28 novembro 2012

Vítor Pereira a rir

Ouvi qualquer coisa, que é basicamente o que costumo ouvir superficialmente... falando, num telejornal sobre Vítor Pereira ter-se rido de alguém ter dado conta de Jesus ganhar 4ME anuais (parece que brutos, como não poderia deixar de ser) e estar numa lista de mais melhor bastante ricos treinadores e, de chofre, à escala mundial, decerto arredores incluídos.
 
Acho que VP fez bem em rir-se e só rir-se do tema, da oportunidade da pergunta e da súmula do momento. Compreendo-o. Não partilho desse sentimento, mas percebo-o. Ou partilharia uma gargalhada conjunta se soubesse com ele a estória de uma alemã (as alemãs andam muito mal vistas) com 57kg e grandes mamas ser acusada pelo ex-amante de 82kg de querer sufocá-lo com essas armas...
Amanhã, senão hoje mesmo nessa premência do imediatismo também chegado às edições online dos pasquins cá da parvónia a rivalizarem com a pressão do momento em televisão, os jornais abordarão o assunto de forma grave e séria, para mostrar-se respeito pela coisa, algo que VP não terá tido e pode ser acusado de zombar da fortuna, quiçá da má sorte de não ser tão bem compensado no FC Porto?
 
Ficou, assim de repente, mesmo ouvindo superficialmente com a leviandade e ligeireza própria de todos os assuntos atirados para encher telejornais em vez de devidamente ponderados, enquadrados e expostos com fundamentação e até, porque não?, moral da história, plasmado um tema momentoso que acirrou (pelo menos) uma reportagem, banal e bacoca, de um Telejornal. Presumo, creio que bem, que a conferência de Imprensa do treinador portista foi ao fim da manhã ou pela hora de almoço. Logo, houve tempo para preparar o trabalho jornalístico, em vez de apresentar um achincalho que só diz de quem o preparou, apresentou e de quem o deixou, mais uma vez, chegar assim à pantalha. Ah, penso que ouvi na RTP-1 e está justificado o tal serviço público, a falar-se de treinadores ricos e de milhões para aqui e para ali, como bagatela, o que vai bem com o mastodonte RTP que sorve 1ME diários cuja grande fatia é paga por contribuintes, alguns dos quais nem vêem a RTP ou por acaso não viram este episódio de futilidade informativa nesta noite.
 
Talvez pressionados pelo online, por seu lado, os pasquins desataram a perder menos tempo em enquadramento, situação e reflexão sobre o salário dos treinadores. Amanhã trarão a coisa com a gravidade que merece o tema, oi abordá-lo-ão com a superficialidade costumeira que afundou a Imprensa em geral e a Desportiva em particular? Curiosamente, agora que se fala de dinheiro, parece que a Imprensa Económica, embora residual no contexto dos jornais em banca, tem sido o sector em ascensão. Ao invés, segundo a insuspeita APCT que controla as vendas dos pasquins, os desportivos perderam em méda 57 mil e tal jornais diários desde 2004. Como à APCT não se submete A Bola e O Jogo pouca variância sofreu nos seus números, parece que é o Record a perder basicamente 57 mil ou perto disso de jornais por dia. O que vai em conta, já agora, com o afundamento do jornal que em 2003 era líder com mais  de 91 mil jornais diários vendidos e, com esta Direcção que o tornou mais Rascord que nunca e até magazinesco ao ponto de se ler com o título ser um jornal de actualidade geral "especializado em Desporto" (sic), quando era o melhor diário desportivo  desde 1996 em tempo de todos os desportivos saírem diariamente, e agora o Rascord está nos 52 mil.
Mas, voltando a contas, amanhã alguém fará as contas a 1ME por cada Taça da Treta que Jesus ganhou no Benfica e que o saldo de cada troféu, olhó campeonato, é bastante modesto comparando para o destaque do dinheiro que se lhe atribui de vencimento anual?
 
A coisa, em vez de enfatizada tanto por soberba como por imbecilidade ao não ter tratamento informativo devido ao efeito salário-troféus, poderá ser vista de um binómio económico gasto-produção de forma ainda pior. Mas economia e finanças é coisa que a tv trata mal e porcamente, como se sabe...
 
Como sublinhei quando o Barça ganhou em Outubro na Luz, tratou-se, com Tito Vilanova, de Jesus perder em casa com mais um, depois de três treinadores ex-adjuntos ali terem subjugado o Benfica
Villas-Boas (duplamente, com 2-1 e 3-1 em 20 dias apenas)
Vítor Pereira (3-2 também com o FC Porto)
di Matteo (1-0 com o Chelsea)
Vilanova (2-0 pelo Barcelona)
 
É certo que di Matteo já saiu do Chelsea e não custa acreditar que estaria no top dos mais bem pagos.
Vilanova parece que está no top-10 e AVB uns furitos acima de Jesus.
 
De que se ri Vítor Pereira, então? Logo ele que após 2-0 em Braga foi apontado como não extravasando alegria por manter a liderança? Esta risota pelo menos sempre descomprime do facro de normalmente se apresentar sisudo, na esteira da Artur Jorge, António Oliveira, Fernando Santos, Jesualdo Ferreira, quiçá porque Pinto da Costa paga-lhes efectivamente muito mal...
 
Com o seu trajecto e sucessos, poderá em breve vir a passar para um patamar superior ao de Jesus. Mesmo que deixe para ele a Taça da Treta.
 
Por falar em jornalistas e idiotas na televisão, é confrangedor ver que a Judite de Sousa, esta noite de novo emparelhada com o Zé do Carvalho na entrevista a Passos Coelho, é cada vez mais estúpida, idiota e ignorante. Aliás, o programa que costumava ver "Olhos nos Olhos" por causa de Medina Carreira, deixou de me interessar pela impertinência e burrice da Judite que não aprende nada, desconhece coisas básicas sobre as matérias que aborda e, à maneira do jornalista tuga, fica-se pela espuma das coisas, o de recadeira leva e traz aflorando o que se diz por aí e apenas politiqueira barata com as tricas partidárias como única preocupação serôdia da sua intervenção. Qualquer estudante de jornalismo deve saber mais do que isso e ela até é tida como formadora ou professora na cadeira em cursos superior de Jornalismo. E já nem a penteiam decentemente, porque é difícil dar um ar bonito a quem não tem mais nada para mostrar.