02 fevereiro 2007

E a seguir vem... Pinto da Costa

Tudo indica que o nosso grande presidente se recandidatará a mais um mandato à frente do clube para alegria de todos os portistas. Ele ainda não o disse oficialmente mas será o mais certo acontecer. Ainda bem, porque nestas alturas difíceis é que se vêm os grandes homens e contra ventos, tempestades e marés continuará a ser ele a levar a grande nau a um bom Porto.

Contudo, não poderei dar como perdida a votação que coloquei há pouco mais de duas semanas na Opinião da Bancada. Nessa votação perguntava quem viria a seguir a Pinto da Costa e, por mais proibido que possa parecer aos portistas o assunto, algum dia isso acontecerá, é inevitável, já que o nosso timoneiro um dia estará cansado deste país invejoso, como o próprio disse, e assim sendo os resultados da votação ficarão apenas em banho-maria por mais três anos ou, se tudo correr pelo melhor, por mais seis, ou nove, ou... Pelo menos, e se calhar como ainda não tinha visto, vi o tabu ser quebrado quanto ao assunto. Resta-me agora apresentar os resultados da votação.

Esta votação teve algumas contestações por parte de alguns visitantes devido à falta de alguns nomes, mas os nomes apresentados foram os que achei na altura que seriam os mais viáveis ou mais falados para o lugar. Assim, a votação decorreu e,se valesse, elegeria por maioria absoluta Rui Moreira com 53% (222 votos num total de 419). Um resultado inequívoco que mostra que os portistas já teriam uma escolha para seguir as pisadas do nosso presidente, isto se o comentador algum dia se candidatar. E se o fizesse com o 2º classificado da votação, Vítor Baía (17%, 70 votos), então teríamos uma direcção eleita com quase total unanimidade dos votos.

Este resultado deriva acima de tudo da mediatização de Rui Moreira no programa em que participa e da sua maneira de ser que agrada à generalidade dos portistas e em que a educação o torna às vezes politicamente correcto demais para tantos ataques que o Dragão sofre. Mas até tem uma atenuante, a realidade em que o programa está inserido e a cordialidade com que todos os participantes o tentam fazer, pelo menos na maior parte das vezes. No entanto já mostrou que é um grande portista e que é capaz de defender o clube até à exaustão, como ainda aconteceu no último programa.

Como o blog Portistas de Bancada e em particular esta votação tiveram o privilégio de serem mencionados no Trio de Ataque da RTPN, tivemos a hipótese de ter a reacção do próprio no programa. E quem melhor para comentar este assunto que não o vencedor da votação? Deixo então as palavras proferidas por Rui Moreira no Trio de Ataque:

"Em primeiro lugar acho que é um elogio a nós e à televisão porque nos dá possibilidade de falar com os adeptos. Representa um elogio ao programa porque os adeptos do FCPorto conhecem-me fundamentalmente por ser comentador e portanto nesse aspecto fico muito satisfeito.

Depois, dizer o que já disse muitas vezes, acho que qualquer adepto do FCPorto, Benfica ou Sporting o sonho que tem é um dia ser presidente do seu clube. Não tenho dúvidas sobre isso.

Mas queria deixar bem claro que esta é uma questão que neste momento não se coloca. O FCPorto está bem entregue, tem os resultados que tem, tem um excelente presidente e quando chegar à altura disso a gente verá.

Se um dia tiver a oportunidade, aí responderei a aquilo que o Sr. Jorge Nuno Pinto da Costa disse, que esperava que o seu sucessor fosse diferente ou seja que não o tentasse copiar. Eu se um dia tiver oportunidade de o ser não o vou copiar, terei a minha forma de estar e a minha forma de gerir o clube.

Não me devo iludir com coisas como estas. O que estou a dizer é que é o pensamento razoável de qualquer adepto. Agora, isto tem a importância que tem, mas acho bem que os blogues trabalhem nisso."

