16 fevereiro 2007

Quatro tiros certeiros e suposta crise ao fundo

FCPorto 4-0 Naval
Lisandro, Lucho, Lisandro, Adriano

Muito vento, muita chuva, muito frio, mas felizmente também muitos golos para alegrar os pouco mais de 27 mil adeptos que tiveram coragem de enfrentar tamanho temporal. Espera-se que esta goleada, apesar do futebol portista não ter correspondido ao desnivelamento do resultado, traga de volta a confiança para enfrentar o importante jogo da Champions de quarta-feira e que tenha conseguido afastar de vez a suposta crise que parecia querer aterrar no Dragão.

O jogo começou com os jogadores do FCPorto a mostrarem-se algo nervosos, mercê da alta tensão vivida nas últimas semanas, mas com o passar do tempo concluíram que o melhor calmante seria um golo. A táctica não foi a habitual, com a saída de Quaresma a alas deixariam de existir, pelo menos como estávamos habituados a vê-las, e então Jesualdo resolveu colocar uma espécie de 4-4-2 em losango, pertencendo o vértice mais ofensivo a Bruno Moraes que desempenhou bem o seu papel. Outra novidade nesse novo meio campo foi Marek Cech que jogou muito bem no lado esquerdo.

Na sua nova missão, Moraes fez uma bela assistência para o primeiro golo, superiormente aproveitada por Lisandro Lopez, abrindo o marcador e conseguindo levantar todo o peso que estava nas costas dos jogadores. A partir desse golo os jogadores soltaram-se mais e os lances saiam com mais fluidez, até que Pepe, que saudades que tínhamos dele, resolve ir para o ataque levando a bola pelo lado direito, desequilibrando a defesa do Naval e cruzando para a área onde, face ao mau alivio do guarda-redes, aparece Lucho a fuzilar. Foram uns primeiros 45 minutos muito bem conseguidos por parte dos Dragões.

A segunda parte abre com o segundo golo do homem da noite, Lisandro, em mais uma boa desmarcação do Argentino a passe de Postiga. Com o resultado os três pontos da vitória praticamente entregues e com a chuva cada vez a ser mais intensa, parecia que o grande objectivo a partir do 3º golo seria mesmo o final do jogo, já que o FCPorto começou e a gerir os esforço, tendo em vista o jogo contra o Chelsea e abrandou claramente o ritmo. Então, Lisandro deu lugar ao regressado Adriano e Lucho deu lugar a Ibson.

Já perto do final mais uma novidade, Renteria jogou os seus primeiros minutos oficiais na Europa, mostrando muita vontade, mas claramente ainda pouco adaptado e trapalhão. Quando já muitos adeptos estavam fora do estádio Adriano provou porque pode ser opção no FCPorto marcando um excelente golo a cruzamento Marek Cech. Destaques também para Fucile, Bruno Alves e Paulo Assunção que estiveram muito certinhos e quase sem falhas.

Uma grande vitória para levantar a moral, uma grande vitória contra tudo e contra todos, uma grande vitória da verdadeira justiça, uma grande vitória.

Venha o Chelsea.

PS: Aproveitando o facto de ter ficado ontem num local previligiado no Dragão e de ter tirado fotos da targa dos SuperDragões, que já foi falada na caixa de comentários e como ouvi que a SportTv fez o favor de não mostrar nem sequer uma imagem da mesma, deixo aqui a foto que tirei para verem (peço desculpa pela fraca qualidade já que são de telemóvel).

23 comentários:

  1. Penalti???Qual penalti qual carapuça!!!Então,o homem morreu???Não morreu,pois não???Então onde é penalti???

    ResponderEliminar
  2. Ganhamos com um resultado digno de uma grande equipa como a nossa.
    Espero que no próximo jogo, os nossos jogadores não se percam na ilusão dos 4 golos anteriores...
    Hoje estou especialmente feliz, foi tirei uma foto com o Pedro Emanuel e fotografei o Quaresma e o Anderson... Infelizmente não consegui chegar perto deles, pois eram só "gajas" e "pitas" à volta.
    Estive com o Drulovic 8) I'm happy!

