22 fevereiro 2007

Quem dá o que tem...

FCPorto 1-1 Chelsea
R.Meireles, Shevchenko

O resultado não foi o melhor para os portistas, mas a atitude vista em campo por parte dos jogadores foi a melhor que vi este ano. Este empate, depois do razoável jogo por parte dos dragões e principalmente a muito boa primeira parte pode ser considerado mau, já que compromete e de que maneira o resultado da eliminatória, mas analisando com calma o que se viu durante os noventa minutos, acabou por ser o resultado certo e apesar de negativo, deixa ainda tudo em aberto.

À partida para este jogo todos achariam que a luta seria muito desigual. Quando se pensa numa frente de ataque que tem Didier Drogba e Andriy Shevchenko, servidos por Frank Lampard e Michael Ballack, pensa-se num dos melhores ataques do mundo. Mas o que é certo é que quem conta com Pepe, B. Alves e P. Assunção como estiveram hoje, pode acreditar que tem uma excelente defesa, e foi isso que se viu hoje. Estes três jogadores portistas estiveram insuperáveis e o golo por parte do ucraniano resulta de um erro de Bosingwa, de que falarei mais à frente. Poderá ter ficado a sensação de que o Chelsea não terá apertado muito, mas o que é certo é que esse ataque pouco se viu e se problemas foram criados para a nossa defesa, estes deveram-se sobretudo às laterais.

O FCPorto entrou no jogo muito nervoso, vários jogadores perderam bolas infantilmente, mas foi tudo uma questão de se acalmarem e a partir dos dez minutos os dragões começaram a tomar conta do jogo, já que o meio-campo começou a acertar marcações. Ainda assim o golo de Meireles apareceu logo no primeiro remate feito e sem que nada o fizesse prever. Nasceu de um bom trabalho de Hélder Postiga, que pouco mais fez e Adriano no banco, e de um mau alívio de um jogador da equipa londrina tendo o médio portista à entrada da área desferido um excelente remate. Nessa altura estava o Chelsea a jogar com dez jogadores e a preparar já a entrada de Robben, o que fez com que o lado direito da defesa do FCPorto se desorganiza-se e com que Bosingwa, que até fez um bom jogo, apesar de não ter feito nenhum cruzamento aceitável, se esquece-se de acompanhar Sevchenko, que apareceu isolado por aquele lado e facilmente fez o golo do empate.

Durante toda a primeira parte o FCPorto continuou a dominar e os lances de ataque sucederam-se, mostrando que era o único clube que parecia querer ganhar a partida, apesar de o jogo estar repartido. Quaresma neste período destacou-se pelo melhor e pelo pior. A quantidade de vezes que perdeu a bola em jogadas infantis enervou o mais paciente portista, mas depois tem lances como um em que após uma excelente jogada e de fora da área envia uma bola teleguiada à trave e aí todos se lembram porque ele está em campo.

Na segunda parte o Chelsea entrou para segurar o empate. O FCPorto entrou com alguma vontade de tentar vencer o jogo e tentou fazer mais pressão no ataque, o que fez o FCPorto continuar a dominar o jogo, mas parecia ser um domínio consentido por parte dos londrinos. Jesualdo fez entrar então Marek Cech, que pensava eu ser para o lugar de Postiga, para tentar uma variação táctica para o mesmo esquema do sábado passado, talvez para dar um safanão no jogo e confundir as marcações adversárias, mas o eleito para sair foi Raul Meireles e continuou tudo na mesma, o FCPorto dominava e o Chelsea controlava. Então, Bruno Moraes também entrou e julgava eu mais uma vez ser para fazer a tal alteração táctica, mas desta vez saiu Fucille, quando até Lucho estaria em piores condições, ficando tudo como estava e a previsão seria que assim ficasse até ao final. A partir do 70 minutos claramente Quaresma e Lucho já não corriam, além de Postiga que o fez quase durante todo o jogo e Jesualdo retirou este último colocando enfim Adriano, mas já não dava para mais e nos últimos vinte minutos o Chelsea dominou a seu belo prazer e poderia até ter chegado ao golo.

O resultado acaba assim por ser justo, o FCPorto lutou com o tinha, quase todos os jogadores tiveram a atitude de campeões que lhes era pedida, e provou-se que poderiam ter chegado à vitória, mas não foi o suficiente e a quebra física que aconteceu a meio da segunda parte é muito estranha para uma equipa que já descansou tanto este ano. Agora a tarefa tornou-se ainda mais difícil que o que era à partida, mas que ninguém me diga que é impossível, este Chelsea não é nenhum "bicho papão". Por isso eu continuo a acreditar, e vocês?

PS: Acho incrível como é que um treinador, em que só um dos seus jogadores vale tanto como toda a jovem equipa do FCPorto, precisa e arranja tantas desculpas para um empate. Mas é o mau perder que já conhecemos de quem vem. Esperaria ele, ao contrário do que dizia no dia anterior, resolver já aqui a eliminatória? Ou este jogo também não foi a sério?

48 comentários:

  1. Bem,o Porto foi mais ou menos aquilo que eu esperava.Uma equipa nervosa e insegura,acusando em demasia o facto de estar a jogar contra aqueles ricaços!O resultado é aquele que se sabe,mas desculpem-me caros amigos portistas,fiquei com a impressão que se os ingleses quisessem outro resultado teriam conseguido!Não sei,digo eu!Depois acho que a equipa técnica rem de meter na cabeça do Quaresma que este não pode desistir de um lance só porque o adversário faz falta e o árbitro à boa maneira portuguesa manda seguir!acho que a champions já era,só mesmo um milagre,embora saiba que os milagres às vezes acontecem.O melhor para nós é virar-mos mais as atenções para o campeonato,o olhando para o estado das coisas fora do campo isso já nos dá bastante sarna para coçar!

    ResponderEliminar
  2. Gostei, mas...
    - Comprometemos a passagem à eliminatória seguinte.
    - Jogámos de uma forma muito trapalhona.
    - Mostrámos que há jogadores ainda muito nervosos nestas andanças.
    - Mostrámos um Quaresma de futebol sul-americano, com jogadas como só ele sabe mas também muita fita e indisciplina.

    No entanto, dá para pensar o que não seria esta equipa com rotinas de jogo, com contra-ataque estruturado, com disciplina táctica e sem Postiga...

    ResponderEliminar
  3. Uma boa primeira parte com oportunidades, boas movimentações, mas faltou o golo. Trememos um bocadinho quando sofremos, mas depois estabilizamos.

    2ª parte, onde o Chelsea deu-nos a bola para entretermos-nos no meio campo. Faltou magia e classe.

    Acredito na passagem, falta um bocadinho, talvez de magia, de traquejo e de agressividade no meio campo.

    Ora, digo-vos uma coisa, aquele Essien é um jogador...

    ResponderEliminar
  4. Não concordo nada com estes primeiros comentários.

    entendo que de mal só tivemos os primeiros 5 minutos, a inclusão de Postiga na equipa inicial e os últimos 15 minutos de jogo. De resto foi aquilo que uma eliminatória como estas proporciona. Ainda assim com menos tacticismo do que esperava.

