06 fevereiro 2007

Leitura comparada

Os resultados da votação que em boa hora o Zirtaev lançou são interessantes (forma analítica), mais do que os comentários entretanto feitos (emotividade, excessos). Nestes, por exemplo, critica-se mais o treinador do que a estrutura directiva, mas Jesualdo sai, no voto, como menos “culpado” da crise – ainda que seja ele, e mais ninguém, a ter de resolver este problema conjuntural que fez o FC Porto ter a liderança ameaçada quando era previsível, passe o exagero do campeonato ganho a meio, que saísse reforçada.

Nada se alterou ao longo do dia (tendências) até às 22 horas em que escrevo. Consensual é que a paragem do campeonato fez mal (1º factor de risco). Ao FC Porto, à excepção dos tempos com Mourinho (esperto?; prevenido?), fez sempre mal. Fez mal com António Oliveira, Fernando Santos, Octávio, Fernandez, até com Adriaanse. Para mal de Jesualdo, que advoga férias natalícias (8 a 10 dias) como se os jogadores não tivessem tido um mês de férias no Verão e noutros campeonatos só as más condições climatéricas obrigam a paragem competitiva, a paragem fez efectivamente mal. Indesmentível.

E se o treinador tem de resolver, já, a situação, pois cabe-lhe encontrar soluções, fico de pé atrás quando, pelas suas declarações de véspera do jogo, falou de que, faz os calendários de competição sem saberem “de rendimento desportivo”. Esta parte é que me preocupa, porque não sei de rendimento desportivo mas sei que muitos treinadores, sem falarem nele, ganham e no futebol só interessa ganhar. Se esta lembrança dos experts de rendimento desportivo for para me lembrar de como os professores, no futebol, não são os maiores vencedores, então fico mais preocupado ainda…

Há um ano também desancava Adriaanse pelo fracasso europeu. Mas rendi-me à sua combatividade ao ponto de virar a equipa de pernas para o ar e alterar o figurino táctico com que venceu a dobradinha por mérito seu em grande parte. Há uns meses não faltaram adeptos a incensar Jesualdo e a zombar do holandês. É efémera a glória e ridícula a (in)compreensão dos adeptos sempre apanhados em excessos… Hoje é evidente que a equipa escalada frente ao Atlético foi a base do insucesso de agora. Nada a fazer, porém.

Faltam jogadores

Não sei, neste contexto, se a alegada ausência da estrutura directiva, que não joga, é para aqui chamada (2º factor de responsabilidade na situação). Pela votação (3º), os jogadores tornaram-se molengões e, até, temos alguns cepos no plantel (minimizado). As duas coisas são verdadeiras. Há jogadores fora de forma. As férias não servem para reforçar-lhes essa forma, e muitos treinadores, de fora, indicam que a equipa parece estar na pré-época.

Que há alguns jogadores que não “calçam” na qualidade pretendida no FC Porto é uma evidência. Por isso alguns já saíram e outros estiveram para sair. Aqui nunca haverá consenso. Como, até aqui, poucos se interrogaram da razão de Adriano não ser sequer opção de banco (para mim o grande, maior mistério da época) enquanto Postiga marcava jogo sim jogo sim à medida da minha perplexidade sobre até quando duraria este estado de graça que a uns tantos fazia pensar mesmo no título europeu, Deus lhes perdoe tamanha insensatez…

Argumentar que faltam jogadores de categoria como Quaresma, Anderson e Pepe é legítimo (5º). Quem não o diria? Agora perguntem-se das razões. Nenhuma aceitável para compreender a sua ausência. Os plantéis são feitos, e reforçados, como o melhor que se puder comprar. Ou formar. O FC Porto desta época ou outra época qualquer é avaliado pelos jogadores que tem, não os que poderia ter, ou pelos que não quer ter. Quem dispensaria aquele trio?

Obviamente, o FC Porto fica mais fraco sem os três. Não ficou mais fraco por perder Anderson, mas nota-se muito quando faltam os três. É para isso que estão cá, para jogar e não para dar trunfos aos adversários que têm de os neutralizar e às vezes à margem da lei.

No meio da salgalhada, alguém imagina Ibson a nº 10 (eu não, que vi nele a falha gritante no golo do Atlético e nem pensei que Jesualdo lhe perdoaria tal displicência!) e pede o Jorginho para jogar. O problema é que, na situação difícil actual, Jorginho será criticado se não resolver nada, porque a pressão será inimiga e não auxiliar e a cobrança será maior dos próprios adeptos que à partida já olham com desconfiança para tudo e todos.

E é neste estado de coisas, sob uma pressão que pode cobrar factura mais pesada ainda, que o FC Porto receberá a Naval que se tem portado muito bem. Pelo visto, os adeptos estão mais para assobiar do que apoiar. A ganhar qualquer equipa dispensa apoio, até o reconhecimento da Imprensa. Nas horas complicadas seria bom não “forçar a barra”.

Sobram árbitros

Ora, se Anderson foi excluído por quatro meses por uma entrada bárbara que nem falta mereceu. Se Quaresma foi expulso por uma “ameaça de tentativa de agressão” que não cometeu. Se Pepe viu um 5º amarelo sem falta fazer. Se o FC Porto sofreu um golo que valeu uma derrota injusta sem falta haver. A conclusão é que o FC Porto terá de ter mais 5 ou 6 jogadores desse nível para suprir a falta de três? Que equipa se dá a esse luxo?...

