26 fevereiro 2007

Uma mão cheia de confiança

Beira Mar 0-5 FCPorto
Lisandro, Lucho, R.Meireles, Alan e Adriano

O que à partida iria ser um “osso duro de roer”, transformou-se, por verdadeira paixão e entrega dos jogadores em verdadeiros “ovos moles”, e logo uma mão cheia deles, já que a noite europeia para isso tinha aberto o apetite. Vê-se que a auto-estima dos jogadores está elevada e mediante o difícil período que se antevê este é um dos factores mais importantes para se conseguir chegar ao melhor FCPorto, faltando, e talvez devido à tão famigerada paragem do Natal, que os índices físicos atinjam o seu melhor ponto, além de que em termos técnicos existe também sempre algo a melhorar.

O jogo até não começou da melhor forma para o FCPorto, o Beira-Mar entrou desinibido e forte, tentando surpreender os Dragões e nos primeiros dez minutos o FCPorto não se conseguiu impor, sendo as primeiras jogadas de relativo perigo na baliza de Helton. Mas entretanto e aos poucos azuis e brancos, que jogaram no já previsível 4-3-3, começaram a controlar o meio campo e fazer pressão na sua frente de ataque, recuperando com isso bolas em zonas perigosas para os aveirenses.

Tudo ficou mais simplificado quando aos dezoito minutos e num lance com mérito também para Jesualdo Ferreira, Lisandro numa excelente jogada do laboratório do técnico, concretizou à “boca” da baliza, abrindo caminho para o resto de uma primeira parte descansada. Parte essa que não terminou sem que mais um jogador do FCPorto fosse carregado na área adversária, em que a devida sanção por parte do responsável pelo apito não apareceu. Já estamos habituados.

A segunda parte começa com os portistas a controlar o jogo e a criar mais algumas oportunidades, mas por volta dos sessenta minutos, o Beira-Mar começou a acercar-se mais da área do FCPorto. Pareceu que o meio campo portista recuou, parecia cansado, com Lucho a parecer mostrar isso mesmo, parecia que se adivinhava a qualquer momento o golo dos aveirenses. Então Jesualdo troca Hélder Postiga, que penso andar mesmo a mais no ataque, e coloca Adriano. Para mim foi o momento do jogo. Adriano, além do que joga a mais que Postiga, faz jogar e o lance do 2º golo nasce precisamente dos pés dele, com um excelente passe para Lisandro à entrada do meio campo, e este após não conseguir marcar, entrega a bola a Lucho que à entrada da área não costuma perdoar.

Estava agora o jogo praticamente resolvido, a equipa de Aveiro entendeu que seria muito difícil, mas não baixaram os braços e com isso deixaram espaços na sua defensiva e foi com alguma facilidade que o placar se avolumou para o FCPorto. Raúl Meireles, que esteve muito bem durante todo o jogo, fez o terceiro em mais um forte remate de fora da área, contando com a ajuda do guarda-redes contrário. O quarto golo foi pelo recém entrado Alan, que substituiu o incansável Lisandro e depois de uma insistência de, mais uma vez, Adriano. O quinto tento, e talvez precisamente por já não resolver nada, foi de grande penalidade! Acreditem que é verdade. A falta sofrida por Pepe é indiscutível, mas também outras o eram, o que é certo é que foi marcada, e já vai servir para se desculpar a não marcação de mais uma dúzia delas no futuro. Adriano concretizou-a e muito merecidamente, já que para mim e pelo que mudou no ataque da equipa, é o homem do jogo.

Uma vitória folgada para dar confiança e num terreno muito complicado que esteve com quase quinze mil de adeptos do FCPorto a apoiar a equipa. Uma vitória em que mais uma vez Quaresma esteve em grande, tal como o Pepe e o Bosingwa que vai continuando a falhar muitos cruzamentos. A equipa está a subir de rendimento, embora ainda faltem solucionar alguns problemas a nível técnico e espera-se que o físico retome os níveis adequados, porque Março vai ser o mês do tudo ou nada.