    Tudo em aberto.

    Volto mais tarde...

    [[ ]]

    ResponderEliminar
  5. lol Menphis. Antecipaste-te por segundos...

    :P

    ResponderEliminar
  6. Bom jogo do FC Porto, um jogo normal e até inexpressivo do Chelsea.
    Bom jogo do FC Porto com altos e baixos próprios de lacunas estruturais (laterais e ponta-de-lança) e jogadores jovens, nervosos, inseguros e procedentes de vários lados.
    O FC Porto podia e devia ter ganho, mas deixa boas perspectivas para empatar ou ganhar em Londres.
    O Chelsea, o Mourinho, não contavam com um Porto tão forte. Maids categorizado é impossível, com Fucile sem saber o que é um pé esquerdo nem driblar e um ponta-de-lança inexistente, como se sabe.
    A equipa teve ideias, andou perdidas mas encontrou-se. Bosingwa deitou tudo a perder com uma paragem cerebral já habitual: antecipado por Robben, nem foi depois ao lance, nem acompanhou Robben nem Sheva e este entrou na área sem oposição - um erro crasso e inadmissível até.
    O FC Porto mostrou futebol e raça, talento só a espaços, magia era se Quaresma tivesse melhorado a pontaria: desde o Arsenal sabemos que conhece os postes à distância.
    Sistema. Do 4x3x3 inicial algo mascarado, ao 4x4x2 na 2ª parte, mas as substituições foram algo a martelo, especialmente fazer 2 para tirar Fucile que era inútil. Cech alterna o bom com o mau, como disse na 6ª feira, e sem bons jogadores nas alas não se pode explorar as debilidades do Chelsea precisamente aí.
    Mas estou optimista para a 2ª mão.
    A equipa reencontrou na Europa a raça que tem faltado na Liga.
    E é bem precisa para ganhar em Aveiro a uma equipa fisicamente forte e à qual o jogo físico pode ser contemplado com a bonomia normal de Bruno Paixão em prejuízo do FC Porto.
    Como sabemos que é assim, mais vale alguém preparar os jogadores para isso. Já agora, Quaresma escusa de pedir faltas: parece mal e Bruno Paixão não lhe dará hipóteses...
    No Chelsea pensamos depois.

    ResponderEliminar
  7. Já agora um pequeno apelo: porque não ir a Aveiro apoiar o nosso clube ? é que os bilhetinhos são mesmo a 10 €...sim senhor, a 10 €...eu vou lá

    ResponderEliminar
  8. Os provérbios revelam a grande sabedoria popular e o usado pelo Zirtaev como título do post, é perfeito! Realmente, quem dá o que tem...a mais não é obrigado e esta equipa, graças às fantásticas contratações feitas nas últimas épocas, não pode fazer mais do que isto.
    Neste tipo de jogos, apenas a classe de alguns (poucos) jogadores do nosso plantel ajuda a disfarçar a falta de qualidade para estas andanças que é visível na nossa equipa.
    É uma incapacidade total de controlar o jogo!!!
    Mas há que acreditar que a equipa vai crescer e que vão aparecer reforços...daqueles que reforçam realmente a equipa!
    Aquilo que mais me custou no jogo de hoje foi olhar para o nosso banco...o único jogador com nível que lá vi é um que infelizmente já arrumou as botas...o pequeno grande João Pinto!

    Apesar da desânimo, que não consigo esconder, devido à baixa qualidade do plantel, apesar da fraca forma de alguns jogadores importantes da equipa, apesar de andarmos a jogar com um avançado (que eu até aprecio)que ultimamente só entra nas estatísticas por causa dos fora-de-jogo, apesar de tudo isto, acredito que podemos passar este Chelsea! No entanto, mesmo que isso aconteça, a equipa vai continuar a ser a mesma e a falta de qualidade vai continuar a existir...
    Solução: Arranjar rapidamente um núcleo duro para formar uma direcção em quem os adeptos voltem a confiar, pois esta...
    Abraços a todos!

    ResponderEliminar
  9. Pelo que vi neste jogo também acredito que o FCP com a mesma atitude da primeira parte durante os 90 ou 120 minutos em Londres pode assegurar um bom resultado e eliminar o Chelsea.
    Viva o FCP!!!

    ResponderEliminar
  10. Nao o fosse o erro colossal do bosingwa em deixar escapar shevschenko e podia ter ficado 1-0. Mas...eu ainda acredito. pouco...mas acredito.

    ResponderEliminar
  11. Ó Vazini, falta tanta qualidade à equipa que só é campeã nacional, líder do campeonato e está nos 1/8 da champions, onde empatou com aquela que é, possivelmente, a mais forte equipa do mundo nos últimos anos. E se num banco onde estava o Vítor Baía o único jogador de nível era o João Pinto...

    O Essien é muito bom, mas custou quase tanto como todos os jogadores onde esta direcção "desbaratou" dinheiro nos últimos anos - por exemplo, no Helton, Pepe, Lucho, Lisandro, Quaresma e Postiga. É curioso como o Chelsea é capaz de ter tido nos últimos anos mais flops que o Porto nas contratações - apesar de os deles serem de 20 milhões de euros e os nossos de 2. É bem mais fácil evitar flops quando se tem muito dinheiro para gastar.

    Boa crónica, mas um pormenor: ao invés de "sem que nada o previsse" deveria estar "sem que nada o fizesse prever" (o golo do Meireles).

    ResponderEliminar
  12. Quanto ao jogo:

    Eles são notoriamentem mais fortes, claro. Mas mesmo nos anos do Mourinho houve jogos assim - e, apesar disso, foi possível ganhar. Hoje também teria sido (o que prova que esta equipa tem um minimo de qualidade, apesar de alguns pontos fracos).

    O Postiga esteve bem, e "participou" no golo e na oportunidade do Lisandro. Mexeu-se, ganhou bolas e foi marcado pelo Carvalho e pelo Essien...

    Creio que a equipa se desorganizou com as substituições. Puxar o Quaresma para o meio não resultou - mas o Mourinho foi inteligente ao colocar o Obi Mikel nas dobras do Diarra e foi uma tentativa que se percebe. (ao contrário do que diz o zirtaev, houve aí uma alteração táctica - o meio campo ficou com o cech a interior esquerdo e o quaresma a jogar no apoio ao postiga).

    Não acho que o Lucho tenha deixado de correr aos 70 minutos, ficou foi obrigado a um jogo mais posicional.
    Também não vi propriamente uma quebra física, mas uma equipa partida - 6 atrás (defesas+lucho+assunção), 3 à frente(adriano+lisandro+moraes) e quaresma, esse sim, de rastos.

    O Fucile errou muito, mas tem o mérito de não se esconder. É pena é não ter pé esquerdo. Grande jogo do Assunção e dos centrais. As substituições foram precipitadas. Até lá, nós dominávamos, eles poderiam estar a controlar, mas sentia-se que se alguém marcasse seríamos nós. Depois, inverteu-se: eles continuaram a controlar e estiveram mais perto de marcar.