    ResponderEliminar
  3. foi óptimo, a mexer c'os doutores de vingança que terá valido ao benfica a desfaçatez de lá querem saber de um jogador do FC Porto, enquanto o tempo, apesar de mau, não nos foi mais adverso que ao outro

    que assim aprendessem tais senhores a ser equidistantes, e não desleais como aquele de igual marca, sem-vergonha, deus o tenha...

    e o Adriano foi lá, zumba, eu não disse? mesmo que não necessário, a mostrar bem o que vale

    que assim viva a garra dos nossos, se mantenha e cresça à medida da perseguição das máfias

    amelie

    ResponderEliminar
  4. Por achar que esta direcção já deu tudo o que tinha a dar (façam-lhe a estátua merecida), nunca estarei contra a equipa...nunca estive.



    só naquela
    [[]]

    ResponderEliminar
  5. Qual chuva qual quê?

    Foi um jogo morno apesar dos golos, houve várias exibições de que gostei, principalmente Pepe, Cech, Lisandro e o Assunção, e o Adriano a provar que faz jeito ao invés do Sokota.

    ResponderEliminar
  6. VERGONHA... eh assim que rotulo a paixao portista...UMA VERGONHA. Quando a equipa mais precisa de nos, estao 27.000 espectadores no estadio. Somos uns merdas que so gostamos do porto quando ele ganha. se as coisas correm menos bem, assobiamos para o ar e vamos ate ao cafe... Fiquei contente com a alternativa tactica e com a forma como cech a executou. Bom jogo apesar de achar que ainda temos de melhorar muita coisa (passes) ate quarta feira. principalmente o senhor bosingwa que estava particularmente desastrado neste ponto.

    ResponderEliminar
  7. Uma bela vitória, pelo menos deu para desanuviar o ambiente, a tensão era imensa quando a equipa entrou, os adeptos estavam mesmo apreensivos mas valeu a pena .

    Quanto a jogadores, esqueceste-te de um grande Bosingwa, ele cruzava e depois ia lá cabecear, está mesmo em grande.

    Agora tenho de destacar a tarja que os SD puseram no final do jogo, isto sim, é apoiar a equipa, não é fazer as mesmas vergonhas que fizeram no ano passado, mas também, águas passadas não movem moinhos.

    ResponderEliminar
  8. Contentinho pelo doce regreso às vitórias mesmo sem ter sido um grande jogo pois na minha opinião estamos com problemas na construção do jogo ofensivo e o meio campo cria poucos passes para os avançados. Temos de esperar pelo Andersen.
    De resto Dstaco Lisandro, a raça argentina fortalecida com o espírito do Dragão e o mister que resolveu tirar os pesos mortos da equipa e deu chances a quem mais merece.
    Recuperou Adriano - espero que para durar - o unico avançado com o espírito do ponta de lança, colocou o Fucile que esteve bem, o Cech também e outros melhoraram como o Lucho e o Postiga entre outros já referidos em vários comentários.
    A comparência do publico foi uma vergonha apesar do tempo, não se pode querer ópera todos os dias e há que estar na hora da advesidade e o árbitro mais uma vez e com o resultado feito ! foi incapaz de ver mais um panalty !!!
    Finalmente os parabéns ao Ricardo pela comparação que fez na apreciação ao caso Quaresma.

    ResponderEliminar
  9. miguel vareta_canada, o teu assunto é pertinente e às vezes tabu no seio da família portista.
    Sou da opinião que um clube deve ser sempre apoiado nos maus e bons momentos. Sempre achei que em Portugal os treinadores duram muito pouco tempo num clube. Basta ver o caso de Inglaterra, em que apesar de o clube ficar em 3º lugar, há treinadores da mesma equipa, com mais de 10 anos de carreira...
    Aqui em Portugal, assemelha-se a Espanha. Se hoje jogas mal, amanhã não tens perdão e começa a pensar no teu futuro como treinador.
    Estavam 27 mil pessoas, coisa que nem achei pouca, pois os preços dos bilhetes continuam muito encarecidos e somando o dia de chuva e frio, tira muitos adeptos do jogo.

