04 fevereiro 2007

Assim não

FCPorto 0-1 E. Amadora
Anselmo

Eu não quero ser demasiado pessimista, mas o jogo de ontem pode ter sido fundamental para o resultado final do campeonato. Uma vitória teria colocado o FCPorto na rampa de lançamento para o BI. Perder pontos, e neste caso perder o jogo, colocou o FCPorto a jeito de perder por completo o controle da situação.

Numa altura em que os ataques acontecem por todos os lados, de toda a maneira e feitio, uma equipa coesa e vencedora poderia ser o garante da ultrapassagem de todos os obstáculos, com maior ou menor dificuldade.

Vêm-se falsidades acontecerem noutros campos, vê-se que penalties não podem ser marcados a favor do FCPorto e vê-se que aos outros até penalties inexistentes são oferecidos para reviravoltas de excelência, mesmo que não concretizados, mas não se vê no FCPorto uma equipa capaz de lutar contra tudo isso como todos sempre nos habituamos.

Os adeptos também não ajudam. Incompreensivelmente, neste jogo de tão crucial importância, o Dragão conseguiu ver a sua pior assistência de sempre para jogos do campeonato (26.000 espectadores) e mesmo nesses poucos, estavam muitos da célebre “massa assobiativa”. É difícil assim para uma equipa que já por si pouca chama consegue produzir. Como me lembro do Mourinho nestes momentos difíceis e como ele os sabia usar para galvanizar os jogadores.

Quanto ao jogo, além de um Estrela bem organizado e do domínio quase total do FCPorto, a equipa mostrou muito pouca frieza durante todo o jogo. Alguns jogadores pareciam demasiado enervados, outros pouco esforçados e outros a fazerem, e muito, sentir saudades dos que não estavam.

O meio campo com dois médios defensivos já mostrou que não serve para jogos com estas equipas fechadas. Jesualdo tem medo e acaba sempre por arriscar tarde demais, quando a equipa já está a jogar mais com o coração, além de que as opções que estavam no banco não eram muito animadoras. Faltou alguém que pegasse na bola, arrisca-se, desequilibrasse e fizesse o último passe.

Ainda assim foram criadas algumas oportunidades no meio da desorganização portista, faltou serem concretizadas. Entrou muito bem Alan, dizem que regressou o Sokota, tal como o Postiga que todos conhecíamos no ano passado, Lucho falhou passes demais, Bosigwa foi dos melhores enquanto não se lesionou e foi mantido incompreensivelmente em campo, Ricardo Costa é melhor não dizer nada, o Mareque não foi dos piores, o Assunção esteve bem, o Adriano... não é opção e o Lisandro foi o melhor em campo, um verdadeiro jogador à Porto.

Depois de perder três dos quatro jogos oficiais de 2007, resta-me continuar a ter esperança. Esperar que Anderson regresse rapidamente, que Renteria seja mesmo reforço e que, juntando a estes Pepe e Quaresma, o FCPorto volte a ser a melhor a equipa da liga. Esperemos também que ainda se vá a tempo de a ganhar.

PS: Ainda assim o que mais me custou foi no final do jogo ver uma criança a chorar pela derrota do seu amado clube.

28 comentários:

  1. Zirtaev, a minha firme convicção de que o R. Costa não merece o ar que respira foi mais uma vez fundamentada esta noite.
    A única razão que eu encontro para este excremento ambulante ainda fazer parte do plantel é que seja uma medida de motivar os nossos dragõezinhos das camadas jovens, ao mostrar-lhes que objectivamente QUALQUER UM PODE TER UM LUGAR NA EQUIPA DO FC PORTO.
    Ainda estou para encontrar um jogador do estrela por quem o calhorda do R. Costa não tenha sido comido esta noite!
    É O PIOR DEFESA DA HISTÓRIA DO FC PORTO! E não adianta virem dizer que é um grande portista porque, primeiro, o FC Porto não é uma instituição de caridade, e depois, o Areias também era um grande portista e não foi por isso que deixou de ser um camelo.
    Que fique aqui bem escrito que eu NUNCA, MAS NUNCA MAIS GASTAREI NEM UM CÊNTIMO PARA VER UM JOGO ONDE O R.COSTA TENHA A MAIS PEQUENA HIPÓTESE DE INTEGRAR O ONZE INICIAL!