    E eu continuo a acreditar, embora com fortes reservas. E se há hoje algum bicho-papão no futebol europeu, é mesmo o Chelsea.

    p.s. - e há bocado, na opinião para o vanzini, esqueci-me do anderson, outro exemplo do desbaratar de dinheiros.

    ResponderEliminar
  13. claro que acredito, e até tenho um sonho: ganhar 1 a 0 no último minuto, como fizemos em Manchester

    ResponderEliminar
  14. Confesso que fiquei surpreendido com o jogo do Porto. Atendendo às exibições que têm tido após o Natal, fizeram um jogo uns bons furos acima do que eu esperava.
    No entanto, ficou evidente que se trata de equipas com diferentes argumentos. Embora tenhamos uma boa mão-cheia de jogadores de classe mundial, temos algumas lacunas que se tornam demasiado evidentes em jogos deste nível (o facto de termos um dextro a lateral esquerdo foi gritante e Postiga, bem... no nosso ataque destoa e de que maneira!).
    A nossa equipa é muito jovem e começa a construir um fio de jogo muito interessante. Tem uma margem enorme para evoluir (e falta Andersen). Sinceramente, não tenho grandes esperanças de chegar aos quartos da Champions. Mas para o ano teremos, sem dúvida, outros argumentos e poderemos aspirar a mais.

    ResponderEliminar
  15. Quando gostamos de ver um jogo, mas ficamos igualmente com a sensação que faltou ali qualquer coisa - especialmente ao Porto -, ficamos em quê?
    Não sei, muito sinceramente.
    Penso que o jogo - dentro daquilo que são os padrões actuais da Liga dos Campeões e outros jogos a doer - foi "assim para o jeitoso".
    Claro está que este Chelsea não é a máquina oleada que foi nos dois últimos anos, tem falhas, emperra o jogo e, provavelmente, será o pior Chelsea da era Mourinho (lá está, é a teoria que eu cá tenho que Mourinho é bom em ciclos de 2 anos). Mas por isso mesmo seria provavelmente o Chelsea mais acessível. E o Porto, especialmente com as substituições que para mim foram precipitadas, desbaratou essa oportunidade.
    No plano individual, ir-me-ão desculpar mas não vi qual a utilidade do Hélder Postiga em campo, não vi o imenso talento que Mourinho advinhava em Bruno Moraes, não vi que mais se podia pedir a Lucho especialmente quando Jesualdo partiu a equipa. Já agora, cada lapso cerebral do Bosingwa costuma sair-nos caro. Quaresma, esse, tem tanto de genial como de "nabo"... Está certo que sofreu faltas quanto baste, mas não precisa é de confirmar a teoria e as suspeitas que grassa por esse mundo fora que o jogador português se manda para o chão por tudo e por nada.
    Quanto ao desperdício de dinheiro, desculpem lá mas eu vejo a coisa nesta perspectiva: nós (FCP) somos demasiado pobres para andar a comprar ou investir em jogadores medianos. Quando vamos às compras temos de ir pela certa. Luxos de contratações falhadas são para o Chelsea, Barcelona, Real Madrida e outros dessa igualha. Tenho a certeza que custa muito mais ao Porto arranjar 2 milhões que ao Chelsea 20... especialmente quando se murmura por aí que na banca já não há quem queira fiar...
    De qualquer modo, com um Porto a jogar sempre assim penso que ganhamos o Campeonato. Já para Stamford Bridge...

    ResponderEliminar
  16. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  17. Não tenho muito a acrescentar aos comentários já efectuados. Sublinho apenas a nossa evidente falta de argumentos no banco de suplentes e a necessidade comprovada (mais uma vez) que não temos um ponta de lança para a liga dos campeões.

    O Postiga que custou 7,5 milhões de euros é notóriamente um avançado que só serve para jogar contra as equipas do nosso "modesto" campeonato.

    Que adianta que ele lute com algum brio? O homem está sempre em fora de jogo, não ganha uma bola de cabeça, não sabe rodar, é lento e pouco incisivo. Uma desgraça paga a peso de ouro. Claramente inflacionado. Volta Hugo Almeida, estás "perdoado".

    Destaque para um excelente Pepe e um Assunção que é insubstituivel nestes jogos da champions.

    Quanto ao Mourinho...enfim. O "merdunço" grita a plenos pulmões que o Essien nem faz falta no ataque ao Quaresma...era só vermelho, mas o Mourinho dessas coisas nem quer saber. E aos 32 minutos essa expulsão arrumaria com o Chelsea.

    Carvalho ainda o melhor central do mundo e Diarra que promessa (certeza).

    Em Londres jogaremos para ganhar. Não nos resta outra alternativa. Conseguiremos!

    [[]]

    ResponderEliminar
  18. Quando dei o titulo "quem dá o que tem..." a mais não é obrigado, foi sobretudo em relação ao esforço dos jogadores que tiveram uma muito boa atitude e deram tudo o que tinham, sendo a prova disso o rebentar fisicamente por volta dos 70 minutos e nesse aspecto temos de lhes dar o mérito, fizeram o que sempre pedimos à nossa equipa, que dêem o que podem pelo nosso clube, que seja qual for o resultado final merecem o nosso aplauso. Foi o que gostei principalmente.

    Por outro lado jogaram o que poderem e souberam mediante o poderoso adversário, era muito difícil uma equipa tão jovem e imatura em muitos momentos fazer melhor e com um pouquinho de sorte talvez tivessem conseguído a vitória, tanto que para muitos soube a pouco este empate.

    Ainda assim algumas considerações se poderão fazer ao desempenho táctico. Acho que o Jesualdo não arriscou o suficiente, acho que deveria ter substituido o Postiga, que pouco vi fazer, por Adriano logo a abrir a 2ª parte ou então tê-lo substituído por BMoraes e jogar no 442, deixando Quaresma e Lisandro na frente de ataque. Além de equilibrar o meio campo, poderia confundir as marcações.

    Mais uma vez sublinho as exibições de Pepe, Assunção e principalmente BAlves já que este último é muitas vezes esquecido e mal tratado pelos portistas e tem-se demonstrado um excelente central.

    Tenho também de dizer que não compreendo como podem muitos portistas ter achado o Quaresma o melhor me campo ou sequer um dos melhores, como ele me enervou, é certo que sofreu algumas faltas que não foram sancionadas, mas a maior parte das vezes perdeu-se em fintinhas qd poderia seguir com rapidez para ataques perigosos passando a bola a colegas bem posicionados. Parecia um artista de circo. Não é deste Quaresma que o FCPorto necessita, principalmente nestes jogos.

    Qt à falta de qualidade, como já disse acho que falta sobretudo maturidade, lembrem-se que é uma equipa muito jovem e pode ter um grande futuro, pelo menos ter um onze titular de grande futuro, e ainda por cima qd comparada com o Chelsea... Mesmo assim via-se realmente pouca qualidade no banco.

