07 fevereiro 2007

Olhar para dentro e arrumar a Casa

«É óbvio que ao FCP só lhe deixam um caminho para a “redenção” : ganhar contra tudo e todos.

O processo Apito Dourado (AD), para além dos caminhos que a justiça vai trilhar e das suas consequências, tem um efeito imediato: condicionar os árbitros e os decisores das instituições que gerem o futebol. O FCP perdeu "o direito" a protestar porque é uma entidade "suspeita de praticar crimes desportivos" ; para os que decidem não é oportuno tomar qualquer decisão favorável, pois o seu autor poderia correr o risco de ser tomado como cúmplice. Há uma tendência para fazer o jogo do lado do poder (da "verdade") dominante. Ou por convicção, ou por interesse, ou por deslealdade, ou por oportunismo, ou por medo.

Não devemos ficar admirados: o mundo é assim, a vida também. O FCP vive num terreno minado e parece-me óbvio que algumas das minas foram da nossa responsabilidade. Apesar disso, não creio que seja tempo de desespero, que nunca é bom conselheiro. Mais: acho de toda a inoportunidade clamar por atitudes de algum radicalismo, após as derrotas sofridas. Era uma prova de fraqueza. Para além dos árbitros, apetece-me repetir Reininho que disse (cito de memória): isso das arbitragens é tanga; o que notei no FCP foi um conformismo inexplicável quando a bola batia na trave ou não entrava.

Com efeito, o FCP nos 3 jogos que perdeu jogou muito mal, tirando os primeiros 20 minutos com a União de Leiria. Mesmo com o Aves que ganhámos, jogámos quase sempre de forma displicente. Não julgo que o FCP se deva queixar das arbitragens como fazem as equipas "menores". O FCP tem que ser uma equipa capaz de se confrontar com a adversidade da arbitragem. Creio, mesmo, que a crítica a arbitragem deve ser sempre pausada, mínima e certeira: os jogadores não podem contar com esse álibi para justificar as falhas e a falta de atitude que foi imagem de marca nesses 3 jogos.

O treinador e a restante equipa técnica devem ter uma reacção ajustada e proporcional. A arbitragem não deve – salvo em casos excepcionais – ser o enfoque do líder. Isto porque aquilo que é desculpável no jogador que reage por impulso no momento em que sente injustiçado, não deve ser consentido ao treinador. Este deve mediar e prevenir, na medida do possível, os conflitos com o árbitro e "treinar" o atleta a conter-se, mesmo perante decisões injustas. O interesse do clube está primeiro e o atleta tem de se habituar a não reagir de forma que possa ser castigado, ainda que esteja cheio de razão e "enjoado" de todo. Não é fácil, mas na época passada, nesse particular, fomos quase perfeitos.

Não estou de acordo que seja este o momento de abrir guerra contra a arbitragem : acho que a atitude do FCP junto da CA da Liga se mostrou adequada, tal qual como a publicação das imagens das jogadas duvidosas. Vale mais uma imagem que mil palavras. Apesar de uma andorinha não fazer a primavera, ATT transcreveu o seguinte de um artigo de João Marcelino «Não percebi porque Quaresma foi expulso em Leiria. Com a liberdade que assinalei durante alguns anos os benefícios arbitrais ao FCP, também digo: parece-me – parece-me – que os árbitros, agora, na dúvida, são logo contra. E não têm de ser. Só têm de ser honestos»; um pequeno artigo transcrito no Público da Quartarepublica.blogspot.com, diz «O AD continua a céu aberto, apesar do segredo de justiça, e cada vez com mais pormenores...A tramóia não é geral e está perfeitamente localizada nas cidades do Porto, Leiria, Figueira da Foz e Funchal! ... O resto do país está imune. Podemos dormir descansados...»

Algo está a mudar. Lentamente. Só espero que essa mudança nada tenha a ver com os sinais de fragilidade da nossa equipa. Todos sabemos que mereceremos as maiores simpatias quando passarmos a ser os coitadinhos que anseiam que nós sejamos. Os invejosos ficarão satisfeitos porque têm menos uma preocupação, os poderosos ficarão felizes porque passarão a dispor de mais uma preocupação que lhes permita a prática da compaixão. É assim: vivemos nesta hipocrisia. É um país de carpideiras. Não podemos fugir, mas está nas nossas mãos evitar dar tais satisfações a essa gente que sonha com a nossa derrapagem, rumo ao abismo.