Parece que sobram é árbitros a juntar aos problemas conjunturais (repito-o, para destrinçar de questões estruturais que não se põem) que subitamente afectam a equipa.

Aos penáltis não marcados a favor do FC Porto, sempre a equipa com menos penáltis concedidos pelos árbitros ( O Jogo reduziu os meus dados de 11 anos a 6 anos neste século), junte-se os reflexos das suas arbitrariedades disciplinares e misturando tudo vê-se que outra da votação significativa (4º) é que se torna difícil fazer melhor com árbitros assim.

Já abordamos essa questão por diversos ângulos e com factos concretos.

Contudo, dia a dia somos “assaltados” pelo mediatismo forçado do Apito Dourado que de uma forma ou de outra se reflecte nos jogos do FC Porto (e parece aliviar os jogos dos rivais directos, o que nem é pura coincidência e já vimos em 2004-05) e não pela razão mais justa. Repetem-se ad nauseum as acusações disto e daquilo sobre corrupção, títulos comprados, árbitros viciados – e assistimos a autênticos assaltos à mão armada por arbitragens desastrosas que, oh coincidência!, têm marcado a viragem do campeonato como se um desígnio misterioso quisesse nivelar, de novo, a classificação.

E dá para perguntar a quem agita os favores arbitrais do passado:

- que árbitro dos anos 80 ou 90, fosse Guímaro, Calheiros, Silvano, Xico Silva, Rosa Santos, Bento Marques, e tantos, tantos outros que alegadamente se conluiaram para favorecer o FC Porto fez tantas asneiras num só jogo como negar 4 penáltis a uma equipa (Bruno Paixão e Lucílio Baptista)?
- que árbitros, nos anos 80 e 90, todos sob suspeita e já queimados pela opinião que se publica, tiveram aqueles 45 minutos de horror de Elmano em Leiria, a negar dois penáltis, a expulsar um jogador, a dar amarelos sem jeito para culminar com uma falta inexistente que deu um golo ao adversário?
- que árbitros, enfim, em apenas 10 minutos, fizeram como Duarte Gomes no Sporting-Nacional a inventar um penálti e condicionar o guardião Diego com um amarelo, poupar Miguel Veloso a uma expulsão (entrar a pés juntos e com os pitons nos pés de Juliano devia dar mais do que amarelo) e permitir um golo falso por falta clara de Bueno sobre Alonso deixando o Sporting empatar num jogo em que não se via como anular a desvantagem?

Quem responder a isto tem, sem favor nem suspeita de entrar num qualquer processo judicial por corrupção activa ou passiva, viagem garantida na próxima saída do nosso Primeiro a uma economia emergente do planeta, tudo num filme cor-de-rosa e pincelada a preceito na Imprensa de mão do regime…

25 comentários:

  1. Parece-me completamente claro que nesta caída súbita de rendimento da nossa equipa está metida até ao tutano a questão do Processo Judicial Apito Dourado! Ele serve para justificar todos os atropelos que são feitos ao nosso Clube e mais: Incitam inclusivé a que o Clube se cale perante as injustiças que lhe são feitas! Isto é "lato senso" - nós pensamos que até aqui foste beneficiado e disso estamos a procurar saber tudo até ao limite, mas até lá, até sabermos se é ou não verdade o que suspeitamos, não podes barafustar se nas buscas que fizermos a tua casa, roubarmos qualquer coisita!!!
    É disto que se trata hoje e é isto que tem acontecido de uns anos a esta parte, com particular recrudescimento desde que MJM foi designada para "verificar" estes assuntos! Tem sido um fartar vilanagem por parte das arbitragem que agora podem ROUBAR À VONTADE porque sentem que se o fizerem o fazem DENTRO DA LEI ou pelo menos A OPINIÃO PÚBLICA não os condena e que A LEI ou quem A REPRESENTA não lhes vai tocar, para gáudio dos fazedores de opinião de todos os Quadrantes Desportivos! Costumo assinar o jornal "O Público", era um jornal da minha referência, nele costumava dar alguns palpites, a partir da altura que rebentou o caso Apito Dourado, comecei a ser censurado nesse jornal, por cortes ou alterações aos meus textos ou pura e simplesmento ignorando-os!!! Agora nem sequer consigo lá opinar, já me conhecem, não uso por hábito o sofisma covarde do anonimato e claro, cortam-me pela base, para eles nem sequer existo, SOU UM ABORTO LEGAL, DESPENALIZADO mesmo sem ter ido a referendo no conceito da maioria dos mentores desse Jornal! O Zé Luís, que parece ter algumas bases seguras de informação pode dizer-me, se aquilo que eu aponto como alternativa, O PEDIDO DE PARAGEM/SUSPENSÃO IMEDIATA DO CAMPEONATO é ou não viável e se não o é porque razões? Esta seria repito uma forma de "os" tramar e obrigar a repensar a sua estratégia intimidatória levada à pratica muito especialmente nestes últimos tempos!!! Um abraço!

