabianesi nem o ponto que se pretende provar.
    Para acabar o dia, esgotado o tempo útil de reflexões, dei uma volta pelos blogs da lagartagem.
    Há tantos desactualizados... é a vida. Nem com tacinhas de verde branco lá vão...
    Mas, noutros ainda activos na ressaca de mais uma tacinha, não há críticas, até compreensão para com a saída do Nani.
    Pois, saiu também o Tello.
    E vai sair o Custódio.
    Mas, esperem lá!...
    Então, venderam os edifícios, mais a secretaria, creio que a secretária também, ganharam 50 milhões e prometeram que não vendiam jogadores.
    Aaaaahhhhh, mas já todos se esqueceram...
    Pois, lembrar estas coisas é o diabo... nem é vermelho.
    Prometeram que não vendiam e aí vão dois titulares e um capitão que ainda há dois anos era um jogador fabuloso em potência, perdão em potencial, lembro ainda que era o Custódio e o Miguel Garcia, este por sinal também já vendido ou sai a custo zero, penso que sai a custo zero, pois os dirigentes são mesmo morcões, distraídos, pouco profissionais.
    Recapitulando: venderam a galáxia de edifícios à volta do estádio do parque infantil, que no projecto Roquette seria a âncora para o clube fundar o seu futuro. Bem, o Roquette fundeou o seu no Alqueva... O Sporting, bem, vai afundando...
    Voltando a recapitular: venderam imobiliário para ficar com as estrelas. Pois, o Tello nem um tusto valeu, aaahhh mas os viscondes tinham um acordo com ele e só faltava a assinatura, ou assina turra, mas o Tello fez-lhes uma "chilena" e voou para o fabuloso Besiktas (cuidado que os turcos são adeptos a sério, aos milhões mesmo!).
    Tudo somado, já viram a razão de Soares Franco, o gentleman, vir dizer que "o Sporting não ficou rico". Pois não, e mesmo prometendo não vender mais, se alguém vier comprar sempre alivia as coisas um bom bocado.
    Ou seja, despachar jogadores é à leão, alguns a custo zero. E já nem os capitães escapam.
    Já agora, esgotado um dia de emoções fortes, podem não rezar mas vão para a cama, amigos, a pensar nisto.
    Permitam-se chamar-lhe a reflexão do dia.
    Boa Noite!

    ResponderEliminar
  40. Há um pormenor que tem escapado a muitos, nestes comentários: o facto de o negócio do Anderson incluir - como aconteceu com o Deco - a cedência definitiva de um jogador dos quadros do MUnited! Não sei quem será, só sei que deve ser um dos que constarem numa lista a indicar pelo MU...É claro que não vai aparecer nessa lista nenhum dos maiores craques de Manchester, mas pode acontecer surgirem nesse lote - de jogadores pertencentes aos quadros desse Clube muito grande - jogadores de valia e isso também é realização de capital e valor desportivo, ou não? Que valor real terão tais jogadores, só temos que esperar para saber. Quanto ao Nani contráriamente ao que muitos dizem, o Sporting não vai ficar com todo o dinheiro realizado (25M/25,5M) pois tem de dar cinco por cento (1,25M/1,5M) desse dinheiro ao Clube de origem do Nani...Não estou aqui a defender a SAD Portista, já marquei aqui bem a minha posição, inclusivé relativamente ao Presidente do Clube e da Sad, Jorge NUno Pinto da Costa, mas temos que saber ler os números e compreender a realidade que se nos depara em cada momento! Muito bem, consideremos que o Porto não vendia o passe de Anderson, o obrigava a cumprir o contracto e depois ele não correspondia ou pior, se lesionava por uma qualquer maldosa entrada de um qualquer Petit Português ou Grego? Bom o Ricardo, aqui tão veeemente nos seus protestos, o que faria? Vendê-lo-ia com canadianas e tudo?...Duvido que o conseguisse...Também estou a achar simpática, a forma como está a ser tratada a possível contratação do Polaco Boavisteiro. Sabendo como todos sabem - suponho - que o Boavista passa por grandes dificuldades financeiras, que não lhe permitiram usar em devido tempo, as clausulas opcionais relativas a vários jogadores da época finda, esta posição de conciliar interesses dos dois Clubes como forma de evitar atritos futuros revela bom senso, muito Desportivismo - sem ser de fachada - e é digna de apreciável registo quer dos Portistas e muito especialmente dos Boavisteiros! Quanto aos jogadores de formação espalhados por algumas equipas de 1ª Liga, acho que é uma boa aposta, pois podem permitir a sua utilização mais frequente e a avaliação a par e passo das suas carreiras...Claro que se qualquer um deles der provas irrefutáveis de valia, deve ser novamente acolhido no seio do plantel principal no final de cada temporada de cedência...Helder Barbosa era um dos que eu via, juntamente com Paulo Machado e Bruno Vale com capacidades para poder fazer esse tipo de reentrada, mas se repararem dois deles, lesionaram-se gravemente no decurso da última temporada e não sabemos qual o seu estado físico actual...Vamos com calma, não comecem a desesperar ao primeiro assobio! Temos também alguns júniores de valor como o guarda redes e o avançado centro actuais...A guerra do Campeonato está de molho e só recomeça daqui a mais algum tempo...Não podemos ignorar o facto de não sermos um Clube ao nível financeiro do MU, Chelsea, Liverpool, Milan, Inter, Real ou Barcelona...É verdade que o Anderson deve já valer 50M só pelo facto de poder estar com um pé no United, mas quem o poderá vir a comprar por esse valor? O Benfica ou o Sporting?..."Eles" bem queriam vender o Simão por 18M e não conseguiram, tiveram que o guardar em salmoura - até o operaram (cirúrgicamente) antes do fim da época - para o renegociarem novamente e não esqueçam que também o Benfica o comprou ao Barcelona por valores decerto superiores ao que o Sporting recebera antes do mesmo Barcelona (13,5M) ou acham que não e que ele veio vendido ao desbarato?...

    ResponderEliminar
  41. Zé Luis, o facto de não te lembrares só vem corroborar a minha ideia de que este tipo de negócios é uma treta...

    Mas eu lembro-me que na altura da venda do Pizzi para o Rosario Central da Argentina, e como eles não tinham dinheiro absolutamente nenhum, ficou decidido que, como forma de pagamento, o Porto ficaria durante 1 ano com a opção de levar 1 jogador à escolha de todos os faziam parte da equipa.

    O ano passou e o pacóvio escolhido à pressão foi um tal de Iván Moreno y Fabianesi que, penso, nunca terá vestido a camisola do Porto.

    Mas andou cá a treinar durante 1 anito (em 2002 segundo a Wikipedia).

    ResponderEliminar
  42. desculpem-me , ze luis , e zirtaev , e outros ... nos quais , acreditem , tenho o maior respeito.

    posso aqui comentar pouco , mas só o faço por que leio os vossos comentarios e fico satisfeito, sendo que a comentar seria apenas para dizer "concordo plenamente" sem nada de novo acrescentar ,sendo por isso que me abstenho.


    mas neste assunto , estou 100 % de desacordo !

    o que sucedeu com o deco, se calhar, mostrou-se ser o ultimo ano em que a vertente desportiva e racional era superior á vertente monetaria a curtissimo prazo.

    vejamos ... e seremos honestos : pelo anderson , seria muito facil sempre recebermos a mesma quantia ou mais dinheiro !!! por favor , os argumentos de " e se ele daqui a um ano já nao jogasse nada " são fracos , por que senao , vendam já o quaresma por 5 euros , por que esse está de super maniento para ultra super guerreiro 4 maniento (passo brincadeira ao dragao bola).

    mas isto é apenas monetariamente.

    desportivamente ?!?!? quem substitui o anderson na equipa do fcp ?!? vejam como foi a equipa com , e sem ele ...

    "merchandizingamente" ( desculpem o palavrao ) ... dizer que o porto atrai tantos adeptos como o anderson como sem ele , é ser burro. o porto perde provavelmente a sua maior atração futebolistica.

    enfim ... mas , afinal , as prostitutas brazileiras estão a ficar mais finas , e os preços estão a aumentar... isso ou o PC tem um poder de charme para mulheres de 20 anos fenomenal!

    nota final : o porto .. a continuar assim, tá exactamente como o benfica. tirem a cabeça da areia ... o porto nao é um clube enviado por deus, nao é mais que os outros. SE NOS NÃO TRABALHARMOS E NÃO TIVERMOS CAUTELA, NOS VAMOS MESMO PELO CAMINHO DO BENFICA !!! NAO HÁ DRAGAO QUE NOS SALVE !

    ResponderEliminar
  43. Chamem-me teimoso, pessimista ou sonhador, mas eu ainda não digeri a venda do Anderson.

    Ainda por cima vai vestir de encarnado? Não posso.

    Vou tomar mais um Alka-Seltzer.

    ResponderEliminar
  44. Tudo uma anedota.

    E ainda ha socios e adeptos que acham que esta foi uma boa decisao ou que era a unica decisao aceitavel no momento, que o Porto precisa de dinheiro e por ai fora.
    E desculpem o Ze Luis e o Zirtaev:
    Nao se sabe se o jogador evolui?
    Por amor de Deus.

    O Sporting fez o negocio da historia do clube.
    O Nani leva cerca de 4M. O Massama leva 1M o Mendes leva alguns milhoes. O Sporting embolsa no minimo uns 15 ou 16M depois da transferencia. Um excelente negocio se atendermos ao valor do jogador e aquilo que produziu esta época. Muito bom a jogar contra o Paços e a Académica, vamos ver agora contra equipas a sério.

    O Porto fez uma das maiores asneiras da historia do clube.
    As asneiras dos ultimos 3 anos corrigem-se agora com outra asneira.
    Compra-se 50% do passe por mais de 2 milhoes, compra-se mais 15% por 2,5 milhoes e mais outros 15% ja este final de época por quase 3 milhoes. No total, quase 8 milhoes.

