08 fevereiro 2007

Tacticamente imperfeito

Vários factores justificam muito do que vai acontecendo com o actual FCPorto. De muitos deles já falamos. Infelizmente, muitos exteriores ao futebol propriamente dito. A derrota em Leiria foi o melhor exemplo do que acabei de dizer, lá a equipa esteve globalmente bem, só não venceu por mero azar e principalmente por influências douradas. Já contra o Estrela existiram outros problemas e a equipa não conseguiu convencer nenhum portista de que merecia inequivocamente a vitória.

Anderson
No último sábado o esquema táctico não terá sido o mais adequado, aliás muitos portistas há muito falam do problema do meio campo que, contra equipas que logo à partida sabemos que se vão fechar na defesa, não necessitaria de dois médios de características defensivas. Algo de que tinha falado ainda antes do jogo de Setúbal, em que foi experimentado Jorginho no lugar de Raul Meireles e com sucesso.

Apesar destes problemas, tudo seria disfarçável caso Lucho estivesse em boa forma, o que não acontece, ou pelo menos vai estando muito intermitente. Ainda contra o Estrela a quantidade de passes que falhou e o pouco que esteve em jogo foi por demais evidente e acaba por se reflectir no jogo ofensivo da equipa. Mas acaba por se entender a continua inclusão de Lucho no onze por parte de Jesualdo, o argentino tem um sentido posicional excelente e a qualquer momento com o seu excepcional remate pode resolver um jogo. Poderá estar cansado, mas ouço isso desde que chegou ao FCPorto e ele já provou que não precisa correr muito. No entanto não deixou de ter sido um dos ausentes no passado sábado.

Quaresma
Na frente, continuando a inexplicável exclusão de Adriano (quem será verdadeiramente responsável por isto?), Postiga começa a voltar atrás, pode até ser passageiro, mas os constantes fora de jogo em que cai e as constantes caídas para o chão são a sua “imagem de marca” e foi precisamente o que se viu. Precisará de um pouco de “descanso”, mas nunca para dar lugar a Sokota que tem de ganhar ritmo de jogo e entrar aos poucos. Bruno Moraes era o substituto mais lógico, mas no sábado teve uma lesão, deixando de ser opção. Poderia Jesualdo ter experimentado o guerreiro Lisandro no meio, servido por Alan e Vieirinha, mas pouco poderia fazer mais.

Pepe
Atrás, Ricardo Costa, além de não ser um prodígio ainda tem um défice total de confiança por parte dos adeptos que não lhe perdoam o mínimo deslize. Aqui acho que Jesualdo terá errado ao colocá-lo no centro da defesa na hora do desespero portista. Com três defesas, o centro da defesa deveria ser entregue a Bruno Alves, além de que Ricardo Costa estaria bem mais rotinado às laterais. Mesmo assim Jesualdo terá errado ao tirar Lucas Mareque, deixando Ricardo Costa, quando este já estaria psicologicamente muito abatido. A defesa a partir desse momento ficou numa autêntica confusão táctica, com algo inimaginável a acontecer, Bruno Alves a fazer centros na esquerda do ataque. Incompreensível.

Jesualdo não foi tacticamente perfeito, mas não pode nunca ser dado como o responsável máximo do que tem acontecido. Os nomes dos problemas, quero dizer, das soluções estão à vista. Não existe nenhum treinador no mundo que, para além de questões que não deveriam fazer parte do futebol, resista à falta na sua equipa de três tão importantes jogadores mais um, neste caso, Lucho. Ainda assim, não sendo o principal culpado, cabe-lhe a ele a dificílima missão de curar todas as feridas profundas abertas neste Janeiro, mesmo as infligidas por terceiros.

12 comentários:

  1. Meu caro Zirtaev: Passei por aqui e vou desabafar mais um pouquinho...Estive a ler o teu post e genéricamente concordo contigo quando dizes que o Prof. não deve ser responsabilizado totalmente pelos desaires acontecidos! Cometeu erros: Claro que os cometeu, o maior deles a meu ver foi ter colocado o RicCosta a jogar porque é visível que ele não tem condicções emocionais para enfrentar o jogo muito menos no palco do Dragão! Se isso se deveu à necessidade de o mostrar a alguém, acreditando que o jogo seria mais ou menos acessível, foi errado porque foi pior a emenda que o soneto! Deveria ter alinhado com o João Paulo que parece ter algumas semelhanças de jogo com Pepe e tem outra envergadura física! E para além disso tem que ser experimentado, pois nunca se sabe o que pode acontecer de um momento para o outro a qualquer um dos outros centrais. Mareque não me parece mau jogador, é lutador, aguerrido como é característico nos argentinos e não é mau de bola, embora fosse menos arriscado apostar no Fucile, que se dá bem melhor na esquerda que na direita e já o mostrou várias vezes! Com Bosingwa de regresso as coisas pareciam-me ajustadas mas foi o que se viu. Mesmo assim bastava que o RicCosta tivesse colocado o corpo à bola e ela não teria entrado! Mas isso sou eu a falar eu que nem Internacional fui alguma vez, nem sequer a jogar ao carôlo! O que me tem mantido admirado tem sido a posição do Presidente! Bolas, ele tem que nos falar e falar para dentro do Clube, em especial para o balneário e para os jogadores e incutir-lhes confiança, não deixando sózinho nesta tarefa o Professor Jesualdo! O treinador tem que se sentir respaldado pela Direcção, se não pode ele mesmo perder a confiança e sentir-se desmotivado! E não há que ter receio da dona Morgado porque o Mundo não acaba aqui e nós acreditamos nele! Reparem nos jogadores que ontem e anteontem estiveram no confrontos Portugal-Brasil ou França- Argentina e quantos alinham ou já alinharam pelo nosso Clube! Isto num passado bem recente...Quantos Internacionais! Não significa isto por si só o valor que temos? É preciso ir buscar argumentos aonde? Estão ou melhor estiveram ali tantos argumentos vivos, que só um cego é que não os conseguiu ver: Paulo Ferreira, Ricardo Carvalho, Jorge Andrade, Deco, Raul Meireles, Ricardo Quaresma, Helder Postiga, Helton, Diego, Lucho Gonzales, Lisandro Lopez...Nos sub 21: Paulo Ribeiro, Hugo Almeida, Ivanildo, Paulo Machado, Vieirinha, Diogo Valente, Organista.......Querem mais????? Veem porque conseguimos ganhar mais que os outros?

    ResponderEliminar
  2. acho que o meireles tem razao. a gente deu-lhe o beneficio da duvida, mas o silencio dele prova que tal como os arbitros está condicionado. eu nao voto nele para tres anos. mais faltava.

    ResponderEliminar
  3. o problema do lucho não é o cansaço, mas sim a posição que ocupa. Ele descaiu muito para a direita, ele como nº 10 deveria ser mais útil. Ontem, jogou na Argentina e jogou mesmo no meio, fazendo uma boa partida. Se por exemplo, ele jogasse na posição do Raul Meireles era melhor, ou então jogar só com dois médios. também fiquei surpreendido por ele não ter posto jogar o Jorginho .

    Sobre o Adriano, não há nada a dizer, é grande injustiça e é incompreensível , ponto final.

    Quanto a Ricardo Costa, tenho imensa pena de ele esta, já à muito tempo, num mau momento. Parece que regrediu no tempo, está muito mau, o João Paulo era uma boa opção, contra o Atlético foi dos melhores e foi encostado, e concordo contigo acho que o Mareque estava a fazer um bom jogo, porquê tirou-o?
    Até acho que os laterais e lisandro foram os melhores contra o Estrela.

    ResponderEliminar
  4. Memphis Child tem razão: um dos grandes problemas com que o Lucho se debate no Porto é quererem encostá-lo permanentemente à ala direita. Mais que cansaço, será essa disfunção posicional que lhe tolda os movimentos.
    E, assim sendo, fica o meio campo completamente fragilizado.
    No demais, as ausências de Quaresma e de Anderson podem explicar, de facto, muita coisa. Mas essas coisas devem ser acauteladas no início da época. Ora, se o Jesualdo lá não estava, estavam os senhores da SAD.
    Em relação ao Jesualdo, ficam os mistérios de saber porque não jogam Ibson (não deslumbra, é certo) ou Jorginho no lugar de Raul Meireles ou Paulo Assunção, porque há-de ser Sokota (fisicamente vale o que vale e como jogador pouco mais vale) o eleito em detrimento de Adriano...
    Também não se percebeu muuito bem a euforia (que nem sequer foi aparente) em torno de irem buscar o Andrés Madrid quando no plantel lá estão o Paulo Assunção, o Raul Meireles e, sendo caso disso, o João Paulo. Alguém percebeu?
    Ou porque é que o tal defesa centra brasileiro (jovm promessa) aterrou em Portugal, por empréstimo, mas foi parar a Leiria?

    ResponderEliminar
  5. esqueci-me de referir que ainda tenho confiança no treinador e que tenho uma imensa fé no titulo, agora que algo é necessário melhorar, isso é.