25 comentários:

  1. Vitória justa embora por números exagerados. Porto jogou devagar devagarinho numa exibição fraca.

    o penalty da praxe por assinalar a favor do Porto (min. 36).
    2ºgolo nasce de posição irregular.
    Penalti claro sobre Pepe, mesmo para os anti-portistas primários.

    Entrada de Adriano pecou por tardia, penso mesmo que chegou a altura do Adriano entrar a titular.

    Agora esperar que a gripe das aves se estenda ao outro lado da 2º circular.

    ResponderEliminar
  2. Gostei da vitoria, obviamente. Mas aqueles primeiros 20 minutos da segunda parte foram do mais triste e pobre que vi o porto fazer ultimamente. Tanto queriamos ir para o guiness que conseguimos... o maior numero de passes falhados da historia do clube. Tou mortinho para ver a analise ao jogo no trio d'ataque mas tou convencido que o Porto falhou para la de 40 passes no jogo todo o que eh manifestamente preocupante. Nesses 20 minutos, pareciamos uns amadores a correr atraz da bola, a ser incapazes de a manter e incapazes de construir uma jogada com pes e cabeca. Fiquei angustiado com o espetaculo que se me deparava. Depois de repente, adriano recupera aquela bola a meio campo, mete ao Licha e tudo muda. Se voltamos a fazer 20 minutos como aquele com o braga ou maritimo, levamos na tromba que eh certinho.
    Ps.Sera que o Teixeira ja mudou (um bocadinho) de opiniao em relacao ao Renteria? Gostei de o ver. O puto tem garra. Parabens ao Alan, quando pode, nao falhou.

    ResponderEliminar
  3. Creio que o resultado é exagerado. Acho que 1-3 seria mais adequado mas o futebol é assim quando as coisas engatam é sempre a aviar, no entanto nada de embandeirar em arco e sim tomar como exemplo o que aconteceu ao Sporting após ter marcado 5 golos nos últimos quinze minutos contra o Nacional! É preciso refrear os ânimos e cair na realidade, pois só assim ganharemos o título e bem precisamos dele, para mostrar-mos a nossa razão em relação aos ataques que nos fazem constantemente!Foi bom, foi excelente, mas foi apenas mais uma vitória e nada mais que isso! O futebol é algo de efémero, o efeito de um jogo passa e dissipa-se instantãneamente...O árbitro não conseguiu nada , bem o tentou, mas foi de todo impotente, tal como seria de esperar de alguém que tem o nome que tem! Paixão de quê? De alvíssaras? Um abraço e atenção que o Renteria até sabe qualquer coisa de bola!

    ResponderEliminar
  4. eu gostei do jogo k o porto fez.nao tava muito confiante por causa do senhor bruno paixao mas a coisa la correu bem.para mim pepe,raul meireles,lisandro,quaresma e adriano jogaram muito bem.uma nota de destaque para o renteria k tem sido arrasado por alguns nossos amigos,acho k bem trabalhado pode sair dali um bom jogador.
    uma pergunta espero k nao seja chata,alguem me podia dizer a letra da musica nova dos superdragoes.eu sei k eles aproveitaram a musica do antonio variaçoes mas eu keria saber a letra.kem souber se nao se importar de por um comment agradecia.

    ResponderEliminar
  5. Ih, lá o que foi, como foi, se da estratégia, da persistência e confiança, se da mais valia, não sei bem... sei que a ouvir a Rádio já chateava lá um (lampião na certa) que o Porto nem merecia o golo de avanço, até vir outro e outro e outro, que ainda nem acabou, e o rapaz lá, enfim, encetou outro assim, assim, como discurso

    Ay, gramei...

    E que tem isso?, dirão, oh, tem que quando assim é nem se precisa dar resposta!

    Com votos de os ver a todos folgar assim de consolação muitas vezes, ainda vão os meus parabéns a todos os bons treinadores destes dias

    amelie

    ResponderEliminar
  6. Está visto. Penalties a nosso favor, só quando já temos 4 golos de vantagem.