    Agora vende-se por 31M, 6 para o Mendes, no minimo 6M para o jogador e mais 1M para o Grémio. Somados aos 8 das sucessivas compras do passe o Porto fica a receber bem menos de 10 milhoes de Euros depois de impostos.
    Com o retorno do investimento no final época para os investidores, obrigatorio dada a natureza da nossa SAD, gostava de ver o que entrou para os cofres do clube depois desta 'fantastica' transferencia.
    Ha quem diga que foi a maior transferencia de sempre do futebol portugues. Haja coerencia.

    Que raio de negocio é este?
    Ninguém pede explicaçoes?
    Eleiçoes sem oposiçao e negocios inexplicaveis.

    Para onde foi tanto dinheiro durante os 3 ultimos anos?
    Sao questoes simples que nunca vamos ver respondidas.

    Vamos ver quem entra e depois tiraremos as devidas ilaçoes em termos desportivos.
    Agora nao deixar passar o mundial de Juniores no Canada e a Copa America e vender um jogador deste calibre 'à pressa'... nao deixando valorizar o passe...
    Algo esta muito mal explicado.

    Monetariamente este negocio é uma verdadeira anedota, com meandros obscuros, mal explicados.

    Esperar para ver.

    So mais uma nota para o Ze Luis: um dos seus textos é extremamente ofensivo para com o Ricardo que estava apenas a expressar a sua opiniao, como todos fazemos.
    O Ze Luis nao é dono da verdade e devia explanar as suas ideias com mais respeito pelos outros.

    ResponderEliminar
  45. Haver quem ainda não consiga ver o que se passa dentro do FC Porto é difícil de compreender...


    Como Portista tenho vergonha que ninguém tenha tido tomates para se apresentar a eleições!


    como Portista tenho vergonha que todos os Portistas saibam que anda um bando de chupistas a mamar fortunas desviando dinheiro do clube.

    toda a gente sabe que são viciados em casinos,putas,é tudo do que há de melhor no mundo...á grande e á francesa...á custa do clube!


    mas toda a gente fecha os olhos...APLAUDEM-NOS!!!cegamente.


    Sinto-me triste com a situação do fc porto,mas mais triste me sinto com a inércia de todos os portistas...


    vemos o clube a afundar e ninguém faz nada!


    eu não tenho poder para organizar manifestações nem para mobilizar multidões.
    Mas estarei onde for preciso para limpar o lixo que está a matar o nosso clube.



    O nosso clube precisa de abater o défice e deixar de viver acima das possibilidades,...mas já anda aí gente a pedir estrelas do manchester united e estrelas sul-americanas e o Deco...

    Nós temos é que rescindir com todos os atletas que não interessem.Canalizar todo o dinheiro que entre para abater o défice,estabelecer um limite salarial de acordo com as nossas possibilidades.Apostar na formação.Criar jogadores da casa com mística do clube!


    Esta Sad não vai fazer isso!
    Esta Sad é um cancro,...



    Não tarda muito e os Portistas deixam de poder decidir ou opinar sobre o futuro do porto,pois não tarda o Porto pertence a um qualquer fundo da singapura....

    ´
    Pensem coerentemente e decidam se querem agir e lutar,ou ficar sentados a aplaudir quem destrói o nosso clube.


    o passado é passado,e respeitamos que nos deu muito.


    mas a verdade é que os mesmos estão a destruir tudo....

    ResponderEliminar
  46. Pois é, para o ano vamos ter mais perseguições, mas agora em forma de cinema.

    Botelho, fdp de sobrenome, vai fazer um filme sobre a Carolina, com o nome de " Corrupção".

    Isto só se resolvia à moda dos Sopranos, um tiro nos cornos em algumas pessoas e o respeito era maior.

    ResponderEliminar
  47. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  48. Eu começo a ter vergonha de ter um clube com o prestígio do nosso glorioso FCP a ser representado por este pessoal.
    Agora é lá por causa dos terrenos.
    Eu não quero dizer que ser constituído arguido seja sinónimo de culpa (sei-o bem porque a minha área é essa), mas que já fede... e depois é a suspeição generalizada.
    Depois é os negócios à Mareque que assina por 4 anos e já é dado por alguns jornais como estando na lista de dispensas. Isto após 6 meses no clube.
    Que política é esta?
    Porque é que este e outros jogadores não vêm por empréstimo?
    A quem interessa esta política?
    Não é aos sócios, nem aos adeptos de certeza absoluta!
    Isto não é por causa do Anderson, é por causa da SAD e das suas opções.

    ResponderEliminar
  49. A questão fulcral é a situação em que a SAD tem o clube a nível financeiro, é ninguém ter avançado para contra esta direcção e é os sócios que votaram terem-lhe dado 98% dos votos. A partir daqui pouco mais há a fazer senão remediar a situação. Mas há outra coisa, mesmo que outro tivesse avançado para eleições e tivesse ganho, alguém duvida que teria as mesmas necessidades urgentes de fazer dinheiro imediatamente?

    Existe um problema que tem de começar a ser resolvido. Tb eu queria que o clube não tivesse chegado a este ponto, mas que fazer depois de ele chegar?

    Imaginem alguém que, por erros anteriores, deve vários meses de prestações para pagamento da sua casa e que o banco o está pressionar de modo a colocar esse alguém fora de casa.
    Imaginem que esse alguém tem estacionado à porta de casa vários carros de colecção, um ferrari, um bmw, um mercedes e um renault.
    Agora imaginem que aparecia um magnata que só queria o ferrari e que dava a esse alguém um bom dinheiro por ele. Dizem vocês, mas ele tem outros carros para vender, sim é verdade, mas é necessário compradores com o dinheiro na mão. Esse alguém sabe que o ferrari de colecção a cada ano que passa vale mais dinheiro, mas dado que com o dinheiro oferecido vai resolvendo a sua divida ao banco, resolve vendê-lo. Simplificando é isto o que se passa. Qual de vocês não faria o mesmo?

    Fazer manifestações, protestos, petições, acho bem, mas resulta? O que resolve?

    Eu como amante do clube preocupo-me mais com a sua situação financeira para não ver atingir certos pontos e só espero que ela se vá resolvendo.

    Foi Deco, veio Anderson, vai Anderson, outro poderá vir, não há insubstituiveis.

    Fico triste, claro que sim, já o disse, fiquei até revoltado, mas há que olhar para a frente.

    A SAD colocou o clube na situação que colocou e foi reeleita sem oposição e sem contestação, agora... agora quem votou neles é que se deveria responsabilizar.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  50. Relativamente à situação que está a ser criada ao Clube pela acção do MP na pesquiza do que aconteceu com os terrenos das Antas, é sempre do mesmo...Quando o Porto recebeu dinheiros para construir uma Piscina e não foi além das infraestruturas mínimas, foi uma gritaria do tamanho da torre dos Clérigos...Quando construiu a Torre das Antas e os STCP nela se instalaram, ai Jesus, que isto é tudo uma corrupção do caraças... Andaram até a medir as volumetrias desse Edifício, comparando-as com outro que era para ser construido mais atrás, na Praça Velasquez e não foi, gritando que foi uma injustiça um ter sido e outro não...Quando o Porto adquiriu uns terrenos na zona onde hoje está o Viaduto que passa sobre a Alameda das Antas, meu Deus, que é isto, então a Cãmara não põe cobro a esta vergonha de andar para aqui a alargar a Zona das Antas indiscriminadamente, aquele terreno só pode servir para viveiro de relva e mais nada...Depois construiram-se os relvados nºs 3 e 4, que vergonha, isto parece uma anarquia, coitadinhos dos vizinhos, que têm que aguentar mesmo em cima das suas casas, com os treinos dessa cambada e ninguém faz nada...Veio o plano de pormenor das Antas, que é isto, então os gajos vão construir um novo Estádio, vamos mas é juntarmo-nos todos, contestar tudo isto e arrumar de vez com eles!...Não o conseguiram, vêm os ex-propietários, provavelmente ressuscitados mágicamente por Jesus Cristo, denunciar que venderam os terrenos para construir equipamentos desportivos e neles vão edificar prédios de apartamentos...Trocaram-se terrenos das Antas por terrenos na Foz, não pode ser, é zona protegida tem que se ter o máximo cuidado com essas iniciativas não vão os patos fugirem todos para o Alentejo... Veio a Laura Rodrigues e todos os cadáveres desta cidade vociferarem contra o Nuno Cardoso e Fernando Gomes por causa do comércio retalhista que estava a finar-se por causa da Porto 2001 e pumba, arranjaram um finório que passa a maior parte dos seus dias entre a Boavista, a organização do seu Grande Prémio Automóvel e Viana do Castelo e ficou tudo contente! Lixou o Bolhão e todos se calaram respeitosamente...Lixou a Avenida e todos se admiraram com tal obra...Lixou as obras de Carlos Alberto, muito bem senhor Presidente...Abriu buracos em tudo o que é centro da Cidade e viva o Rui Rio da Merda....
    Passamos o Rio...Do outro lado, outros reguilas nos esperam. Criaram o Centro de Treinos do Olival, meu Deus que é isto, o Polvo já esta aqui?...
    Já estou cansado de ouvir estas vozes de velhos do Restelo, constantemente a nascerem como cogumelos, sempre que há um pouco mais de humidade...Lá em baixo, vale tudo para comprar Estádios, bombas de gazolina, centros de Estágio, zonas comerciais, Interfaces Intermodais e bico calado...Até desejam indemnizações se o cacau não surgir depressa e anafado e tudo aplaude frenéticamente...É o Povo que temos mais nada...Estes senhores que eu nunca vi comentar por aqui onde estavam em 27 de Maio de 2007? A roer as unhas de F..... pelo Porto poder ganhar mais um Campeonato?...Não posso conceber outra coisa, parecem ratos de esgotos, que esporádicamente surgem para nos lembrar que temos que ser mais enérgicos e radicais com a Higiene Pública...