    ResponderEliminar
  10. nunca deixamos de apoiar a equipa nem este ano nem no ano passado... e estou admirado menphis elogiares os super, tu que escrevias post no teu blog a atacar os super por ter-mos bandeiras e estandartes no ar que te impossibilitava de ver o jogo, quando servem para dar um colorido e espectaculo à curva...

    ResponderEliminar
  11. Homenagem a Licha...

    Perdemos com o Estrela da Amadora na semana passada, mas ja nesse jogo lisandro nos tinha dito : atencao que depois de Anderson e Quaresma vem ai o MEU periodo. Foi o unico que jogou. Ontem, fez um jogo que me maravilhou. Nao foram so os golos em si, foi como lutou por eles, criou as oportunidades e quando elas apareceram, nao falhou. Luta como um louco, corre atras da bola, persegue-a como se fosse a ultima missao da vida dele. Tem um misto de Derlei dos bons velhos tempos com Liedson. Eh incrivelmente lutador. Da gosto de ve-lo de dragao ao peito. Adoro este rapaz.

    ResponderEliminar
  12. Estou como o Jorge: resultado ilusório, porque a equipa não jogou para isso. Aliás, não creio que a equipa tenha jogado mais e melhor do que fez contra o Estrela. Lisandro bisou em condições iguais à que falhou diante de Paulo Lopes, tal como Postiga, no último jogo. Essa é a diferença, não em jogo jogado ainda que ontem matizado pelo modelo 4x4x2 que teve virtudes, defeitos e deixou lacunas evidentes para se perceber até onde pode ir e contra que adversários e com que intérpretes.
    Acho que Postiga e Bosingwa jogaram pouco, de cadeirinha, certos de terem o lugar garantido. Isso é fatal para qualquer equipa.
    Valeu-nos um adversário macio, fraquinho, sem ambição e mal organizado. Se fosse o Estrela outra vez talvez o FC Porto não ganhasse...
    O eixo Helton, Pepe, Assunção, Lucho e Lisandro resolve. Mais o Adriano, como sempre disse o único ponta-de-lança de jeito que sobra. O Renteria é uma fraude. O Ibson está intragável na fome de ter a bola e arranjar-se problemas a ele e à equipa: quase revi a jogada que deu o golo ao Atlético.
    E para chamar espectadores é preciso não jogar a passo, jogar para divertir, cativar, ter chama. Cultivar o belo jogo com 2-0 e 3-0 não é para alguns tipos que equipam de azul-branco.
    Prefiro chatear nas vitórias do que zurzir nas derrotas. Há desaires que precisam de serenidade para serem analisados, nas vitórias perde-se a noção de sensatez e até humildade.
    Não é a jogar assim que se elimina o Chelsea.

    ResponderEliminar
  13. a sporttv mostrou essa imagem dos super dragoes.a mensagem k ta nessa tarja penso k seja o k todos os portistas pensam

    ResponderEliminar
  14. ze luis nao concordo com o k dizes do postiga.ele ontem apesar de nao ter marcado acho k lutou pra isso.tem tido é azar.e temos de destacar o excelente cruzamento para o golo do licha

    ResponderEliminar
  15. Devo referir que na TSF a tarja foi referida com a mensagem que contém. E pela voz de Costa Monteiro foi afirmado em directo que o "apito dourado" parece ter feito com que na dúvida, nunca se assinale nada a favor do FC Porto - a propósito da grande penalidade sobre Fucile. Uma afirmação polémica, como o próprio admitiu. Apesar de, provavelmente, todos os portistas acharem o mesmo, nunca é demais admirar quem assume publicamente e de forma isenta uma realidade que muitos não querem ver. No programa "Trio de Ataque" Rui Moreira já o afirmou várias vezes, mas aí está como comentador portista, e portanto não deve isenção a ninguém - mas merece um elogio enorme pela atitude que sempre apresenta.