    Um abraço.
    PS: Ho, obrigado pela correcção, já emendei.

    ResponderEliminar
  19. Se passarmos esta eliminatória vai ser mais por sorte e pelo "coração" dos nossos jogadores do que propriamente pela sua qualidade.

    As lacunas do plantel do FC Porto são evidentes.

    O Postiga é um GRANDE CEPO!

    Não sabe jogar sem bola: nunca toma a iniciativa de se desmarcar, só começa a correr depois de ver que lhe passaram a bola (o que é, geralmente, tarde de mais), não sabe fugir do fora-de-jogo (sinceramente dá ideia de que nem sequer pensa nisso).
    Não consegue jogar ao primeiro toque e sempre que consegue, de facto, segurar a bola é para a jogar de novo +ara trás.
    Não marca golos.
    Não faz correr os defesas.
    Custou 7,5 milhões de Euros + o PEDRO MENDES --> sempre que me lembro disto apetece-me espancar o PdC.

    Nestes jogos é que se nota a falta de um ponta-de-lança capaz de impôr respeito aos grandes defesas europeus, como era o McCarthy. Ou, pelo menos, um matulão reconhecidamente capaz de segurar defesas e ganhar bolas de cabeça, como o H. Almeida ou o Jankauskas.

    No banco, efectivamente os únicos jogadores capazes de substituir um dos titulares sem diminuição da qualidade da equipa são o João Pauloe o Bruno Moraes. Os outros nunca passarão de segundas escolhas. Mesmo o Ibson não tem sabido aproveitar as oportunidades.

    Nas laterais o Bosingwa e o Fucile na direita são opções razoáveis mas na esquerda temos de apostar definitivamente no Cech porque o Mareque é um anão e nunca poderá jogar contra jogadores desta envergadura física. Mais um erro de casting.

    É urgente começarmos a preparar a próxima época. Para além das contratações para colmatar as mais que certas vendas de algumas das nossas estrelas, precisamos mesmo de decidir se vale a pena apostar no Jorginho que parece não se conseguir adaptar embora já não seja propriamente um jovem. Está na altura de apostar definitivamente no Hélder Barbosa e no Paulo Machado, já mostraram qualidade suficiente para ser alternativas regulares ao Anderson e Lucho.
    Mas mais importante neste momento é investir em extremos de qualidade porque neste momento só temos o Quaresma e o Alan (eu até aprecio o esforço dele mas definitivamente não tem qualidade para fazer a diferença). O Vieirinha começa a revelar-se um grande flop. Vai ser um novo Cândido Costa. Ou seja, jogamos sempre manquíssimos no flanco direito! Porque não apostar no Bruno Gama e Diogo Valente para a próxima época? E se possível contratar um bom extremo direito como o Filipe Teixeira.

    Acho importante que se comece a discutir isto porque andamos uma época inteira a disfarçar debilidades com o talento puro determinados jogadores quando não há necessidade nenhuma disso.

    ResponderEliminar
  20. Concordo com o que o MAU escreveu. Se juntarmos a isso o facto de possivelmente o Pepe, o quaresma e o Lucho serem vendidos no próximo verão...

    Andamos sempre nisto. E quando temos dinheiro, desbaratamos-o em aquisições como o Postiga...

    Mas ainda há malta que acha que o PdC está em forma e que deve continuar...

    Demasiados erros meus caros...demasiados erros. Estamos vendidos aos empresários. Só nos trazem porcaria.

    ZIRTAEV,

    Considero que o B.Alves vive do Pepe como o R.Costa viveu de Carvalho...ainda assim prefiro-o de longe ao R. Costa.


    Política desportiva:
    Sem pouparmos nos ordenados de uns 10 jogadores sem qualidade que temos já poderiamos pagar a um avançado de qualidade e a um extremo de jeito.

    Fora os ordenados que pagamos aqueles que estão emprestados...

    Que política desportiva é esta?

    O campeonato português há muito que não serve a nossa grandeza. Se continuamos a gastar euros em Postiga's, Alan´s e Tarik's, para quê sonhar?

    Quantos jogadores formados nas nossas escolas temos hoje em dia no plantél principal?

    O exemplo do Lyon deve ser seguido por nós. Vendem bem e compram bem. Nós tivemos sorte com o Lucho e com o Anderson, mas tivemos que "dar" o Diego...na Alemanha é considerado a pechincha do ano...e o H. Almeida já não volta.

    [[ ]]

    ResponderEliminar
  21. Ó amigo Teixeira, eu até concordo com quase tudo o que diz.

    Só não percebo é essa fixação no mono do Hugo Almeida... quantos golos é que o "gajo" marcou na Bundesliga? Aquele é mais uma promessa adiada... se é que alguma vez foi promessa!!!

    Já agora - César Peixoto operado outra vez ao joelho e recambiado pelo Espanol de Barcelona. Mais uma estrela a brilhar...

    ResponderEliminar
  22. Em relação ao José Mourinho, apenas uma nota: o homem sempre foi aquilo, tem aquela maneira de ser em campo (e que, por acaso, até nem é bem a que ele tem fora de campo)...
    Como é que antes os portistas o aplaudiam em tudo o que fazia e dizia e agora é um "merduças"?
    De facto, a memória é muito curta ou a vontade das pessoas é muito volátil...

    ResponderEliminar
  23. Amigo Quintino,

    sabemos melhor do que os adeptos do werder o que H. Almeida pode fazer. Sei das suas limitações, mas não deixo de achar que ele teve poucas oportunidades no nosso ataque. Fisicamente não temos nenhum como o Almeida. Preferia ter apostado nele esta época do que manter um Sokota que ganha mais do que ele no fim do mês.

    Em relação ao Mourinho conheço-o por laços familiares muito antes dele entrar no FCP. E concordo quando diz que ele fora do mundo do futebol é bem diferente. Para melhor sem duvida.

    Sabe o que desgosto de Mourinho?

    que ele desde 2004 tente passar a mensagem que foi ele que ganhou a liga dos campeões e não o FCP. O FCP é que lhe deu a chance de ele se tornar campeão e não o contrário. Mourinho tem direito ao seu quinhão dessa conquista, nada mais.

    Também não lhe desculpo a sua atitude na final de gelsenkirchen.
    Poderia ter disfarçado melhor. Sei que as pressões foram imensas por parte de alguns portistas que infelizmente estão "dentro" do FCp, mas ainda assim não lhe perdoo. E garanto-lhe que já tive oportunidade de lho dizer. Óbviamente não lhe chamei merdunço (penitencio-me aqui por isso), mas quem ontem viu a imagem dele a babar-se gritando que nem sequer era falta do Essien sobre o Quaresma...

    Passei-me.

    Um abraço.

    [[ ]]

    ResponderEliminar
  24. Em relação à questão Mourinho, eu acho que ele nunca tentou passar essa mensagem de ter sido ele a conquistar sozinho a Champions, os portistas é que por não lhe perdoarem o não festejar a vitória, dizem cobras e lagartos de tudo o que ele diz. Ele apenas disse que conquistou a Champions, o que é verdade, mas nunca disse que o fez sozinho.

