14 fevereiro 2007

Nacionalidade vs Qualidade

Quando em 1995 o Tribunal Europeu deu a vitória a Jean Marc Bosman no famoso caso que agitou o mercado de transferências no futebol europeu previu-se logo que as equipas mais poderosas, financeiramente e desportivamente, iriam sofrer um êxodo de jogadores nascidos no seu país, e iriam à procura dos melhores jogadores da actualidade, não olhando a nacionalidades.

De então para cá, com a consequência da abertura das fronteiras, e com o fim das limitações de jogadores nascidos no seu próprio país, o futebol europeu mudou muito desde então, tendo-se assistido a uma enorme globalização das equipas, transformando em planteis multi-culturais, onde se juntaram culturas e modos de vida diferentes todos em redor da linguagem universal que é o futebol.

O FCP, tem, neste momento, num plantel de 28, 11 jogadores que nasceram em Portugal, sendo 5 deles formados na casa, contrariando o plantel de 2003/2004, último plantel campeão europeu, onde alinhavam 21 portugueses, havendo 8 nascidos para o futebol no FCP.

Já lá vai o tempo em que o saudoso José Maria Pedroto, dizia “ 1 brasileiro é bom, 2 é maravilha, 3 é uma escola de dança “, esta época o FCP apresenta nas suas fileiras 9 brasileiros, isto sem contar com os brasileiros emprestados a outros clubes.

Uma das criticas que os adeptos contestam da politica da administração da SAD do FCP são as contratações que se fazem por terras sul-americanas, optando por contratar jogadores de 2ª linha, não se dando oportunidade aos jovens que foram criados no FCP, descaracterizando um plantel, tornando-o um plantel mais global, acabando com a tão famosa mística que sempre alimentou e sustentou muitas das vitórias conquistadas durante os últimos anos.

A mística, que era transmitida pelos mais velhos aos mais novos, foi-se diluindo nos balneários do FCP e transformando-se numa mística diferente, ainda hoje recordo das palavras de Lucho quando disse numa entrevista " que a mística conquista-se com as vitórias ", palavras mais certeiras não poderiam haver.

É cada vez mais importante ter jogadores importantes no plantel principal que sejam formados na casa, podemos relembrar que na altura do Penta, o FCP lucrou e muito, financeira e desportivamente, com a venda de jogadores para o estrangeiro, e hoje, em dia, o futebol é, cada vez mais industrializado sendo, por isso, extremamente importante que a formação dê frutos.

Mas, existe uma outra questão que convém reflectir, nós como adeptos: afinal o que desejamos para a nossa equipa ?

Damos mais interesse à sua nacionalidade ou preferimos ter jogadores com qualidade, independentemente do seu país de origem?

Tanto se critica a SAD por ir ao Brasil, como ficámos satisfeitos por termos jogadores com a classe de Lucho, do Lisandro, do Anderson ou do Pepe, e nem nos lembrámos do seu país de origem quando eles marcam um golo, fazem uma finta bonita ou honram a nossa camisola.

Porque, acima de tudo, são as vitórias que nos interessam e são elas as verdadeiras razões para que este nosso amor pelo nosso clube seja um amor mui nobre, leal e invicto.

PS : Hoje é Dia dos Namorados, e que tal todos juntos na 6ª feira darmos uma grande amostra do nosso amor pelo FCP: o nosso apoio ?

32 comentários:

  1. «Arbitrário
    JORGE MAIA


    A Comissão de Arbitragem da Liga escolheu o árbitro Nuno Almeida para apitar o jogo entre o FC Porto e a Naval, naquilo que na melhor da hipóteses demonstra uma de completa falta de sensatez e, na pior, é uma demonstração preocupante de premeditação por parte daquele orgão. Nuno Almeida é um dos árbitros envolvidos no processo Apito Dourado por suspeitas de viciação do resultado do jogo FC Porto-Maia a contar para a Taça de Portugal em 2003, jogo em que a formação então orientada por José Mourinho venceu por 3-0 a equipa do escalão secundário. É-o apesar de ter expulso da partida o avançado portista McCarthy por alegada agressão. Uma decisão que o Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol rectificaria semanas mais tarde, considerando que as imagens televisivas afastavam a presunção de que o árbitro falava verdade no relatório e provavam não ter existido agressão, reduzindo a pena aplicada ao sul-africano. Aliás, Nuno Almeida voltaria a expulsar McCarthy em 2005, dessa feita num jogo com o Leiria e, mais uma vez, vendo a sua decisão contestada pelos portistas. Seja como for, o facto é que Nuno Almeida está envolvido no processo Apito Dourado o que torna inevitável perguntar que condições tem o árbitro algarvio para apitar jogos do FC Porto? O que será que vai fazer um árbitro suspeito de beneficiar o FC Porto caso tenha que decidir sobre um lance duvidoso na partida de sexta-feira? E, finalmente, que intenções norteiam - ou suleiam? - uma nomeação tão gritantemente insensata, irresponsável e incendiária como esta?»

    ResponderEliminar
  2. Isto há cada coincidência que é de arrepiar!!! E segue o Pagode!!! Nuno Almeida não é aquele gajo grande, todo torto, vestido de Preto que só via o Vermelho à frente??? Siga a Romaria que o verdilhão está à janela!

    ResponderEliminar
  3. Desculpem, quem só via o Vermelho à frente - nos jogos em que apitava o homem de Preto - era o Mackarty que por acaso até era Negro!!! Isto está cada vez mais confuso!!!???

    ResponderEliminar
  4. Falta um pormenor: o 1.º comentário é de Jorge Maia e vem publicado no jornal "O JOGO" de hoje.

    ResponderEliminar
  5. Zirtaev... Na minha opiniao, qualquer mais valia eh o melhor para o Porto, seja ele de onde for, como por exemplo, Rabah Madjer, Geraldao, Branco, Aloisio, Mario jardel, Lucho, Anderson, Pepe, etc. etc., agora, Leo Lima, Alan, Esnaider, Pizzi, Kaviedes, Leandro, Pitbull, e milhares de outras aboboras que tal...ja nao acho.

    ResponderEliminar
  6. Quanto a escolha do arbitro para o Fc Porto-Naval, eh como ja dizia a minha avo, muda a merda mas o cheiro eh o mesmo. Nao entendo como eh que Vitor Pereira quer sanar a desconfianca em torno da arbitragem. Continua tudo exatamente na mesma, os mesmos erros, a mesma falta de sensatez ah qual eu chamaria de provocacao...enfim.

    ResponderEliminar
  7. Desculpem mas hoje estou numa de transcrições segue esta quentinha vinda do Blogue Bi-Campeões do Mundo:
    «Anônimo disse...