Para já espero que este assunto esteja encerrado, seria sinal que Pinto da Costa confirmaria a sua recandidatura. É tempo acima de tudo de darmos muito apoio ao nosso presidente que tem passado por momentos difíceis e nada melhor que amanhã irmos todos ao estádio e apoiarmos, além da nossa equipa, o Nosso Grande Presidente.

PS: Falta-me apenas realçar a grande afluência de participantes nesta votação da Opinião da Bancada. Pela primeira vez mais de 400 pessoas votaram, o que constitui um recorde para o blog e que ainda mais realce deverá ter se tivermos em conta que cada participante só pôde votar uma vez. Obrigado a todos.

29 comentários:

  1. um bom presidente para o porto acho k podia ser eu(cof cof).primeiro punha-te a ti zirtaev como vice,ao ze luis como director desportivo.depois uma das minhas medidas seria forrar os urinois com fotografias do orelhas para uma pessoa fazer tipo alvo(kem nunca tentou acertar nas bolinhas de naftalina ou nas beatas de cigarro enquanto mija).depois descia os salarios dos jogadores para metade(o dinheiro k desse era a distribuir por ti,por mim e pelo ze luis).punha o adriano a apanha bolas e o sokota a full time na enfermaria(em 2 anos é la k passa a maior parte do tempo).contratava o marco ferreira so para ter o prazer de o despedir passado 5 segundos.proclamava o porto o clube com mais socios do mundo com 330.000 socios(se os mouros inventam tambem posso inventar).agora nao me lembro de mais nada portanto deem-me ideias e votem em mim.

    ResponderEliminar
  2. Por mim o RUI MOREIRA será presidente do FC PORTO assim que se decida candidatar.

    Pode considerar-se "apadrinhado"...

    ResponderEliminar
  3. Já tenho saudades de gritar " Pinto dsa Costa allez, Pinto da Costa Allez, Pinto da Costa Allez, Pinto da Costa Allez Allez ".

    E quanto ao apoio, amanhã lá estarei

    ResponderEliminar
  4. Gugo podes ter a certeza que muitas asneiras que se vêm em grandes clubes, e com esse elenco de que falas, desapareciam.

    Mas agora deixando-nos de brincadeiras. E se Rui Moreira fosse o presidente do FCPorto?

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  5. dos nomes k falas o rui moreira parece-me o melhor,mas ha sempre akeles desconhecidos k poderao ser uma agradavel surpresa.nao nos eskeçamos h o pinto da costa na altura é desconhecido e tornou-se o melhor presidente do mundo

    ResponderEliminar
  6. Acho q o Rui dava tb um bom presidente mas para já...jorge nuno..Se quiserem recordar o 1º jogo a q assisti ao vivo, foi um porto.guimarães de 86/87, passem pelo meu blog, um abraço

    ResponderEliminar
  7. A declaração desta semana, em Espinho, pode quase ser entendida como formal, ou oficial, no sentido de Pinto da Costa dizer que continuará no FC Porto.
    Enquanto toda esta turbulência durar, e vão passar uns anitos, Pinto da Costa não sairá.
    É conveniente, porém, que se vá preparando a sucessão.
    E, aí, fica a dúvida se deve ser "interna", do núcleo de que faz parte Fernando Gomes por exemplo, ou do exterior, como Rui Moreira que seria bem apanhado, sem dúvida.
    Com o Gugo não me juntaria a d.d.
    Não forraria os urinóis com o que quer que fosse. Não contraria Marco Ferreira para o despedir a seguir. Sokota teria de sair, obviamente, mas Adriano para mim tem lugar no onze.
    Por fim, não ficaria com dinheiro algum de transferências.
    É mau pensar assim, até em tom de brincadeira.
    E digo-vos que votei no Vítor Baía.

    ResponderEliminar
  8. Eu votaria em Miguel Sousa Tavares.

    ResponderEliminar
  9. Também votei em Vítor Baía - embora me parece que, nesta fase conturbada, o melhor sucessor de Pinto da Costa seria Pinto da Costa. Pelo menos até assentar a poeira deste apito avermelhado.