    O Raúl Meireles também não joga nada. Joga bem de 5 em 5 jogos e nos restantes anda para ali sem ajudar nada. Não ataca nem defende. NÃO FAZ RIGOROSAMENTE NADA. Com ele na equipa jogamos sempre com 10.

    E o Postiga é, como disse muito bem o ladylover, um digno sucessor do P. Barbosa como o MAIOR PASTELÃO DO FUTEBOL PORTUGUÊS!
    Só sabe acampar em offside, atirar-se para o chão, acampar em offside, atirar-se para o chão, reclamar, acampar em offside, reclamar, atirar-se para o chão, perder a bola, acampar em offside, atirar-se para o chão, falhar um golo certo, atirar-se para o chão, reclamar, atirar-se para o chão, acampar em offside, atirar-se para o chão...
    Só marca golos feitos e mesmo nesses tem sérias dificuldades! Chamar-lhe ponta-de-lança é um insulto ao Adriano. Esse sim o nosso único ponta-de-lança digno desse nome. Se fosse sempre titular como o Postiga já levava o dobro dos golos de certeza.

    Meus amigos, assim vamos passar por sérias dificuldades num campeonato que poderia ser tão fácil. Eu sei que vai ser sacrilégio para alguns o que vou dizer mas se o Co Adriaanse fosse treinador já eramos praticamente campeões. Pelo menos jogávamos à bola.

    E não adianta cairem em cima do Alan. É o sempre o alvo fácil mas hoje até jogou bem - só lhe falta aprender a cruzar - o que é, de resto, uma excelente característica para um extremo...

    Tanto quiseram que o Jesualdo encostasse o Tarik mas agora sem o Quaresma já se viu que não vai ser o Vieirinha a desequilibrar nada. Resta-nos quem? Pois, o Alan, excelente alternativa...

    E o Moraes não estava no banco?! Para que é que o Jesualdo foi meter o Sokota? Deve ter pensado no Mielcarski e lembrou-se que; às vezes, os pontas-de-lança com os joelhos mais rotos são os que costumam marcar mais golos no último minuto. Ah, mas o Jesualdo é benfiquista, nem deve saber quem é o Mielcarski. Ok, deve ter pensado no Mantorras...

    E o Mareque, francamente...os calções são maiores que ele...preferia mil vezes o Fucile.

    Anderson, vê se voltas rápido...

    ResponderEliminar
  2. Tentei expressar a minha opinião e ela foi-se para o tecto - o sistema levou-a! O que eu queria dizer e volto a tentar fazê-lo é que realmente fica claro que um jogo não depende só do jogo jogado, o relvado por vezes fica completamente enclinado e os observadores nem querem reparar nisso! O Penaltie que foi marcado ao Nacional não existiu! Liedson falhou é verdade, mas a seguir logo a seguir o empate surge num golo falso como Judas! Bueno marca encavalitado no defesa do Nacional! A partir daí tudo podia acontecer e aconteceu da pior maneira! O Caneira deu uma chapada num defesa do Nacional a 2/3 metros do árbitro e nada! Mas o que me intristece mais é este vosso silêncio! Porra não percam a alma e o ânimo!Não sou sócio do Porto...Já o fui durante muitos anos e agora vendo tudo isto a acontecer, dá-me ganas de voltar a sê-lo, muito mais por uma questão de princípio e solidariedade!

    ResponderEliminar
  3. Amigos Portistas...

    Calma. Para estes momentos servem as vantagens. Estivemos muito mal em campo, mas sinceramente assobiar o R.Costa (fraquinho) aos 20Min? NAO!!!! NUNCA!!!!! Senao ... ainda vai ser pior porque ainda faltam mais 70min ... certo?