    ResponderEliminar
  2. ola

    Vejam e apoiem a nossa selecção hoje.
    Visitem e confiram onde poderam ver a nossa selecção e os restantes jogos que se realizam hoje...
    obrigado

    www.futebolnatv.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Em relação ao que escreveu o Zé Luís, três achegas apenas.
    A paragem do campeonato faz mal.
    Mas fez apenas mal ao Porto? E porquê? Não existem hoje em dia métodos e metodólogos que conseguem planificar a época desportiva nas suas mais diversas vertentes? Isso não foi feito no Porto? Se sim, quem falhou? Se não, porquê? Refere como excepção os tempos de Mourinho. Este, para além da inegável competência, penso que planeia as coisas em ciclos de dois anos e tem uma coisa que não vejo em Jesualdo Ferreira. É frequente ver-se Mourinho no banco a trocar impressões com vários elementos da sua equipa técnica, mas já Jesualdo não parece que faça o mesmo (eu só o vi a falar com o Azenha e com o Baía que, por caso, é jogador). Não confia nas pessoas com quem trabalha? Sabe mais que os demais juntos?

    Quando refere que o descalabro começou com o Atlético, penso que se deve considerar que é aí que ele começa a tornar-se visível. Mais a mais, se Jesualdo é dos que defende as férias natalícias mas ao mesmo tempo acha que a paragem faz mal aos jogadores, então deveria ter entrado em campo nesse jogo com a sua equipa base para lhe começar a devolver rotinas. Não o fez. Pelo meio, será bom não o esquecer, parece que houve um jogo-treino com o Tourizense em que o Porto A não foi além de um empate (1-1). Mas também parece que nem isso serviu para acender o amarelo.

    Tem razão quando diz que é com o que temos que teremos de ganhar jogos. Mas o que aqui tenho questionado - e comigo muitos outros - é determinado tipo de apostas. Se reparar, normalmente fala-se que o jogador X custou 500, mas ninguém soma a isso os salários. Pense-se quanto custaram (custam) Sonkaya´s, Pittbull´s, Leandro´s, Tarik´s (pelo lado dos fracos), Diego´s, Fabiano´s (pelo lado dos que foram desperdiçados) e quem se poderia ter comprado com esse dinheiro?
    Quem quis Lucas Mareque, com Cech e Fucile no plantel?
    Se a alternativa ao Pepe e Bruno Alves é o Ricardo Costa (Pedro Emanuel está lesionado e João Paulo não é central), porque é que o jovem defesa central brasileiro foi parar direito a Leiria?
    E porque é que o Ricardo Costa, dado como dispensável, pode jogar e o Adriano não? E quem persiste em manter Sokota no plantel? E se o Ibson e o Jorginho não podem jogar a número 10 estão no plantel para quê? E porque é que contra o Amadora se entra em campo com um meio campo desequilibrado pondo Lucho à direita e Raul Meireles e Paulo Assunção a trincos?

    Quanto aos árbitros não deixa de ser verdade que se fomos prejudicados, não menos verdade é que tivemos uma expulsão perdoada. Se calhar, não é bem por aí. É capaz mais de ser por, como ouço dizer ao bom povo, quando "uma pessoa cai, até os cães lhe mijam em cima". E, quer queiramos ou não, os danos que o famigerado Apito Dourado vai causar ao clube vão surgir por esse lado. Que fique bem claro que tenho imenso respeito e gratidão a Jorge Nuno Pinto da Costa pelo que fez e deu ao clube, mas não sou dos acham que PC é um dogma. Não é. E devia ter sido o primeiro a ter percebido que ao estar fragilizado, arrastaria o clube consigo. E o problema é que, se no fim, como espero, seja inocentado, se calhar para o clube já será tarde.

    ResponderEliminar
  4. quintino ... 110 % de acordo !

    já há muito tempo que deixei de vibrar com o porto. porque ?! deixei de ser portista ? sou menos portista que os outros ?!

    não sei. mas ser portista, para mim, é torcer pelos que lutam e trabalham, os que desejam vencer, os que mesmo com tudo contra eles, lutam com dignidade.

    claramente , para mim, ser portista não é ser deste FC Porto.

    espero que todos concordem comigo quando digo isto , que é "que vença a superliga quem é melhor", mesmo que nao seja o fc porto. todos os clubes têm as suas crises, e espero que o porto tenha atingido a sua crise mais baixa e a partir de agora seja sempre a subir. Mas se não for, se for para se mantiver assim, então há quedas que apesar de doerem muito, nos ensinam a andar melhor