    Eu portista peço desculpa a todos os amantes do futebol:
    Nós mentímos descaradamente...
    Pedroto nunca foi o mestre!
    A equipa de Basileia, não era fantástica e só por engano o Sporting correu atrás do Pacheco e do Sousa, só por mera coincidência é que dez (10) deles estiberam presentes no Euro 1984! E infeliz coincidência são esses dez os principais culpados de Portugal não ter passado das meias-finais!
    Que jogadores medíocres que eram.
    Só ganhavam por causa da corrupção! Desculpem!
    Depois veio Futre, outro embuste, nunca tebe qualquer tipo de qualidade, era um produto de Marketing da Bola e do Record! Mesmo em Madrid nunca demonstrou ter os mínimos necessários, era um nabo, até que despontou no SL Benfica, já beterano. Sim porque o Benfica não compraria jogadores que tibessem sido grandes no FC Porto, pois nas Antas eles só eram grandes, por causa dos árbitros! Ou seja os árbitros é que ganhabam os jogos!
    Caro Gil y Gil foste enganado! o Míudo não balia nada!!!!
    Mas mais foram enganados Artur Jorge não era um enorme treinador, só foi Campeão no FC Porto por causa dos árbitros, beja-se depois o rídiculo que fez no SLB!
    Na primeira fase dois títulos nacionais roubados!!!!!! e uma taça dos campiões roubada em BIENA!
    E que grande encenação aquelas duas exibições com o Dinamo de Kieb! Os árbitros estabam comprados!
    O MADJER foi bendido, LÁ CONSEGUIMOS ENGANAR MAIS ALGUNS!!! Ele era um nabo, quem marcaba os golos era o Alder Dante o Beiga Trigo e o Xico Silba!!!
    Agora sabe-se porque todas aquelas bitórias pareciam tão encenadas, eram compradas!!!
    O Ibic que não serbiu para o Benfica fez furor no FC Porto 15 pontos de abanço???? ou mais?
    A supertaça em Amesterdão, aquela super-equipa do Ajax! Que banho de bola e bai dai Rui Barros para a Jubentus enganámos mais um, Desculpem Portugueses e desculpe Signor Agnelli!
    Eles não eram bons, os árbitros é que estabam todos comprados, bem os árbitros, o Jean Marie-Pfaff, o Michael Rummennigge, o Cruyfj, o Koeman, etc
    Afinal nós somos mesmo o clube mais rico do mundo!!!
    Não são os outros, simplesmente não entrámos na lista porque pertencemos a uma espécie especial, temos outro tipo de riquezas!
    Desculpem Portugueses pelos títulos ganhos com o Carlos Alberto Silba, e pelo Artur Jorge da 2ª bez, têm razão o Bítor Baia, o Fernando Couto, não prestabam! Desde já peço também desculpa ao Parma eo ao Barcelona pelos embrulhos que lebaram!
    O Timofte, e o Jorge Couto só foram realmente bons jogadores no Bessa, onde berdadeiramente foram campeões,e o Pedro Emanuel estragou-se ai!
    O Tabares, o Zahobic, o Drulobic, o João M. Pinto, que forma alguns dos enganadores que participaram no PENTA! só se transformaram em jogadores de altíssima qualidade no dia em que assinaram pelos bermelhos, até lá não jogabam nada, simplesmente era ajudados pelos árbitros!
    Eu só não percebo com é que um clube com tanta projecção anda sempre atrás dos nabos (campeões da mentira) daquele clube que só ganha campeonatos por fabor!
    Será que alguém me explica isto!
    Portugueses desculpem por Sebilha, e pelo 2º lugar no Europeu, mais uma bez nós temos culpa enganámos toda a gente fazendo com que o Paulo Ferreira, o Ricardo Carbalho, o Nuno Balente, o Costinha, o Maniche, o DECO, o Postiga parececem grandes jogadores mas eles não eram mesmo...
    Se não tinham ganho perante a treta dos Gregos!
    Só ganharam dois Campeonatos seguidos, uma Taça Uefa e uma Champions por causa dos apitos dourados e porque ofgerecemos 10 milhões ao Gyuli, e 15 milhões ao Ferguson!
    O Chelsea foi enganado, pagou milhões por dois pernas de pau, que só eram bons por causa dos árbitros e sorte tebe o Mourinho nessas férias que tirou um curso intensibo de Treinador, para aprender um pouco pois em Portugal era uma treta e só ganhaba ao Estrela da Amadora por causa dos árbitros!
    Desculpem Portugueses por este embuste, desculpe Sr Abramobic, que me desculpem os Escoceses do Celtic e acima de tudo o Barcelona que pensou sempre que lebaba grandes jogadores e lebou mais um perna de pau , o DECO, isto depois de outros enganos com o Bobby Robson, um tipo que só ganhava campeonatos comprados mas que o Benfica tentou negociuar sem êxito, ao contrário do que fez com os nabos (campiões do embuste)Artur Jorge e Fernado Santos.
    Depos de tantas desculpas, peço mais uma bez desculpa mas expliquem-me por que eram despedidos os treinadores do Benfica se eles eram sempre os melhores e nós só ganhábamos por causa dos apitadores?
    Não percebo!
    Mas sei que agora sim o Derlei é bom, está a aprender, por fim!!!!
    Pena que não se possa colocar tudo no sítio que deberia pois todos estes anos forma uma mentira pegada!
    Nos últimos 29 anos que são aqueles em que eu me lembro de ber Futebol! Fui ber o joguito com o Braga, que deu o título depois dos dezanobe anos! O Porto nunca dberia ter sido campeão!
    Desculpem Portugueses!
    Se nós não vos tivessemos anadado a enganar nesta altura o SLB já teria mais duas ou três Taças dos Campeões e o Sporting uma catrefada de Taças Uefas!
    Já teriámos sido pelo menos duas ou três vezes Campeões do Mundo e pelo menos umas quatro vezes Campeões Europeus!
    Desculpem Portgueses de termos tido jogadores como:
    Oliveira, FERNANDO GOMES, Seninho, Freitas, Gabriel, Fonseca, Simões, Teixeira, Duda, Octávio, Rodolfo, Frasco, Ademir, Pacheco, Sousa, Vermelhinho, João Pinto, Eurico, Lima Pereira, Eduardo Luís, Inácio, Celso, Quim, André, Laureta, Paquito, Casagrande, Juary, Rabah MADJER, Paulo Futre, Mlynarczyc, Elói, Jaime Magalhães, Jorge Couto, Geraldão, Demol, Emil Kostadinov, Vítor Baia, Fernando Couto, Rui Filipe, Rui Jorge, Kulkov, Iuran, Timofte, Tozé, Semedo, Domingos, Zahovic, Jardel, Fernando Mendes, Jorge Costa, Edmilson, Paulo Ferreira, Pedro Emanuel, Ricardo Carvalho, Ricardo Costa, Nuno Valente, Jorge Andrade, Costinha, Maniche, DECO, McCarthy, Alenichev, Carlos Alberto, Pedro Mendes, etc
    Desculpem Portgueses de vos termos enganado!
    Desculpem por terem andado a pensar que os campeonatos se ganham com corrupção!
    Desculpem termos mais uma vez uma organização tão fantástica que para que não descobrissem o segredo dos nossos títulos, criassemos esta cabala de que compravámos os refs e que tudo passava por ai!
    DESCULPEM PORTUGUESES MAS QUAL APITO, QUAL QUÊ NÓS FOMOS OS MELHORES NOS ÚLTIMOS 30 ANOS!