    Meus amigos, o Porto perdeu esta noite por culpa propria.

    Jesualdo devia pensar que nao tem no 11 titular um numero 10 que pegue no jogo... Jorginho por muito mau que seja ... assume!!!! Senao vejamos...

    O que fez Meireles?
    Lucho?
    Assunção? Tentou ...mas está longe de ser um verdadeiro 10!!!
    Meter a bola a circular dum lado po outro qualquer equipa à excepção do Aves sabe fazer...

    É preciso ASSUMIR O JOGO!!!
    PEGAR NO JOGO!!

    Depois colocou Vieirinha (??????) a fazer essa posição...

    Mau senhor Jesualdo.
    Fizesse como fez em Alvalade e teriamos espetado 2 ou 3!

    PS: Contra o benfica a ganhar 2-0 saiu o nr 10 e ele meteu o trinco... viram o resultado????

    Abraço a todos

    EU ACREDITO!!!!!!!

    ResponderEliminar
  4. Compartilho da tua depressão Zirtaev..e foi especialm iso k vim aki dizer! Foi mau, parece k nd saiu bem.. alguns jogadores bem mereciam 1s kuantos beliscões p/acordarem..mas tb ha k ter calma! Para os Grandes Campeões de Inverno e ainda CAMPEÕES NACIONAIS as pessoas são mt mal agradecidas às vezes... Sei k tamx a decrescente a olhos abertos, mas relembro k tds as eqipas pasam por más fases! E ñ me venham c treta d k eles recebem p a jogar e ñ é pouco..pk + do k fisicam/ os jogadores vivem d psicologicam/, e sinceram/ é mt dificil agradar aos portistas presentes no Dragão.. Lamento, mas a minha memória ñ é curta! Tenho fé nesta equipa e acredito k vamx superar xta fase rapidam/.. E acredito k temx 1 bom treinador e k saberá lidar c/xta fase menos boa..sim pk até agora foi a 1ª derrota em casa,correcto?!
    Continuamx em 1º, ñ é assim?! Eu tb acredito!
    Saudações Portistas!

    ResponderEliminar
  5. A culpa é nossa, jogamos muito mal e sem alma, claro que vamos à frente mas a continuar assim não será por muito tempo, há gente completamente fora de forma e o prof não mexe na equipa como devia.
    Ter Adriano como ultima opção é suicídio, ele é o nosso melhor ponta de lança, Ricardo Costa foi um susto, inacreditável como falha dois lances ridículos...
    Espero que não nos aconeça o que acontecia ao Braga que fazia segundas voltas miseráveis, e agora gostava de saber se o Prof ainda acha que a interrupção do Natal é boa...
    Vamos continuar a acreditar e a apoiar, sim, mas a equipa tem de fazer mais e melhor, não correm nem demostraram garra.

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  7. Numa altura crucial do campeonato onde não podemos perder pontos para não corrermos o risco de até ao final andarmos sempre pressionados, deixamos fugir esta oportunidade.

    Como de costume porque sou um dos muitos que fim-de-semana é altura de ir á bola lá fui eu mais uma vez ao dragão para meu espanto ver um jogo que muito me fez lembrar a época 2004/2005.

    Não sou adepto de assobios, nunca fui nem nunca serei, este ano e anos anteriores tenho acompanhado o Porto regularmente aonde vão jogar simplesmente não consigo ver na tv, mas não condeno quem assobiou hoje a equipa.

    Não condeno e basta ver a primeira parte:

    1. alas mal exploradas e sempre o mesmo homem a centrar bosingwa

    2. tirando 2 centros o resto foi tudo ao calhas e sempre os mesmos a falhar.

    3. o defesa esquerdo a vir ao lado direito marcar cantos onde não se vê um canto bem marcado e movimentações na area todas sem pensar.