    ResponderEliminar
  5. Quintino, concordo com quase tudo e só ressalvo, mais uma vez, que é Jesualdo quem tem de superar isto e levantar a equipa. Com este, aquele, assim, assado... O R. Costa para aqui, o Adriano para ali... Enquanto estão no plantel devem ser todos considerados por igual. Se Jesualdo deixou as coisas escaparem de mão sofrerá as consequências.
    Há factores exteriores ao clube que influenciam. Ganhar em Leiria não teria dado nada disto e não deveríamos favor a alguém. Pior do que não ganhar foi levar a martelada que o FC Porto levou, enquanto outros são levados ao colo. Isso conta, pesa muito e ninguém tem a varinha de condão, perdendo 3 dos melhores jogadores do campeonato, de manter uma equipa no top.
    Depois do que assistimos, há precisamente um ano, à emboscada a Adriaanse nem me apetece falar de treinadores com amigos consócios. Normalmente vejo as coisas de forma diferente, porque penso por mim e não com o ruído todo à volta da turba entre a qual sai um bando capaz de fazer o que fez.
    Eu estive com Adriaanse nas mudanças operadas no jogo em Vila do Conde. E compreendi o que ele queria fazer e dou-lhe o mérito maior da dobradinha. Os amigos que aqui comentam lá por Outubro já queriam fazer uma estátua a Jesualdo e derrubar a do Adriaanse como se tivesse sido o Saddam...
    É Jesualdo quem tem de pôr as coisas na ordem. Nem eu nem você ou outros vemos os treinos e sabemos como estão os jogadores.
    Depois da Naval veremos o Estado da Nação. Verdade seja dita que não foi a equipa e o treinador que passaram da euforia de Dezembro ao aatimento de Fevereiro.
    Eu também escolheria outros jogadores, mas não sou o treinador nem tenho por dentro a informação que tento obter pelo que vejo de fora. Mas isso também não ganha jogos. E antes da derrota de sábado quem começou a perder foi o público por falta de comparência, sem beliscar os 26 mil que foram ao Dragão.
    Isso deve dar que pensar. O futebol joga-se não só dentro das 4 linhas. O que o envolve é primordial. E a conjuntura não é favorável ao FC Porto.
    Sabemos que Mourinho é excepcional mas veremos se ganhará o que ganhou Capello. Mourinho pensava superar o M.U. em Dezembro, mas o Chelsea é que quebrou e o M.U. não. E ao fim de dois anos e meio vejo bancadas do Stamford Vridge vazias (mas os bilhetes são caríssimos!).
    Nada é garantido em futebol nem os pontos de avanço ficam num banco a render juros. Pode haver má gestão, pode dar-se um assalto e levar uma quantia.
    Tenha (tudo) isso em consideração.
    O futebol é muito complexo para ser analisado de forma tão simplista para não se avaliarem vários factores.
    Eu acho piada a quem considera que o FC Porto deve superar tudo e todos. Normalmente consegue, mas às vezes não pode. Vamos ver se a conjuntura difícil do momento será em breve esquecida.
    Quanto ao radicalismo do meirelesportuense, parar o campeonato quando, a pedido de várias famílias, está mais nivelado e interessante que nunca está a ver que é inviável.
    Repare, meireles, que já nem se fala de menos competitividade. Uns iluminados descobriram como as equipas médias estão a impor-se (maisfutebol destacou-o depois da derrota do Porto em Leiria) desde que o Leiria ganhou ao Porto 1º para perder com o Beira-Mar último.
    Parar o campeonato nem por razões legais que tivessem, como deveria ter sucedido, despromovido o Benfica por dívidas fiscais em 2000. Meu amigo, também não estou a vê-lo a lançar petardos e matar políticas como em Itália para se suspenderem as competições. Livra!
    Repare que o escândalo da despromoção gilista deveria ter feito parar (ou não permitir arrancar) o campeonato e a tutela governamental "mandou" impor a ordem superior de não prejudicar terceiros e não parar a competição, apelando ao interesse público.
    Já viu com o FC Porto a ser alvo de todos os atentados à integridade física dos seus jogadores e às mais bárbaras adulterações das Leis do Jogo que isso é que é do interesse público. O circo continua, o pagode diverte-se no coliseu, o imperador vai e vem da China e a economia do País iria afundar-se se o campeonato acabasse à 2ª ou 3ª jornada da segunda votla como sucedeu no passado recente.
    A bem da competitividade o País saúda a mão invisível (mas perceptível) que dá um equilíbrio tal ao campeonato que só é pena não poder fazer-se o mesmo à Mãe Natureza prestes a entrar em colapso.
    Abraços

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  7. Em relação ao treinador concordo em absoluto com o que diz o Zé Luís. Só ele sabe quem deve ou não jogar e o que se passa naquele balneário. A entrada do RCosta por exemplo pode ter a ver com algo que não sabemos. Com imposições superiores. Não seria a primeira vez que treinadores teriam de ceder a coisas destas. Atenção que não estou a dizer que foi assim, estou a dizer que pode ter sido assim.

    Depois qual é o treinador que resiste à falta dos mais importantes jogadores de uma equipa? Ainda hoje o MST fala disso e muito bem. Anderson, Quaresma e Pepe, mais um Lucho que parece não existir, deitam qq equipa abaixo. Até uma super equipa que tenha um grande banco. Mais e por mais que o FCPorto estivesse habituado a isso, um penalti (que existiram) em cada um destes jogos teria feito a diferença. Em suma não há mesmo treinador algum que resista a isto.

    Juntando a tudo isto o que se passa no famigerado processo, que fragilizou toda a estrutura da SAD, que vive do presidente, fazendo-o andar preocupado com outras coisas, o resultado não poderia ser outro. Resta aos jogadores tb tentarem passar por cima disto e conseguirem ser melhores, mostrarem que eles querem vencer e esperar que os assobios venham dos adversários e não dos supostos apoiantes, senão prevê-se o que se passou há duas épocas atráz, ou seja, jogar no Dragão será muito mais difícil que jogar em fora.

    Yagami, desculpa mas não posso concordar contigo. Ser portista é ser de qq FCPorto. Podemos não gostar de muitas coisas, mas as pessoas passam e o clube fica. Compreendo mais ou menos o que queres dizer, mas o nosso apoio é a grande base das vitórias do clube, estejam a fazer coisa certas ou erradas.