    ResponderEliminar
  7. E os artistas da SporTv e da TVI que conseguiram inventar um fora-de-jogo no lance que antecedeu o 3.º golo?? Que palhaçada!!

    Param a imagem não no momento do passe, mas no momento em que a bola passa pelo Quaresma!!

    Espero que o Rui Moreira esteja atento, porque é certinho que os abutres vão querer aproveitar!!

    ResponderEliminar
  8. Bom dia a todos

    Helton deveria ter sido expulso por ter os braços no ar, qualquer dia apanha um castigo de 2jogos...

    Bosingwa devia ser expulso porque corre muito e é doping de certeza...

    Bruno Alves... Muitas faltas em frente à area o que daria a respectiva expulsão...

    Pepe... Empurrões pepe????? Carrinhos??? Indisciplina desta dava expulsão pela certa...

    Chech... naquela falta no meio campo tavas na rua...

    Quaresma devia ter sido expulso por várias simulações...

    Raul Meireles devia ter sido expulso por ter chutado com força...a toupeira também tava fora de jogo...

    Assunção devia ter sido expulso pelas sucessivas cargas sobre os adversarios...

    Lisandro devia ter sido expulso porque chutou a cair... fazendo claramente simulação...

    Lucho... Só deu pancada e devia ter sido expulso

    Postiga... Sempre a agarrar os defesas ... Devia ter sido expulso por mau comportamento...

    Portanto, vendo a tvi e continuando a analise do jogo existiram 3foras de jogo (um é da toupeira), se o alan nao marca e o penalty que nao é penalty... o Beira Mar se marcasse uns 4 golinhos ... goleava o FC PORTO!
    Estes tripeiros pá!???!!!!!!

    ResponderEliminar
  9. Grande jogo e bem tinha razão de temer o Beira-Mar e o Bruno Paixão.
    Até Jesualdo confessou conhecer pouco dos aveirenses...
    Pois, se alguém tivesse ido ver o jogo da Taça com o Maia... Ah, mas o Porto estava de folga na Taça, ninguém foi ver...
    Jogo muito difícil, mais uma gp por marcar, sim o 2º golo tem fora-de-jogo do Lisandro, último penálti indiscutível (mas amanhã falarei disso numa posta), goleada que não esconde as dificuldades e problemas persistentes mas, tal como o Zirtaev, sem ser o momento do jogo (foi o 1-0 e depois o 2-0), para o 5-0 foi fundamental a troca de Postiga por Adriano que bem merece a titularidade.
    Se alguém acima comentou a enormidade dos passes falhados nos primeiros minutos da 2ª parte reparará que foram duas bolas enviadas para e perdidas pelo Postiga que fez Jesualdo mudar de avançado imediatamente.
    Espero, de uma vez por todas, que o Postiga sente e sinta o banco que parece ter feito bem a Raul Meireles.
    No final, 5-0 acabou por nem ser muito. Podiam ter sido mais.
    Esperemos que essa diferença de golos seja também na classificação para o 2º lugar após os jogos de hoje.

    ResponderEliminar
  10. Depois de ter sofrido em Londres pelo Porto com o Chelsea cá estou de novo contente com a vitória, acho que a equipa está em crescendo mas ainda tem muito que andar, assinalo aquele penalti que daria o 2-0, esse é que era de marcar, o outro só o foi porque não interessava.
    Os comentadores são fantásticos aquele rui santos já via foras de jogo por todo o lado, enfim...
    De resto Adriano está mais que visto, ainda bem que não saiu, o Helton esteve menos bem, o Pepe em grande.
    Agora é não embandeirar em arco e continuar a trabalhar pois há aspectos negativos a corrigir e o que aí vem - Braga, Chelsea, Marítimo, lagartos e lampiões, - não vai ser fácil.

    ResponderEliminar
  11. Carissímos,
    mais alguém reparou que aos 9’ o ezequias protege a bola do Pepe da mesma forma como o Quaresma protegeu do Tixier.