    13/2/07 18:15 »

    Grande anónimo este!!! Até que enfim surge um anónimo de valor perfeitamente declarado!

    ResponderEliminar
  8. Se o Alan fosse dispensado já me dava por feliz. Ah, ainda existem mais 40 Alan's emprestados? Epá, então o melhor é abate-lo...não, metemos-o num saco de batatas e largamos-o á porta do estádio da luz.


    Fora de brincadeiras, o homem trabalha muito, o problema é que o faz muito mal. Já ouvi esta em relação ao beto do slb...

    Está decidido! Atem o saco de batatas e liguem a carrinha. Lisboa, aqui vamos nós!

    :P



    [[ ]]

    ResponderEliminar
  9. Tal como diz, meu caro Zirtaev, quando a bola entra na baliza ou alguém impede que a mesma entre na nossa baliza, tanto se me dá que o jogador seja português, cazaque, líbio, taitiano ou boliviano.

    O que não aceito - assim como o meu amigo e qualquer portista -, é que se comprem por atacado não sei quantos jogadores para no fim ficarmos com um ou nenhum...

    Sexta-feira, jogamos contra 11 ou 14?

    O Anónimo diz bem, tanto jogador de calibre que por aqui passou...

    ResponderEliminar
  10. Caros e excelentíssimos comentadores deste blog, quero só ressalvar que o autor deste excelente texto (que logo que tenha oportunidade comentarei condignamente) não sou eu, mas sim o meu novo convidado do blog, o Menphis_Child. É apenas a 2ª vez que o Menphis aqui participa com os seus óptimos textos, mas habituem-se que ele vai aparecer por cá mais vezes.

    O seu a seu dono.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  11. benvindo Menphis e parabens pelo teu post!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  12. Grande Menphis !

    destaco aqui uma noticia que, como seria de esperar, passou despercebida da comunicação social

    "
    O Estoril-Benfica, de 2005, realizado no Estádio Algarve, voltou à agenda da Polícia Judiciária. Litos e Carlos Xavier, na altura treinador e adjunto do Estoril, foram recentemente interrogados pelas autoridades, na qualidade de testemunhas, tendo reiterado as impressões recolhidas naquela noite polémica. E novas inquirições estão na calha, já sob a batuta de Maria José Morgado, coordenadora das investigações do ‘Apito Dourado’.

    Recorde-se que os técnicos estranharam alguns comportamentos não só na noite do jogo, como também na semana que o antecedeu. Então, José Fernando, primo de Veiga, ainda em funções no Benfica, ter-se-á deslocado ao Estoril e convidado jogadores para almoçar. Tais factos caíram como uma bomba entre os estorilistas e logo despoletaram a suspeita. O Benfica acabaria por vencer por 2-1, numa partida em que a arbitragem mereceu duras críticas. “Chegou a uma altura em que me fui embora porque estava enojado”, disse Xavier, após a partida.

    Durante a inquirição, Litos e Carlos Xavier esclareceram o teor de algumas declarações proferidas e relataram alguns episódios passados longe de olhares indiscretos, como um em que José Veiga, então director dos encarnados, terá ameaçado Litos com um desemprego... perpétuo.
    "

    ResponderEliminar
  13. Excelente artigo.

    Aproveitei para publicá-lo no futebolar.

    www.futebolar.com

    ResponderEliminar
  14. offshore, onde foste buscar essa noticia???

    Caro Menphys:

    é um engano querer "culpar" a lei bosman pela descaracterização nacionalista por que passa o futebol portugues (e europeu), se houve alguem que beneficiou muito com a lei bosman foram os jogadores portugueses, basta ver que estão espalhados por todos os campeonatos da europa e muitos estão na mais alta roda!!!!

    infelizmente parece que apra os clubes é mais interessante investir num brasileiro q saiba dar 2 pontapes numa bola do que investir na formaçao e apostar na prata da casa (infelizmente tambem vejo muito isso!!). Houvesse em Portugal as mesmas regras queregem o futebol europeu e teríamos muitos mais jogadores portugueses a jogar em Portugal, é ridículo que os jogadores brasileiros, só em Portugal, não sejam considerados extra-comunitários, é ridículo não se limitar a utilizaçao de jogadores extra-comunitarios (como na maioria dos campeonatos europeus e como nas competiçoes europeias). o problema é q muitos bolsos se enchem com os contentores de brasileiros de qualidade duvidosa a virem jogar para portugal...

    - atribuir o estatuto de extra-comunitario aos jogadores brasileiros;
    - limitar a inscrição/utilização de jogadores extra-comunitarios nos plantéis;
    - obrigar a um numero minimo de jogadores de formaçao inscritos (como faz a UEFA nas comp.europeias);

    são 3 passos obrigatórios para termos algum controlo sobre a continuidade do futebol português, 100% português!!!

    ResponderEliminar
  15. 6ª feira é o 1º dia do resto das nossas vidas!! força porto!!

    ResponderEliminar
  16. Caros Portistas

    Vou-vos contar uma história pessoal, mas que reflecte o meu pensamento.
    Na minha juventude, porque eventualmente tinha algumas qualidades para jogar futebol, depois de prestar provas, na constituição, fui admitido para atleta do F.C.Porto como jogador de futebol iniciado, por onde permaneci com honra e glória mais um ano. Várias vicissitudes da vida, nomeadamente as escolares e outras, fizeram com que mudasse para o Vitória de Guimarães, onde permaneci mais alguns anos, até rumar a sénior para outras paragens em clubes de menor importância, que não vale a pena estar a referenciar.
    Tudo isto a propósito, de que entendo o que é formação por dentro e por fora, entendo também o que é um jogador sénior com todos os problemas, que algumas pessoas da maneira como escrevem, deduzo imediatamente, que não imaginam nem de longe nem de perto o fenómeno do atleta de futebol e as suas componentes atléticas, tácticas e psicológicas, para além de outras de menor importância.
    O futebol Português tem vindo a caminhar, paulatinamente, a meu ver, por um caminho que irá dar os seus frutos, num futuro muito próximo.
    Já dizia o Mestre Pedroto, que o que pretendia para a sua equipa era os melhores, que com os melhores, venceria mais vezes.
    A SAD do F.C.Porto, e em particular o seu Presidente, como não poderia deixar de ser, pretendem ganhar, e para isso, meus senhores, não têm alternativas, se não recorrer a jogadores estrangeiros de qualidade. Dizem-me já, mas compraram alguns que a qualidade não foi demonstrada. Exactamente a qualidade não foi demonstrada, por vicissitudes que ninguém sabe, o que poderemos fazer será especular, com os conhecimentos que temos e vemos, ou lendo essa corja de jornaleiros mentecaptos que não percebem nada de futebol, mas, percebem isso sim de intriga e mal dizer. Mas quem nunca errou, que atire a primeira pedra. Ou pensam que uma organização elogiada por toda a gente, será incompetente, na matéria, onde eventualmente serão os menos incompetentes?
    Po acaso lembram-se do Cubilhas, Héredia, Madjer, Flávio, Branco, Celso, Geraldão, Deco, Éloy, Mlynarczyk, Alenitchev, Juary, Paredes, Kostadinov, Aloisio, Casa Grande, Drulovic, Timofte, Jardel, Edmilson, Zahovic, Artur, Admir, Djalma, Béne, Lucho, Anderson, Pepe, Renteria entre muitos e muitos outros que agora não me ocorrem.
    Tudo jogadores de classe mundial, campeões nacionais e mundiais, que passaram pelo aval do Presidente.