A arbitragem do SCP-Nacional foi exemplar, como foi a do FCP-Leiria. Devemos denunciar. Insisto: devemos ter um Gabinete de comunicação que disponha de material para memória futura. Mas a acção principal tem de ser virada para o interior da equipa do FCP. Nada deve substituir o trabalho de recuperação. E não há mal nenhum que os sócios apontem o seu descontentamento, desde que o façam de uma forma comedida e respeitosa. E muito do que li, achei perfeitamente razoável. Devemos ser uma fonte de pressão para a equipa e os dirigentes. Gente acomodada não faz campeões. Não se trata de assobios, nem de insultos: trata-se de exigir que se comportem (equipa técnica e jogadores) com profissionalismo, de acordo com os altos salários que auferem, com as óptimas condições ao dispor para o exercício das suas funções que "adoram", conforme não se cansam de anunciar.

O futebol é um espectáculo: é muito importante que seja bem jogado e atraia multidões. Mas a vitória e chegar em primeiro é um super espectáculo. Esse é o alvo primário. É muito importante não o falhar, neste tempo cheio de "perigos". Olhar para dentro e arrumar a Casa.»

Mário Faria in Portal dos Dragões

13 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  4. Se preferes assim ... escrevo e faço delet...
    Para que serve um blog...??? Penso que não tenho faltado o respeito a ninguem... Só sou de outro clube e não concordo com muita coisa que aqui se diz... Por isso comento...
    O nº de entradas??? Vou ajudando a estatistica ficticia...

    VIVA O 25 DE ABRIL!!!

    ResponderEliminar
  5. 1º: parece que usa vários nomes diferentes e só por aí já não está a ser correcto.

    2º: Se não acha que foram ofensas o que escreveu no outro dia, sinceramente não sei em que mundo vive.

    3º: Acabou por não comentar nada.

    4º: Já deixei muitos adeptos de outro clube comentar aqui e conversamos cordialmente, porque será que apaguei o seu comentário?

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  6. Eu não teria problemas nenhuns em assinar por baixo o que o Mário Faria escreveu.

    Quanto ao Mário Soares... ficamos a saber que é doutro clube, não concorda com muito do que aqui se escreve - e deve ser nalguma parte que lhe dói porque até finalizada dando vivas ao 25 de Abril.
    Que não seja por isso, eu também dou.

    ResponderEliminar
  7. apetece-me dizer que o "gabinete de comunicação" a que o Mário se refere são os blogues portistas.

    são eles que vem desmascarar com argumentos e factos a mentiras que são transmitidas pela maior parte da comunicação social e que criam uma imagem deturpada da realidade.

    são trabalhos como aquele que foi aqui produzido acerca das grandes penalidade que vem desmontar as mentiras que aos longos dos anos tem sido transmitidas com insistência.

    Está na nossa mão criar e manter disponível a "memória futura" que é referida pelo Mário.

    abraços

    ResponderEliminar
  8. "E muito do que li, achei perfeitamente razoável. Devemos ser uma fonte de pressão para a equipa e os dirigentes" ...Nós somos a alma deste clube e por isso temos q demonstrar o q nos vai cá dentro!

    ResponderEliminar
  9. falta de respeito???
    o que disse foi: se há uma criança do fcp a chorar no fim do jogo ...poderá haver uma do estrela a rir...

    ResponderEliminar
  10. Anónimo, se é o mesmo que se autodenominou de Mário Soares, sabe perfeitamente o que disse, não seja hipócrita.

    Offshore e Lucho, não duvidem que se não forem alguns blogs e algumas páginas dedicadas ao FCPorto a fazê-lo mais ninguém o fará.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  11. Já vejo o FCP jogar há anos suficientes para subscrever a tese de que o "Apito" condiciona os árbitros. Ainda não havia apitos às cores, e já eramos roubados descaradamente. Ah! E a auto intitulada de "comunicação social" também já era era antro de aldrabões. Perguntem ao Miguel, que as conhece de ginjeira.
    Deixemo-nos de ser bons rapazes. O "Outro" deu a outra face, e que lhe aconteceu?

    ResponderEliminar
  12. A seguir disse que infelizmente muitos pais/maridos levam para casa a frustração de ter perdido o jogo (independentemente do clube)e descarreguam a furia a quem esta ao lado!!!
    E como voçe levou tão a peito essa critica perguntei se essa criança era seu filho!!!
    Qual foi o problema?? Acertei??

    ResponderEliminar