    Custa-me ver sempre o FCPorto e a comunicação social em lados opostos da barricada. Há muitos bons jornalistas em Portugal - Generalizar é injusto.

    Um abraço portista, de um apaixonado pela comunicaçãoe e pelo jornalismo em particular.

    ResponderEliminar
  16. Também considero que o resultado foi melhor que o jogo efectuado, mas o futebol é também isto, criam-se oportunidades atrás de oportunidades e não se marca um golo, noutras alturas surge uma chance e ZÁS! Mas gostei da atitude da equipa e o Jesualdo colocou e bem o Fucile à esquerda e o jogo ganhou outra acutilância! Depois o Cech tirou centros bem medidos e deu alguma profundidade ao futebol da equipa. Postiga esteve lutador, mereceu a confiança e Bruno Morais - sinceramente não posso dizer muito - abriu a defesa e deu dois golos a marcar! O árbitro fez o que esperavam dele: ignorou entradas a matar a jogadores importantes e tapou os olhos a mais um PENALTIE! O primeiro cartão da partida - tinha que ser - foi atribuido ao Porto, por uma falta sem qualquer maldade! O Lucho que se cuide que "eles" andam atrás dele com todos os pitons disponíveis! O Renteria também me pareceu colocado fora de sítio, mas mostrou vontade de lutar por um lugar: a ver vamos que isto de jogadores é uma autêntica lotaria! O Helton pareceu mais desperto e com genica, tinha adormecido à sombra da Selecção Brasileira e acordou com os ataques que lhe fizeram e lhe deram a entender do que a casa gasta! Esquecia-me de mencionar o facto de os sócios, serem na sua maioria apenas isso: Sócios! Quando é preciso não estão lá, são sócios chiques, a maioria são Empresários abituados ao ar condicionado, que não gostam de molhar as sapatilhas rosa e verde! Por isso eu acho que deveria ser feito um teste de veracidade a quem quisesse entrar para sócio! Quando eu fui sócio era terrível ter de aturar alguns "pirolitos" que só lá iam quando as coisas corriam bem, e mesmo assim tinham a mania que sabiam mais que todos os outros, só estragavam o ambiente em torno da equipa, que precisa essencialmente de sentir-se acarinhada!

    ResponderEliminar
  17. Estive a ler os comentários dos árbitros convidados pelo Jogo aos lances mais discutíveis e o Coroado e o Rola estão bem um para o outro: Deveriam ir a Inglaterra unirem-se pelo matrimónio Gay! Um é um autêntico BOÇAL, um ARREEIRO,o outro parece um MARICAS! São dois provocadores Natos... Tenho que fazer uma homenagem a Rosa Santos que parece ser um Alentejano BOM!

    ResponderEliminar
  18. Reconheço que o FCP não fez um jogo por aí além!Mas tambem sei que este resultado é importante,pois pode ser decisivo para restabelecer os niveis de confiança de uma equipa que por motivos sobejamente conhecidos estava doente e que agora espero eu esteja em convalescensa e perto da recuperação total!Quanto aos exmos srs magistrados que decidiram nada decidir em relação ao Quaresma,eu tenho que diser aos meus amigos portistas que teem de compreender que os srs são pessoas muitissimo ocupadas!Não são como nós que só temos que escrever as nossas opiniões em blogues como estes!Só temos de ter paciencia,porque no dia a seguir ao CARNAVAL,já ficamos a saber se o Quaresma joga ontem ou não!Aliás,o dr"outro dr"Fernando Seara já tinha alertado para o facto de os srs doutores poderem não ter tempo para analisar o recurso!E pelos vistos o dr Seara ou sabe muito ou é bruxo!Olhem meus amigos eu nem me atrevo a escrever aqui os epitetos que acho que esses srs doutores mereciam!PS:Alguém me pode informar se o sr presidente da liga de todos os clubes esteve Quinta feira em Braga e ontem no DRAGÃO,ou se também estava ocupado como os srs doutores a tirar morcões do nariz?