    Já agora Teixeira, porque nunca lhe perguntou-lhe porque ele não festejou? E que resposta lhe deu?

    Qt ao meu PS do post e em relação às desculpas dadas, não serão mais que isso, transcrevo aqui uma parte de um texto do Situacionista (do blog Bi-Campeões do Mundo) que descreve na perfeição o que eu penso do assunto:

    «Quanto ao Chelsea, desde o verão de 2003 investiu, SÓ em JOGADORES, 513,5 MILHÕES DE EUROS (atenção contistas...).

    Ontem, por ex., jogaram:
    Shevchenko: 45, Didier Drogba: 36, Michael Essien: 36, Ricardo Carvalho: 30, Makalele: 24, Ballack : 0 (aahahahhahahaahha), e os míseros, Petr Cech: 10,5, Wayne Bridge: 10,5 (notem bem, os números são milhões de euros....)

    No banco estavam estes pobretanas: Shaun Wright-Phillips: 31, Paulo Ferreira: 20, Arjen Robben: 18, John Mikel Obi: 24, Kalou: 13,5 (notem bem outra vez, os números continuam a ser milhões de euros…)

    Depois, têm no banco o melhor do mundo, que se continua assim passará a ser conhecido pelo ... Chorão Mourinho... eu não tenho centrais (saiam 5 lágrimas)....sou um pobre (mais 4 lágrimas)...ninguém me dá centrais (as lágrimas correm incessantemente)....eu despachei na pré-época o Gallas e o Huth porque me encostaram uma pistola à cabeça (aqui as lágrimas viram fonte...).... por causa de não ter centrais perdi o melhor médio do mundo..... (aqui a fonte deixa de ser de engana-tolos e passa a ser de pura-comédia, do melhor....) .... por tudo isto, por causa de toda esta tragédia, tive que defender o empate (aqui, a fonte de comédia passa a ser de ridículo....)»

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  25. Zirtaev, excelente essa das lágrimas do Mourinho.

    Quanto ao ele não ter festejado a vitória na liga dos campeões perguntei-lhe mas como resposta só tive um sorriso amarelo.

    Mas julgo saber que foi pelas coisas que aconteceram no hotel no dia do jogo...e mais não posso dizer, pois não tenho a certeza. Soube-o através de outras pessoas que não o Mourinho.

    Que fique claro que o considero o melhor treinador do mundo. Não há melhor. E é óbvio que ele tinha de sair do FCP naquela altura.

    Zirtaev, repara que eu no comentário anterior falo das pressões de alguns portistas que só estão no clube para se servir a eles próprios(na questão dos não festejos. A verdade é que estamos com um cancro igual aquele que destrui-o o slb há uns anos...

    Ainda quanto aos não-festejos...os portistas que não andam atrás do dinheiro do FCP não mereciam que o Mourinho não fizesse a festa...e foi isso que lhe disse.

    No resto para bom entendedor meia frase basta...

    [[ ]]

    ResponderEliminar
  26. Amigo Teixeira, concordo com a questão do cancro. E de que maneira. E olhe que eu até nem sou daqueles adeptos que sabem tudo do clube. Aprendi e apreendi a ser observador.
    Quanto ao Hugo Almeida, temos opiniões diferentes. E é daí que nasce a riqueza do nosso clube.
    Quanto ao José Mourinho, penso que você tem razão quando diz que meia palavra basta.

    Eu, por exemplo, sempre achei mirabolante aquela história de "alguém" (podia ser Ninguém, como diz Almeida Garret) ligar para o Reinaldo Teles e este levar o telemóvel ao treinador para este atender a chamada, no hotel e na véspera do jogo.
    Mas estes indivíduos querem brincar com quem? Eu presumo que não deve ser qualquer adepto que tem o número de telemóvel do Reinaldo Teles. Eu também presumo que não sendo uma pessoa conhecida, o Reinaldo Teles não iria passar a chamada. E também presumo que Mourinho não iria atender se não lhe tivessem dito quem era e ele não conhecesse. Ou então isto é uma Super-História... se é que me entendem.
    Note-se que sou dos que acham que ele podia ter celebrado com os adeptos.

    Zirtaev: também sou dos que acham que ultimamente entrou num processo um pouco semelhante ao Artur Jorge: quero este, quero aquele, e agora mais este e depois o outro... mas isso, quer a gente queira ou não, também resulta do facto de o Chelsea não ser propriamente o Porto em termos de $. E ainda está por provar que nalguns negócios imperou mesmo a vontade de Mourinho (Gallas/Ashley Cole, por exemplo; Ballack, Schevcencko...). Noutros, enganou-se redondamente, mas isso também no Porto com o Marco Ferreira, por exemplo.

    Quanto à UEFA, Champions, e campeonatos ganhos... deixemo-nos de coisas: foi Mourinho quem escolheu quase todo o plantel, foi Mourinho quem os treinou e juntos (digo novamente: JUNTOS) fizeram o que fizeram.
    Não sou é dos acham que quem ganhou foi o PC mais a SAD. Esses ganharam mais tarde. Para bom entendedor, meia palavra basta.

    ResponderEliminar
  27. Boas a todos.
    Vou começar com o Paulo Assunção, para mim o homem do jogo, deve ter sido dos melhores jogos que fez, limpava tudo e não era a despachar.
    Agora o Quaresma se fosse no tempo do Oliveirinha vinha para a rua à 2ª ou 3ª vez que parou à espera da falta, se o arbitro não as marcava só tinha de continuar a jogar e quando muito que deixa-se de fazer as cuequinhas ao adversário e fizesse a coisa mais simples, defenitivamente não comprendo como foi o MVP para a UEFA, outros dois que estiveram muito bem foram o Pepe "Eucalipto" e Bruno Alves, que me lembre não perdeu uma unica bola nos lances aérios, o resto esforçados, o Lucho rebentou cedo, não compreendo como é que com tanto descanso estão sempre cansados, o Lisandro não foi feliz, o Quaresma teve aquele remate à trave que dava um golo magnifico, o Postiga lá continua, luta muito mas não sai grande coisa e está sempre a cair no fora de jogo, o Fucile falta-lhe op pé esquerdo, perdemos alguns lances por causa disso, o Bosingwa aparecian-lhe sempre 2 homens do Chelsea pela frente e ele nem sabia para onde se virar, o Raul Meireles acho, na minha modesta opinião, que quando estava já mais desinibido e a jogar melhor foi substituido (sende que a entrada de Chec nada acrescentou, perdemos até algum dominio no jogo), mas são as minhas opiniões.
    Lá é para ganhar e arrumar com o Mourinho. FORÇA PORTO

    ResponderEliminar
  28. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  29. Este jogo mostrou que a gestão da Sad é incompetente. Pior, é vergonhosa. Lembram-se da qequipa que ganhou ao Chelsea em 2004? Aquela equipa que sucedeu ao exodo de mourinho e dos campeões? não sobra nenhum no onze e nos 18, só o baía e o ricardo costa que ninguem nos comprou. ou seja, estamos outra vez a construir ua equipa nova, contratada aos caldeiras. É uma vergonha. Um roubo aos sócios. Não sei se é possivel, mas estou com vontade de me auto suspender até esta gente ir toda embora, a começar pelo presidente. obrigado, JNPC, mas o seu tempo já acabou há muito....