    Foi tal e qual parecia fotocopia do lance de Leiria.

    ResponderEliminar
  12. Nuno tb reparei nessa "habilidade" da Sporttv no lance do 3º golo. A bola é passada pelo Meireles e passa ao lado penso que do Quaresma e os artistas para determinarem o fora de jogo param a imagem qd a bola passa ao lado do Quaresma como se fosse ele a fazer o passe!!! É evidente que aí já o Adriano está fora de jogo. Mas eles pensam que somos idiotas e não entendemos nada de futebol?

    Quanto ao jogo, acho que estamos de acordo (principalmente com o que diz o meirelesportuense), o resultado é bem melhor que a exibição e alguns problemas ainda têm de ser corrigidos, principalmente os problemas que sucederam no início da 2ª parte. Por isso tive o cuidado de não dizer em ponto algum do post que tinha sido uma boa exibição, salientei acima de tudo a confiança que trás aos jogadores uma vitória como esta.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  13. fIquei abismado com os comentários na tvi...disseram q o 1º e 3º golo do FCP tb são em off side, uma mentira completa até desmentida por Coroado e o penalty n tiveram a coragem de afirmar ter claramente existido!!! Uma aberração, o Sr. Sobral ainda disse q o 1º golo (limpo como a água) teve influência no resultado!!! uma vergonha!!!E eu estou de volta no meu blog dp de uma forte gripe. Um abraço em tons azuis e brancos.

    ResponderEliminar
  14. Amigos, este jogo é de preparação para o que aí vem, anda tudo (vermelhos e alguns verdes) a dizer que fomos beneficiados, para depois começar a verdadeira roubalheira, ainda vai ser pior que em campomaior, preparem-se pois terá mesmo de ser contra tudo e contra todos.
    Abraços Portistas

    ResponderEliminar
  15. porque e k ja estam a criticar o renteria sem ainda termos visto uma serie de jogos de principio ao fim.
    estam a espera k ele marque 4 ou 5 golos em 10 ou 15 miutos o tempo k ele joga so se for para estarem a tirar conclusoes precipitadas.
    se krm ver o ele vale inde ao youtube e vejam o video dele

    ResponderEliminar
  16. Bom felizmente não vi a TVI nem o manhoso do costume, mas pelo que aqui vejo escrito foi mais uma algarviada à moda antiga.
    Por acaso ontem enquanto via o jogo reparei que a realização do jogo achou por bem dar um meio-lance e não um lance completo (o 3º golo) pois tentam passar a imagem de quem passou a bola foi Meireles, quando este apenas passouiao lado da bola.Enfim tristes é o que é.
    Zirtaev ainda ninguém disse nada, ams tenho de te corrigir, Adriano faz um excelente trabalho no 2ºgolo mas passa para Meireles que mais tarde passa a Lisandro.

    Saudações Azuis

    ResponderEliminar
  17. aja vergonha. Os nossos jornalistas desportivos da Capital são uma farsa. Ontem na Tvi conseguiram afirmar que o FCPorto teve 3 golos irregulares e mesmo o penalty deixava dúvidas. Uma aberração. Uma farsa montada e que deveria corar de vergonha o País desportivo. O Sr. Luis Sobral afirmou mesmo que o 1º golo do Porto em fora de jogo (!!!) influenciou o resultado. O Porto ganhou 5-0 e só o 2º golo é irregular. O 1º tal como o 3º (os tais que estão em causa) são perfeitamente limpos, no 1º vão buscar um off side de posição que não interfere no lance de Pepe, depois Lisandro já está em posição correcta e no 3º dizem que resulta de um canto que nasce de um off-side q só eles vêm pois param a imagem a meio do passe. Enfim, uma vergonha, mas que preciso de a vincar, CLARAMENTE, aqui. E isto é tão ridículo que até Jorge Coroado defende a completa limpeza destes lances em oposição clara à falta de honestidade do Sr. Sobral. E o penalty que ficou por marcar sobre o Postiga? O árbitro teve dois erros, um para cada lado mas para os cegos vai voltar a Morgadinha e o apito dourado. Pois, pois... O que queriam era uma encomenda igual à do Elmano em Leiria, isso sim, dava muito jeito. Embrulhem!