    Já agora, Ricardo excelente texto, parabéns.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  8. Tenho lido nos comentários muitas coisas que me parecem que deveriam ser corrigidas ou pelo menos tratadas com mais eficiência. Quero dizer que apesar da baixa de forma de alguns jogadores (ou será falta de atitude?) e do fraco futebol apresentado tivemos tudo para ganhar os jogos que recentemente perdemos. Mas a falta de sorte não justifica tudo. O Treinador tambem tem tido erros de Casting gritantes. Alguem aqui ja referiu que contra o Atletico e devido à paragem deveria ser a equipa titular a jogar de forma a ganharem ritmo (lembro que o Quaresma jogou todo o jogo e foi dos que começou melhor a 2ª volta). Outro problema deste treinador (que é um pouco medricas e que tb o transmite à equipa) foi jogar com 2 trincos contra o Estrela.... O Raul Meireles corre muito mas quando tem a bola demora muito a decidir e quando se joga contra um equipa que apenas vai defender tem de se ser muito rápido na transição defesa ataque se não o adversario vai recuperar as posições defensivas.Isto é em relação ao futebol mas em relação à politica do FCP temos de estar atentos pois o que eu vejo é que os encaixes financeiros recentes foram completamente delapidados. Neste momento poderíamos nos orgulhar de ter um clube com as contas mais equilibradas do campeonato e no entanto parece me que é ao contrario.

    ResponderEliminar
  9. Caro Zé Luís,
    Mais um belíssimo post.
    A sua abordagem, onde já incluo os comentários, chega a ser pedagógica. Parabéns !

    Há dois aspectos que, neste momento de crise (convém assumir sem receios), gostaria de salientar:
    1) O lamentável papel que alguns portistas têm feito, quer porque não vão ao Dragão apoiar a equipa, quer porque vão mas, como bem diz o Zirtaev, gostam é de fazer parte da "massa assobiativa" para "descarregar a semana" (no Sábado apanhei com 2 ou 3 pelas redondezas que não queiram saber; se eles pagaram bilhete, eu tb paguei !! E seguramente não foi para os ter de aturar !!)
    Mas é como diz o NGP, depois, no final, são os primeiros a correrem para andarem com os vencedores ao colo !!!

    2) O papel essencial do Prof., ao qual, para ser um grande treinador, "só" lhe falta OUSADIA, falta essa que eu ainda acredito que seja suprida por contagio com o ambiente do nosso Clube. Força Prof. !! Utilize toda a sua experiência para dar a volta à situação. Depois junte-lhe uma pitada de ousadia (nós somos o bi-campeão do mundo, nunca se esqueça !!!) e verá que NINGUÉM NOS APANHA !!!

    Para mim o próximo jogo com a Naval vai ser o JOGO DO CAMPEONATO !

    Estou ansioso por esse jogo. E por ver a atitude dos portistas !! Temos de vencer nem que seja com uma exibição miserável e com um golo às cavalitas. Não importa. Só a vitória interessa.

    Tenho também de dizer o seguinte, há portistas que, tal a lavagem cerebral que a comunicação social anti-portista tem feito, inconscientemente, até parece que acreditam que o FC Porto tem sido beneficiado nos últimos anos. INCRÍVEL...

    Já reparam que nas últimas duas semanas (em que fomos bem roubados e a 2ª circular (bem) levada ao colo) os árbitros até já passaram a ser sérios ?!?!

    E que a corrupção desportiva parece estar em vias de extinção ??!!!

    Porque será ?
    Mal comecemos a perder a corrupção desportiva termina....Querem apostar ?

    P.s. - Caro Ricardo, grande comentário !

    ResponderEliminar
  10. "Yagami, desculpa mas não posso concordar contigo. Ser portista é ser de qq FCPorto. Podemos não gostar de muitas coisas, mas as pessoas passam e o clube fica."

    certo. mas apoiar o fc porto, é diferente de apoiar a gestão , o treinador, os jogadores.

    eu não posso apoiar e rever-me no que se passa agora.

    e devo dizer que acredito, que hás vezes, para o melhor para o FC Porto, é que as pessoas no FC Porto não sejam apoiadas de olhos cedos.

    fanatismo e ceguismo , e chamar glorioso um clube que nao ganha nada , já existe em portugal.

    espero que os portistas não comecem também , sempre que falam do seu clube , dizer "á 20 anos atrás" isto e aquilo

    ResponderEliminar
  11. Volto a chamar a atenção para o facto de que acho que o Pinto da Costa já deveria ter saido da direcção. Não podemos continuar a sofrer pelo facto de o nosso (para sempre) Presidente estar como arguido em processos judiciais.

    Se isso n acontecer até ao final desta época vamos sofrer consequências mais drásticas do que estas dos jogos com leirias e estrelas.

    Querem-nos comer. Toda a gente já viu isso. O PC que vá resolver os seus problemas e dê descanso á equipa antes que tenhamos problemas muito maiores. Porque como não tem conseguido atingir (de facto)o nosso Presidente, fazem as "maldades" ao FCP.

    Nunca assobiarei a equipa.
    Não votarei no PC, nas próximas eleições.
    Não quero Alans no plantél.
    Não quero o Ibson a nº10.
    Não quero um Sokota como opção de ataque.
    Não quero o Postiga como titular.
    Quero que R.Costa vá dar um passeio.

    Quero e sempre quis desde o inicio da época um central, um extremo ao nível do FCP e um avançado de créditos firmados.