    O último teste de um líder está na forma como prepara a sucessão. Espero que, nesta matéria, Pinto da Costa também tenha a lucidez de preparar o futuro e a sua sucessão. Ao nosso Vítor, estes três anos que terá pela frente também poderão constituir uma aprendizagem fundamental sobre a gestão do clube. Ao fim desse tempo, penso que estarão reunidas as condições para uma transição pacífica - ficando o clube entregue a outro "mito" da casa.

    ResponderEliminar
  10. Embora tendo votado em Rui Moreira também acho que o Presidente deveria continuar embora esteja um pouco fragilizado pelo processo do suposto apito da justiceira misetsung.
    Mas apesar de tudo acho o ideal a sua continuação.
    Penso é que a partir de agora devem ser tomadas medidas nos entido de uma transição bem preparada pois o Pinto não dura sempre e deixar a sucessão bem oleada não seria má ideia para depois não aparecerem os vultos escondidos e ser tudo uma trapalhada e cair-se na anarquia.

    ResponderEliminar
  11. Pois eu votaria no Rui Moreira.
    É um portista, já provou ter capacidade de gestão, possui uma imagem de seriedade, é bem relacionado e capaz de atrair investidores e argumenta e defende coerentemente as suas ideias ou seja reune várias qualidades que me parecem importantes para o cargo.

    Não sendo uma pessoa capaz de mobilizar multidões, como o é o nosso Presidente, é no entanto capaz de gerar consensos e de enveredar por uma politica menos turbulenta.

    Quanto a António Oliveira, não duvido que ele queira ser presidente do Porto mas creio que ele é mais sportinguista do que Portista e não deseja ver adepto de outro clube como presidente do nosso Porto. Além de que ele seria o ponta de lança do BES no Porto e sabemos bem o que o BES fez e tem feito ao sporting. Não desejo o mesmo para o nosso Porto.

    Fernando Gomes é tido mais como um apoiante de uma possível candidatura do AOliveira do que propriamente como candidato.

    Por muito que goste do nosso Presidente e reconheça todo o trabalho realizado no Porto penso que era altura dele sair e de se proceder a uma limpeza na SAD e de algumas pessoas que o rodeiam.

    ResponderEliminar
  12. O MST penso que nunca pensou em se candidatar, por isso não o coloquei a votação, além de que não creio que tenha vocação para tal, mas nunca se sabe.

    Mas penso que as pessoas estão um pouco divididas entre o Baía e o Rui Moreira e nunca pensaram que talvez a solução esteja no meio termo. Rui Moreira é economista e a sua experiência como tal, além de outros atributos, seria sempre uma mais valia à frente de uma SAD. Por outro lado o Baía tem uma longa experiência e grandes conhecimentos nos corredores do futebol e poderia dar um excelente presidente para o Futebol.

    Estamos habituados a "one man show", mas e que tal Rui Moreira a presidente da FCPorto SAD e Baía a presidente da FCPorto Futebol SAD?

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  13. Zirtaev, acho que essa ideia poderá funcionar muito bem - desde, claro, haja um forte entendimento pessoal entre ambos.

    ResponderEliminar
  14. Boas!

    Na minha modesta opinião, preocupa-me a possibilidade de o FCP ser "tomado" pelos irmãos Oliveira. Não nos podemos esquecer que o presidente do clube pode vir a não passar de um boneco nas mãos de quem estiver na SAD. Aliás, tenho um pressentimento (espero que errado) que boa parte da campanha anti-portista e anti-NGP terá por trás uma tentativa de take-over do clube. É preciso ver para além dos jornalistas. É preciso ver quem lhes paga.

    Uma coisa é certa. Não faltam motivos a muita gente para querer afastar o NGP. Uns porque lhe querem o lugar, outros por não conseguirem viver em paz com a sua incompetência.

    Cumprimentos a todos!

    ResponderEliminar
  15. Slayer tocou num ponto muito importante.