    ResponderEliminar
  30. Amigo Quintino,

    nem mais. ;)

    Sobre "outras" coisas:
    as eleições estão a chegar e a maioria dos portistas não quer abordar o tema. Julgo que é por acharem que nos dá um ar de fraqueza perante os adversários, quando eu considero que é exactamente o contrário.

    Existe uma altura em que devemos questionar a liderança seja ela qual for.

    Sou portista mas de momento não me revejo nesta administração. A democracia do voto decidirá a curto prazo. Espero que se candidate alguém credivél.

    Lanço o desafio ao Zirtaev para que crie um post sobre este tema...

    Abraço [[ ]]

    ResponderEliminar
  31. Teixeira, concordo contigo que se deve abordar o tema, aliás fui o primeiro a colocar a questão e serei o primeiro a abordá-la novamente qd o achar ser a altura certa, mas ainda faltam alguns meses e a equipa principal está em alturas cruciais das provas em que está inserida. Levantar muita poeira agora e criar mais desestabilização na direcção poderá afectar a equipa no seu rendimento, por mais que possa parecer que não.

    Além de que poderá suceder-se o caso de PdC prorrogar o seu mandato por mais um ano, que penso estar nos estatutos do clube e assim ficarem as coisas adiadas por mais um ano.

    Por isso vamos aguardar mais algum tempo com calma.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  32. caro Teixeira e amigos portistas,

    Sem me querer intrometer no papel do Zirtaev, mas como colaborador deste blog, posso fazer-lhe uma perguntinha : não será que esse assunto já se falou demais ?

    Vou-lhe recordar que já se fizeram vários posts, e até uma sondagem , ganhou o Rui Moreira ( que até prestou declarações para este blog sobre a votação !!!) sobre as eleições e sobre o futuro do presidente PC .

    Então, no tempo das paragens do campeonato qualquer post que se punha aqui, iria parar ao mesmo.
    Então, se estivéssemos sempre a falar disso, o blog tornaria-se uma espiral onde os assuntos iriam dar todos ao mesmo.
    Até lá, teremos, mais do que tempo, em discutir o melhor para o nosso amado clube.

    Relativamente, a esse "cancro" que disse estar no nosso clube, estou plenamente de acordo consigo, mas o ano passado quiseram extrai-lo, o treinador até fechou as portas a eles, e os sócios estiveram ao lado de quem ????

    As eleições serão lá para o final do ano, vamos deixar a equipa ganhar um campeonatozinho, e fazer uma figura, pelo menos, aceitável na Liga dos Campeões, certamente que no Verão teremos mais tempo

    ResponderEliminar
  33. Zirtaev: um destes dias o meu caro amigo vai ter de pensar em organizar as Primeiras Jornadas de Refelxão do Blogue Portistas de Bancada tal é a riqueza e profusão de temas aqui abordados e de forma franca, directa e muito mais consistente e inteligente que muitos analistas da nossa praça fazem.
    Sugiro que, de preferência, as jornadas fossem organizadas numa taberna de bons petiscos!!!!

    ResponderEliminar
  34. para discutir esse e outros assuntos importantes para o futuro do nosso clube...

    é a continuação do meu post anterior,ficou pelo caminho, assim como o Mourinho vai ficar na Champions League

    ResponderEliminar
  35. O Zirtaev não só criou um post sobre este tema há algumas semanas atrás, como até efectuou uma sondagem da opinião dos adeptos sobre vários candidatos.

    O RUI MOREIRA venceu largamente (e com o meu voto, diga-se) mas penso que só se candidatará se o PdC abdicar. Por falar nisso, espero sinceramente que se o PdC for efectivamente acusado no processo Apito Dourado no dia 6 de Março (tb é o dia da 2ªa mão contra o Chelsea), não se recandidate. Ele vai precisar de todo o tempo, dedicação e concentração para limpar o seu bom nome e temo que o FC Porto saía fragilizado pela falta de atenção que já é notória no nosso presidente.

    Por muito que me custe, precisamos de ir discutindo novas ideias para que a transição seja pacífica e sem o habitual populismo que nos poderá fazer cair num abismo tipo benfica dos anos 90.

    Os que hoje atacam o nosso grandiosíssimo presidente pensando que sem ele o Porto vai abaixo vão, finalmente, perceber que o FC PORTO é mais do que uma pessoa e até mais do que um clube.
    E o seu sucesso é apenas o fruto do amor e dedicação inabaláveis e inigualáveis de verdadeiros portistas como todos os que frequentam este blog.

    ResponderEliminar
  36. Memphis-Child: eu não sei com quem é que os sócios realmente estiveram. Nunca ninguém lhes perguntou, nem muitos se quiseram manifestar.
    Como deve saber, as massas são muito voláteis nestas questões. Mais a mais, o Porto dos nossos tempos padece de um mal: o ter-se erigido Pinto da Costa à condição de um dogma. Agora, se calhar, já são muitos o que queriam discutir algumas coisas, mas não podem... E repare que, se calhar ao contrário de mim, alguns até só quereriam poder obter respostas para certos dilemas e angústias sem colocarem em causa o PC. Assim um pouco como o Marcelo Rebelo de Sousa no referendo...

    ResponderEliminar
  37. Só acho que é demasiado cedo e que já discutimos muito sobre o futuro do nosso clube, então aquelas duas semanas em que não jogamos...

    Até lá, ainda mais iremos discutir até chegar a altura decisiva, só acho escusado estarmos a falar sempre do mesmo.

    ResponderEliminar
  38. A comunicação social antiportista é tão mentirosa que leva a que haja quem pense que o NGP é arguido no processo apito dourado que vai ter decisão sobre quem vai a julgamento dia 6 de Março.

    Quando, nesse processo, o NGP (já) nem consta...

    A propósito, ontem, antes do jogo, subscrevi a lista de apoio à recandidatura do NGP. Parece que já vai em 9.000 assinaturas !! Nada mau...

    P.s. - O que disse atrás não quer dizer que não acredite que o NGP não vai ser acusado nos processos reabertos pela MJM. Depois de os reabrir, com a prova CREDÍVEL com que fundamentou essas reaberturas, só faltava não acusar...

    ResponderEliminar
  39. "Quanto ao desperdício de dinheiro, desculpem lá mas eu vejo a coisa nesta perspectiva: nós (FCP) somos demasiado pobres para andar a comprar ou investir em jogadores medianos." - quintino

    Pois, está muito bem, mas como é que se faz isso? Eu também acho que nós só deveriamos comprar jogadores que rendessem muito, mas como saber isso a priori? É que não existe propriamente um referencial platónico que ordene a qualidade dos jogadores, tipo jogo de computador.

