05 fevereiro 2007

O que se passa com o FCPorto?

Pelo que se vai ouvindo dos adeptos, os “tiros disparam” em todas as direcções. Já ontem durante o jogo, mesmo quando ainda tudo estava em aberto, “muitas balas” já se cruzavam pelo relvado, atingindo desde o presidente, passando pelos jogadores, acertando no treinador, etc.

Para muitos era simples, o treinador ía já embora ou então a maior parte dos jogadores e porque não Pinto da Costa? Por mim, e durante o jogo, ainda seria mais simples, alguns adeptos já não deviam ter entrado, ou então o Estrela tinha uma enorme claque e eu não percebi. Esses adeptos ainda me hão de explicar o que ganhou o FCPorto com as vaias dirigidas ao Ricardo Costa além de um sector defensivo completamente intranquilo a partir daquele momento.

Mas, como é claro, a culpa não é dos adeptos. Quando não vemos a nossa equipa a jogar o que deve, ou pelo menos a ganhar, qualquer coisa serve para nos enervarmos. Mas nada adianta agora, a derrota está consumada e três derrotas em quatros jogos no presente ano, se não é sinal de crise, pelo menos é um grande sinal de alerta da mesma.

Isenção nos nossos jogos já viram que não teremos, as regras não são iguais para todos, como podemos comprovar neste mesmo fim-de-semana. Está fácil de ver que o processo mais famoso de Portugal afecta os juízes do futebol, mas o que me preocupa é que parece afectar também o nosso presidente, já que, e como disse na sua última intervenção no jantar da Casa do FCPorto de Espinho, não pode falar muito, pergunto se falará pelo menos dentro do balneário.

Alguns jogadores parecem não ter forças, outros parecem não saber mais e ainda existem ausências importantes que afectam qualquer equipa. Mas para muitos Jesualdo já não serve. Mas digam-me se não foi o mesmo Jesualdo que pegou na equipa já depois da pré-época e se não foi este o treinador que dirigiu a melhor equipa da primeira volta do campeonato? Se o problema foi da paragem do Natal, porque isso não se reflecte também nos adversários?

Poderão existir também problemas no interior do balneário e o que se passa com Adriano pode ser um dos sintomas.

A resposta à pergunta do título para mim não é simples. Deixo as respostas para vocês. Não sei mesmo o que se passa, o que sei é que o futuro não se mostra muito auspicioso. Quero esperar pelos regressos para saber se voltaremos à normalidade e, como disse no texto anterior, esperar que ainda se vá a tempo da conquista do campeonato.

Na Opinião da Bancada fica então a pergunta. Desta vez podem votar em várias das respostas, a opção é múltipla. Isto porque não acredito que exista apenas um problema neste momento.

O próximo jogo é novamente em casa, a fé tem de continuar a existir, e desta vez a paragem de duas semanas poderá ser muito útil, devendo a atitude mudar muito. Pelo menos assim esperamos.

42 comentários:

  1. Amigo Zirtaev,

    Não concordo que com mais uma paragem de 15 dias a coisa poderá melhorar! Estes tipoa andam a fazer 2 jogos por mês e, assim, nunca mais ficam em forma. O pensamento dos jogadores é simplesmente este: "oh faltam 15 dias para o próximo jogo...estou no relax". Quando tínhamos 7 pontos de vantagem, os treinos também deviam ser no relax, pois no íntimo os jogadores sabiam que o campeonato estava a ser um passeio. Agora estão em péssima forma... isto é um dos factores. Outro é não se perceber muitas das coisas dentro do clube. Contratámos o Ezequias e o Diogo Valente. Pergunto, será que nenhum destes não era, pelo meno, tão bom que o caga-tacos que fomos contratar à América do Sul?? Só precisávamos de um gajo para competir com o Chech, mas não contentes, mandámos embora 2 defesas esquerdos e fomos contratar outro! Haja dinheiro! E o enconsto do Adriano?? Um gajo que o ano passado fartou-se de marcar?? Como se justifica? Há aqui muita coisa mal contada...

    http://rascordonline.planetaclix.pt

    ResponderEliminar
  2. Estou de acordo com o Pentadragão, há muita coisa mal contada. Mas, voltemos atrás aos dias que antecederam a chegada do Zé Mourinho. Octávio Machado tinha regressado e q equipa estava toda partida. O Jorge Costa atirava com a braçadeira ao chão. Os adeptos contestavam Adelino Caldeira. Alguns assobiavam Pinto da Costa, que deixara de descer ao relvado e se refugiava na tribuna presidencial. Depois, chegou o Mourinho e o FCP deu-nos alegrias. Mal ele saiu, foi o caos. Del Neri, Fernandez, Lambebotas, Adrianse, Jseualdo vermelho. Pelo meio, jogadores vendidos aos russos que ainda não pagaram, aviões repletos de jogadores sulamericanos e "madeirenses", contratados pelo senhor caldeira (o irmão) e pelo senhor pinheiro (também irmão, mas do reinaldo). o presidente ausente, a escrever livros e a tratar de putas (já tem outra, brasileira por acaso). os jogadores já nao sao do clube, são de parcerias, o clube já nao tem a maioria na sad, os espanhois do real madrid já compraram à corticeira amorim, não há dinheiro.
    como o presidente anda aflito com o apito, nao dá a cara para nos denfender das arbitragens, QUE SAO UM ROUBO EXACTAMENTE PORQUE ELE ESTÁ SOB SUSPEITA. Agora, andam com emprestimos e já falam em vender o estádio. As claques controlam os bilhetes, a COSMOS controla as viagens. Não temos jogadores jovens porque até as nossas escolas sao controladas. O Alexandre Magalhaes vai à assembleia geral protestar porque apesar dos resultados negativos, os administradores atribuem-se premios fabulosos. O Oliveira vota contra as contas mas ninguem diz nada. Na banca (onde trabalho) toda a gente sabe o que se passa, e ninguem empresta nada- só por isso têm que contrair emprestimos obrigacionistas caros, em que a banca ganha comissões mas não avaliza. O Miguel Sousa Tavares, o Rui Moreira e o Lobo Xavier protestam contra alguma coisa, e nós, porque o nosso clube vai à frente, ficamos furiosos. Chega o natal e tentam-se vender jogadores. O adriano não pode ser vendido, porque os outros donos do passe não concordam. o mareque custou 4 vezes mais do que o preço de venda que os argentinos anunciam. o tarique vai embora porque veio pela mao do adrianse. o diogo valente (que falta nos faz) foi para o maritimo.
    chega o jogo com o leiria, e vemos dois jogadores emprestados (por acaso nacionais) a jogar mais do que todos. o hugo almeida dá uma entrevista e ninguem liga ao que ele diz. o diego foi nos ssaldos e é o melhor jogador da bundesliga. Sabem que mais? Por este andar, voltamos aos anos 60 em que nada ganhava-mos.