    Quanto ao _Jesualdo, foi o melhor que se poderia arranjar depois das trapalhadas da direcção. Estava-se mesmo a ver que o Co não ia aguentar os assobiadores...que até dentro do plantél parecem estar.

    SEMPRE FC PORTO!

    ResponderEliminar
  12. Usar o Apito Dourado como desculpa para os nossos maus resultados é cair na letra dos lampiartos que usam o Apito Dourado para desculpar a incompetencia deles durante os anos em que dominamos o futebol portugues, e europeu!!! Isso não admito, desculpem mas não admito!!!

    O FCPorto sempre foi e sempre será prejudicado pela arbitragem, se num jogo tivermos um "favor" nos proximos 2 somos prejudicados fortemente, isso é provocado pela constante perseguiçao que o nosso clube sofre por parte da imprensa lampiarta!!!! mai'nada!!! só estamos nas primeiras páginas quando perdemos meus amigos, isso já de si diz tudo!!!

    À equipa não falta nenhum jogador, falta confiança, e o Jesualdo não está a saber transmitir essa confiança aos jogadores!!!

    acho incrível estarem a dissecar os jogadores que antes tanto aplaudiram... Queriam que o Ricardo Costa entrasse à campeão depois de tanto tempo encostado??? Querem que o Ibson jogue a 100% a jogar aos 10 minutos de cada vez (isso não funciona, já o vimos com o Diego e vejam o que ele anda a fazer agora!!!). Falta tomates ao Jesualdo para apostar em todos os jogadores do plantel, é isso que falta... vejo-vos aqui a dizer que o Ricardo Costa jogou "por ordens superiores"??? mas quem jogaria se nao fosse o Ricardo?? Queriam o João Paulo!?!?!?!

    O Porto tem bons jogadores para todas as posições, tem alguns jogadores de eleição mas não deve cair sobre eles toda a responsabilidade das vitórias da equipa, as responsabilidades devem ser divididas por todos e é isso que falta transmitir à equipa, falta alguém que dê um murro na mesa, dentro do balneário, e os ponha a jogar futebol como eles bem sabem!!!!!

    Sempre que o FCPorto perde vemos isto, gente no bota abaixo, no "contra", a criticar por criticar e a deitar culpas a tudo e a todos, onde estão os adeptos que enchem todas as semanas as bancadas??? foi uma vergonha aquelas bancadas despidas de gente no sábado passado, a equipa tem que se sentir apoiada e incentivada, dentro do balneário e também fora dele, no relvado, com todos a puxar para o mesmo lado, e esteja o adversário a jogar com 11 ou com 14 sairemos vencedores, é assim que o Porto está habituado a jogar e a ganhar...

    na próxima jornada vou estar lá, na bancada, a puxar pela minha equipa, quantos de vocês vão fazer o mesmo????

    ResponderEliminar
  13. Ó situacionista, vai lá para o teu blog fanático e cego. não queres ver, não é? depois um dia acontece-nos como a eles que andam desde 1962 a dizer que o clube deles é o melhor do mundo e a arranjar suspeitas. temos que olhar para dentro enquanto é tempo e correr com essa malta que se anda a orientar. agradecemos, fazemos uma estátua, mudamos o nome do estádio, tudo o que quizerem, mas depois dizemos basta.

    ResponderEliminar
  14. Eu (admito fazê-lo se entretanto não me surgir nenhum contratempo).
    Quanto ao dissecar jogadores, desculpe mas eu não dissequei nenhum. Limitei-me a dar a minha opinião sobre alguns.
    Ademais, lá está: é o próprio amigo que admite que falta quem dê um murro na mesa e que tempos houve em que o Porto contra 11, 12, 13 ou 14 ganhava quando tinha de ganhar. Hoje parece-me que, por vezes, nem contra 10...
    Finalmente, se os que ocupam o seu lugar na bancada não podem falar aqui, falam onde? Nas Assembleias Gerais? Já reparou como os Magalhães do nosso clube são tratados?
    Quanto ao Apito Dourado, queira ou não queira, os estragos já são evidentes. E falar disso não é usar esse processo como desculpa para tudo. É apenas um dos factores de perturbação.

    ResponderEliminar
  15. Este meu último post estava pensado em função do do Gil...

    ResponderEliminar
  16. Acho que tem existido má gestão do plantel e opções discutíveis.
    A equipa técnica e a direcção não tomaram em conta a paragem e não deram ritmo os jogadores não arranjando equipas fortes para jogar nos tempos mortos, nunca o Tourizense,a eliminação da taça é disso um exemplo e agravou o problema. No próximo fim de semana, jogamos com quem??? Não há qualquer jogo treino e fica o pessoal a descansar ainda mais e a perder ritmo continuadamente.
    Depois há muita gente fora de forma, não correm mas também não existe garra para ultrapasar as dificuldades.
    Por fim, o Presidente, acho que apesar do processo tem de sair à ribalta, o processo ainda está em instrução, não é impeditivo a meu ver de se vir dar um grande murro na mesa cá fora, nem no balneário, que diabo !!!
    Jesualdo não pode ser medroso e deve aproveitar os melhores, inclusive o ADRIANO, para mim o melhor avançado que lá está.
    Apesar destas coisas todas vamos apoiar a equipa, nada est+a perdido, vamos a eles...