    ResponderEliminar
  18. "mais alguém reparou que aos 9’ o ezequias protege a bola do Pepe da mesma forma como o Quaresma protegeu do Tixier."

    Por acaso esse foi um dos lances que me ficou na memória, parecia tirado a papel quimico... se calhar o pepe tambem se devia ter atirado para o chao a berrar que lhe tinham acertado... temos jogadores muito ingénuos!!!!

    nao sei porque perdem tempo a ver a tvbenfica, quer dizer, a tvi, são uns podres que apenas compraram os direitos de transmissao e das analises dos jogos para que não ficassem noutra televisao, dão os programas tarde e a más horas como se ninguém trabalhasse no dia seguinte e ainda por cima nao tem lá uma unica besta que perceba de futebol!!!! q desperdicio de tempo...

    ResponderEliminar
  19. tb vi esse lance gil mas nem pensei mais no assunto.

    ResponderEliminar
  20. O resultado foi exagerado mas inteiramente justo. Talvez um 0-3 fosse o mais adequado. Mas a malta não se queixa(hehehe).

    De facto o Postiga demonstra a cada jogo que passa que não pode ser titular e ainda bem que o teimoso do Adriano não quis ir embora. Ao menos luta e corre, para além que não está sempre em fora de jogo...

    O Renteria mais uma vez esteve pouco tempo em campo. Não dá para ver se é craque.

    Miguel Vareta, eu não digo que o Renteria seja um cepo, mas deixa-me com um pé atrás por ter sido muito tempo a 4ª opção do Internacional. Podes confirmar aqui as minhas espectativas para com ele: http://atascadoteixeira.wordpress.com/2007/01/25/wason-renteria/

    Mas ontem para além de um remate disparatado, fez uma ou outra habilidade ao alcançe de um junior.

    Parece ter muita força, o que pode ser indicio de coisas boas, assim queira ele aprender. 21 anos, vamos esperar. Não te esqueças que o Zé Luís é que lhe chamou fraude... :)

    O penalty não assinalado sobre o Postiga é um escandalo, mas mais do que isso é a visão do jogo da tvi. Esses gajos são mesmo uma M$RD$.

    Falta uma hora para vermos o Paços a fazer das suas...espero que as faça.

    [[]]

    ResponderEliminar
  21. Guga: a letra é assim:

    Esta ânsia de vencer
    Não consigo controlar
    Largo tudo pra te ver
    onde fores jogar

    Andam loucos por aí
    Que nos querem enfrentar
    guardo ódio a todos eles
    O dia vai chegar

    Vou continuar a lutar
    Pelo porto eu vou cantar
    Porque portista eu sou!!!

    Tens aqui com musica e tudo www.superdragoes.com

    E já que falas na musica ontem foi muito fixe, preços em condiçoes, muitos dragões bonito de ver, bom ambiente e toda a gente a cantar bonito...

    ResponderEliminar
  22. obrigadao sd86.é k nao conseguia entender a letra

    ResponderEliminar
  23. Bem faço eu que não vejo essa porcaria de programa do canal benfiquinha!E quando vejo jogos nesse canal desonesto e tendencioso é sempre sem som,que é para não ser obrigado a chatear-me com as pessoas cá em casa que se cansam de houvir-me chamar-lhes filhos da ****mil vezes!O FCP não jogou por aí além,é verdade!Mas ganhou,e as vitórias moralizam!Em Leiria jogamos muito bem e perdemos!Renteria?Vamos esperar para ver,porque os jogadores que chegam ao FCP precisam de tempo para se saber se são bons ou não,ao contrário da concorrencia onde o homem ainda não jogou mas já é um jogador de eleição e fundamental na manobra da équipa!

    ResponderEliminar