    ResponderEliminar
  51. A esta cambada de ratos, aconselho-os a passar pela Boavista e a ver o complexo habitacional que rodeia o Estádio do Bessa...Eu até tenho dificuldade em ver o Estádio! Tenho de o procurar com atenção, esta escondido no meiode tanto prédio de habitação...Mas tudo bem, é bonito de se ver, então aquela Pantera a fazer Desporto Radical é um espanto!

    ResponderEliminar
  52. Zirtaev,

    manifestações, protestos, petições é o que os adeptos e sócios do FC Porto deviam fazer mais vezes. Talvez assim esta SAD não andasse a brincar com o clube. É que eles agem como sendo inimputáveis.

    Isto não pode continuar desta forma.

    Estou a pensar como o Quintino. Isto já nem tem a ver com o Anderson.

    Reparem no nº de transações que andam a ser feitas com as acções do FCP...ainda o FCP não deu "cavaco" á bolsa e já a especulação anda na rua...

    São os negócios Mareque´s que a maioria parece querer fechar os olhos. Então demos 1,5 milhões de euros por um jogador que agora ninguém o vai querer?

    Quantos jogadores destes já passaram pelo FCP nos últimos 7 anos? Somem os gastos com eles e se calhar já podiamos olhar o futuro de outra maneira.

    A SAD vem dizer que é preciso baixar o passivo e apostar na formação e ainda a pré-época não arrancou e já se está a ver que a escumalha dos camarotes insiste nos mesmos erros?!!

    Ou começamos (por poucos que sejamos) a abrir os olhos aos irmãos portistas ou então estamos bem fod****!

    Da minha parte, esta SAD pode contar com guerra. Não vão esvaziar o clube como querem. Quando dermos conta já o clube está nas mãos das Chamartins e Associados. E depois vem o PdC dizer que o futebol em Portugal é assim e tal...que são muitos impostos, poucas receitas, que os grandes clubes estrangeiros podem cá vir comprar sempre que quiserem, que as putas do Porto nem são assim tão más e que os camarotes tem ar condicionado porque com o "calor da noite" no Dragão já não se pode respirar.

    O comum do adepto? Paga 55 euros por uma camisola para os putos, paga bilhetes ao preço da lagosta, leva com a ventania da central, come uma bifana e vai para casa comer enlatados porque isto de ir ao futebol não dá para tudo.

    No dia seguinte compra o jornalinho e lê a SAD a fugir com o rabo à seringa, arguidos e mais arguidos, venda de património desportivo (porque imobiliário já não temos...), putas e vinho verde e empresários que fazem equipas.

    Jesualdo?! Foge que ainda te queimas! Quem te avisa teu amigo é.

    Abraço à bancada
    [[]]

    ResponderEliminar
  53. teixeira,SUBSCREVO INTEIRAMENTE TUDO O QUE DISSE!!!


    anda muita gente com os olhos tapados.

    mais cego é aquele que não quer ver..


    VOLTO A SUBLINHAR,É PRECISO ACçÕES QUE DEMONSTREM A FORÇA DO DESAGRADO COM O QUE SE PASSA!!!

    ResponderEliminar
  54. Meireles o facto de cá em Lisboa andarem a roubar e a fazer negociatas não justifica que aí se faça a mesma coisa.

    Esta história dos terrenos cheira a esturro. Antes de ser portista sou cidadão português. É que com estas negociatas nem os portugueses e nem os portistas ganham. É o "saco azul" e as comissões imobiliárias...sim porque não se pode vender jogadores todos os dias e esta malta também ganha à comissão.

    E por aqui me fico.

    Abraço

    ResponderEliminar
  55. é pá... quanta alarvidade!!!!

    enxerguem-se carago, e enxerguem a realidade.
    Por muito bom que seja o Anderson, por muito show de bola que desse em mais um ou dois anos no Porto, nunca sairía de cá por mais de 30-35 milhoes!!!!!

    Estamos a falar do campeonato português carago!!!!! onde 3 lutam para ser campeões e os outros para não perder e descer ... estamos aonde carago?????? Pensam que isto é o campeonato espanhol??? inglês??? italiano???? até no campeonato alemão o Anderson seria mais valorizado do que no português!!!! ficaram fodidos??? eu também... e depois???? é a primeira vez que vemos craques a sair??? Fiquei mais fodido quando vi o Baía a rumar para o Barça, ou quando vi o jorge Costa a ser arrumado como foi... os jogadores chegam e partem mas o FCPORTO É ETERNO e vai ter sempre ambição e jogadores para ganhar em qualquer lado, em qualquer estádio, porque é isso que qualquer chuta-bolas que entra no FCPORTO aprende desde o primeiro minuto. mai'nada!!!!!

    ResponderEliminar
  56. este ainda está concentrado(apenas) na venda do anderson...

    ResponderEliminar
  57. Ainda vamos ver Nani de azul e branco...e este ano se calhar o carlos alberto...Sabiam q o nani é portista? AH POIS É...

    ResponderEliminar
  58. lucho,deixa-te de ilusões...

    ResponderEliminar
  59. Soren, eu não maltratei o Ricardo, só continuo à espera que ele arranje um clube para o Lucho. Tu, já agora, recompras o Anderson e daqui a dois anos deves fazer uma fortuna com mais-valias a revendê-lo a algum clube de topo.
    Sinceramente, vocês não enxergam os meandros do futebol.
    Teixeira, gosto de pizza, de Pizzi fiquei doente quando cheguei de férias e dei com ele no FC Porto, mais uns e outros, depois o Esnaider, ai aí fico doente.
    Tudo bem com o rol de asneiras feitas com mareques e marrecos. Ainda bem que na maioria das vezes os jogadores são bons e ganhamos muitos títulos. O que não desculpa as más compras e a suspeição sobre os comissionistas. Essas são contas de outro rosário, nada tem a ver com o Anderson que já foi, não adianta chorar e nem vale reclamar porque é um grande negócio para todos os efeitos. E os grandes negócios fazem-se na ocasião, não quando se espera vir a fazer... creio ser consensual esta ideia.
    Quanto às eleições, repito que pela SAD responde-se aos accionistas, pelo clube há votos e votantes e não foram 98%, foram 99,5% que votaram Pinto da Costa. Um plebiscito à AJ Jardim. Mas valeu. Goste-se ou não. E só podia votar quem era sócio... Quem não o for, devia reclamar menos um bocadinho, mas o tento na escrita advem da tranquilidade mental e a reflexão sobre as coisas.

    ResponderEliminar
  60. Bom, se vem o Carlos Alberto eu atiro-me para o chão e rebolo a rir de raiva. Pff não.

    Aposto que o Mendes assim que vender o que tem para vender, arranja-nos mais um, dois ou três para fazer escala.

    Isto de formar equipas dá muito trabalho...


    Zé Luís, a da pizza não percebi, mas também não gostei de Pizzi's e Esnaider's.


    Quanto às eleições...mais nada a dizer (estão feitas), são as avestruzes...perdão os sócios que temos.


    [[]]

    ResponderEliminar
  61. Até parece que a culpa desta direcção ter sido reeleita é dos sócios... Eu não fui votar, mas tenho amigos que foram, chegaram la e deram um folheto informativo com a lista da direcção, nem cruz tinhas de por...Nem voto em branco podias dar.. Não sei como é que não foram 100%..

    Para quando uma escola de futebol tipo Ajax ou Sporting? Nisso sim era bom investir, era dinheiro bem empregue.

    Fala-se em Rossi ou Eagles... Ja vi o Eagles a jogar e até é rápido, mas daí a serem jogadores para o Porto... Saha ou o Park eram um sonho, principalmente o Saha, mas a unica solução que eu vejo para o termos no Dragão é por empréstimo com Man Utd a pagar uma parte do salário..E mesmo assim!

    Alguém conhece bem o Rossi? Teve emprestado ao Parma esta época não foi?

    Abraços

    ResponderEliminar
  62. Rossi, um avançado de 1,73 mt sub-21 italiano nascido nos EUA, e que marcou 9 golos em 19 jogos pelo Parma esta época. No ano passado jogou no Newcastle tendo marcado 1 golo em 11 jogos.

    O melhor que fez foi pelos reservas do Man Utd quando marcou 30 golos em 30 jogos.

    Tem como idolo o Van Basten e o AC Milan como "sonho de criança"...

    Se não era titular no Parma que quase desceu de divisão (?) não é avançado para o Porto.

    Alguém quer comprar o Postiga em saldos? E o Alan de graça?


    Abraço à bancada

    ResponderEliminar
  63. Miudo por miudo prefiro o Dong. Chinês emprestado na última época ao Antuérpia onde marcou 34 golos em 70 jogos.

    Sir alex Ferguson considerou-o em dezembro de 2006 um avançado com capacidade fisica e velocidade para podr jogar no Man Utd.

    Na primeira época de empréstimo ao antuérpia (2005/2006) marcou 18 gls (2 hat-tricks) e foi o melhor marcador da liga belga.

    A lei do "work permit" não o tem deixado jogar em Inglaterra. Tem 10 internacionalizações pela China e marcou 1 golo.

    Mede 1,83mt e tem 22 anos.

    Foi considerado o melhor jogador do mundial sub-17 em 2000 quando tinha apenas 15 anos.


    É só escolher? Pode ser este. Nem que seja para vender camisolas...


    [[]]

    ResponderEliminar
  64. Pessoal: Petições, manifestações, protestos, que se façam, que, não sendo muito disso, alinho, mas com tino e coerência.

    Andamos para aqui a reclamar há já não sei quanto tempo que as contas estão uma miséria, que é preciso fazer alguma coisa e agora reclamamos de um negócio que, e continuo achar bom, poderá começar a ajudar resolver alguns problemas?