    ResponderEliminar
  3. as claques controlam os bilhetes?! sabes o k dizes?! vês o k se passa com colectivo realmente quando as coisas correm mal dispara-se em todas as direcções... queres atirar culpas a mais alguém é k se quiseres estás à vontade... e nao fales daquilo k nao sabes e em vez de reclamares apoia...

    ResponderEliminar
  4. Não vale a pena falar muito neste momento. As razões deste sobressalto devem poder ser muitas mas são-no essencialmente de resultados! Se tivessemos vencido os dois jogos que disputamos depois do Natal para a Liga - dou de barato o da taça - tinhamos mais seis pontos que aqueles que temos, estaríamos agora a nove do Sporting e a dez do Benfica! As arbitragens não nos deixaram ganhar, nem em Leiria, nem este sábado no Dragão! E se a arbitragem actuasse contra o Sporting como actuou contra nós estávamos a treze pontos do Sporting! Aí é que reside o problema ou já esqueceram essas arbitragens? Claro que "eles" - e nestes incluo todos quantos estão a colaborar nesta farsa, desde finais do ano passado - até querem que nós nos esqueçamos, vão continuar a tentar desestabilizar ainda mais e aqui o posicionamente de Pinto da Costa é fundamental! Ou pode falar e diga então tudo o que tem para dizer, ou então que confesse abertamente que está impedido de nos comunicar seja o que for! Sendo assim a coisa pia mais fino porque é mais grave do que aparenta e seria melhor suspender já o Campeonato a nosso pedido do que estarmos a assistir a esta autêntica vergonha! Quando tudo estiver esclarecido que recomece então o Campeonato para que ele se dispute com verdade e JUSTIÇA! Haverá prejuízos, mas tocarão a todos, inclusivé aos grandes fomentadores desta fenomenal farsa! E os meios de Comunicação Social também vão começar a berrar!!!Que vão televisionar os jogos da Liga de Honra!

    ResponderEliminar
  5. O pentadragao tocou na ferida quando diz que dois jogos por mes nao chegam para esta equipa ser competitiva estou 100% de acordo.
    Os jogadores nao estao em ritmo de jogo e perderam a forma.Vejam o que fez o Fernando Santos com o Oliveira do Bairro pos a jogar a equipa principal porque ele nao se esqueceu do Torriense quando ele era treinador do Porto, a seguir dois jogos para ganhar ums tostos e manter a equipa activa e competitiva.Agora o Jesualdo o que e que ele fez? Niente,nada,nothing Pior de tudo ate se esqueceu da licao do Gondomar lembram-se?
    Este hombre tem muito que aprender uma equipa de alta competicao como o F.C.Porto tem muitas e enormes responsabilidades hoje em dia nao se pode facilitar com as enormes despesas que se acarrentam, os jogadores sao pagos a preco de ouro.O J.F. e em grande parte responsavel mas a direccao tambem tem que assumir responsabilidades
    e agora pergunto eu porque
    e que nao se organizou uns jogos amigaveis? Esteve esta equipa durante as 4 semanas a fazer o K?
    A equipa entra em campo sem atitude
    nem agressividade, desmoralizados parece que estao na pre-epoca.
    Outra coisa que ainda nao percebi nestes ultimos 4 jogos o Porto joga sem #10? O Jorginho,o Ibson para que servem? Para aquecer o banco?
    Ou isto leva uma grande mudanca ou a Naval vai mandar um torpedo e la se vai o barco porque psicologicamente isto deixou a equipa marcada e de que maneira.