    ResponderEliminar
  17. Gil o espírito é mesmo esse, acho que tens toda a razão. Mas como diz o Quintino, nestes sitios (internet, cafes, etc.) é que são os sítios para dizermos o que nos vai na alma. De certeza que não é no estádio e ainda por cima durante os jogos. É evidente que muitas vezes dizemos coisas más sobre jogadores e equipa que depois saiem ao contrário, mas ainda bem, não é?

    Qd falei em ordens superiores não foi para particularizar exactamente aquele caso. Como disse, existem casos assim e os treinadores têm muitas vezes de, por exemplo, respeitar contratos que falam mesmo em um jogador ter que jogar um certo numero de vezes. Foi só um exemplo.

    Portista de Paredes, não há necessidade de ser indelicado com o Situacionista, mais propriamente com o seu blog, afinal de contas todos queremos o mesmo, o melhor para o FCPorto, e nesse aspecto o blog dele tem feito muito bem o seu trabalho.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  18. Ao "moderado" Zé Luis:
    Com que então sou extremista? «Lançar petardos e matar polícias como em Itália para se suspenderem Campeonatos.» Então pensa que em Itália foi tudo premeditado?
    Qual é o interesse em fazer aquilo que recomenda: Aguentar ficar calado e esperar que os Deuses ou os homens deixem de estar loucos e então tudo se alterará? Ir para o Estádio fazer barulho - para fazer tremelicar os árbitros - e com isso levar a equipa à vitória? Se resultar no Dragão como acha que vai acontecer na Luz? Eu acho que o caminho deve ser outro:o de expor a verdade sem tibiezas! Não adianta estarmos para aqui a dissecar a equipa e o rendimento dos jogadores a posição do Treinador relativamente à tática assumida em cada jogo, na escolha deste em detrimento daquele e depois? Ficamos a olhar uns para os outros com cara de Parvos sem saber muito bem o que nos aconteceu! Azar é o que aconteceu na 1ª parte do jogo contra o Leiria ou o que aconteceu na Luz contra o Boavista! Azar e ineficiência! Mas quando acontece assim nada a dizer a não ser lamentar! Agora quando elementos directamente participantes no jogo fazem com que o campo tenha uma inclinação tal, que se corre o risco de ver os jogadores irem todos parar à bancada e juntarem-se ao grupo do Blue e do Caxana que fazer? Na sua óptica, vamos ter calma e esperar porque isto é passageiro e a Mijona vai acabar por voltar a colocar o relvado nivelado! Se está a pensar que isso vai acontecer, fique sentado que eu entrego-lhe já o relatório do Campeonato com a classificação final!Vamos começar a jogar com as estatísticas? Tás a ver, agora sou eu que estou a ser roubado!!!!Porque é que a generalidade das pessoas associam firmeza a extremismo e violência? Porque será?Ontem o Guilherme Aguiar esteve bem, porque foi firme e chamou os bois pelos nomes! E todos pudemos ver a cara de gozo e ou cumplicidade dos outros e a incomodidade do Mediador! Tentou calar o Aguiar quando ele começou a tomar gaz e foi por ali fora sem recear nada! É disso que precisamos e não fazer como os outros e ir "tratar das coisas por outro lado". A verdade tem que ser exposta e a Direcção a SAD ou o Presidente -independentemente do seu posicionamento mais fragilizado - têm que ser os primeiros a fazê-lo e não assistirmos a uma passividade arrepiante! Pode ficar descansado que não costumo preparar Coktails Molotov em casa nem na garagem e portanto por mim, pode continuar a ir tranquilamente ao Estádio de pantufas e cachecol e a ficar silencioso durante 24 horas de interiorização e recolhimento conventual depois das derrotas! O que eu proponho é pura e simplesmente TOMAR UMA POSIÇÃO FIRME! E nem sequer dos adeptos, mas dos nossos responsáveis!Agora fazer de conta que nada se passa e assobiar para o lado é precisamente reconhecer as nossas culpas passadas e isso eu não reconheço enquanto TUDO não for clarificado e escalpelizado até ao fim! Um abraço PORTISTA!

    ResponderEliminar
  19. Em relação ao post do Meireles, eu que geralmente não vejo o programa das segundas e desanco no Guilherme Aguiar,por acaso em zaping apanhei o dito e tenho de dizer por ser verdade que ele ontem esteve brilhante e acho até que o ar de gozo dos outros, pelo menos em relação ao maozinhas de sintra até achei que estava um bocado comprometido tal o escândalo.
    Mas, repito, o Guilherme esteve muito bem. Que assim continue.