    Se o FCPorto não realiza-se dinheiro no imediato e o aumento de capital tivesse que aparecer, que se diria então?

    Se gostamos do clube temos de pensar além de um jogador, além de resultados desportivos a curto prazo, se gostamos do clube temos de querer que esta direcção, que quer queiramos ou não é a nossa, comece a resolver os problemas.

    Que se façam protestos ou seja o que for contra tudo o que SAD tem feito, se necessário alinho convosco, mas o principal protesto não foi feito na altura devida.

    E protestar pela venda do Anderson nestes moldes é algo que não faço porque em principio foi para bem do clube. Se o dinheiro for mal aplicado aqui estarei novamente a criticar o que achar que deve ser criticado, sabem que não fujo a isso.

    Já agora estou muito curioso por saber a opinião do Dr. Rui Moreira neste assunto.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  65. Mas será que temos de esperar por terça para saber aopinião do Dr.Rui Moreira? Ele até podia vir aqui ao blog dar umas dicas...

    ResponderEliminar
  66. A venda apressada do Anderson é o reflexo da incapacidade da SAD para resolver as finanças do clube.

    Sem projecção desportiva torna-se mais dificil o sucesso externo. Aí é que se valorizam os activos como bem sabemos. Vender para continuar a respirar (apenas) em Portugal...não obrigado. E não nos leva a lado nenhum.

    Ou o FCP começa a montar uma equipa capaz de se bater mais e melhor contra os tubarões da Champions ou então cairá na penumbra da "tuguiçe".

    A mim não me interessa que sejamos obrigados a vender, porque não sou eu que ando a ganhar as comissões. Os mesmos que nos colocaram nessa obrigatoriedade são os mesmos que hoje alguns desculpam o desastre de gestão desportiva e financeira.




    Zirtaev,

    quando aqui começamos a criticar a direcção em Janeiro quantos portistas é que se insurgiram contra o timming dessa discussão?

    Quando em Abril, por causa das referidas eleições, os mesmos de sempre criticaram a reeleição de PdC quantos portistas é que voltaram a falar do timming e aludiram à estúpida ideia de que os criticos não eram portistas?

    Daqui a 3 anos, as eleições voltam a ser marcadas para o "domingo da última jornada"...

    Agora critica-se o facto de ter existido demasiada pressa em vender um miudo, que tendo feito apenas uma dúzia de jogos e sem ter sido chamado à selecção do Brasil, valeu 25 milhões...

    Muita pressa Zirtaev. O Dunga vai chama-lo já este verão e "nós" ficamos como camelos...

    Só o facto do mudo PdC ter vindo a correr para a imprensa justificar a venda para mim diz tudo...


    A verdade é que se nos calamos a tragédia continuará até estes senhores da SAD estratégicamente desaparecerem do mapa, deixando os destroços para os vierem a seguir.

    Abraço
    [[]]

    ResponderEliminar
  67. Meu caro Teixeira, é verdade que uma injustiça não apaga outra, mas também é verdade que a Lei é igual para todos...Se os terrenos que foram comprados para construir equipamentos desportivos, não se podem vender para outros destinos, alguém me explica o que é que tem acontecido ali para os lados de Alvalade e do Colégio Militar? Então os Planos de Pormenor alterados constantemente só para criar novas zonas de Construção, só podem ser assim encarados se estiverem em causa os interesses "supranacionais" do Benfica, do Sporting, ou outros que tais? Então o Plano de Pormenor das Antas aprovado por Nuno Cardoso, maltratado, revisto e reaprovado com direito a extorsão descarada por Rui Rio, só contem ilegalidades feitas por Nuno Cardoso? Então Rui Rio aprovou o quê?...Aonde é que estava nesse célebre dia da célebre Aprovação Camarária?...O Edifício do CCCidade do Porto ali mesmo ao lado da "casota" do Rui Rio, foi considerado ilegal ha vários anos e como única solução teria o destino fatal da demolição pura e dura, que aconteceu? Nada!... Fosgasse, que o prédio podia cair em cima do "casoto" e do corpo do querido Ruizinho Carioca!
    -Agora andam uns senhores muito "certinhos" para a esquerda e para a direita, muito preocupados a tentar descobrir o que sucedeu com as trocas de terrenos que resolveram a utilização de outros terrenos "encravados" entre algumas parcelas do conjunto integrante do Plano de Pormenor das Antas!...E dizem a pés juntos e firmes que a Câmara do Porto foi prejudicada, que os terrenos foram subvalorizados e não se podiam destinar aos fins que tiveram! Pois, em Lisboa não há nenhum prejuízo para a Edilidade local, foi tudo adquirido por valores muito elevados e justos, devidamente reservados para esses efeitos, pelo Sporting e pelo Benfica! Tudo LEGAL, tudo numa BOA!...Deixem-me rir desta palhaçada...Bem dizia o Prof que: então os senhores - dirigindo-se aos jornalistas que o escutavam - julgam que a malandragem do ADourado está toda no Porto e na Boavista?...E lá para baixo e para cima nada?...Deixem-me rir com esta comédia...Por isso deu-me um gozo do Cara**ão ganhar este último Campeonato...Contra Árbitros (coroados ou por coroar), Televisões, Jornais, Comissão Directiva, Disciplinar e de Justiça da Liga, FPF, Governo, MP, Polícia Judiciária, Liga Portuguesa dos Profissionais do Sexo e Afins, etecetera, etecetera, etecetera...

    ResponderEliminar
  68. O Meirelesportuense não deixa de ter razão, mas a verdade é que o nosso clube não precisava de andar nas bocas do Mundo por causa destas merdas. E depois, sabendo-se como é a Nação, cautelas e caldos de galinha não faziam mal a ninguém. Eu penso que se calhar há por ali muita malta que também pensa que vale tudo.
    Quanto ao Rio e às Lauras, eu não me pronuncio que não sou habitante do Porto cidade. Tenho cá a minha ideia. E também conheço a Boavista, ai se conheço!
    De resto, o Anderson já lá vai.
    Insisto: atenção à gestão futura.
    Carlos Alberto? Eu até gostava do puto mas tenho para mim que quem cá esteve e saiu, não deve voltar.

    ResponderEliminar
  69. Esta é pessoal: Zirtaev,obrigado pelo link. E doravante quando virem Q já sabem que é o Quintino

    ResponderEliminar
  70. Caros colegas dragões!!
    mt ja li aqui sobre o bom ou mau negocio d anderson..de facto ate acredito (alias tenho a certeza) que era preciso esse dinheiro pq p corrigir os gastos inuteis feitos n passado so c a venda das joias da coros pq formar o nosso club parece não estar interessad (falam mt sobre isso ms e td demagogia facil e barata) mas a realidade e outra:
    hugo almeida vendido
    vieirinha, helder barbosa, bruno vale, paulo machado, ivanison por onde andam e por onde vao andar??
    lino, brasileiro 30 anos, de facto não o conheço mas do k ouço falar antunes e portugues novo promessa e mt admirado por bons conhecedores d fut cm luis freitas lobo (PDC anda a dormir)
    nuno espirito santo, velho ja deu ao porto o k tinha a dar, td bem k o vitor baia pode encostar as xuteiras, mas nao sera melhor apostar em alg novo k podesse ir conhecendo a mistica do porto e no futuro tornar-se num grande guarda redes do nosso FCP??
    Kaz hmm sera msm boa ideia?

    onde esta a formação, onde esta o bom investimento??
    alguma coisa tem de mudar para bem do fututo proximo e ainda mais do futuro mais longinquo do nosso FCP...

    FORÇA PORTO

    ResponderEliminar
  71. Mas será que temos de esperar por terça para saber aopinião do Dr.Rui Moreira? Ele até podia vir aqui ao blog dar umas dicas...

    exacto.

    Caro Rui,
    aguardamos o seu comentário.

    ResponderEliminar
  72. lembrei-m de dois nomes, esses sim jogadores que gostaria de ver no nosso FCP
    Alexandre Pato e Filipe Teixeira
    isso ja seriam contratações à FCP, pelo menos na minha opinião

    PS:klaro k keria dizer ivanildo n comentario anterior

    fiquem bem
    abraxao

    ResponderEliminar
  73. é melhor não, pois cada vez q o Dr. Rui cá vem, muitos Portistas lhe caem em cima...Se calhar agora alguns já nos começam a dar razão...ao Rui, ao zirtaev...

    ResponderEliminar
  74. Pedrinhas, acho que te focaste no essencial e no que deve preocupar realmente todos os portistas no momento, o futuro e a política a ser seguida. É aqui que devemos e temos de pressionar. O negócio Anderson foi bom e era inevitável e imperioso acontecer neste momento, foi uma grande oportunidade, quer vocês queiram quer não.

    Offshore, talvez não tenhamos de esperar tanto, talvez.

    Quintino, ora essa, não tem de quê, era o mínimo que poderia fazer.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  75. Óptimo óptimo !

    Em relação ao Anderson temos que separar as águas.
    Uma coisa é estarmos tristes por o ver partir ou é considerar que o negócio foi mau para o clube.

    Era inevitável a sua partidao que não invalida que tenha ficado muito triste por ter sucedido.
    Aceito perfeitamente a opção do clube e considero que dificilmente se poderia obter melhor preço pelo jogador.

    O que me preocupa é saber como esse dinheiro vai ser aplicado. A diminuição do passivo ter de ser uma prioridade e outra parte deve ser aplicada no reforço da equipa.

    Reforço ponderado obviamente, algo que nem sempre tem acontecido no passado recente do nosso clube.

    Jogadores como Paulo Machado (o JMoutinho era suplente dele !!) e Bruno Vale deviam voltar ao plantel.