    Tanto quanto se sabe António Oliveira quer a presidência e como se sabe é irmão de Joaquim Oliveira, dono de vários órgãos de comunicação social, entre eles a SportTv, que como se sabe tem feito uma campanha vergonhosa contra o FCPorto, para não falar de outros. Ao contrário do que se pensa eles não estão zangados. Todos sabemos os interesses que um grande clube como o nosso gera.

    Será que o Joaquim anda a tentar colocar de fora Pinto da Costa com vista à colocação do António na presidência do FCPorto?

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  16. Zirtaev, não vás por aí, andas a ler literatura de cordel, penso eu de que...
    O JO porta-se correctamente no tratamento informativo, não interfere no JN e este tem dado o melhor, mais correcto e actual da informação do Apito.
    O AO é o maior accionista individual da SAD. Mas está de trombas com o irmão, afastou-se de todos os negócios e tem só interesses não divulgados no Texas mas que se pode adivinhar quais são (brusho).
    Não acredito num golpe desse tipo, ainda que o JO tenha os meios comunicacionais para o fazer, mas recuso vê-lo a atraiçoar Pinto da Costa.
    Assim começamos a divagar e eu já li sobre isso em qualquer lado pouco recomendável.
    Fiquemo-nos pelo actual presidente. Porque em aberto, para já, estão poucas opções.
    Sendo que o RM e o VB caíram mesmo no goto do pessoal.

    ResponderEliminar
  17. Pinto Da Costa deve continuar,nao vergar parante os infieis,isso era o que eles queriam.
    Eu votei no Baia,mas depois de ter conversado com quem conhece Rui Moreira(da TV,eu nao vejo isso)parece nao ser ma opcao,defensor do Porto,mas isso somos todos nos.
    Como disse o padre na igreja,nos bons e maus momentos,e os bons foram + do que os maus,o nosso apoio todo vai para Jorge Nuno Pinto Da Costa

    ResponderEliminar
  18. comé povo tudo em cima.... o nosso PINTO DA COSTA ainda estara mais uns valentes anos a frente da nossa grande instituicao....para fazer frente a esses mouros covardes e fantoches nas maos de um presidente orelhudo que tem a necessidade de comprar o apoio de partidos politicos. força Porto...força PINTO DA COSTA.... seremos campeões e a campanha nojenta do sul para com o NORTE ainda nos da mais força e prazer de ver esses tristes a ressaviar da derrota

    ResponderEliminar
  19. Já tinha visto isto há uns dias. Faz-me lembrar uns dizeres que dantes se via em algumas tascas:

    "Tens inveja do meu viver,TRABALHA MALANDRO!"

    http://www.iffhs.de/?3d4d443d0b803e8b40384c00205fdcdc3bfcdc0aec70aeedbe0a

    ResponderEliminar
  20. Pinto da costa é como alexandre o grande! só para quando conquistar tudo!

    ResponderEliminar
  21. ze luis disse akilo na brincadeira é claro k nao fazia akilo.foi so pra gozar um bocado com os mouros.e se pudesses ser da direcçao do porto k cargo escolhias??tirando é claro d.d. visto k é um lugar k nao gostas muito.fikem bem

    ResponderEliminar
  22. Guga, claro que eu também brinquei. D.d. ia bem para mim, que conheço jogadores melhor do que administradores e pretensos experts que até no Dragão abundam.
    Se fosse director de comunicação "eles" teriam mais resposta, por exemplo.

    ResponderEliminar
  23. O Ninja já lançou um dos seus golpes...curiosamente foi mesmo a 1 metro do fiscal-de-linha e ele fingiu k n viu...

    Fico à espera do sumaríssimo e dos 2 jogos de suspensão...

    ResponderEliminar
  24. Anónimo: não esqueças que o Ninja veste agora a camisola encarnada!Isso é um "porMaior" de muita mas mesmo muita importância! Mandaram quatro bolas à trave e aos postes, que pontaria!Ganharam-nos por uma, mas a semana passada estavamos com dez na segunda parte e jogávamos fora! Para além disso não houve penalties nem lances duvidosos dentro da área a não ser uma mãosinha de Anderson num lance de golo iminente, que o árbitro e o juiz de linha não "micaram"... Estão a precisar de ir ao oculista e o Henriques de ir ao barbeiro cortar aquela "trunfa" vergonhosa!