    ResponderEliminar
  6. Caro colega de blog Zirtaev

    Vou aqui apresentar uns dados que podem ajudar a uma pequena reflexão.

    Marcadores:
    1.º - Hélder Postiga (FC Porto) 10 golos
    2.º - Liedson (Sporting), simão (benfica), Linz (Boavista) 7 golos

    Quaresmaohdependencia?

    Estivemos um mês sem ele e continuamos a ganhar...

    Andersonohdependencia?

    Continuamos a ganhar sem ele...

    A defesa so tem 10 golos sofridos!

    Portanto, resta-me e perdoem-me os que nao vao concordar comigo mas na minha opiniao e disse-o no jogo de Braga... Se fosse Jesualdo Ferrereira no fim do jogo a equipa ia correr mais 15 a 20min com o publico local a assobia-los, a gozar com eles de modo a que se sentissem humilhados por aquilo que fizeram...

    Os jogadores têm que perceber que a camisola do FC PORTO não é um qualquer produto textil mas sim a bandeira do melhor clube do mundo.

    Todo o jogador que chegar ao FC PORTO tem que perceber que está a represantar o melhor clube do mundo.

    Todo o jogador que joga no FC PORTO tem que lutar até ao limite por aquela camisola.

    Em Braga e em outros jogos nao se viu isso e contra o Estrela também nao!

    Para além das tacticas, existem outros factores que na maioria dos casos resultam em vitorias:

    A luta, o querer e a humildade!

    EU ACREDITO!

    FC PORTO CAMPEÃO!

    ResponderEliminar
  7. Concordo convosco qd dizem que o Lucho está numa posição que não lhe é muito favorável, mas a verdade, não sei se por influência do mau momento da equipa, é que no sábado falhou muitos passes e procurou muito pouco a bola. Isso é inegável. Acho mesmo que seria melhor aproveitado se pudesse vagabundear atrás dos atacantes, como fazia o Deco, e não ter tantas responsabilidade defensivas, que acho que ele tem. Era uma questão de experimentar. Senão, mais Jorginho que Ibson, um destes tem de entrar para o lugar de Meireles. Deixar o Jorginho ganhar alguma confiança no lugar e não tirá-lo logo qd faz um jogo mais apagado, além de que é outro como o RCosta, o primeiro erro é igual a assobiadela monumental.

    Concordo tb com o que diz o Quintino e o Meireles. A SAD tem de ser responsabilizada por muitas coisas, não nos podemos virar sempre para o treinador como normalmente acontece e neste caso então...

    O Adriano é mais uma das birras em que acho que a SAD é responsável. Não quis sair e agora está a ser castigado. Acho que é o que está acontecer.

    Quintino o Andres Madrid penso ter sido uma aquisição da imprensa. Ou seja só especulações.

    Meireles está à vontade para desabafar e acredite que concordo com tudo o que diz. Mas infelizmente acho que o Jesualdo é que vai ter mesmo de resolver as coisas sozinho, até porque para resolver tudo nada melhor que duas ou três vitórias seguídas e lá vai a crise. Mas que vai ter uma tarefa árdua, que ninguém duvide.


    Mitico, dependência de um jogador aceito que não exista, mas lembre-se que estamos a falar de praticamente 4 jogadores ao mesmo tempo, é difícil a qq equipa não se ressentir disso.Veja-se o Bercelona sem Deco, não ganhou nenhum jogo nesse mês de paragem do Mágico. Veja-se o Chelsea sem John Terry, teve sempre muitas dificuldade. E só falamos de um jogador, mas mais casos existem. E sabe que até acho que os jogadores do FCPorto correram muito, não sabiam era ao certo para onde.

    Um abraço.
    PS: Caro Mitico, diz que é colega de blog, mas não sei qual é o seu blog. O seu perfil não esta disponível, por isso não dá para ver.

    ResponderEliminar
  8. Colega Zirtaev

    Quando digo o termo colega, é colega deste blog porque ainda não tenho participações suficientes para poder dizer AMIGO PORTISTA ZIRTAEV :)

    Gosto muito das análises que aqui são feitas e vale aqui pena participar.

    Bom, quanto ao nosso clube...
    Detesto das "****dependências"!!!

    Já com Deco, o jornal Record era um exagero. Decodependencia isto, Decodependencia aquilo, bla bla bla!

    Nao tolero isso. E porquê?
    Então Deco nao era jogador do FC PORTO?

    Agora, Quaresma nao é jogador do FC PORTO?

    Anderson nao é jogador do Porto?

    O clube depende dos jogadores.
    Os jogadores dependem do clube.

    Eu estive no Dragão e sinceramente vi a bola a circular entre os jogadores. Nao vi, nenhum a tentar pegar no jogo. Nao vi alma lutadora (excepção de Lisandro, Bruno Alves e Bosingwa.)
    E quando assim é... fico triste!

    Já o tinha dito, no dia a seguir ao jogo, que é preciso um numero 10 para fazer a transição defesa ataque... caso contrario continuaremos a passar a bola uns para os outros e isso todas as equipas sabes fazer excepto o Aves!!!

    É a minha opinião.

    Abraço a todos

    ResponderEliminar
  9. Esqueci-me de dizer...

    Eu sempre fui e serei um defensor de Jorginho!

    Lembro-me dele no Setubal e ele espalhava classe na equipa!

    Em suma: Partia tudo!

    Mas também sou sincero, que nunca fui defensor do Bruno Alves e que agora tenho que estar caladinho porque é sem duvida um peça importante nesta estrategia de Jesualdo Ferreira RUMO AO BI CAMPEONATO!

    EU ACREDITO!

    ABRAÇO A TODOS

    PS: Venha o Chelsea!!! JÁ!!!

    ResponderEliminar
  10. Mas alguém já parou para pensar no argumento em que muitos de nós estão a cair?

    O FC Porto, um dos melhores clubes do mundo a sofrer porque perde 3 jogadores titulares? Somos obrigados a ter um banco forte. E não é isso que acontece. De quem é a culpa? Do Jesualdo que chegou a dias de terminarem as inscrições. E que herdou um plantél que teve a conivência da direcção?

    Onde anda o dinheiro das transferências? Provavélmente gasto em vários jogadores de 1 milhão que nem oferecidos deveriam ter entrado no FCP. Acrescentando a isto os elevados ordenados que passam a auferir assim que assinam o contrato. Depois ninguém os quer...

    Quem é que amando o FCP pode querer jogadores com o nivél técnico de um Alan por exemplo? quem o trouxe e porquê?

    Ps: o Alan é apenas o exemplo mais fácil de muitos.


    FCP Sempre!

    [[ ]]

    ResponderEliminar
  11. Ora, o que se passa com este FC Porto, para vocês é uma dessas questões da amostra, com acrescentos possíveis como a questão do tempo, se faz frio, chove ou é quente e se deus se retirou da nossa companhia, a virgem e os santos...


    Alguma coisa dessas pode pesar um tanto, as férias de Natal, o facilitismo e algum abandalhamento... mau que seja, acontece

    Mas a razão está à vista, a perseguição, a prepotência sem vergonha da inveja, ajudada pela campanha maledicente de um desejo secreto de vingança

    Ou a dra Morgado está aí pa fazer justiça, ela que se fartou de atiçar as teias do sistema, ela mais o ex-presidente do Sporting, bufado à orelha pelo duplo do livro?

    E ora quando se é a mulher do guarda-livros dos lampiões, indigitada por um procurador lampião, também, a coisa só pode cheirar ao Iraque, com uma justiça predestinada a vingar o que seja que nos chateia

    E se os políticos no poder são lampiões, também, maioria, pensam que isso não pesa? que não entra nas razões possíveis para a crise? e pode ser uma chatice, mas por que haveria aqui de diferir muito da Itália?!

    Ih, mas que pouca vergonha!

    ResponderEliminar
  12. Caro Mitico, todos lutamos pelo mesmo e acho que até nos poderemos considerar mesmo amigos de Blog :-)

    Qd se fala de apenas de um jogador concordo plenamente convosco, nunca poderá o FCPorto depender de apenas um jogador. Ponto final. Mas qd se tratam de tantos jogadores, não acho que seja nada criado pela imprensa, é a realidade. O FCPorto como muitos clubes não poderá ter 11 jogadores do nível do Quaresma, do Anderson, do Pepe ou do Lucho, muito menos mais 6 ou 7 jogadores ao mesmo nível no banco. E é normalíssimo ressentir-se da falta das 4 peças mais importantes da sua equipa. Imaginem a equipa campeã europeia do Mourinho sem o RCarvalho, o Deco, e o Derlei ao mesmo tempo e ainda o Maniche em muito má forma. Acham que o Mourinho faria milagres?

    É apenas isso que quero dizer e agora juntem a esta receita: Arbitragens más, a paragem no campeonato e uma direcção preocupada com outros assuntos, o que acaba por afectar o balneário, e somos obrigados a ter o que temos.

    É evidente que ainda podem juntar alguns erros do treinador, mas quem não os comete qd tem pela frente estas dificuldades.

    Um abraço.

    ResponderEliminar