09 janeiro 2013

Ah, Izmaylov, sempe é diferente

O tal "acordo", de cujos contornos gerais aqui falei respondendo aos rumores da semana passada, frutificou. Esperemos que as maçãs podres tenham ido para Alvalade e, no 2x1, o novo reforço do FC Porto seja capaz de dar o seu contributo. Para mim, Miguel Lopes era muito fraco e se estava em final de contrato foi uma boa saída; curiosamente, o seu jogo com mais contributo deu um golo e uma assistência para Jackson evitar a derrota em Vila do Conde (2-2), coincidindo com a sua saída, salvo erro, do onze, sabe-se lá porquê mas não tem nível para o FC Porto; quanto a Ventura, mais uma promessa eternamente adiada.
 
Será, enfim, este o tal Izmailov? O russo chega como Izmaylov, o y faz toda a diferença e seguramente terá a ver, até com o meu maior receio, com o tradutor russo que às vezes mudava de nome para Carlos Martins ou Martins qualquer coisa, mas nunca Paulo Barbosa que, como agente de todos, dos russos todos que trouxe (Yuran, Kulkov, Ovchinnikov) praticamente deram mais problemas do que soluções, ainda que os dois primeiros tenham chegado a campeões. O guarda-redes, de resto, nunca me convencera e belisquei-me até à última para ver se ele, afinal, não vinha mesmo, foi um flop e nunca percebi o que viram nele a mais do que eu via. Desses negócios pouco transparentes e nada reluzentes dispenso e certas coisas ficam como marcas para a vida.
 
Izmailov, o ala de regular categoria no Sporting, era muito bom jogador e chegou a ser o único dos leões que podia ver no FC Porto. Zé Couceiro diz agora que, quando esteve no Sporting (já nem lembrava...), o Porto pediu-o e ele pediu Hulk. Não é burro, o ex-treinador do FC Porto que chegou num fim de Janeiro de 2005 depois de, pelo Setúbal, empatar em Alvalade (1-1) na véspera de assinar no Dragão. Izmailov do Sporting será o mesmo que, agora com y, aparece no FC Porto. Duvido, duvido muito, de resto ele não joga regularmente há dois anos (ou três?). Posso compreender que tenha definhado moral e psicologicamente com o afundar da equipa - mas o seu empresário não o alertou para isso? Não o seduziu a forçar a saída para a Rússia? Izmailov não esteve "exilado" no seu País, querendo fugir ao Sporting?
 
Será, agora, o BÁLSAMO FC Porto a reabilitá-lo, até lhe mudando o nome? (sei que o cirílico é muito traiçoeiro, sei ler os nomes, conheço o alfabeto)
 
Espero que sim, porque Marat - não era melhor assim? - não só tinha pinta de jogador como era mesmo bom. Ala, médio, extremo, solidário, ajuda a defender, perseverante, resistente, rematador, até como ajudante do ponta-de-lança poderá actuar. Estará em condições físicas? Claro que não, não joga regularmente há muito tempo. Problemas de cartilagens e meniscos? Se os médicos do FC Porto aprovam, basta dar-lhe ritmo.
 
Agora que, finalmente, foi apresentado, apesar de o rótulo de "Oficial" veicular desde ontem mas sem entidade alguma com autoridade para o fazer mas ainda assim patente nalguma bluegosfera que anda aos caídos, é de crer que venhamos a ter um Moutinho à maneira russa, se Marat der a consistência e fiabilidade que o tornaram reconhecido em Alvalade.
 
Mas irá poder jogar com regularidade e bem? É legítimo continuarmos na dúvida, por todos os antecedentes. É legítimo até aos sportinguistas duvidarem disso, depois da paragem prolongada em Alvalade. Para mim esteve sempre lesionado, até chegou a acusar os do Sporting de não saberem tratá-lo.
 