    ResponderEliminar
  6. a expressao "passar de bestial a besta" aki adequa-se bem.ate finais de dezembro jesualdo era kuase um sucessor de mourinho(tinha pegado na ekipa ja depois da pre epoca e tinha conseguido manter um nivel exibicional bom com apenas 2 derrotas em 21 jogos).agora ja se devia ir embora porque joga com 2 medios defensivos,(se bem k eu nao considere o meireles um medio defensivo),porque faz as substituiçoes erradas,porque poe o vieirinha a jogar(a maior parte dos portistas pedia para ele por a jogar o vieirinha e agora condenam por o ter posto).meus amigos jogamos assim 4 meses e ninguem se queixou.o postiga ate dezembro era um avançado concretizador agora é morcao.
    todas as grandes ekipas tem fases mas(chelsea,barcelona,real madrid,ac milan,arsenal so para dar um exemplo).eu tou com a ekipa nas vitorias e nas derrotas,estes ultimos 2 jogos fizemos o k era preciso para vencer mas por falta de sorte e por causa de um senhor vestido de preto perdemos estes 2 jogos.é a vida.eu aposto o k kiserem em k daki pra frente vamos voltar as grandes exibiçoes.os proximos alvos a abater vai ser a naval e o chelsea.
    VAMOS LA APOIAR O GRANDE PORTO.

    ResponderEliminar
  7. A paragem não podia vir em pior altura. Depois de uma derrota, a equipa precisa de se concentrar num novo jogo, deixando para trás as más memórias. Por outro lado, a equipa voltou das absurdas férias de Natal sem ritmo, e estas paragens constantes não ajudam.

    O jogo foi mau, a equipa esteve lenta, algumas opções são incompreensíveis (conforme já referido, este parecia um jogo mais talhado para Jorginho do que para Ibson ou a dupla Meireles/Assunção). Mas o problema da derrota esteve, acima de tudo, na cabeça dos jogadores - lentos, garantindo os serviços mínimos convencidos de que o golo aparecia e, com o passar do tempo, intranquilos.

    Esta derrota coloca o campeonato em causa. Resta aguardar que a equipa volte à normalidade já na recepção ao Naval. Agora, tudo se vai decidir - provavelmente - nos confrontos directos, na deslocação à Luz e recepção do Sporting. Pôr em causa o treinador? É demasiado absurdo para ser verdade. Por princípio, não concordo com mudanças a meio da época. Neste caso, lideramos o campeonato desde o início e Jesualdo tem posto a funcionar uma equipa que não foi preparada por ele. Não desaprendeu no Natal, não é pior do que há um mês atrás.

    ResponderEliminar
  8. Já ganharam um titulo: Campeões de criatividade - de arranjar desculpas!!!
    Para ajudar a desordem aí vai:
    1º Os arbitros já não ajudam - esta tudo sob suspeita, logo há mais rigor (e não vale a pena estar a falar do penalty antes do 25 de Abril e o cartão que deveria ser e não foi...É apenas um facto!)
    2º O futebol do FCP passa muito pelo melhor jogador da liga - Quaresma (será ele tão regular...)
    3º Penso que todas esquipas da liga pararam 15 dias...mas nem todos tocam na mesma tecla!! Será que os outros vão se desculpar por estarem em 3 frentes??
    4º Quando não se sabe perder... acontece disto!!! E o FCP vai a frente e continua a ser o favorito para ser campeão... mas a atitude dos nobres veem-se nas piores horas e não nas outras (é uma questão de CULTURA)!!!
    5º Já se arranjou vários culpados (Salazar,P.C.,Caldeira,claques,jogadores,adeptos,Morgado,arbitros,jornalistas,imprensa,... que tal variar o discurso de coitadinhos!!!)
    - A culpa é do papa!!!

    ResponderEliminar
  9. O Porto tá a passar uma má fase mas mesmo assim continuamos 1º na liga e jogamos na liga dos campeões, por isso ainda se pode corrigir esta fase má de 3 jogos.

    É impossível aguentar o campeonato todo ao ritmo a que o Porto ganhava e sobretudo com a facilidade que ganhava. Depois da paragem de inverno vieram jogadores do benfica e do sporting dizer que o Porto ia escorregar. E é verdade que se os árbitros tivessem arbitrado de forma isenta nem se tinha passado nada disto, mas a culpa não é só delas e até os próprios adeptos não apoiaram a equipa quando ela mais precisa.

    Bem, mas se pensarmos que contra o Atlético o Quaresma falhou um penalti no fim do jogo, contra o Leiria o Porto dominou o jogo todo, teve várias oportunidades para ganhar e o Leiria numa bola parada vai lá à frente e marca...Agora passou-se o mesmo com o Estrela...

    As grandes equipas também perdem e têm como melhor exemplo o Lyon que está a fazer uma época impressionante, mas neste momento está a passar uma má fase.

    Abraços
    Berna

    ResponderEliminar
  10. Entendo há muito que o Presidente Pinto da Costa já devia ter abandonado o cargo.

    Necessitamos o quanto antes de uma nova identidade baseada naquela que nos trouxe até ao topo do futebol mundial.

    Pinto da Costa deve ir resolver os seus problemas antes que sejam irremediavelmente os nossos.

    FC Porto Sempre

    [[ ]]

    ResponderEliminar
  11. Acho que os problemas são vários.
    Nem vou falar da arbitragem pois temos valor para passar acima disso.
    A equipa quebrou, mas já antes jogavam o qb para ganhar, as primeiras partes eram assim assim e só depois faziam pela vida. Maus hábitos.
    Há jogadores fora de forma, dois trincos é muito principalmente nos jogos em casa, o meio campo deixou de passar bem a bola, não há alas sem Quaresma, o ataque não recebe bolas jogáveis e as que tem, falçha. Onde está Adriano??? Não foi ele quem resolveu o problema o ano passado? fartou-se de marcar tal como na pré- época.
    Política de aquisições muito discutível ( no mínimo ), portugueses a jogar bem no Leiria - Ivanildo - agora não temos gente de qualidade, Vieirinha foi mal aproveitado, não lhe davam rodagem em jogos fáceis agora está pressionado em jogos difíceis ...
    A Direcçaõ com todos estes problemas está muito ausente mas não pode ser, senão somos comidos de cebolada como até aqui. Então algo tem de ser feito, Pinto da Costa tem de aparecer de novo e muito, se naõ pode ...assim não se deve continuar...
    Há também que incentivar a equipa quando ela precisa, tivemos a pior assistência da época, ainda lá podemos ir, os jogadores é que tem de perceber que tem de ser profissionais e terem garra.
    Vamos acreditar, embora haja que reflectir e muito.

