24 novembro 2013

Borrar a pintura

Não vou falar da injustiça do resultado ou da irreparável falha, mais uma, do recalcitrante Otamendi. O 1-1 com o Nacional regista-se assim: imperdoável. Podia fazer como o Mário Chulares, insatisfeito, insultuoso e indecoroso (a senda dos "i"), convocar uma aula de catedráticos e dizer mal ao jeito, caquético, dele e inventando palavras como "i não se pode ixterminá-lo?", sem eira nem beira, senil e desligado da realidade. Se calhar, em contraciclo como o Chulares e Chuxialistas e Cª indiferentes (mais um i) àquilo que os rodeia e preocupados com o seu umbigo e amigos das fundações do regime que repetidamente nos levou perto da bancarrota e com persistência feroz, haverá por aí doutores para aulas magnas mas incapazes (i) de verem o óbvio e ficarem com a ispuma espuma dos dias e os soundbytes capangas da Imprensa (este i está certo) até se perceberem bem como são as coisas em Loures ou em Lisboa...
 
Porém, como nunca me fico pelo resultado, que pouco diz do jogo, quero realçar ser pena a equipa sair assim penalizada quando fez um bom jogo e parece reencontrada com o futebol de bola no pé, circulação, passe e constância de jogo e procura da vitória, tal como se viu em Guimarães, fruto das linhas mais próximas, um laço entre elas que dispensou a saída de bola dos centrais e com a equipa bem instalada num meio-campo contrário que o Nacional sempre povoou imenso.
 
Mas foi ao deixar uma bola entregue a um central, de novo, que o Porto perdeu pontos, ainda que possa aspirar a jogar melhor se converter o caudal ofensivo que podia ter sido premiado por Jackson nos descontos, mas houve também de novo um g.r. a brilhar e até no ressalto da bola Gottardi teve sorte.
 
Gostei, insisto, do jogo do Porto e assim acredito que vai ganhar muitos mais jogos. Mesmo com Varela improdutivo, Alex Sandro ainda uma sombra do que foi na época passada e Josué também ainda emocionado pelo apuramento da selecção, a equipa jogou, criou, marcou, podia ter ampliado e procurou sempre um melhor resultado. Foi atraiçoada internamente. Mas isso fez o resultado, não condiciona o futuro porque a equipa volta a ser pressionante e a sustentar o seu jogo ofensivo, mesmo que já sem Hulk e Moutinho e James e mesmo que Herrera continue a falhar passes e a não saber rematar.
 
Dos "i" já relatados (injusto, irreparável, imperdoável) posso acrescentar imoral, porque o que o Nacional conseguiu segue a lógica da batata que pode dar um prémio de vez em quando e a lotaria saiu toda a Manuel Machado. Não só manteve toda a equipa atrás, sempre, como a perder não tirou a equipa de trás, deixou-a na mesma acantonada na sua área e meteu três jogadores na frente para correrem e verem se saía alguma coisa. Saiu, o FC Porto "de Paulo Fonseca" não optou, como era timbre, por defender o 1-0, deixando de atacar. Com toda a equipa na frente, à excepção dos centrais, uma perda de bola inadmissível - faltava este "i" - mas nada inesperada (outro i) face ao passado recente de lapsos defensivos, tirou o merecido prémio à equipa e transferiu-o, de forma inquietante (mais um) para o outro lado: o Nacional só aos 73' fez Helton defender um remate. Mas passou-se assim, e assim isto parece irritante (faltava este), mas incomoda-me menos este empate 1-1 do que o 1-1 do Restelo que, de tão mau e há tanto tempo que nem me lembro, já tinha esquecido.
 
I... tudo continua, sem problemas de maior desde que as asneiras costumeiras não se repitam. Outros porventura acentuarão os defeitos marcantes da época, mas ontem só houve um, sobraram muitos méritos.
 
Assim, não há treinador que resista, de facto, e como tenho criticado imenso Paulo Fonseca desta vez até poupo a gana demonstrada de ganhar, ao substituir os piores jogadores da equipa (Josué, Varela, Herrera) até Otamendi - que estivera impecável (não tinha dito este i) até então - entrar em cena, procurando o 2-0 que podia ter surgido várias vezes. O FC Porto que jogava pouco até podia não ter cedido pontos neste jogo, mas com centrais que fazem do Natal todo o ano nunca se sabe.
 
Prefiro ficar com o jogo seguro, até enleante, com movimentos excelentes (aquele tiro de primeira de Lucho pensei que tinha dado golo). Podia criticar por não se ter retido a bola e obrigado o Nacional a procurá-la no meio-campo do Porto: encontrou-a sem querer. Nada que não se tenha visto em futebol e nada que possa perturbar um caminho que só agora, penso eu de que começa a ser trilhado, depois de meses a jogar para nada e a não dar esperança a ninguém.
 
A equipa tem muito pouco digno de merecer reprimenda mas deve crescer com estes erros. Podem parecer iguais, os erros, mas a forma de os resolver foi recuperada, assim creio e, agora, confio. Paulo Fonseca, pelas razões erradas, será alvo de incompreensão e de pressão me(r)diática, mas a culpa dele foi ter descaracterizado a equipa e agora sujeitar-se a umas "pauladas" quando procura acertar o rumo e trilhar caminhos seguros - mas nunca os há imunes (último i) a percalços. Foi pena.

(não vi o Benfica-Braga, vi o Dortmund-Bayern e reportagens em trabalho televisivo que é impensável fazer por cá por muito que vejam os outros fazer: e lá meti mais um "i", parece que o inverso do Dragão aconteceu na Luz, ganhou quem menos merecia e um deslize defensivo beneficiou o vencedor, mas é usual em futebol e quem mais joga acabará sempre por mais ganhar, o futebol também nos diz isso, é preciso acreditar no que se faz se se faz bem).

Sem comentários:

Enviar um comentário