17 janeiro 2013

Olhar o Guardiola

Já todo o mundo sabe, e vai seguir com interesse, se não avidamente, que Guardiola vai treinar o Bayern. O Bayern? Bem, o Bayern e tal, até pode ser como outro grande qualquer. Agora, o Bayern? Guardiola tem tentação pelo alemão? Hum... Para quem se preocupa se Pep vai ter o mesmo sucesso - não vai, claro, seria impossível porque o Barça que ele criou e ainda gira e gira e gira bem giro por aí é irreplicável, no dia do seu fim explicarei sucintamente - reparem que ele incrementa as dúvidas indo para um país cujo idioma desconhece. É claro que pode aprender, não tem problema algum, mas nem é esse o ponto, pois não?
 
Guardiola vai para o campeonato talvez mais "limpo" do mundo, mais cheio de honestidade, também bastante dinheiro (e logo para o clube mais rico do país entre os mais ricos ou pelo menos prósperos), com uma cultura de futebol própria, no seu idoma que poucos (Áustria) partilham, um campeonato sem grandes polémicas mas estádios cheios (há ligação?), rigor financeiro, controlo de gestão, que se joga tanto ao sábado como em Inglaterra, enfim um grande campeonato. Olha, como Inglaterra, um campeonato onde não tem diários desportivos, curioso, e não deixa de viver bem, é publicitado, tem tv's por todo o lado. E os clubes aproveitam a sua formação, apesar de muitos estrangeiros em todas as equipas. Bem, contrapõem, escândalos tem havido... Pois, mas são tratados sem tibiezas e normalmente é de fora para dentro, não como em Itália ou Espanha ou... Portugal. Os árbitros são respeitados, não são aprisionados à saída da cabina até por um treinador estrangeiro visitante... Se levam uma peitaça não comem nem calam, agem por justiça.
 
Para quem se habituou a ver Pep, conhecendo-o, apreciando a sua postura elegante e uma fina ironia quando calhava, Guardiola vai para o campeonato que vai com ele, o seu perfil, a sua auto-estima, também um feudo onde se aventuram poucos estrangeiros, muito menos do sul da Europa (das cercanias alemães ainda vão alguns, holandeses especialmente, ou antigos refugiados do Leste). Talvez ali, na Bundesliga, Guardiola continua longe dos truculentos que de tanto desassossegarem os outros acabam presos, e fugidos, das suas próprias trapaças.
 
Foi no recato da Bundesliga, aliás, que o Bayern se construiu como grande. Só precisa de ganhar mais troféus europeus, porque perde muitas finais. Pep escolheu o caminho mais difícil menos fácil para recomeçar. O Bayern é rico, no contexto (até é odiado por isso no resto da Alemanha) da Bundesliga, mas acima de tudo estável. E não há jornalismo de leva e traz. Guardiola está como em casa.
 
Eu desde miúdo, que vi surgir em força o Grande Bayern e lembro ainda de memória o onze-base, sempre gostei desses vermelhos, depois do Liverpool. São coisas só do futebol, pronto, mas de saber ir vendo a evolução das coisas e o mérito a quem o trabalha.
 
A Bundesliga quase não passa nas tv's tugas? Ok, o Barça podia passar mas fazem por esconder. Problema de ignorantes, não de quem tem a janela aberta para o mundo, longe da tacanhez da qual Pep também foge.
 
Já perceberam, o Bayern?