    ResponderEliminar
  12. Caro amigo Teixeira, tem o meu apoio incondicional no que diz. Basta ver que alguns dos que falam dos árbitros no Leiria e contra o Estrela ligam essa questão à outra em que o PC está envolvido. Com uma diferença: o PC é suspeito e arguido (mas ainda não foi condenado), mas o PORTO já foi prejudicado em dois jogos consecutivos.
    Isto, contudo, que não sirva de panaceia a outras questões.
    Uma delas, também aqui aflorada, é porque não servem Jorginho e Ibson para Jesualdo Ferreira?
    Ou porque será que o treinador demorou 60 minutos a perceber o que muitos já tinham visto?
    Se os jogadores agora jogam convencidos que mais minuto, menos minuto se marca um golo, a culpa é de quem? Quem é delapida ano após ano dinheiro em jogadores ou não abre espaço a jogadores jovens com potencialidade e capacidade de crescimento?
    Por mim, não é uma questão de passar de bestial a besta. É antes uma questão de ver que se delapidou uma vantagem confortável, que nem o próprio treinador principal sabe porque está a equipa intranquila (ora, se ele não sabe, quem sabe? Eu?) e que ele há opções em termos de plantel que não se compreendem... ou se calhar percebem, se forem vistas para além da vertente desportiva.

    ResponderEliminar
  13. o jornal o jogo faz hoje uma análise que me parece muito acertada.
    joão seabra

    ResponderEliminar
  14. Amigo Zirtaev, queres que te diga qual a minha opinião sobre o que se passa mesmo no FCP?
    Simples: malandrice a mais!!!
    E benditos mais 15 dias que se avizinham para os meninos mimados relaxarem.
    Desculpa a minha expressão... mas isto já me mete nojo!
    Já não há vergonha!!
    E depois ainda querem que um gajo que trabalha 9 horas por dia no duro, paga cotas, lugares anuais e outros que mais, ainda tenha que lhes bater palmas?
    Ainda no sábado, mal foi o golo do Estrela, mandei-os a todos para aquele sitio... e não tiro uma vírgula do que disse, nem uma!
    Eles que vão gozar com o raio que os parta.
    Se são os mesmos de até Dezembro e nessa altura produziam, porque é que agora as coisas não funcionam?
    Sornice, muita sornice... e com a complacência do Prof Jesualdo que gosta de férias prolongadas e da direcção que nada faz e nada diz.
    Continuem assim que vão bem... muito bem.
    Eu por mim, já virei o copo... ou mudam, ou mando-os a todos na próxima para aquele sitio... e quero lá saber que me apelidem de assobiativo, de malcriado, de não portista, do que quiserem.
    Admito que percam, admito que tenham uma noite de azares... o que não admito é que gozem com o meu esforço para lá estar!
    Eu não ganho milhões!!!
    Ganho tostões!!
    aKeLe aBrAçO
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  15. compreendo a revolta do blue boy.

    - Jesualdo: Perder com uma equipa da 2ªdivisão B e com o estrela da amadora em 2 jogos seguidos no dragão é UMA VERGONHA!!!pelo meio perdeu em leiria...
    Se um treinador nãoconsegue motivar o campeão nacional e o líder do campeonato para estes jogoso que está lá ele a fazer?
    Vai pagar a factura de ser vermelho...devia ter a decência de se demitir.
    Não tenho dúvidas que ficávamos melhor com o Rui Barros e o João Pinto ou o Aloísio!

    - Escumalha/direcção: Pinto da Costa anda escondido. PorquÊ?
    Toda a gente sabe do nojo que se passa com a cambada que anda a ganhar rios de dinheiro com comissões e desvios...o Porto anda a ser roubado escandalosamente pela arbitragem,e nada se faz????
    RUAAAAAAAAA....antes que seja tarde demais..

    - Plantel: nem comento.

    ResponderEliminar
  16. Zirtaev:

    A minha opinião sobre o que se passa actualmente no FC Porto é a de que, para mim, os jogadores estão em clara baixa de forma, muito devido à paragem que foi feita de quase um mês!
    Depois a eliminação permatura da Taça de Portugal também trouxe algum acréscimo, porque os jogadores agora têm de ficar parados duas semanas cada vez que houver uma eliminatória da Taça de Portugal.
    Porque é que as eliminatórias da Taça não podem ser jogadas a meio da semana, como acontece na grande maioria dos Campeonatos Europeus?? Porque é que se tem de parar o Campeonato para se jogar a Taça??
    Depois dizem que nós não gostamos do nosso campeonato e que só gostamos do Inglês! Pelo menos, eles são capazes de jogar a meio da semana para o campeonato, e nós para jogarmos uma eliminatória da Taça de Portugal, temos de parar o nosso!
    A culpa também foi desta redução de clubes na Bwin Liga.
    Porque é que não se deixou estar como era até ao ano passado? Eram muitos clubes?? O FC Porto em Abril, sagrou-se Campeão Nacional e acham que eram muitos clubes? Em Inglaterra os Campeões só se encontram em Maio ou em Junho!!
    Vi à dias no jornal que só agora é que o Sr.Madaíl notou que o Campeonato não podia estar parado tanto tempo. Eu notei logo no início da época que isto iria acontecer...
    Agora ponham outra vez mais clubes, ou façam uma Taça da Liga...qualquer coisa, desde que evite esta paragem de tanto tempo.
    Quanto aos nossos jogadores, em vez de ficarem mais duas semanas só a treinar, marquem um jogo amigável para o próximo fim-de-semana mas com uma equipa de jeito, para recuperarem a sua condição física.