    Uma maneira de falhar menos é recorrer aos indicadores do mercado - um jogador caro oferece mais garantias - mas nem isso é infalível (o que não faltam é exemplos na Europa), nem nós temos (e nunca teremos) essa capacidade.

    O Diego, o Fabiano e o Lucho foram, nesta perspectiva, "apostas seguras". Mas só o último comprovou ter sido uma boa compra. O Pepe, que seria um "jogador mediano" foi durante época e meia visto como um flop - tal e qual como o Leo Lima ou o Alan - e hoje é o que é. Mesmo sobre o Quaresma houve muitas dúvidas. Não duvido que as expectativas fossem maiores com o Jorginho do que em relação ao Paulo Assunção - e é o que é.

    Será sempre assim, e é muito fácil fazer críticas depois do facto consumado. Mas as que se fizeram à decisão de dispensar o Peixoto já caíram no esquecimento.

    A verdade é que a qualidade dos jogadores é um conceito que está inextrincavelmente ligado à produção desportiva da equipa.

    Por isso dizer algo como "para ir às compras é preciso ir pela certa" é, desculpe-me o Quintino, um conceito completamente vazio e inútil, seja para o Chelsea, seja, ainda em maior grau, para nós.

    Acho que se criou uma mitomania de que nos últimos anos a política de contratações tem sido um flop - apesar de Quaresma, Lucho, Helton, Pepe, Lisandro, Anderson, etc. - graças ao ressentimento de alguns que perderam, nos últimos anos, influência e a alguns opinion-makers que dizem sempre o mesmo (v.g. as críticas do MST às compras do Mourinho em Leiria ou de alguns actuais jogadores deveriam ser alvo de uma antologia). Mas fica sempre tudo no abstracto, sem se explicar quais eram exactamente os tempos ídilicos em que não falhávamos contratações. Eram os do Walter Paz, Mogrovejo, Mandla Zwane e N'tsunda?

    ResponderEliminar
  40. Zirtaev:
    Globalmente estou de acordo com a crónica deste último jogo.
    Também acho que o Postiga não convence, mas ontem jogou no meio de 3 centrais e a bola nem sempre lhe chegou nas melhores condições.
    Gostaria de assistir a mais jogos destes ao longo da época e também de apreciar o apoio dos portistas quer nos incitamentos á equipa, quer a paciência e compreensão que tiveram nos momentos em que a equipa esteve menos bem ou mesmo mal.
    Sou daqueles que só sabe apoiar, mesmo nos tempos do 'saia travada'- o Capucho - que foi o jogador do Porto que mais me irritou até hoje, não por falta de talento, mas pela falta de atitude. Falta de atitude essa que o tornou, na minha opinião, o 3º maior responsável da perda do Hexa, porque o 2º maior responsável foi o F.Santos,( que apostava nele) e o 1º maior responsável foram o anti-portismo primário que domina desde sempre o futebol português vide CampoMaior, Cantos directos e golos não validados ou penáltis, não sancionados.
    Sairei sempre com a cordas vocais inflamadas por apoio, e nunca por vociferar ou assobiar a euipa de futebol do MEU CLUBE !

    ResponderEliminar
  41. azulebrancodixit fazia exactamente as mesmas críticas ao Capucho e ainda acrescento mais umas: não fintava NINGUÉM e só cruzava se não tivesse ABSOLUTAMENTE NINGUÉM à frente dele. Ou seja era preciso uma conjunção fantástica de factores para ele fazer alguma coisa de jeito.

    Mesmo assim, à distância que o tempo passado permite, até reconheço que a forma peculiar de ele apanhar a bola de costas para a baliza e se virar e as chapeladas que fazia quando lhe apetecia até eram bastante razoáveis e hoje não me importava nada de o ter no flanco direito.

    Já o Mogrovejo...LOL.

    ResponderEliminar
  42. Só uma achega. Para aparecer um candidato credível é necessário que se começe a discutir o assunto das eleições o mais rápido possivel, assim como para que PdC perceba que não ganha as eleições com 95%...

    Se PdC utilizar os estatutos para ficar mais um ano acho que é uma imoralidade da parte dele.

    Falar-se de Walter Paz, Mogrovejo, Mandla Zwane e N'tsunda é para rir??? Todos juntos não custaram 500 mil euros com ordenados incluídos. Bem longe dos gastos que hoje se fazem com Alan´s etc...

    Quanto ao risco, não me diga o Ho que quem contratou um Alan, Tarik e Sonkaya (só para falar nestes), pensava que iam dar alguma coisa.

    O Alan já era um cepo no Maritimo, o Tarik estava no banco do AZ e o Sonkaya era jogador de bancada no Galatasaray...

    Não quer ver que andamos a comprar por catálogo? É tão óbvio e tão cancerígena esta evidência que não sei que diga mais...

    Quanto á discussão em anteriores posts sobre a mudança na presidência...enfim, se acharam que foi uma discussão genuína e que se avançou alguma coisa nesse sentido...também não sei o que diga mais. No verão falaremos sobre isso? Pois na época da silly season também os governos aproveitam para fazer passar uma lei ou outra da qual não querem grandes comentários...


    Abraços

    [[ ]]

    ResponderEliminar
  43. CARO AMIGO HO:

    Mlynarzik e Madjer dizem-lhe muito não dizem?
    Na minha memória foram pérolas que não custaram tanto quanto isso...
    São dois exemplos de como é possível comprar quase pela certa...

    Concordo consigo quando diz que não existem garantias absolutas em termos de aquisições de mercado, mas também tem de concordar que muitas vezes mais vale comprar 1 caro que 5 baratos a ver se 1 dá alguma coisa. Ou, como tem sucedido, comprar Sokota´s, Sonkaya´s, Tarik´s, Pitbull´s, Leandro´s, Leandro´s do Bonfim...

    Repare só: desses anda lá o Sokota a arrastar-se. Mas não nos podemos esquecer é que aos outros quem lhes paga uma boa parte dos ordenados ainda é o Porto. Isto sim, é que é visão desportiva! E de gestão e que explica as contas no vermelho.

    Vai-me igualmente desculpar mas o Alan só está na equipa por falta de visão em gerar alternativas.
    O Léo Lima, já agora, está onde? E no Marítimo joagava o quê?

    Quanto ao conceito inútil... é a sua perspectiva e, mesma assim, acaba por concordar com ela quando afirma que também acha que se deveriam comprar jogadores que rendessem.

    Discordo quando afirma que nunca teremos capacidade de descobrir esses jogadores.

    Basta que se tenham os tais olheiros capazes, em vez de ter olheiros interessados. Ou no Arsenal, por exemplo, anda tudo a dormir quando vão contratar jovens com 16 e 17 anos?

    Sobre o César Peixoto estou particularmente à vontade. Nunca achei que fosse além daquilo que realmente é: mediano.

    Por muito que não queira, um dos males da nossa SAD é o chamado dinheiro fácil (aparentemente). Como entraram milhões, gasta-se à fartazana...
    Já agora: alguém sabe se os russos do Dínamo de Moscovo já pagaram ou irão pagar algum dia o que devem de Derlei, Costinha, Seitaridis, Nuno...