    ResponderEliminar
  19. eu tou ansioso para k chegue quarta feira para saber a decisao dos gajos acerca do quaresma.é k vai-nos fazer uma diferença do caraças.
    estes gajos gozam descaradamente com o porto,mas nao vai ser por muito mais tempo.

    ResponderEliminar
  20. O Sporting empatou...hehehe, só não acerto no euromilhões...

    agora só falta o benfas perder pontos também e tudo voltará ao normal. Poderemos discutir assuntos importantes para o clube sem que os que gostam de enfiar a cabeça na areia a acusar os outros irmãos de fracos...

    Enfim. Queremos todos o mesmo...

    Em relação ao jogo do FC Porto...já foi tudo dito. Menos uma coisa:

    Quero o Lisandro a capitão!!!

    :D


    [[ ]]

    ResponderEliminar
  21. Não estou eufórico com a vitória. Na verdade não jogamos nada de especial.A equipa joga lento ou devagarinho...

    O Chelsea vai-nos dar dores de cabeça...

    O Renteria tem 21 anos. Não é no 1º jogo que vai fazer mossa. Mas que com a bola nos pés demonstra que ainda joga com 2 tijolos em vez das chuteiras...preocupante esse item. Não vem resolver nada na frente para esta época.

    Ai o Ibson...o homem anda com uma pressão...

    Estou feliz com o facto de o Alan não ter entrado. Sou ateu, mas tenho que dizer: ALELUIA!

    [[ ]]

    ResponderEliminar
  22. meirelesportuense se ainda fosses sócio podias criticar os outros (e até com bastante razão). Assim não faz sentido. --> isto faz parte daminha estratégia de angariação de novos sócios ;)

    ResponderEliminar
  23. Caro anónimo: Eu percebo que pode ser até bem intencionado esse teu conselho, mas para ser sócio neste momento eu teria de dispôr de uma pequena fortuna, para cotas, jóia e bilhetes de ingresso! Como a minha situação acabou por resultar de erros que não me podem ser assacados, eu permaneço assim até que tenha uma situação financeira mais desafogada ou aconteça alguma campanha mais propiciatória! Mas isso - a minha situação de não sócio - não me inibe de criticar o pessoal sócio, porque já passei por isso, sei bem o que é ver um jogo à chuva de pé com a água a entrar pelo lado esquerdo do pescoço e a sair pelos furos dos sapatos, no meio de setenta mil bicos e praticamente do jogo, só ver a bola quando ela era chutada para a atmosfera, dos golos quando a maioria do pessoal se levantava aos gritos e me abraçava - porventura convencidos que eu é que tinha chutado a bola - e do estádio só conseguir ver a relva no intervalo...O Porto tem agora um número de sócios suficiente para encher a brincar dois Estádios e só lá meter 27 ou 29 mil num dia de presença obrigatória,sinceramente...É preciso ter os t..... no sítio para arrostar com a possibilidade de ir assitir a mais um eventual desaire! Para além disso hoje o campo tem óptimas condições, bancos numerados, bancadas quase completamente cobertas e é em si um espectáculo dentro do espectáculo! Tem lugar de estacionamento quase garantido dentro do próprio Estádio e mesmo assim continuo a ver gente a estacionar em plena Via de Cintura Interna à espera da complacência dos BTs...Tem Metro à porta, Centro Comercial, tem tudo o que é necessário e exigível nos tempos modernos mas mesmo assim!!! E ainda tem o homem da Corneta de bónus...Mas sinceramente eu acho que dos 100 mil sócios, portistas a sério só para aí quarenta mil e já é um exagero...

    ResponderEliminar