    Saudações Portistas

    ResponderEliminar
  17. Gil,
    foi-me enviada por um amigo. terá saído no CM a 7 (?) do corrente mês.

    ResponderEliminar
  18. Aproveitei para colocar essa notícia no meu blogue. Impressionante ou talvez não a falta de isenção da generalidade da imprensa. Se fosse um Estoril-Porto, imagino o fórró que havia de ser na abertura de todos os "telejornais"...

    Não me surpreende que tenha havido tramóia nesse jogo. Nesse ano, metade da equipa do Estoril frequentava um estabelecimento nocturno que á data possuia e sei bem das investidas de veigas e companhia...nas 2 voltas!!!

    Adianto que muitos dos jogadores que não pactuaram com algumas coisas desgraçaram a sua carreira. Outros andam a jogar alegremente por esse país fora...

    E mais não digo que ainda sou chamado pela M.J. Morgado...

    Um dia falo aqui do Estoril de Veiga que foi da 2ªB até á 1ª liga num ápice...

    [[ ]]
    [[ ]]

    ResponderEliminar
  19. Meus caros,

    Essa notícia saiu a 3 de Fevereiro.

    Mas, entretanto, o CM deu-lhe sumiço....PURA CENSURA !!!

    Dela restam os comentários - http://www.correiomanha.pt/noticia.asp?idCanal=0&id=229739

    Dão-se alvísseras a quem a encontrar a DESAPARECIDA...

    P.s. - E ainda há quem vá na ladainha da comunicação social antiportista...

    ResponderEliminar
  20. fui investigar e descobri que saiu no Correio da Manhã de 3/Fev.

    A notícia intitulava-se "Apito dourado investigado com carros apreendidos" e refira-se ao facto da MJM ter requisitado carros topo de gama para a sua equipa de investigação.

    No final do texto vem a referência ao facto da PJ estar novamente a investigar o Estoril-benfica !!

    o que seria se fosse um Estoril-Porto ?!?!?!?

    Cá está mais uma vez salientada a importância dos blogs para lutar contra a má qualidade da informação vinculada pela comunicação social.

    A título de curiosidade tenho reparado que grande parte dos blogs sportinguistas reflectem o mesmo. Se não são eles a desmascarar os negócios prejudiciais ao clube, efectuados pela actual direcção de nada saberíamos pela dita comunicação social.

    ResponderEliminar
  21. sitacionista,
    parece que comentamos em simultâneo :)

    ResponderEliminar
  22. A compra dos jogadores brasileiros tem uma razão : são mais baratos financeiramente e não são extra-comunitários. Mas isso é culpa, não da FIFA, mas sim de um acordo entre os governos de Portugal e Brasil, portanto é difícil que esse acordo desapareça.

