27 novembro 2012

Os visionários guardiões das vacas sagradas do regime

A RTP já nem fala do Real Madrid. A correspondente rosa Veloso nem ao Atlético vai. Para ver algo do Real Madrid e do Barcelona continua a valer apenas a SIC. A RTP brindou-nos com um jogo de Moçambique entre solteiros e casados expatriados da "Metrópole", mais uns golos larocas na Holanda que tanto nos interessa. À noite, também ontem, a TVI do Carvalho e da Judite capricharam no dèja vu com Mourinho melhor de qualquer coisa e orgulho tuga. O Orelhas da RTP, por outro lado, entrava em onomástica muy, muy, muy como uma vaca a propósito do que Mourinho disse do presidente Florentino com quem se dá muy, muy, muy, muy bien. Uff, que alívio!
 
E, contudo, como sempre, o mundo gira e a bola acompanha-o. O serviço público da internet sai muito mais barato do que esse mastodonte anacrónico que amiúde identifico com o preto e branco dominante da história do servidor servidouro público.
 
Em Espanha, obviamente, onde hoje joga o Real Madrid na Taça do Rei beneficiando de ter jogado no sábado apesar das queixas de José Mourinho, não é um jornal "inimigo" ou de Barcelona que traz aqui o que há dias lembrei. Vem no Ás de Madrid a pôr os pontos nos ii.
De resto, numa altura em que o Barça, por mérito, e Messi, por génio, arrebatam tudo e todos, sucedem-se as coisas que a generalidade da Imprensa tuga esconde, glorificando pedaços de ocasião com os custos de oportunidade enormes que a economia das notícias acumula como défices de credibilidade e honradez editorial, a começar na tv do Estado.





 
Como parece ser tudo uma enorme cabala contra Madrid, eis que o Barça fica a 11 pontos do Real Madrid na altura dos dois anos dos Cincazero (27/11/2010), jogando com 11 canteranos, algo que Mourinho devia saber ser ideal barcelonista, pois foi adjunto de van Gaal quando Xavi lembra o que o holandês profetizava e preconizava. Esta até os de Madrid atiram à cara de Mourinho. Mas esta na RTP não passa sobre holandeses. Deixam-nos pérolas moçambicanas, como nos bons tempos da Metrópole e odes ao Portugal de Lisboa a Timor.
 
E o Melhor do Mundo parece ser um 2 em 1: MessIniesta.

Mourinho, ah essa vedeta lusa e vidente global que recalculará o fim do mundo maia a 20-12-2012, que protestou Iniesta como melhor da Europa e fez campanha, pateta, contra mais um FIFA World Player od the Year para Messi. Um visionário que há 500 anos não erraria na rota paa descobrir a América como Colombo nem o Brasil como o nosso Cabral.