    ResponderEliminar
  25. Fui a convite do "Condor" dar uma vista de olhos por dois artigos de RBarrosFafe colocados no site "sol.sapo.pt/rbarrosfafe" e constatei serem dois óptimos instrumentos de trabalhos para um verdadeiro Manifesto Portista de tremenda qualidade. Se por acaso por lá já passaram dêm a vossa opinião!

    ResponderEliminar
  26. e mandaram vir com os super quando pusemos as tarjas contra o derlei, há dois anos... sabiamos do k falavamos, pouca gente estava naquele aviao para ver o k se passou...

    DERLEI = MERCENÁRIO = FUTEBOL MODERNO..

    ResponderEliminar
  27. Confesso que não votei no Rui Moreira. Escolhi o Jorge Costa. Mas hoje ( ou melhor ontem porque já passa da meia noite ) ouvi o Rui Moeira na Antena1, à hora do almoço, a falar do Norte, do centralismo de Lisboa, da tramóia, de todo o mal que nos fazem. Acho que teremos homem.

    ResponderEliminar
  28. O golpe do Derlei: Ë A CULTURA DO NINJA...DEM TEMPO PARA SE EDUCAR!!!
    Ele irá comprender que muitas coisas que fazia agora não pode pois os arbitros irão marcar...
    Eu conheço bem o Paulo Pereira (FCP/Benfica) ele sabe o que estou a dizer...

    ResponderEliminar
  29. Muito se tem falado nos últimos tempos sobre factores externos ao futebol jogado nas 4 linhas e, nomeadamente, sobre o Apito Dourado. Como todos os Portistas, espero que nada de mau aconteça ao nosso Clube e que o Pinto da Costa saia bem desta situação. É o que todos nós certamente queremos.
    No entanto, acho que devemos aproveitar estas ameaças para, pelo menos, abrirmos um fórum de discussão do que será o F.C. Porto pós Pinto da Costa. Ainda há poucos dias, este blog promoveu – e bem! - uma sondagem sobre o assunto, que envolveu uma um bom número de votantes, e que teve como resultado uma clara vitória do Dr. Rui Moreira (53% dos votos). Isto é uma clara demonstração de que os sócios e simpatizantes têm vontade de debater esta questão.

    Por isso, não podemos deixar de olhar para as ameaças, esquece-las ou omiti-las. Devemos sim aproveitar este momento para torna-las numa oportunidade para abrir a discussão sobre a sucessão. Algum dia tem de acontecer. Amanhã, daqui por uns meses ou até num próximo mandato. Não podemos ficar é reféns, de uma solução de recurso para o momento em que ela se der.

    Até aqui temos de ser diferentes do Sporting e do Benfica.
    Em relação aos leões, José Roquette deixou lá um “pau mandado”, o Dr. Dias da Cunha, para assegurar a sua influência no património do Sporting.
    No Benfica, aconteceu ainda pior. Recordo que quando se começou a falar dos problemas de Vale e Azevedo com a Justiça, os benfiquistas levaram os acontecimentos para um plano de pura perseguição ao clube e ao seu presidente. Se bem se lembram, daquelas vergonhosas Assembleias-gerais, onde os sócios não falavam, assobiavam e grunhiam. Enfim, o resultado foi que na sucessão a Vale e Azevedo, apareceu um pára-quedista, com a cara do Vilarinho, historial no Alverca e muito duvidoso carácter.

    Portanto, dou os parabéns a este blog pelo magnífico fórum de discussão que mantém sobre o F.C. Porto, aproveitando para lançar a ideia da abertura de um fórum de discussão sobre o pós Pinto da Costa.

    Bem hajam.

    ResponderEliminar