    Por último,
    o Paulo Assunção termina contrato em 2008. Será a próxima venda ou vão renovar ? se vão renovar estão à espera de quê ?

    o Hugo Almeida já assinou pelo Werder Bremen ?

    o Sérgio Organista ainda pertence aos quadros do FCP (anda perdido no Pontevedra da 2º B Espanhola) ?

    ResponderEliminar
  76. boa tarde a todos,

    a venda de Anderson ao Manchester United será o tema do meu artigo de amanhã no jornal RECORD, passe a publicidade. Ainda assim, gostaria de adiantar o seguinte:

    O Presidente tem razão ao dizer que se tratou de uma proposta irrecusável. O que deveremos avaliar é se tratou de uma proposta irrecusável dadas as condições de mercado (ou seja porque se tratou de um valor muito acima do mercado ) ou dadas as condições económicas e financeiras da SAD ( ou seja um montante indispensável para a SAD).
    Creio que o jogador era um dos activos do clube que ainda se poderia valorizar, e por isso, a irrecusabilidade da proposta deve ser avaliada à luz da segunda hipótese. Ou seja, a SAD não poderia, em caso algum, recusar 25 milhões de euros sensivelmente, que é o fluxo de tesouraria que o negócio proporciona.
    As contas são de uma simplicidade que não deixa dúvidas: de acordo com o mais recente relatório que é público, a SAD tinha activos correntes que eram insuficientes para fazer face às dívidas de curto prazo: um buraco de 28milhoes de euros. É por isso que não pode recusar uma proposta destas, tanto mais que já se percebeu que as negociações para a venda de Pepe não são tão fáceis como pareciam, não apareceu comprador para Lucho e Quaresma não parece muito interessado em saír. Os outros jogadores têm um valor marginal que não afecta significativamente a tesouraria.

    Ou seja, tratou-se de uma venda de recurso. o que é aceitável à luz dos condicionamentos económicos e financeiros da SAD. Tratou-se de liquefazer um activo, cuja eventual valorização é sempre incerta.

    Infelizmente, e isso eu tenho vindo a alertar ao longo dos últimos meses, se a SAD estivesse bem gerida e tivessem sido tomadas medidas a tempo, não estaríamos nesta situação de aperto. Bastaria que não se tivessem comprado jogadores de qualidade muito duvidosa, para além de outras medidas óbvias de saneamento económico e financeiro que já referi aneriormente e que me dispenso, agora, de repetir.

    O que está, afinal, em jogo, é a tal maratona da sustentabilidade, e o FC Porto está a ganhar no presente mas a perder o futuro. As compras de Nuno Espírito Santo e Lino (activos que nunca se valorizarão dada a sua idade) e a anunciada dispensa de Vieirinha e de Barbosa (dois produtos da casa que se poderão valorizar) é um péssimo sintoma do que se passa no FC Porto. Nada que me surpreenda, mas surpreende o adepto mais presentista, aquele que sobrevaloriza as vitórias do presente mesmo que +para as conseguir tenhamos que utilizar os recursos de amanhã.

    Em resumo:
    Se Anderson fosse vendido porque a prposta era considerada (por quem sabe mais do que nós) como muito acima do mercado e o dinheiro da sua venda estivesse disponivel para comprar jogadores jovens e promissores e para rescindir contratos com jogadores caros qu temos espalhados pelas 7 partidas do mundo (leandros e sonkayas) tudo estaria bem. assim, é uma solução de recurso, um "airbag" para o primeiro embate, de muitos que vêm aí, com a dura realidade...
    abraço a todos do
    Rui Moreira

    ResponderEliminar
  77. Isto do Moutinho ser suplente nos júniores do Machado tem muito que se lhe diga.

    O Baía foi o suplente do Bizarro ( se não me engano, mas sei que foi suplente) e olhem para a carreira do Baía e do Bizarro.

    Quantos jogadores brilharam nas equipas júniores e depois nada ?

    Mas, offshore, também sou a favor de que Paulo Machado seria uma boa opção, logo que lhe dessem oportunidades, se é para ir para o banco então mais vale ir emprestado.

    ResponderEliminar
  78. e acho que a melhor opção para o Vieirinha é mesmo o empréstimo, porque precisa de algo mais.

    Isto digo eu, que sou um portista de bancada...

    ResponderEliminar
  79. Caro Rui,

    Excelente análise mais uma vez.
    A SAD deve aproveitar esta oportunidade, visto que é muito raro conseguir realizar uma boa venda quando se necessita ..


    Não quero abrir novamente o tema "eleições" mas tenho de vos confessar que o meu primeiro pensamento após a leitura do comentário do Rui Moreira foi "porra! mais 3 anos perdidos".

    ResponderEliminar
  80. Menphis,
    tem razão em relação ao Paulo Machado, mas não deixa de ser um indicador que podemos levar em conta.
    Concordo que o Vieirinha deve ser emprestado.

    ResponderEliminar
  81. Caro Rui, é mesmo de portistas cmo o senhor que o nosso FCP precisa!!
    Uma excelente análise mais uma vez focando todos os aspectos mais importantes da actualidade ou melhor realidade do nosso clube!!

    So gostava que estas msg chegassem mais dentro do clube do que parecem chegar..haja esperança!

    FORÇA PORTO!!

    ResponderEliminar
  82. Obrigado Dr. Rui Moreira pelo esclarecimento. Amanhã comprarei o record, certamente.

    Quanto ao jovens, sou defensor que estes devem rodar para adquirirem maturidade, e então aproveitar os que de facto evoluiram para jogar num clube como o nosso, isto é, jogar para ganhar sempre.

    Normalmente acompanho as fases finais dos campeonatos de Juniores e o que tenho visto é alguns craques, mas nas equipas adversárias. Ainda agora com o SCP gostei do Ventura, Hugo (dfesa esquerdo, mas destro!), Rui Pedro (um Postiga como o das camadas jovens) mas o craque estava do outro lado: Adrien Silva. O que se vê nos jogos do FCP são jogadores sem raça, habilidosos e individualistas e nem fisicamente são capazes de sobressair. Para jogadores destes é preferível rodar e aproveitar o que evoluir. Deste ano destaco claramente o Ventura e Rui Pedro. Este último não fica atrás de Moraes ou Renteria, de certeza, e quem sabe do Postiga. Mas quem anda a escolher os jogadores para as camadas jovens? E que tal africanos de paises francofonos, tão bem aproveitados em França, em vez de brasileirada logo nos juniores?

    Penso que B.Vale e Ventura devem ficar, e dar a oportunidade ao P. Ribeiro de sair para jogar.

    ResponderEliminar
  83. pedro, segundo o jornal Abola ontem Castro, Ventura e Rui Pedro seguirão para estágio com a equipa principal na próxima época.

    ResponderEliminar
  84. Um cumprimento especial para Rui Moreira que aqui fez uma perninha...Gostei da análise feita e percebe-se que, como acontece à maioria de nós, faltam-lhe dados para poder aprofundar o seu racicínio sobre muitas questões urgentes...Eu fui dos que votei - neste blogue - na pessoa do Rui Moreira para presidir aos destinos do Clube nos próximos tempos...Porque achava e acho que é uma personalidade adequada a poder dar uma lufada de ar fresco nos ares que correm pelos lados do Dragão...Infelizmente mesmo que fosse sócio não poderia votar nele porque não concorreu e na única lista em que foi colocado, houve logo problemas levantados pelos situacionistas que conduziram à sua digna atitude de se excluirem das votações...No entanto a decisão sempre seria dos sócios e eles mais uma vez rumaram no mesmo sentido, portanto pouco haveria a fazer a não ser que aparecesse uma lista alternativa com um peso geral muito forte que fizesse balançar o coração e a inteligência dos Portistas...Isso não sucedeu e não vale a pena chorar sobre o leite "não" derramado! Agora parece-me que Rui Moreira se equivoca quando fala na cedência definitiva de jogadores como Helder Barbosa, Paulo Machado, Ivanildo ou Bruno Vale...Poderão sim, rodar mais um ano por clubes da 1ª Liga embora eu pense que todos - com uma única excepção, Ivanildo - poderiam perfeitamente ser incluídos com plena vantagem no plantel actual, olhando ao valor demonstrado por muitos dos que por lá estiveram...Vieinha por exemplo, não acertou uma, nas ocasiões em que foi chamado a mostrar-se, parecia completamente perdido e estático numa posição mais avançada do terreno...Paulo Machado parece-me a aposta mais válida assim como a de Helder Barbosa que gostei muito de ver actuar em jogos particulares pelo Porto e depois para meu espanto foi cedido à Académica. Leo Lima pelo que me apercebi já não é do Porto foi entregue como moeda de troca pelo Anderson...Alan e Ricardo Costa penso que são dispensáveis, assim como o Lucas Mareque embora este me pareça ter pinta de lutador demonstrada nos momentos em que foi colocado a jogar, mas não teve tempo para perceber bem qual a zona onde deveria jogar preferencialmente e qual a estratégia pessoal de abordagem ao jogo...Renteria poderia ser rodado noutro Clube Nacional para ser melhor observado em acção concreta...E depois temos um saco de jogadores com Pitbull, Leandro do Bonfim - bom de pés - Areias, Ezequias, Diogo Valente, etc, que poderiam ser utilizados como moeda de troca no caso de surgirem boas perspectivas de contratações seguras e adequadas...Ter estas possibilidades não é assim tão negativo como pode parecer, garantem até alguma margem de manobra negocial...Para todos um abraço! Vou jantar...

    ResponderEliminar
  85. Amanhã comprarei o Record, quebrando um interregno de vários anos.

    A opinião de Rui Moreira vai de encontro com aquilo que penso embora eu seja menos moderado por motivos óbvios.

    Não perdoo quem nos colocou nesta posição de ter de vender activos para suster embates. Assim, e falando ao estilo "Chico Zé", não saimos da cepa torta. Qual será o próximo(s) airbag?