Pois é por isto que as trocas de jogadores são salutares. Há jogadores que não estão bem num clube e se todos se derem bem pode mudar-se para outro. Há jogadores que têm nível para clubes de topo. Marat é um deles. Os sportinguistas, infelizmente estúpidos como os vizinhos, não entendem se Marat se der bem no Dragão, se calhar vão dizer que a culpa é dos árbitros e blá, blá, sem perceberem, como Moutinho deixou claro como água, que Alvalade afunda jogadores e estes querem evitar o naufrágio. Estas trocas servem para isso, ganham todos excepto os rezingões que disparatam por tudo e por nada e que são os responsáveis pela crispação que vivem certos clubes uns com os outros. Calhou ouvir, por sinal, Jesualdo Ferreira dizer isto na sua apresentação de hoje, como treinador, no Sporting. O problema é que os grunhos nunca entendem nada de bem, só gostam de atirar pedras, pôr lama na ventoinha, falar da dignidade dos outros. Depois, a Imprensa de sarjeta dá oportunidades aos mais broncos e a paz nunca chegará, verdadeiramente, mesmo que os clubes ultrapassem divergências históricas e rivalidades que devem ser sadias e não doentias.
 
Por isso disse, na semana passada, que sou a favor destas trocas, o Porto já as fez com o Sporting e até com o Boavista. Com o Sporting deu-se mal, o refugo de Alvalade não pegou aqui e João Moutinho não é caso, embora seja exemplo por as boas relações terem permitido uma transferência, onerosa mas proveitosa. Não é caso porque o FC Porto pagou 12ME por ele, mas é exmeplo porque, a despeito de divergências entre dirigentes (então Bettencourt) e mesmo entre o Sporting e Moutinho (a maçã podre ficou lamentavelmente para a história), a verdade é que, como confessou Bettencourt, a proposta do FC Porto foi a única, decente e de jeito, que teve pelo jogador, nada de Everton e quejandos.
 
Os adeptos devem ter melhor encaixe destas coisas e deixar-se de picardias e epítetos aos jogadores que partem. Aliás, muitos do FC Porto partiram e foram aplaudidos até quando marcavam golos ao FC Porto. Os de Lisboa ficam rancorosos, como sempre, e histéricos na sua flamejante indignação medíocre. Não gostaram do negócio-Moutinho? Então este ainda custará mais a engolir. Custará? Se Marat não jogava, fará falta? Fará, se Izmaylov, agora com y, pegar de estaca no Dragão.
 
O que os motiva? Moutinho disse-o e logo no seu primeiro ano ganhou tudo de importante. Izmailov viu, desde Alvalade, que o Sporting estava em desagregação, já teve berbicachos disciplinares, tentou fugir para a Rússia, o seu agente secreto fez e desfez e por isso não gosto dele, o russo não é difícil de ler mas é incompreensível de ouvir falar e o passado de Paulo Barbosa com jogadores no Porto não é abonatório.
 
Sei lá se Izmaylov vai estar bem de azul e branco? Espero que sim, ao seu nível entra de caras a titular e James poderia derivar para o meio ou a meia-esquerda de apoio a Jackson. Ups, James está lesionado, Izmaylov até pensei que estava lesionado mas não parece, simplesmente estava farto e não se aplicava, acusam-no de mau profissional mas o ambiente no trabalho pode dar nisto, só quem já passou pelo mesmo sabe que é assim, mas os grunhos e rancorosos esperam que ele vingue para epelidá-lo de qualquer coisa, depois de terem querido despedi-lo até, uma vergonha e uma vergonha tudo o que se passa no Sporting em degenerescência cognitiva e sob apertos de "carácter" por parte dos vizinhos que não lhes ficam atrás na palermice e saloiice de rival armado aos cágados.
 
Se Izmaylov está aprovado clinicamente poderia fazer uma perninha na taça da treta em que perdeu duas finais por penáltis. Sempre dava ritmo para a Luz, presumindo que está inscrito para jogar. Afinal, de tanta notícia "oficial", só agora deu à luz com o nº 15 de Alenitchev, esse sim que deixou saudades e não foi trazido, salvo erro, por Paulo Barbosa. Foi ele o tradutor na entrevista "oficial". E o "Oficial" é, foi mais no canal de tv assumido pelo clube ou no site oficial do clube que era suposto ter mais informação do que a miséria, até nas fotos foleiras, ali exposta? Também se assume que o site é para inglês ver e o canal de tv vincula mais o FC Porto pelo "exclusivo" além do "oficial"? Já estava à espera destas confusões, mas cada um toma o que quer...
 
E, se se recuperar, agora com y, recuperayr?, o FC Porto pode ser trampolim para Marat voltar à selecção da Rússia e Pinto da Costa vingar-se do parvo do Paulo Bento atirando com Portugal para os play-off e o 2º lugar habitual do treinador perdedor de quem, estranhamente ou não, não solicitaram para falar do seu ex-pupilo.