    Quanto à formação, isso fica para outro post que tenho em mente, acho que não é problema do FCP, mas sim de base, da Federação, apoio o programa que o FCP está a fazer com o Luís Castro embora ele ande mais pelo estrangeiro do que por cá, mas concordo com a limitação dos estrangeiros nos plantéis como faz a UEFA .

    ResponderEliminar
  23. Mas um grande post Menphis!
    Os meus parabéns!

    Um Abraço,
    Tripeiro
    http://magicoporto.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  24. Para o meu clube gostaria de ter um plantel de grande maioria portuguesa e com jovens vindos da formação como já sucedeu em anos anteriores, eventuais boas hipóteses de transferência e uma maior mística se bem acompanhados. Isto é uma necessidade absoluta. Penso que agora se estará a trabalhar mais a esse nível embora continue a prospecção lá fora, mas tem de ser. No entanto lembro-me das aquisições frustradas na extinta equipa B com estrangeiros duvidosos a tirar lugar a jovens portugueses.
    Brasileiros, se forem mesmo bons como o Andersen ou o Pepe.Porquê ter o Alan e não contar com o Ivanildo ? Muitos brasileiros comprados a granel é um suicidio, uma escola de samba com maus resultados.
    Já gosto mais do mecado argentino, embora estrangeiros, prefira europeus, até do leste, embora considere que serão caros.
    No entanto, isto é como tudo, se ganhamos não ligamos a nacionalidades desde que a qualidade seja boa, como diz o Mourinho e há e sempre houve jogadores de fora que são nossos heróis ( Cubillas, Madjer, Juary, Jardel, hoje Pepe ou Andersen, etc).

    ResponderEliminar
  25. Não tenho problema algum com o facto de jogadores estrangeiros jogarem no FC Porto. desde que sejam de qualidade superior. O problema é que os treinadores deixaram practicamente de ter voto na matéria tendo sido substítuidos por empresários de idoneidade duvidosa...

    Gosto do tipo de jogador argentino. Muito melhor na capacidade de sacrificio.

    A questão do brasileiro não ter estatuto de extra-comunitário é uma vantagem desportiva e económica para os clubes portugueses. Os outros paises invejam isso e nós vamos mandar esse acordo para o lixo?

    [[ ]]

    ResponderEliminar
  26. Se o jogador do meu clube é portugues chines ou tibetano isso preocupa-me pouco desde que o FCP ganhe!Agora que as melhores colheitas de PORTO foram quanto á mim as que tinham mais bagos nacionais,penso eu!Perguntam alguns amigos como é que o sr Vitor Pereira quer sanar a desconfiança em torno da arbitrágem!Pois eu penso que é assim mesmo,neste país quanto mais prejudicar o FCP melhor é o árbitro e mais sobe a nota,assim como sobram os elogios pelo excelente trabalho desenvolvido pela actual direcção dos árbitros em prol da credebilisação do sector!Afinal quem foi o árbitro Vitor Pereira?Mais um ladrão que nos prejudicava impunemente,à semelhança do Coroado!E o pior é que mesmo depois de reformados nda arbitrágem continuam a prejudicar-nos sempre que teem oportunidade!se estou errado peço desculpa aos meus amigos!

    ResponderEliminar
  27. não peças desculpa condor porque não tens razoes para isso. é um facto q o vitor pereira era bastante habilidoso com o apito qdo se tratava de prejudicar o dragão... no fim da época o trio completa-se - Lucilio junta-se ao coroado e ao pereira e vai ser o "deus me livre" - e aí é que vai ser o carago!!!!!

    agora, com a permissão do zirtaev, passo à publicidade:
    como alguns dos meus ultimos posts afastaram visitantes e comentadores gostava de visitar os estimados visitantes e comentadores a dar uma saltada até ao O Gil, O Blog, tal como o Chaínho dizia que tinha os lábios mais sexys da superliga eu digo-vos que tenho o blog mais sexy da blogosfera tripeira, a diferença entre mim e o Chaínho é que ele estava a mentir, e eu sou mais pálido!!! ehehe

    ResponderEliminar
  28. Mas uma vez ... que mal gosto brincar com a nossa bandeira (msm com o FCP).
    É que há coisas bem mais sérias que o futebol...

    ResponderEliminar