    A cada dia que passa,confirmo a gravidade de se ter mantido esta direcção. Precisamos de pessoas como Rui Moreira.

    Mas isso é opinião que aqui exprimo há muito tempo, portanto, nada de novo...


    Abraço à Bancada
    [[]]

    ResponderEliminar
  86. Meireles,

    o problema de negociarmos esses jogadores passa pelos ordenados que estes auferem e que são proibitivos para a maioria dos clubes nacionais. Por isso é que muitos rumam ou vão rumar para o Nacional da Madeira...na ilha do Jardim sempre vão pagando a totalidade do vencimento mensal.

    ---------$$$$$$$$$$----------------

    Quanto a H. Barbosa e P. Machado, de facto não se entende o seu empréstimo a não ser pela lógica de anteriores decisões desta direcção.

    Concordarão certamente comigo, que se estes miudos fossem activos dos Mendes e Compª, já há muito tempo que estariam no plantel principal do FCP...

    Assim sendo, virão mais uns quantos brasileiros para dispensar em Janeiro e uma truta para vender assim que apareça um Man Utd...

    Tudo em nome dos airbags...


    Abraço
    [[]]

    ResponderEliminar
  87. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  88. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  89. Caro Rui Moreira,

    eu estou farto desta direcção,envergonhado por terem mais três anos para enterrarem mais o clube,mas a minha maior dor tem a ver com o facto de NENHUM portista se ter candidatado às eleições com o objectivo de dar um rumo diferente e melhor ao clube!

    você é economista,vê-se que sabe como funciona o FC Porto,e vê-se que não gosta do que lá se passa nem de quem lá habita!
    Você disse mais do que uma vez que é um sonho ser Presidente do clube,porque não se candidatou?
    teve medo de quê?


    O Porto está numa situação muito má e com esta gente vai piorar,como se vê TODOS OS DIAS!

    Você vai pensar candidatar-se após a saída de Pinto da Costa?
    Mas que crédito vai aí ter você para se afirmar como solução,quando teve medo ou escondeu-se quando o Porto precisava de si..

    Eu,precavendo tudo que seria feito contra si,e assumindo que você não ganhasse...você ganharia um crédito e uma legião de seguidores assustadora para esta direcção!
    Traria o debate interno e uma transparência maior,uma avaliação constante ao que é feito.


    Tou farto de ver o clube enxuvalhado,mal gerido,entregue a incompetentes.

    Estou disponível para participar em tudo que se possa fazer para mudar o rumo ao nosso fcp.
    manifestações,reuniões,...seja o que for!

    PEÇO A TODOS OS PORTISTAS QUE NÃO FIQUEM QUIETOS A COMER A PORCARIA QUE ESTA SAD FAZ,MOBILIZEM!!!!


    temo que o clube não sobreviva a mais 3 anos de gestão desta gente...


    temo o pior!!!

    ResponderEliminar
  90. Algumas notas:
    - a análise do Dr. Rui Moreira é reveladora de inteligência e conhecimento da realidade do clube. Maus dias virão...
    - uma questão sobre esta transferência do Anderson: temos um jogador cedido definitivamente pelo MU, ok. Mas qualquer um? E se for um "chouriço" que não valha nenhum? Essa situação foi acautelada no sentido de recebermos mais dinheiro no caso de não gostarmos da lista de "ofertas"?
    - espero honestamente que abatam passivo. 4 campeonatos em cinco anos julgo que dão almofada suficiente para dizer aos adeptos que há problemas graves no Clube e que se calhar enquanto eles não se resolverem as vitórias podem não acontecer tão frequentemente. Eu defendo que isso devia ter sido feito com o encaixe extraordinário de dinheiro recebido depois de termos ganho a Champions. Se isso tivesse sido feito se calhar agora não era preciso vender o Anderson à pressa...

    ResponderEliminar
  91. Teixeira, eu não considero a política de empréstimos das nossas esperanças mal planeada, desde que seja orientada para, no ano seguinte, enquadrar no plantel os jogadores que se afirmaram.

    Penso até que o maior obstáculo à progressão dos nossos jogadores das camadas jovens foi a Equipa B.
    Primeiro porque determinou que os jovens que saissem dos júniores, passassem pelo menos mais dois anos estagnados no semi-amadorismo da 2ªB. E, segundo, porque se transformou num antro de brasileiros de qualidade tão má que nem chegava a ser duvidosa. Mas não duvidem que deu muito dinheiro a ganhar a muita gente. Contratações "low-profile", quantias não necessariamente reveladas. O esquema perfeito.

    Até me atrevo a ir mais longe e dizer que a nossa política de formação está minada desde os alicerces.
    Em todas as camadas jovens, o talento sempre foi preterido em favor de um bom punhado de matacões, cuja única qualidade para o futebol era serem maiores e mais fortes do que os outros miúdos da sua idade. Assim conseguimos a proeza paradoxal de ser o clube com mais títulos nas camadas jovens ao longo da última década, tendo formado apenas dois jogadores dignos da nossa camisola nesse período: Sérgio Conceição e Ricardo Carvalho (que me lembre agora à pressa).
    Claro que só estes dois já valeram todo o investimento nos outros, mas pensem se em vez de dois tinham sido 10 (bastava 1 jovem singrar por ano), como estaria a nossa situação financeira agora?

    Mas o problema da Equipa B já foi resolvido.
    E temos um novo timoneiro a integrar todo o sector da formação (o antigo treinador do Penafiel, de quem não me estou a lembrar do nome, nem sei se será bom ou mau).
    Vamos ver no que dá...

    Mas só para finalizar a minha ideia, penso que o ideal agora é os júniores saltarem para uma equipa da 2ª Liga, ou 1ª Liga para os valores mais promissores e estarem emprestados 1 ou 2 anos no máximo a ganhar traquejo em equipas que lutem por alguma coisa.

    O H.Barbosa e o Ivanildo foram muito bem emprestados. O mesmo deveria ter acontecido ao Vieirinha, que acabou por perder um ano de competição.

    Em circunstâncias normais, se o H.Barbosa não se tivesse lesionado no início da época, quando estava a ser a revelação do início do campeonato, hoje estariamos a pensar nele como possível titular na próxima época. E também não sei que mais falta ao P.Machado mostrar para ser considerado alternativa válida para o nosso meio-campo. Nem era preciso comprar o Madrid (por muito que eu o admire).

    O Bruno Vale teve azar. O Fernando é realmente muito bom e a posição de GR é muito ingrata nestas situações.

    Resumindo, os empréstimos podem ser muito positivos, se encarados numa prespectiva de evolução dos jogadores. Se o objectivo for emprestá-los só para não ter4 de pensar neles durante 1 ano, como tem sido a norma, então não vale a pena.

    O S.Conceição e o R.Carvalho (caramba, até o Jorge Costa!) também estiveram emprestados a clubes menores e só lhe fez bem.

    Abraço a todos

    ResponderEliminar
  92. Já o disse por aqui algumas vezes, concordo com o Dr. Rui Moreira ao dizer que um dos ( graves ) problemas é o da quantidade de jogadores " furados " que estão por aí a receber salários altíssimos e não jogam no clube, estando emprestados. E não são poucos:
    Ezequias, Areias, Pitbul, Leandro 1 e 2, Sonkaia, Tarique, Leo Lima...e o Sokota...
    Agora já se fala em Lucas Mareque que assinou 4 anos e já está com guia de marcha ... Não há contabilidade que aguente.E também ninguém os quer pois os salários são de estrelas de primeira grandeza !!!
    Pergunto: Paulo Machado, Ivanildo, Helder Barbosa, Vieirinha, não serão pelo menos iguais a estes???
    E se lhes tivessem dado oportunidade de jogar???
    Apesar disto, acho que o Helder deve ser emprestado para rodar poiis teve uma lesão grave e tem de recuperar, se o Prof não conta com o Vieirinha ( o Alan é melhor??? )que o coloque a rodar mais um ano, mas que façam regressar o Paulo e o Ivanildo ou pelo menos levã-los à pré-época...
    Guarda-redes... o Nuno??? em fim de carreira??? e o Bruno Vale???
    Estamos a delapidar o produto nacional e do Clube ( Hugo Almeida já foi !!! )e só contratamos gente de fora muito duvidosa.
    Assim vamos estourar muito proximamente pois nem sempre há balões de oxigénio.