    ResponderEliminar
  20. Tenho lido muitas opiniões dos meus amigos portistas,neste blog e também noutros!todos dizem,e com todo o critério de sua justiça!No fundo o que ressalta é que todos estamos preocupados e com razão com esta súbita crise desportiva do FCP!Todos temos uma explicação para o fenómeno,uns que é dos jogadores,outros que é da equipa técnica,outros que é dos gestores da sad!Eu sinceramente,só sei que nada sei!Nada sei mas presumo!e presumo o quê?Presumo que isto tudo é consequencia de cerca de trinta anos que a concorrencia leva coadjuvada por quem nós bem sabemos,a denegrir e a arrastar o nome do FCP pela lama,impunemente e sem que alguma vez fossem intimados a provar fosse o que fosse!muito se fala dos erros ou roubos,para ser mais exacto das arbitrágens,que estão de resto à vista de quem quer ver!Agora imaginem que o FCP ganha o próximo jogo por força de um penalti assinalado pelo árbitro,independetemente de ser bem ou mal assinalado!É o circo do costume,não me pareceu existir falta,o empurrão não teve intensidade para derrubar o jogador,ou a bola foi chutada de muito perto,e fica a dúvida se foi mão na bola ou bola na mão,e outras que eu já estou farto de ouvir!O árbitro fica sempre mal na fotografia,se eu fosse árbitro pensava sempre duas vezes antes de assinalar algo a favor do FCP!depois temos o bombardiamento diário de novas acerca do pito dourado,se não é uma coisa é outra teem sempre noticias para dar,e curiosamente nunca são abonatórias para o FCP!Estranho,num regime de direito...!Por exemplo uma coisa que me deixou bastante intrigado,mas se calhar sou eu que não percebo nada disto,e isso é assumido porque é verdade,sem demagogias,foi o facto de saber que a liga ponderava instaurar processos disciplinares a alguns arguidos do processo pito dourado!Pergunto eu na minha imensa ignorância;como é que se pode fazer isso a pessoas que apenas são arguidas por suspeitas,e que ainda não foram julgadas em tribunal,se bem que já o foram na praça pública!Não será que isto vem dar mais força à suspeição?Se eu estiver equivocado peço imensa desculpa!Resumindo:eu acho que os problemas do FCP são resultado do facto deste país ser governado nos vários sectores da sociedade por vermelhos e subprodutos dos mesmos!Desculpem-me por me ter alongado tanto,mas eu perdoo ao meu querido FCP todos os desgostos que me possa dar,pelas alegrias indescritiveis que já me proporcionou!Bem hajam!PS:Desculpem eu escrever"pito dourado"mas é superior às minhas forças!

    ResponderEliminar
  21. Não me querendo alongar com comentários quero só dizer que todas as equipas têm altos e baixos, situação que pode-se prever mas não evitar.
    A expulsão do Quaresma acentua este momento baixo porque faltam os rasgos individuais que ele tão bem nos habituou. Os grandes jogadores transportam a equipa nos momentos baixos.
    Ainda estamos na frente e temos é de levantar a cabeça, afinal de contas se a levantarmos bem não encontramos niguém no nosso campo de visão.

    marinheiroaguadoce a navegar

    ResponderEliminar
  22. Condor parabéns pelo teu texto. Aqui podes alongar-te o que quiseres porque tens pelo menos um leitor atente: Eu.:-)

    Focaste um ponto importante, apesar de já muito se ter dito sobre o assunto, a questão de que um árbitro se marcar um penalti (por exemplo) a favor do FCPorto terá toda a gente à perna. É realmente condicionante, mas eles são juizes e isso não deveria nunca estar em causa. É aí que peca este vergonhoso país, as pessoas fazem tudo em função do que os outros pensam. Enfim.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  23. So mais uma achega acerca dos propalados favores ao FCPorto. De acordo com o CM, O Porto e a equipa entre os grandes que nos ultimos cinco anos tem jogado mais tempo em inferioridade numerica. Mais, quase o dobro do Benfica!

    Tirado do CM:
    Apesar de ser, entre os três grandes, o menos habituado a situações de inferioridade numérica, o Benfica tem sido, de todos, aquele que melhor joga com dez homens. Nos últimos cinco anos, nunca os encarnados perderam pontos em resultado de expulsões, bem pelo contrário, são bons a recuperar com dez e fizeram desta característica uma das armas do título conquistado em 2005.

    Ao todo, desde o início da época 2002/03, o Benfica esteve 18 vezes em inferioridade numérica, num total de 331 minutos, mas só em três delas houve alteração na distribuição de pontos. E sempre a equipa da Luz saiu beneficiada – começou por empatar, já nos descontos, um jogo em casa com a Académica depois de ver Fehér ser expulso; repetiu a graça em Barcelos, marcando o golo do empate, por Simão, igualmente nos descontos, quando estava com menos um, por expulsão de Fyssas, e marcou o golo da vitória caseira contra o Estoril depois de se ver reduzida a dez homens ainda na primeira parte, por expulsão de Manuel Fernandes.

    O FC Porto, que é dos três quem, nestes últimos cinco anos, passou mais tempo em inferioridade numérica (502 minutos), também teve uma recuperação épica: foi no ano passado, em jogo da Taça, na Madeira, contra o Marítimo, que ganhou já no prolongamento, depois da expulsão de Pepe, na abertura da segunda parte. Em contrapartida, perdeu quatro jogos em inferioridade numérica, entre os quais uma final da Taça de Portugal, também no prolongamento, contra o Benfica, depois de ver Jorge Costa ser expulso a 20 minutos do fim dos 90 minutos regulamentares.

    O Sporting, por sua vez, é o pior dos três a jogar com dez. Nos últimos cinco anos, em 412 minutos de inferioridade numérica, só melhorou um resultado: foi em Barcelos, contra o Gil Vicente, após expulsão de Rui Jorge (passou de 0-1 para 1-1). E, de todos, foi o único que viu uma vitória transformar-se em derrota por causa dos cartões vermelhos: na vista ao Bessa, em 2003/04, ainda ganhava quando Rui Jorge foi expulso, a 13 minutos do fim, mas já perdia, quando, nos últimos instantes, Pedro Barbosa imitou o companheiro e viu também o vermelho das mãos do árbitro.

    ResponderEliminar