    4. lances de bola corrida poucos e maus , basta ver que vieirinha não tem poder de penetração e lisandro no lado esquerdo apagou nessa parte do jogo.

    5.livres que não dão absolutamente em nada

    6. lançamentos a nosso favor perto da area adversária rapidamente anda a bola a passear pelos defesas centrais.

    Para concluir afinal o que se treina durante a semana?

    Aos 70 minutos de jogo parei de cantar calei-me , disse já chega , a equipa não mostrou raça de outros tempos nem vontade de vencer.

    Não dou o meu tempo por perdido porque o meu amor ao clube supera qualquer derrota alias estou no dragão no proximo jogo contra a naval.

    Hoje houve razão para saltar a tampa a quaquer um!

    Esperemos por tempos melhores espero que seja para breve.

    Um abraço a todos

    ResponderEliminar
  8. Lembras-te da minha crónica da reacção de Jesualdo no domingo...era a isto que queria chegar.

    Agora,estes adeptos, não merecem NADA, insultar o treinador, os mesmos que queriam mandar Adriaanse embora, como a vida é irónica.

    ResponderEliminar
  9. Ontem vi Bosingwa + 10,ja nao via o Porto jogar tao mal desde o jogo com o Braga,que equipa e aquela?nao ha meio campo?nao ha 1 comandante?mas sim temos 1 jogador MUITO ESTUPIDO,Postiga,Fonix esta sempre a mandar vir,e quando tem a bola so faz asneiras,joga a bola com a mao e ainda manda vir, levando o amarelo,ESTUPIDO,Postiga no seu melhor.(Era dar-lhe com 1 gato morto nas bentas ate ele miar)
    O jogo 0/0 e o Jesualdo a pedir calma,ate me apeteceu dar-lhe 1 cachaco

    PS.A minha filhota nao chorou,mas vontade nao faltou.

    ResponderEliminar
  10. Portistas,temos de ter calma!A equipa não jogou grande coisa é verdade,mas temos de ver que estas coisas que teem sucedido ultimamente,podem afectar e afectam concerteza o rendimento da equipa!Eu creio que não deve haver equipa na europa que tenha tanta gente a criar problemas e a destabilisar como a nossa!Os jogadores estão em baixo psicologicamente,agora acho que é da responsabilidade dos responsáveis técnicos recuperá-los!A prova do que digo são os erros de palmatória que se cometeram durante o jogo,e que quase nos custava ainda mais,se é possivel!Estava-mos abituados a ter um grupo forte,que resistia e até se fortalecia com os ataques rasteiros da mediocridade,esta vez parece que as coisas não estão a funcionar!Vemos as arbitrágens a ajudar e a moralisar uns e a fazer precisamente o contrário com nós!Aquele penalti embora falhado foi só o inicio da reviravolta do sporting,depois a cereja,o primeiro golo!isso era impensável acontecer a nosso favor,e se hipotéticamente acontecesse,voc
    ês sabem o que se diria por aí!Apesar de tudo,ainda mantenho a fé!Saudações DRAGONIANAS!PS:Quando forem ao estádio,se não gostarem não assobiem,façam como eu ,se não tiverem vontade de incentivar,fiquem calados!

    ResponderEliminar
  11. É sempre assim...
    Deixemos os outros, os arbitros,... e pensemos apenas em melhorar o nosso futebol....assim damos o tal ar de coitadinhos que se fala em todo o país, sempre a desculparmos com o outro jogo, tudo e todos contra nós??...
    Temos que ter consciência que o Porto sem o Quaresma não joga nada e rezar para que ele não se lesione ou leve catões por agressões...
    Zirtaev...para te aliviar a dor...em relação a criança a chorar...de certeza que tb houve uma criança da Amadora a rir (no futebol para alguèm chorar há quem ria - não deverá ser é sempre a mesma...)

    ResponderEliminar
  12. O Estrela da Amadora deve ser o 3º clube dessa criança a que te referes!!!!