    ResponderEliminar
  93. Zirtaev e Ze luis voces nao escrevem verdades,estão a tentar camuflar o péssimo negocio da sad...
    Faldm tanto nos 31 milhoes,desses 31 para o Porto so entraram 25,o resto é para empresario e jogador.
    Depois descontem 8 milhoes que foi quanto o Porto pagou na totalidade por parte do passe,da 17 milhoes de euros...
    O melhor jogador do mundo dos sub.17 ha dois anos que deslumbrou a europa so em 14 jogos vele isso?
    17?
    Recebemos menos do que o sporting recebeu do Nani nao sei se repararam...
    E a copa américa valoriza sim senhor,tal como cada jogo pela seleçºao brasileira ainda para mais com a idade dele valoriza ainda mais...
    Ha jogadores que nao enganam,e anderson tal como Ronaldo nao engana...
    E o Sporting ainda hoje se morde por ter vendido o melhor do mundo apenas por 18 milhoes,e o porto fez o mesmo.
    A prova de que o negocio foi mau.,é que o pinto da costa que passou o ano todo sem falar,veio logo falar a tentar desvalorizar o valor do anderson e a sua importancia por nao ter jogado...
    A questão é simples e economica,se um jogador lesionado o ano todo vale 31 milhoes,quanto valerá jogando o ano todo,vencendo competições jogando champions e jogando pela seleção do Brasil...??
    Parece-me que pelo menos o dobro...
    Não é preciso ser muito inteligente para perceber isto,ninguem vende um talento mundial de 19 anos no ano a seguir a contrata-lo,não se faz é péssima gestão porque é um activo que tem muit espaço para se valorizar,ao cotnrario do lucho e do pepe mais velhos e com menos importancia no futebol mundial e em posições em que abundam mais jogadores que a nº 10 uma posição rara de encotnrar jogadores hoje em dia.
    Sendo assim deixem de repetir os 31 porque desses o porto so ve 25,e desses 25 em termos de lucro com o anderson so tivemos 17 milhoes pois temos que descontar o que pagamos por ele...
    Vergonha é irem buscar linos e mentirem aos sócios dizendo que vao apostar na formação e depois mandam embora o Helder Barbosa,o Vieirinha e o Paulo Machado...isto é apostar na formação...?
    Tenham vergonha,os socios têm que se revoltar e nao caír nestas desculpas esfarrapadas desta sad que andou a esbanjar o dinheiro do clube em brasileiros,brasileiras em jogo e outras coisas ílicitas...
    Aonde está o dinheiro?
    Zirtaev,ze,voces defendem esta sad entao respondam-me aonde esta o dinheiro?
    Como o benfica nao ganha nada e nao vende e nos fartos de ganhar estamos sp coma corda na garganta?
    Anderson em inglaterra por esta altura ja vale 40 milhoes no mínimo e ainda ne jogou,agora se acham m bom negocio...
    Falam de que clubes aguentariam a proposta do anderson?
    O Lyon...o santos so vendeu o robinho quando quis e bateu o pe ao real várias vezes,e só saíu quando deram por ele o que ele nao valia e aío o santo fez grande negocio.
    O Benfica,digam-me que jogador verdadeiramente importante nos ultimos anos saíu do benfica...?
    Tiago?e nnum grande negocio.
    Mas ainda este ano nao venderam ninguem.
    Agora não deitem aqui no blog areia para os olhos dos sócios,para isso basta o presidente que foi mudo durante o ano enquanto eramos prejudicados e que se lembrou de falar para arranjar desculpas por um péssimo negocio...
    E o jogador do Manchester nao é oferecido ao contrario que diziam,o porto tem dto de preferencia,mas tem que o pagar como é óbvio...
    Dto de preferencia é diferente do jogador ser dado ao Porto...E para Roossis e egales prefiro helder barbosa e vieirinha...

    ResponderEliminar
  94. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  95. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  96. ricardo, haja alguém que veja as coisas como elas são!!!




    cumps

    ResponderEliminar
  97. E ze arranjar clube para o lucho nao é dificil,,o villareal tem interesse nele porque o treinador ´+e admirador do lucho e o Porto tirava sem dificuldades 15 milhoes por ele,que é o valor dele no mercado e desafogava as finanças e mantinha o seu maior activo desporivo e nao só o anderson...
    Podiamos vender o Pepe,a juve ja fez saber que paga 20 milhoes pelo Pepe,sería melhor negocio que vender o anderson,1º porque temos mais soluções para colmatar Pepe,2º porque Anderson tem maior margem de progressão e valorização do que Pepe...

    ResponderEliminar
  98. Ricardo:
    - Qt pagou o MU por Anderson? Onde é que menti?

    - Qts jogadores de 19 anos conheces que tenham sido comprados por mais de 15M?

    -Qts negócios viste na conjectura actual do futebol superiores a 25M e quais?

    - Que preferias, dada a situação do clube, que tivesse de fazer um aumento de capital ou se afundasse na falência, ou ficar sem Anderson?

    - Que clube no mundo, sem ser um dos grandes, dos grandes campeonatos, recusaria este negócio, mesmo sem problemas?

    - Qts acusações já viste à minha pessoa precisamente por contestar esta SAD, Achas que me converti?

    - Qts vezes tens de ler o post para entender que sobretudo o que faço nele é não defender a SAD?

    - Qts dos meus comentários leste aqui nesta caixa de comentários?

    Podia-te fazer muitas mais perguntas, mas só te peço que te acalmes e ponderes bem o que disseste sobre mim, depois responde a estas perguntas.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  99. vejam bem o que se tem passado na equipa:

    a brasileirada que não joga toda a armar peixeirada e a dizer mal do treinador.

    agora o assunção vai ser mandado embora por também ter tido um conflito com o jesualdo.

    o Pepe anda há meses a pedinchar para alguém o vir cá buscar.

    o Quaresma tá mortinho para sair,só que não quer um atlético nem um bayern...mas para ficar EXIGE que lhe aumentem o ordenado,senão faz trombas e birras.


    O Jesualdo só pede trampa, kaz,madrid,..mas isso são jogadores para o Porto?

    fodasse,mas agora somos um clube para jogar para 5ºlugar?


    engano-me muito ou Jesualdo só ficou para servir de escudo para a Sad???

    Quando as coisas rebentarem para o torto,atiram as culpas para o Jesualdo e metem-no na rua....camuflando o resto.

    ResponderEliminar
  100. Ricardo, conheço muita gente em Inglaterra, alguns ligados ao futebol, ja la vivi e e sei que o passe do Anderson vai valer dentro alguns meses (se nada se passar fisicamente com o jogador) cerca de 60 milhoes (mais ou menos aquilo que o Chelsea pagou pelo Schevchenko).

    Evidentemente isto também tem a ver com o clube e a liga em causa.
    Qualquer jogador com 19 anos que joga no escrete valoriza exponencialmente.
    Ja perdemos essa oportunidade, quem a vai aproveitar é o Manchester.

    Rui Moreira, concordo com tudo o que disse menos com a inevitabilidade da venda do jogador. Mais uma vez, falta de coerencia e visao de uma SAD que nao esta la para gerir o clube. Se assim fosse nao teriamos decisoes como as dos ultimos 3 anos.
    Temos exemplos de grandes jogadores como o Lisandro, o Lucho, o Quaresma (este foi um verdadeiro negocio à Pinto da Costa), o Paulo Assunçao, o Ibson ou mesmo o Adriano que foi o abono de familia nas duas ultimas épocas.
    Aqui nao incluo o Pepe nem o Meireles porque foram escolhas do Mourinho.
    Depois temos os Leandros. Para encher bolsos.

    Desportivamente pode ter sido positivo, depende de quem entra, depende do sistema de jogo, depende da motivaçao, do controlo de balneario, do equilibrio do plantel. Depende de muita coisa.

    Monetariamente, ganhar menos de 10 milhoes depois de todas as contas feitas, é manifestamente uma asneira tremenda. E nao vale a pena andar a tapar o Sol com a peneira.

    A SAD esta com a corda no pescoço e corrigiu meia duzia de asneiras com uma asneira quase anedotica.

    Menphis: O Baia nunca foi suplente do Bizarro. O Porto nao o libertou para o primeiro Mundial de Queiroz e foi por isso que o Bizarro foi titular. O Baia foi sempre o titular.

    ResponderEliminar
  101. Verdadeiro,

    dizes-me que não achas a política de empréstimos mal planeada "desde que seja orientada para, no ano seguinte, enquadrar no plantel os jogadores que se afirmaram."

    O problema é que não é isso que acontece! Aliás como tu bem sabes.

    Só um exemplo (para a mesa), então o H. Barbosa, sendo uma jovem promessa do clube lesiona-se gravemente na Académica e nós assim que ele está bom, enviamo-lo para a Madeira?

    Não era de o manter até Janeiro na equipa principal ate para receber algum "carinho", conviver com as exigências semanais de um clube que é obrigado a ganhar todos os jogos?

    Nem que fosse para aferir da extensão da sua margem de evolução e garantir-lhe mais peso e cultura táctica.

    Vai para o Nacional. Acho que temos consciência que se existe clube onde os brasileiros abundam e que personifica o samba de meia-noite durante a semana, esse clube é o Nacional. O rival também não serve.

    Os que foram para Leiria, de experiência de alta competição levam o que é jogar em estádios vazios...

    É. Os nossos empréstimos são assim. Entretanto contratamos ao Mendes, que é amigo e até faz fiado.

    Abraço

    ResponderEliminar
  102. henrique essa de dizeres k o madrid e o kaz nao sao joagdores para o porto nao percebi.se calhar sao dos poucos medios a actuar em portugal k tem lugar no porto.kerias k o porto fosse buscar o essien e o xavi??nao sei se te lembras ninguem dava nada pelo assunçao,meireles,maniche,deco,alenichev,pedro mendes etc e viu-se no k se tornaram.o porto tem o costume de ir buscar jogadores a clubes pekenos e fazelos grandes jogadores.tambem agora cada contrataçao k fizerem nao se pode cair logo em cima.so se for tipo fernando aguir ou beto,pronto ai ate compreendo agora estes 2 jogadores k tem provas mostradas k sao bons jogadores axo mal ja estarem a deitar abaixo.

    tambem farto-me de ouvir aki reclamaçoes pelo facto do lino ter 30 anos.keria saber o k isso tem de mal.o jogador chegando aos 28 29 anos ja nao presta??os grandes clubes chegam a ir buscar jogadores com 33 e 34 anos.e dou o exemplo de inglaterra.jogadores esses k depois fazem grandes epocas.portanto axo k nao é por causa da idade k podemos pegar.

    ResponderEliminar
  103. Vocês desculpem lá, mas alguém me elucida?
    O Paulo Assunção também vai embora?
    Dispensado porquê?

    Se o Jesualdo quer limpar, que limpe mas que os tenha no sítio e diga os porquês. É que se o Assunção também sai com a desculpa dos problemas com o técnico (e já temos as rábulas do Ibson, do Moraes e do Bosingwa) então para mim já é merda a mais no balneário e, quem sabe, se calhar a culpa não será só da brasileirada.

    Madrid´s e Kaz´s?
    Agora, aqui por Joane (10 km de Guimarães) até já há quem murmure que o Renteria vem para o Vitória. Depois do Marques ser dado com dispensável, só faltava outro a durar meio ano mas com não sei quantos anos de contrato...