    Um Abraço,
    Tripeiro
    http://magicoporto.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  17. Muitos fantasmas começaram a povoar novamente estes espaços, muitos como habitualmente sob a condição de anónimos! Repararam que nenhum deles se pronunciou sobre a possibilidade do Campeonato ser pura e simplesmente suspenso? Claro que não porque gostam de jogar este jogo o jogo da sujidade e da confusão!Eu defendo para o bem deste e dos restantes Campeonatos que tudo fique tal como está - se fechem as portas para balanço e julgamento de toda esta porcaria - e quando as coisas estiverem completamente limpas, mas de toda a porcaria que boia neste imenso lago de ficção, então seja recomeçado tudo e veremos como serão então as coisas! Mas é evidente que "eles" não querem, pretendem aproveitar de forma canalha esta confusão generalizada! Viva o PORTO!

    ResponderEliminar
  18. Ainda n recuperei do desaire de sábado. Absolutamente deprimente.

    ResponderEliminar
  19. Ainda n recuperei do desaire de sábado. Absolutamente deprimente.

    ResponderEliminar
  20. Caro Zirtaev,
    está a custar-me envolver a minha opinião neste molho de bróculos.
    muita gente já perdeu a postura, a compostura e a brandura e a candura.
    Já se põe tudo em causa, só faltam os cartazes da bancada contra os comissionistas e, já agora, algum que aponte ao presidente a porta de saída.
    Isto, afinal, só vai durar até final do ano. É a esperança, esperemos que se cumpra, do PGR Pinto Monteiro, a aguardar resultados até Dezembro.
    O presidente Cavaco quer resultados até final do ano.
    Vão ver que em 2008 o País, finalmente, supere o trauma da inferioridade face ao modelo finlandês que busca(va) incessantemente, que encontre paralelo na Economia no verde Pinho da boom chinês que tanto entusiasma o nosso Primeiro e até o Real Madrid, onde ainda saltam mais depressa os lenços brancos do que em Fátima para não dizer no Dragão, encontre a via da normalidade futebolística.
    Eu, com esperanças destas, esmagado por opiniões aqui expressas, acho que o FC Porto será imparável em 2008 e antecipa-se assim ao colosso previsto para 2011.
    Acho, assim, que sempre é melhor estar um passo à frente do que três atrás.

    ResponderEliminar
  21. O que se passa é muito simples. O presidente nao está atento ao que se passa.

    Pinto da Costa normal e um pouco atento já tinha implantado, no minimo dos mininos, UM BLACK OUT à comunicação social que todos os dias ataca este FC PORTO CAMPEÃO.

    Se existe dinheiro para estourar com empresários feitos abutres à volta da torre das Antas, também existe dinheiro para pagar essas multas de NAO COMUNICAÇÃO.

    Estará o presidente distraído?

    Se está... não pode estar! É um Homem inteligente e sabe lidar com estas situações.
    Mas não se pode esquecer que as distrações pagam-se caras!!! E tem que se lembrar que acima dele existe um clube que o tornou na personalidade que é hoje!

    AS PESSOAS PASSAM E O CLUBE FICA!

    A MISTICA TEM QUE CONTINUAR!

    FC PORTO À CAMPEÃO!

    EU ACREDITO!

    ResponderEliminar
  22. PS: É só para dizer que ainda nao estou recuperado do jogo do Leiria...!!!!!!!

    Portanto ... vou passar um mau bocado!!!!

    Abraço a todos

    ResponderEliminar
  23. Existem vários factos indesmentíveis que podem ajudar a uma conclusão e um deles, que me esqueci de referir, é a sorte que não nos acompanhou nestes 2 jogos.

    Se calhar as três bolas aos postes e jogadores isolados em frente ao gredes com um bocadinho mais de sorte tinham escrito as coisas de outra maneira e neste momento estariamos com a mesma vantagem pontual ou até maior.

    Depois as arbitragens. Com arbitragens justas, ou seja a marcarem os penaltys devidos, as coisas seriam tb muito diferentes. Acho que pelo menos 3 penaltys ficaram por assinalar nestes dois jogos.

    Depois existem mais factos que são indesmentíveis por mais que se custem a aceitar, o silêncio da SAD perante as vergonhas das arbitragens, o fraco desempenho da equipa, compras e dispensas que não se entendem, ausências que pesariam em qq equipa e a tão falada paragem, e no caso particular do FCPorto, a ausência de competição para os jogadores.

    Tudo isto são factos e tudo isto acaba por pesar. Ou seja são várias as circunstâncias que levam a estes resultados.

    Custa-me tb aceitar os poucos portistas que estiveram no Dragão e que os jogadores em vez de empolgados, até pelo resultado do dia anterior do Benfica, tivessem entrado nervosos e sem chama. Não entendo.

    Há tb que ver que do outro lado joga uma equipa e a quem tb deve ser dado o mérito.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  24. Meu caro amigo Zé Luís; para além da sua veia poético-política (que deu, pelo menos, para tentar antecipar para que lado esvoaçam as folhas do seu pensamento), que tive oportunidade de admirar, diga de sua justiça em relação ao estado de alma do Dragão. Não deixa de ser verdade que já se perderam a postura, a compostura e mais algumas coisas, mas também não é menos verdade que se perderam 6 pontos num ápice. E a questão que se coloca é que op tal passo à frente pode rapidamente ser anulado com tantos dois passos atrás. Por isso, diga de sua justiça!

    ResponderEliminar
  25. Quintino, aos poucos fui falando o que achava da equipa. Não sonhava com o título europeu. Ao invés, temia a reentrada no campeonato e antecipei mesmo quem era Elamno Santos no dia do jogo em Leiria.
    Já vi este filme algumas vezes e só lembro casos vividos, não sou ideólogo para consócios que devem ver os mesmos jogos que eu.
    Saberá que defendi o Adriano quando Postiga iludia todos com os golos. Que prefiria João Paulo em vez de Ricardo Costa. Que as arbitragens têm um contributo decisivo nos resultados e não é, ao contrário do que se atira por aí ao ar, para favorecer o FC Porto.
    Não me admiro com nada disto. Aflige-me, mais do que o momento da equipa, que os adeptos que mais deveriam saber disto, que sofrem com isto já sofrido no passado, que por isso mesmo mais deveriam apoiar e desapoiam, que de repente o que chamam NGP (eu nunca elogiei o presidente, como terá reparado) deve ir para a rua, pois aflige-me que o sentimento de depressão seja este, patente, descrente, presente e veemente.
    Nos outros clubes, ainda esta época, já assistimos a tudo isto. É a reacção emotiva dos adeptos.
    Tentarei amanhã abordar estas questões. Umas válidas, outras nem tanto e muitas sem reflexão.
    À desonestidade dos árbitros não esperaria a falta de comparência dos adeptos e muito menos a insensibilidade revelada à falta de resultados.
    E convenhamos que um mau resultado pode sempre ter uma consequência. Mas se lhe descobrirmos a causa, a consequência vem daí também. Por exemplo, com a martelada de Leiria, estava à espera de quê frente a uma equipa estrelista que até se portou muito bem e tem quota-parte de responsabilidades no recente inêxito do Dragão.
    Já percebe que há muita coisa a influenciar. Consensual aqui, mas dissonante no geral.
    Até amanhã.

    ResponderEliminar
  26. Eu concordo em absoluto com o Teixeira.
    O presidente está fragilizado, e isso está a minar o clube.
    Basta ver as arbitragens. Enquanto esta história durar, vamos ser penalizados constantemente.
    Veja-se o que aconteceu em Leiria. Alguém acredita que numa situação normal o Presidente PC praticamente não abrisse a boca como aconteceu ?
    Isto assim não dá.
    A taça já foi, a Champions irá provavelmente também, e o campeonato não sei não sei.

    Pinto da Costa deu muito ao clube. Todos lhe estamos gratos. Mas ninguém é eterno, e esta parece-me ser a hora de mudar algumas coisa.

    Esta situação é insustentável por muito mais tempo.
    Vão-nos continuar a roubar e ninguém pode dizer nada.

    E depois há as confusões como com o Adriano, o Ricardo Costa etc. Nada disto se passava quando o Presidente era verdadeiramente Presidente.
    Lamento mas não vejo forma de se sair desta teia enquanto ele ocupar o lugar.

    ResponderEliminar
  27. eu penso que esta paragem vai fazer mal!os principais jogadores foram todos para as seleções! o PORTO precisava urgentemente de jogar outravez para se reencontrar! basta o PORTO começar outravez a ganhar para ninguem falar mal do nosso PORTO! todas as equipas durante um campeonato passam por maus momentos e nós estamos a passar o nosso( espero que seja rapido)

    ResponderEliminar
  28. Estamos num momento menos bom, mas não é assim a quente e no momento que se resolvem as coisas, fazendo acusações para tudo que mexa.

    Mas os sócios também me deixaram triste, depois do jogo de Leiria não era só o treinador e os jogadores que se deveriam revoltar, depois do que se passou durante a semana e vai-se ao estádio e vê-se 25 mil adeptos, pior casa da época quando se devia dar força à equipa.

    ResponderEliminar
  29. Pelo que aqui li,se o Pinto Da Costa tive-se entrado aos 80 minutos tinhamos ganho,Eu fiquei Fo....,e ainda estou,eu sei que ser Portista nao e facil habituados a ganhar e a futebol de bom nivel,nao critico quem assobiou,antes pelo contrario critico quem ve a aquipa a jogar mal e aplaude,eu vejo o assobio como critica(senao como vamos demonstrar o nosso descontentamento?com aplausos?)mas isso foi no estadio,agora e altura de uniao,quem vem para aqui cuspir veneno contra A,B ou C nao ajuda nada.Todos unidos somos fortes.
    Porto conta tudo e contra todos

    PS.No tasco aqui da zona foi"giro" Porto perdeu e os mouros entraram em euforia total,a cantar o tal slb,slb,slb(1 PORTISTA nao se conteve e soltou o FDP.)deu 1 confusao do carago,alegria pelo terceiro lugar so na segunda circular.

    ResponderEliminar
  30. Segundo noticias alemas,os (lampioes) germanicos Bayern Munique estao interessados no nosso ex.treinador Mourinho,tendo dieter Hoeneß entrado em contacto com Jorge Mendes.Sera ja a seguir ao nosso jogo?

    ResponderEliminar
  31. Porto1969. desculpe mas não posso estar de acordo consigo. Assobiar no fim do jogo compreendo perfeitamente, mas assobiar durante o jogo é completamente inconcebivel para quem quer que a sua equipe ganhe. Ainda me há-de explicar o que ganha a equipa e o jogador que é assobiado. Durante o jogo o que um jogador que faz uma asneira precisa é que o incentivem, que mostrem que estão com ele, para ter confiança e não voltar a errar. Isto é a lógica da psicologia humana.

    Assim como um estádio que costuma ter à volta de 40mil pessoas e que depois de uma derrota como a de Leiria só tem 26mil é para uma equipa uma completa demonstração que os adeptos não estão com ela. Não consigo compreender isto. Ainda hoje me pergunto onde andam os adeptos do FCPorto que na semana passada tão revoltados estavam. Eu tenho uma filhota pequena e não me dava jeito nenhum ir ao Dragão no sábado, mas disse, a este jogo não posso faltar, faltarei qd for necessário mas neste não, e arranjei forma de poder ir apoiar o meu clube e não me arrependo disso apesar do resultado.

    E fui apoiar, sempre, e nunca desapoiar como muitos. Cada um é livre de fazer o que quiser no estádio, mas nunca poderei concordar com tal coisa. O que penso qd um jogador erra é dar-lhe força para jogar melhor, é isso que me interessa porque quero a vitória. Qd o FCPorto sofre um golo só penso em aplaudir os jogadores com a esperança de que ainda seja possível a recuperação e assim a vitória.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  32. PS:Porto1969, peço desculpa de me ter dirigido a si em particular. É óbvio que esta mensagem é para todos os portistas em geral que têm essa ideia de que o assobiar é apenas uma forma de demonstrar que não gostam do que estão a ver, qd o que acontece é que só piora as coisas.

    um abraço.

    ResponderEliminar
  33. zirtaev o seu blog que descobri há dias pelo trio de ataque é o melhor dos azuis e brancos. gosto do equilibrio entre a sua ponderação e a paixão do zé luis, duas formas de amar, não é?
    quanto ao seu inquerito é curioso que na "opinião de bancada" há uma opção que diz "Pinto da Costa anda muito ausente" mas quando se vota, vê-se o poll result e aparece "a DIRECÇAO esta muito ausente". Ora bem, haverá uma direcçao no clube? Duvido muito. Há o presidente. Só. Rodeado por lacaios; os que fazem negociatas e os que tem medo de nao concordar com o presidente e perder o tacho. Trabalho no clube e não posso falar muito. Uma coisa posso dizer, as contas estão f...... mas à sempre massa para sulamericanos "quentinhos". Cá dentro respira-se um ar pesado desde o caso Carol. Toda a gente percebe que o Presidente ficou sem espaço para reclamar e anda aflito com a morgado. O problema é que depois os arbitros virão-se contra nós porque acham que é por causa da inprevidencia de pinto da costa que confiou na companheira errada e lhe contou coisas demais que estao tramados, percebem? a maior qualidade de pinto da costa sempre foi gerir as crises, dar a cara com coragem, enfrentar tudo e todos. era essa confiança que ele passava para o nosso balneario. agora, com os seus problemas a invadirem o clube, já nao pode e ve-se aqui alguns que andam com cara de barata tonta. depois os jogadores andam por baixo porque nao percebem as opçoes. um perguntava-me oh pá porque tentaram mandar vir um gajo para o meu lugar? o outro estava cheio de medo por ser convocado pelo scolari como se fosse isso uma traiçao. com tantos problemas se ficarmos em 3 lugar na liga quero ver o que vai acontecer.desculpem se não assino mas tenho familia.

    ResponderEliminar
  34. a culpa foi da paragem?
    car "&%$/!!!!!
    então os outros nao tiveram paragem?
    estao no gozo?
    e nao foi o prof que disse que a paragem era boa?
    e com o chelsea, qual vai ser a desculpa?
    o plantel está cheio das nodoas das caldeiradas gordas que já não cabem na panela do pinto da costa.
    mas eu nao assobiei zirtaev. aos jogadores nunca assobio. qualquer dia vou treinar esses dotes para a porta do camarote.

    ResponderEliminar
  35. Caro anónimo antes de mais seja benvindo e obrigado pelos elogios. É pena não se identificar, mas compreendo as suas razões.

    O caso de aparecer na votação Pinto da Costa e depois aparecer Direcção, foi por ter colocado direcção primeiro e depois querer rectificar, porque para todos nós o que custa mesmo é o próprio PdC não falar, mas ao modificar já não consegui que no result aparecesse como modifiquei.

    Qt ao que diz, e parece saber do que fala, dá realmente a entender que as coisas estão muito feias, mas sempre pensei que os jogadores estariam blindados no balneário, mas parece ser realmente impossível isolarem-se de tudo o que se passa.

    Não me vou alongar muito mais sobre o que fala. Acredito que seja verdade tudo o que diz e fico muito triste. Se for realmente assim, PdC já não cumpre a função que todos esperamos dele. Por mais que me custe ele próprio devia defender o melhor para o clube e dar o seu lugar a quem possa ajudar realmente o FCPorto.

    Volte sempre e continue a informar-nos do que se passa, se quiser, e como parece ter receio, pode escrever para o meu email: fjsm74@hotmail.com

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  36. Ora bom:Uns amigos portistas dizem que a nova paragem pode ser benefica e outros dizem que vai ser prejudicial,que vai piorar as coisas!Eu não sei cinceramente o que esta paragem vai trazer,mas até pode acontecer que à semelhança do fulano que ficou com amnésia por levar uma martelada na carola,com outra martelada a coisa volte ao normal!Não sei,digo eu!

    ResponderEliminar
  37. Essa dos jogadores terem medo de ser convocados por Scolari também já tinha ouvido.
    Penso que o anónimo de cima está a falar do Raul Meireles. E digo o nome porque com isso julgo que estou a defender o jogador.
    De facto é uma situação inaceitável.
    Se haviamos de ter orgulho em ter jogadores na selecção, pelo contrário continuam estas birras que não interessam a ninguém.
    Tb não gosto de Scolari, mas a selecção nacional está acima de qualquer treinador.

    ResponderEliminar
  38. Sr Zirtaev isto de futebol e 1 jogo de emocoes.Em Dezembro eramos os maiores,Fevereiro ja ninguem vale nada.Assim acontece nos 90 minutos,se a equipa joga bem aplaudimos,se joga mal apupamos,1 jogador faz 1 passe mal feito e este e aquele,na jogada a seguir marca 1 golo e o maior do mundo.Por isso no sabado nao condenei ninguem que assobiou.Isto e futebol isto e PORTO.Tambem eu tendo familia aproveito a minha estadia em PORTOgal(extra alargada para estar ai dia 21) e la estarei dia 16 e 21 a apoiar o nosso PORTO,espero de cantar,aplaudir,e nao de ter de assobiar.Na minha opiniao,condeno mais quem vem para aqui conspirar contra tudo e todos.
    Saudacaoes azuis e brancas

    ResponderEliminar
  39. Caro Porto1969 explique-me uma coisa. Qual é o objectivo durante um jogo do FCPorto? Como é óbvio é que o FCPorto ganhe. E o que ganha o FCPorto com assobios quer a toda a equipa, quer a um jogador em particular, numa altura em que o jogo ainda está em aberto? Não ganha absolutamente nada. Aliás, ganha, a equipa ganha intranquilidade, ganha uma bola com picos que começa a queimar de cada vez que vai para os pés dos jogadores. Por certo não é isto que você quer e se calhar se pensasse como eu guardaria os assobios para o fim do jogo. Por mais chateado que esteja só de pensar que um jogador poderá ficar nervoso e começar a prejudicar a equipa, prefiro logo aplaudi-lo, fazer com que se sinta acarinhado e incentivado para fazer melhor e consequentemente ajudar a equipa. No fim, ou qd já nada se poder fazer para conseguir a vitória, aí sim, proteste, assobie, chame nomes, o que quiserem.

    Eu quero que o FCPorto ganhe, quer jogue bem ou mal, por isso vou ao estádio para apoiar a equipa e não para a intranquilizar.

    Pelo que diz parece que vai ver um jogo de uma equipa que não lhe diz absolutamente nada e que apenas quer ver espectáculo e se não gostar assobia, ora se, como eu, quer que o FCPorto ganhe, tem de apoiar.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  40. Sr Zirtaev,FREE YOUR MIND,cada 1 tem o seu pensamento proprio,o meu e este o PORTO como jogou na sabado nao mereceu + que assobiadela.Com isto nao quer dizer que eu va ao estadio para assobiar(chamar uns nomes - bonitos por 1 passe falhado,isso a mim ninguem me tira),coisa que ate hoje nao fiz,pelo menos a propria equipa. tambem nao me acredito que o PORTO jogou mal e porcamente por o pessoal ter assobiado.Que o Sr. quer que o PORTO ganhe bem ou mal,isso queremos todos nos,mas isso nao nos deve impedir de demonstrar o nosso descontentamento quando a equipa joga mal.
    Eu nao vou ver o jogo,eu vou ver o PORTO,eu vou ver a minha gente e se depende-se de mim o PORTO ganhava sempre.Aqui vive-se PORTO,aqui repira-se PORTO
    Desde ja fica a promessa que dia 16 vou la estar a apoiar(nao me vai impedir de chamar uns nomes baixinho ao postiga quando ele fizer + 1 das suas borradas?)eu vou fazer isso,agora fico a espera o que vao fazer os jogadores para mostrar que quem assobiou estava errado.
    Saudacaoes PORTISTAS

    ResponderEliminar
  41. Caro Porto1969 eu nunca disse que o FCPorto de sábado não mereceu a assobiadela. Pelo contrário, no fim até a mim me apetecia assobiar, se soubesse, mas, no fim.

    Por ir ver o nosso Porto é que devia ponderar bem o que faz e pensar se prejudica ou não a equipa. É evidente que eu tb chamo nomes baixinho aos jogadores, mas tento logo incentiver a seguir porque quero ver o meu Porto ganhar.

    É evidente que o FCPorto não perdeu por causa dos assobios, mas garanto-lhe que eles só pioraram as coisas.

    Não gosto que assobiem e até acho que quem o faz está no seu direito, mas nunca me vou calar contra o que acho que é mau para o nosso clube.

    Mas tomara que este fosse o único problema do FCPorto.

    Em conclusão, parece que estamos de acordo no mais importante, queremos que o FCPorto ganhe.

    Um abraço

    ResponderEliminar