    ResponderEliminar
  13. o que ficou ao léu é que o nosso plantel, feito por negociatas dos trastes que andam a gravitar pela sad, não presta.
    o jesualdo não tem culpa. vieirinha? lucas? ricardo? meireles? deixem-me rir...
    e quanto ao lucho, já que querem fazer negociatas, vendam lá o gajo.
    cada vez mais se percebe que o modelo faliu p'rai à 6 anos quando cá estava o octavio. o mourinho foi uma sorte. depois dele tudo voltou ao normal.

    ResponderEliminar
  14. 2 jogos consecutivos com penaltis por marcar a favor do porto !!!

    jogamos mal, mas não jogamos para perder!

    ResponderEliminar
  15. não vi o jogo mas fiquei desolado quando soube o resultado.

    mais um penalti ?!? 3 nos ultimos 2 jogos.

    pelos vistos, querem relançar o campeonato .

    ResponderEliminar
  16. Como fazer mau jornalismo numa edição de imagens para televisão – acabou de passar o “flash” do jogo de Soprting de ontem. No quarto golo do Sporting aparece Carlos Brito (treinador do Nacional) a reclamar o empurrão que deu origem ao 1º e não 4º golo do Sporting. Inocente? – Se esse primeiro golo não existisse o Sporting continuaria a perder o encontro a 15 minutos do fim, depois de falhar uma grande penalidade escandalosamente mal assinalada…

    ResponderEliminar
  17. Subscrevo o teu post Zirtaev.

    O R.Costa é um erro. E o facto de o Alan ter sido dos "melhores" é preocupante.


    [[ ]]

    ResponderEliminar
  18. Parabéns Zirtaev porque no meio de tanto azedume conseguiste resumir o jogo. E não vale a pena assobiar a equipa, os jogadores ou o treinador. Mas, de facto, os "sinais" não são animadores.
    Há jogadores que desde a paragem não jogam nada: Raul Meireles acima de todos. Mas Vieirinha mostrou pouco, Ricardo Costa já tem azar por ser "pé frio" e nenhum árbitro ajuda uma equipa descrente em si mesma.
    Como não adianta falar dos árbitros, sempre a mesma merda sejam internacionais ou não, como sempre tem de ser a equipa, os jogadores, o treinador a manterem a frieza e já agora manterem a liderança.
    Não podem ter desaprendido de uma estação para a outra.
    Postiga, como sempre disse, superou todas as expectativas. Adriano é o melhor ponta-de-lança e o último da lista: faz lembrar o Adriaanse quando deixou o Postiga em último nas opções e até o emprestou. Mas o pastelão não aprendeu a lição. Julga ter o lugar garantido.
    Como só admito que o Renteria tenha vindo para jogar, como deve ser qualquer reforço, é bom que entre com a Naval.
    Quem previa um Porto à altura do Chelsea devia estar a sonhar. Eu sempre preferi ver a equipa ganhar os jogos que devia, desde a paragem, mas agora estará sempre pressionada.
    Como temia também, uma má arbitragem em Leiria, uma boa arbitragem em Alvalade podem fazer toda a diferença.
    Como o FC Porto nunca descansou à beira dessas garantias é hora de arrepiar caminho.
    Mas se é tão prejudicado (mais um penálti por marcar), a massa associativa (assobiativa como dizes e eu lamentava no lançamento que fizeste do jogo) distancia-se incompreensivelmente. Se o jogo é às 21.30 é tarde, às 19.15 é cedo?
    Como também elogiei o Adriaanse que tantos queriam ver pelas costas estou à vontade para lamentar as críticas.
    Jesualdo tem Moraes para lançar Sokota quando a equipa despeja bolas e é preciso alguém para o jogo aéreo. O treinador está a perder os papéis. Que os encontra depressa e a sorte acompanhe o FC Porto daqui para a frente. Porque até para ter uma arbitragem no mínimo isenta, hoje em dia, é preciso ter sorte.