    O problema é, de facto, de gestão e de curto prazo na política desportiva e financeira. E os adeptos deixarem-se embalar em vitórias obtidas à custa do suor de muitos mas amaciadas com uns largos cifrões só para alguns.

    Não posso deixar de ficar perplexo com os que defendem veementemente a saída do Lucho. Então ele não vale nada? Devem andar todos doidos na Argentina para ser sempre chamado à selecção... lá está, deve ser outro Anderson...

    A esses, mais os Pepes e os Quaresmas, podemos vender porque isto e aquilo, mas quem é que questiona porque é que os milhões dados num nabo como o Postiga não foram empregues noutro jogador? E se algum dia serão recuperados?

    ResponderEliminar
  104. olha no meu blog estão lá duas opções que descobri num site lá de fora...e foi de lá que (cof cof) anunciei a história do Nani no MUFC.... é uma troca de jogadores envolvidos na compra do Anderson.... espreitar naõ custa... http://bwinsuperliga.blogspot.com

    ResponderEliminar
  105. Faço minhas as palavras do Dr Rui Moreira. Excelente análise! Gostaria, ou julgo que podendo falar por todos, gostariamos que participasse mais vezes nas discussões que aqui fazemos, sempre com elevação, nós os portistas fiéis a esta camisola e simbolos de trabalho,suor,honra e liberdade .

    ResponderEliminar
  106. Caro amigo Guga, você de facto tem razão. O problema, penso eu (mas dou o benefício da dúvida), é que o Lino não vai ser nenhum Seedorf, Madlini ou Cafu (esses sim, trintões a correr como alguns de vinte não conseguem).

    Até pode servir, admito, não era preciso era ter ido buscar o Mareque por 4 épocas... Aí é que está o busílis da questão.

    E depois: foi o Jesualdo que o quis?

    É que eu parece-me que o Jesualdo está como o Adriaanse: um cismou com o Madrid, o outro era o Hesselink...

    ResponderEliminar
  107. JÁ TÁ Aí MAIS UM BRASILEIRO:

    FERNANDO REGES

    www.jn.pt

    ELES NÃO PERDEM TEMPO!

    ResponderEliminar
  108. Pois, Teixeira

    eu só estava a dizer que não sou contra os empréstimos per se

    sou é contra os empréstimos da maneira que andam a ser feitos.

    P.S. (teixeira) - e também acredito muito no Hélder Barbosa (por mim já tinha ficado no plantel esta época)

    Essa do P.Assunção é que me lixou. Mas pensando bem, também é um jogador potencialmente rentabilizável. Li qualquer coisa de 10 milhões de euros por ele. Se assim fosse poderiamos facilmente comprar um substituto à altura e amealhar uns 7,5 milhoes. Era preciso é que alguém se chegasse à frente...

    Só para finalizar, o Lucho é brilhante.
    Acreditem que é ele que faz os outros médios parecerem bons. Porque, se repararem bem, podemos não reparar no Lucho, mas ao lado dele não há ninguém que pareça jogar mal. Prescinde do brilho individual para pôr os outros a jogar.
    E sem nos darmos conta, lá vai marcando mais de 10 golitos por época, o que é obra para um médio.
    Vão ver quando ele sair a tremideira que vai ser.
    E aí ir-se-ão lembrar de um dos jogadores com mais classe e elegância que passaram pelo nosso clube.

    Também li qualquer coisa sobre uma hipotética dispensa do João Paulo. Será possível, depois dos poucos (mas excelentes) jogos que fez?

    ResponderEliminar
  109. henrique, da 3ª Divisão brasileira

    promete...

    ResponderEliminar
  110. o que interessa são as comissões...


    e ja devem vir a caminho mais alguns...

    ResponderEliminar
  111. Sim Zirtaev que achas desta aposta nas camadas jovens a dispensar as nossas pérolas e a contratar Linos e jogadores da 3ª divisao brasileira?
    Zirtave,respondendo ás tuas perguntas.
    Eu li os comentarios,tu é que parece que nao leste os meus,
    Clubes?Dei o exemplo do Santos e da forma como neogicaram o Robinho e o mantiveram até lhes dar jeito.e é um clube brasileiro...
    Depois tens o Lyon que há anos que segura o Juninho,o cris e outros...
    DEpois por rídiculo que pareça tens o Benfica que sem ganhar dinehrio nenhum é raro vender um jogador fundamental da equipa...
    Nenhum clube grande da Europa ou até médio vende um jogador no ano seguinte a contrata-lo,quem sabe como funciona o mercado sabe que é estúpido,ainda para mais quando falamos dum jogador de 19 anos recem convocado para a seleção principal do brasil e que valoriza a cada dia que passa...
    Depois,perguntas transferencias por jovens de 19 anos...o Cristiano deu a ganhar 18 milhoes ao Sporting,o mesmo que na prática o Anderson da a ganhar ao Porto e o Ronaldo na altura nunca tinha sequer jogado pela seleção portuguesa e mesmo assim é unânime hoje que foi um mau negócio para o sporting...
    Agora imaginem se estivermos a falar dum jogador com o mesmo talento mas que vai ainda jogar na seleçlao do brasil,que pode vencer um mundial e que so jogou uns 14 jogos...
    Imaginem quanto valería para o ano a jogar...
    E sem essa desculpa rídicula do pinto da costa das lesões...
    Por mim mais vale também vender o Quaresma e todos os craques do plantel,se estamos sempre a pensar que se vão lesionar então mais vale vender tudo a preço do saldo...
    Quem anda no futebol sabe que não é assim que se negoceia...agora querem atirar areia para os olhos dos socios,façam-no...
    Juntem-se á sad e ao nosso presidente que até teve que falar desta vez porque ele proprio sentiu que era dificil entender uma venda destas...
    Podíam-lhe era perguntar como se aposta na formaçao a mandar os nossos jovens embora para clubes de 2ª linha aonde nao vºão evoluir pois nao jogarão para vencer títulos e é a jogar assim que se criam grandes jogadores e nao em tacticas ultradefensivas e em equipas sem ambição...
    Apoistar na formação é contratar brasileiros de 30 anos que nao tinham lugar numa equipa grande do Brasil sequer...?
    Ou é contratar jogadores de 3ª divisao brasileira...?
    Respondam a isto...

    ResponderEliminar
  112. E por favor leiam bem o excelente texto do Dr Rui Moreira...
    Voces estão a interpretar de forma errada,ele não diz que concorda com a venda do anderson,diz que o Porto preicsava de um encaixe mas que esta acaba por ser uma venda de recurso e que só sería um bom negocio se o Anderson não se pudesse valorizar o que não é o caso...
    Ele próprio condena e bem esta pli´tica de contrar linos e afins...
    O negocio do Anderson foi mau porque o POrto podía ter ganho muito mais se o conservasse mais um ano,e foi mau porque agora nao temos substitutos á altura e o Porto vai aproveitar para encher mais o clube de brasileiros sem qualidade e mandar embora todas as nossas promessas...

    ResponderEliminar
  113. deve andar tudo aos saltos de alegria com mais esta aquisição de peso.

    um médio da 3ªdivisão brasileira!


    a fome que eles têm de comissões...


    este vai para onde? leixões?sanjoanense? infesta?

    ResponderEliminar
  114. Ricardo, o que é que eu tenho dito e disse no post que deu origem a esta caixa de comentários:
    -Que dados todos os erros, o FCPorto necessita de dinheiro imediatamente
    -Que dado o aparecer de alguém com o dinheiro e dado o valor, foi uma extrema urgencia vender.

    Ainda no comentário anterior te perguntei:
    - Que preferias, dada a situação do clube, que tivesse de fazer um aumento de capital ou se afundasse na falência, ou ficar sem Anderson?

    31M é pouco? Não é pouco dada a conjuntura, quero ver nesta época de transferências que valores vão correr por aí, e dada a situação do clube foi necessário vender.

    Podia ser melhor? Talvez,mas não passa de especulação dizer que para o ano valeria mais.

    Porra!!! Leiam o meu post, está lá tudo.

    Acuso quem sempre fechou os olhos à situação do clube e voltou a votar nesta direcção.

    Digo que a situação do clube é má.

    Digo que 31M é muito dinheiro.

    Digo que o clube precisa desse dinheiro e por isso é um bom negócio.

    Digo que acima de tudo é oportuno este negócio.

    Digo que só espero que o dinheiro seja bem aplicado.

    Digo que é um primeiro passo para ir resolvendo os problemas.

    Digo que não é a comprar jogadores de 30 anos (não interessa o seu valor) e a dispensar jovens que se está no bom caminho.

    Digo que manter um jogador contra a vontade pode ser um problema.

    Digo mais uma vez que o problema é muito, muito grave.

    Está tudo no post. Só não entende quem não quer. Que adianta mantermos um grande jogador para ele valer mais 10M se para o ano ninguém aparecer com o dinheiro? O FCPorto neste momento não se pode dar a estes luxos, será difícil de entender isto? Dizem que ele já vale agora 50M, mas quem os dá? Que transferências vêm deste valor hoje em dia?

    A cruel realidade é que o clube precisa de muito dinheiro e já, logo aparecer alguém a dar 31M por um jogador, mesmo o Anderson, foi um bom negócio. Não adiante tentar imaginar futuros e valores que poderiam nunca chegar a dar.

    Dizer que o FCPorto só ganha 14M com este negócio é querer deturpar tudo. Neste momento entram 25M de euros na SAD e é isso que importa, o que ele custou já estava pago há muito e pago aos bocados.

    Custa ver o Anderson sair, preferia que ficasse mais 2 anos e depois valesse 60M, mas a cruel realidade não permite que isso aconteça, o FCPorto não é um tubarão, o FCPorto pelo contrário está mal financeiramente, este negócio veio na altura certa e por valores bons, e não fica por aqui lhes garanto.

    Um abraço.

    ResponderEliminar