    ResponderEliminar
  44. Caros Teixeira e Quintino,

    O que eu digo e reafirmo é que conclusões pós-facto são muito fáceis mas completamente falaciosas.

    E o conceito de só ir buscar jogadores que rendessem é muito estimável mas completamente inútil. É um pouco como alguém dizer que vai entrar nos mercados financeiros - por exemplo, no das junk bonds, que será a melhor analogia para quem tem os nossos meios financeiros para actuar no mercado das contratações - e dizer "só farei bons negócios, em que o título valorizará e apresentará rentabilidade". Isto é facílimo de dizer, mas não é operacionalizável. Na prática, é impossível - por isso ninguém o consegue fazer. Se fosse fácil, muitos o fariam. É claro que há investidores melhores que outros e técnicas e investimentos cuja utilização melhora a perfomance e minimiza o risco - mas não se consegue maximizá-la ou eliminá-lo.

    O caso do Madjer é um excelente exemplo: um jogador africano, na fase de madura da carreira (chegou ao porto com 28 anos), que nunca se conseguiu impor no futebol europeu, mesmo num campeonato relativamente fraco como o francês e que vinha de várias lesões. Afinal, valeu a pena (e eu lembro-me de muitos terem torcido o nariz quando ele chegou). Já o Leandro do Bonfim, uma grande promessa do futebol brasileiro, titular nas selecções jovens, e também com uma passagem mal sucedida no futebol europeu, não rendeu.

    O Mlynarczyk foi uma boa compra. E o Krajl, que também era o titular de uma selecção do leste?

    O Quintino recorda-se da opinião geral sobre a contratação do Maniche? Era a mesma que existia sobre o Panduru. Afinal, valeu a pena. Mas os adeptos do Dínamo já terão uma opinião diferente - ficnado em Moscovo, se calhar o Quintino aprovaria que fóssemos comprar o Daniel Alves, mas pode garantir que não seria um flop como o Maniche foi lá?

    Eu consigo dar-lhe inúmeros exemplos destes, dos últimos três anos e não só. Quantos não desesperavam, há dois anos, pela contratação do Pepe? Quantos concordaram com a contratação do Pitbull, que tinha feito um ano fantástico no Grémio? Quantos não torceram o nariz ao Jardel? Ou ao Nuno Valente? E ao Vítor Baia, quando regressou de Barcelona ainda lesionado do joelho? Afinal, foi uma boa decisão.

    Agora, há clubes que são melhores que outros. Eu acho que, neste domínio, não temos que nos queixar: basta comparar o valor de mercado dos jogadores contratados nos últimos 3 anos com o dinheiro que gastamos em todas as contratações. Metade da valorização do Helton ou do Quaresma, dá para pagar 5 Sektouis.

    Ao Arsenal, para lá de gastar 10 vezes mais dinheiro que nós, o que não faltam são flops. O que lhes falta, ao contrário de nós, são títulos.

    Eu não conheço um único clube que não falhe contratações. Existindo pouco dinheiro, ainda é mais díficil. Quanto a comprar 1 caro em vez de 5 baratos, seria óptimo se os plantéis não tivessem de ser equilibrados e os treinadores não tivessem preferências e sistemas tácticos diferentes. Mas caros foram o Diego e o Fabiano. Baratos foram o Madjer e o Paulo Assunção.

    Eu concordo que houve escolhas infelizes. Mas as mudanças de treinadores muito contribuíram para isso. E não se pode avaliar uma política de contratações falando apenas dos flops (tariks, sonkayas, leandros, sokotas, etc.) e esquecendo os sucessos (lucho, lisandro, helton, quaresma, assunção, pepe, etc.). Como não se o pode fazer afirmando, sem o sustentar, que ela piorou nos últimos anos - quando, a meu ver, temos uma das equipas mais fortes de sempre. E quando descobrirem um clube que com recursos similares seja tão bem sucedido desportivamente como o Porto (nos últimos 5,10 ou 25 anos), eu gostaria de saber qual é.

    ResponderEliminar
  45. Desculpem a extensão do comentário e abraços.

    ResponderEliminar
  46. Teixeira: já agora, se acha que existem disposições estatutárias imorais, deve convocar uma AG para proceder às devidas alterações. Eu assinarei qualquer pedido de convocação. Não diga é que a direcção é imoral por cumprir os estatutos. Das outras vezes, não o foi?

    ResponderEliminar
  47. Caro Ho,

    é óbvio que uma contratação seja ela barata ou cara é sempre passivel de falhar.

    Não posso é concordar com a forma como são feitas. Porque se antes essas eram feitas com parcos recursos económicos já não se pode dizer o mesmo das que foram feitas após 2004.

    Nota-se que as tenta contornar trazendo á discussão nomes como Lucho, Lisandro, Anderson, Pepe ou Assunção. Mas se também não acertassemos em algumas...

    O que acontece de há 3 épocas para cá são contratações com o aval dos empresários e não o contrário.

    Nunca torci o nariz ao regresso do Baía nem que este viesse de cadeira de rodas. O Pepe já era no Maritimo um dos centrais mais promissores da nossa Liga. Não fui dos que o assobiei. Nem mesmo quando perdia bolas infantis.
    O Maniche, no Porto não fez a vida que fazia em Lisboa...o Leandro do Bonfim veio de graça e a termos de pagar ainda fica mais barato que o Alan.

    Enfim, não me quero alongar muito também. Mas se o amigo Ho colocou e bem a lista das boas contratações, em relação aos flops meteu apenas uma lista que representa menos de 25% das mesmas.

    A verdade é que existem outros mercados que não o brasileiro. Mas como é mais fácil os observadores irem ao Brasil curtir uma praia e uma caipirinha...

    O Ho que parece conhecer o mercado de investimentos consegue explicar porque é que o FCP é o único dos 3 grandes que não tem contas auditadas por uma empresa externa?
    Estranho, não? Aliás esse é o motivo pelo qual nem fomos analisados na história dos clubes mais ricos do mundo...

    Talvez seja por essa e por outras que não interessa á administração saír tão "cedo". Há muita coisa por explicar e entre elas seguramente as comissões aos empresários e a injecção de capitais em empresas satélite ao clube...

    Moro em Cascais-Sintra, ora não está a ver-me de papel na mão a pedir para que seja assinado de cada vez que for ao Porto ver um jogo ao Dragão...para além de que o mais certo era levar com um taco de baseball na cabeça por parte dos SD. Ou acredita que seria pacifica essa convocação?

    Para além de quem o fizer deverá ter um candidato credivel. Eu não o tenho. Mas assinarei também.

    Vou tentar arranjar uma lista de jogadores contratados pelo FCP nas ultimas épocas de modo a termos uma noção mais exacta do dinheiro desbaratado.

    Concordo que temos um 11 forte. Mas não mais do que isso.

    Abraço Ho.

    (continuaremos esta "discussão" em futuros posts de certeza)

    [[]]

    ResponderEliminar