    ResponderEliminar
  19. Ainda não voltei a ler qualquer artigo sobre os jogos de ontem para além dos que me foram chegando às mãos ao longo da noite e há alguma unanimidade nos prejuizos resultantes das arbitragens! Pelo que se percebe ir à Comissão de Arbitragem não resolve nada até porque não acredito naqueles figurões! Vitor Pereira nunca esquecerei que num célebre jogo no Restelo considerou golo do Benfica uma bola sobre a linha de baliza do Belenenses! O Benfica ganhou por 2-1 e todos apreciaram a prestação dele! Agora está no lugar certo e lá irão chegar o Jorge Coroado e o Lucílio Baptista...A partir dai haverá ali um autêntico trio de ataque de luxo ao Futebol Clube do Porto! E a MiJonaMor continua ausente!!!!

    ResponderEliminar
  20. Boa análise do ZIRTAEV.
    Essa criança será SEMPRE do nosso F.C.PORTO .

    Já o revelou !

    É nos momentos tristes que essa criança aprenderá a reforçar o amor ao seu clube do coração!

    ResponderEliminar
  21. eu so vou perguntar uma coisa??
    mas k desanimo é este?é claro k temos razoes para estarmos desanimados mas somos o porto o melhor clube do mundo e talvez da europa (lool grande frase de joao pinto).assim so estamos a dar gozo aos mouros,temos de mostrar a força do dragao.vamos pessoal, temos 2 semanas para acalmar os animos e voltar ao k eramos antes.contra a naval ate os comemos carago.

    ResponderEliminar
  22. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  23. Sem estar a querer falar sobre o momento vergonhoso em que se encontra a nossa equipa, tenho de voltar a falar sobre o momento ainda mais vergonhoso em que se encontra o nosso campeonato!
    Tudo está a ser feito ali...MESMO À FRENTE DOS NOSSOS OLHOS!!!
    Andam a fazer-nos de estúpidos!
    Alguém anda a encher os bolsinhos à custa dos principais clubes da capital!
    Começo a achar que está na altura de uma bomba neste futebol...uma daquelas que suspende campeonatos!!!
    É isso que é preciso (não me refiro à maneira Italiana claro).
    Só em pensar nos milhões que são gastos na merda do nosso futebol...os milhões que todos os contribuintes são obrigados a gastar para depois serem utilizados para esta cambada nojenta que anda no nosso futebol.
    Espero que alguém com verdadeiro poder olhe para isto...que veja bem a situação em que nos encontrámos e que tome medidas. Deixem de financiar o futebol pois isto que temos é uma vergonha e não merece que se gaste mais um cêntimo que seja. Há por aí muitos trabalhadores honestos para serem pagos, há muitas empresas para serem ajudadas, mas este futebol...este que temos neste momentos só merece desprezo!
    Infelizmente isto não me parece que seja possível de acontecer, mas pelo menos eu vou fazer com que a minha contribuição passe a ser a mínima possível!

    ResponderEliminar
  24. Concordo com quase tudo!!!
    Excepto na quetão do enchimento dos bolsos serem feito apenas na capital... ou pensas que no FCP não andam a encher, ou nas construções da Academica de Coimbra, os espanhois do Beira Mar, ... a sua ideia é correcta mas deverá ser mais abrangente a TODOS OS CLUBES DA LIGA (peço desculpas se o decepcionei mas ao FCP inclusive!!!)

    ResponderEliminar
  25. Comment deleted
    This post has been removed by the blog administrator.
    4/2/07 23:26

    Não comprendi a razão!!! Ou será que não se pode discordar do ZIRTAEV... Viva o 25 de Abril

    ResponderEliminar
  26. Pedro Moura o que disse no seu comentário, apesar de não usar linguagem imprópria, foi um grande insulto aos portistas. Se quer apenas provocar, está no local errado. O Sr. melhor que ninguém sabe o que escreveu.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  27. k falta faz o QUARESMA!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  28. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar