18 fevereiro 2007

Verdades doem menos nas vitórias

Será talvez nas vitórias que as verdades doem menos?

Sinceramente, não vi a equipa jogar melhor do que contra o Estrela. Conseguiu marcar, o que faltou no último jogo; o adversário foi muito fraco e se o Estrela voltasse a jogar no Dragão com um bocadinho de sorte também não perderia desta vez; muitos jogadores estão acomodados apesar de só Raul Meireles ter pago a factura.

Isto em geral. A vitória não se discute, a 1ª parte foi muito razoável com o lado esquerdo manco.

Moraes já fez de ponta-de-lança, jogou na direita e agora a nº 10 não é coisa que dure sempre. A 2ª parte foi uma lástima entre mais um golo a abrir e outro a fechar.

Fez-me lembrar o jogo com o Paços (também 4-0), com muitos tempos mortos.

NÃO É A JOGAR A PASSO QUE CHAMAM MAIS PESSOAS AO ESTÁDIO!!!

Modelo com Quaresma e Anderson

A táctica, 4x4x2 em losango no miolo surgiu por Jesualdo ter perdido a teimosia. Nenhuma equipa joga sempre no mesmo modelo e o 4x3x3 sem Quaresma não dá, é melhor reforçar o meio-campo e ter mais presença na área que Postiga, sempre lento e reactivo tardio em vez de pró-activo demolidor como deve ser um goleador, nunca garantiu.

Mesmo com Quaresma a equipa joga sempre manca do lado onde ele não está, em 4x3x3, porque ninguém preenche a vaga se Lisandro se juntar ao avançado na área.

Bosingwa jogou de cadeirinha, sente o lugar seguro outra vez e fez o mínimo. Cech continua a alternar o bom com o mau, é tímido no passe e erra muitas bolas, defende mal e não faz metade do que um normal Raul Meireles pode fazer. Aparentemente, só este pagou a factura, mas as suas características encaixam neste modelo de jogo, não precisa de subir tanto como se exige a dois médios ofensivos quando há o 4x3x3 e um médio é mais fixo/defensivo.

Para já não há Anderson e, assim, fica por saber-se se com o prodígio a nº 10 Jesualdo encaixa-o em 4x4x2 na ponta do losango ou volta ao fixo 4x3x3 que obriga a dispensar um médio (Meireles, Cech), para ter Quaresma e Lisandro mais um ponta-de-lança que tem de ser Adriano.

Chelsea é outra coisa!

A ponta dianteira do losango só tem cabimento com Anderson ou, no mínimo, Jorginho. Bruno Moraes, inadaptado, andou com os bofes de fora na 2ª parte.

Não se percebe que em equipa tão jovem muitos jogadores pareçam cansados. Não acredito na poupança de esforços, o Chelsea terá menos um dia de descanso mas para jogar 4ª feira um jogo ao sábado não mata nem pode moer.

Vários jogadores arrastaram-se: Bosingwa, Postiga, Moraes. Foi pouco, deu para meia parte e com o Chelsea o FC Porto seria cilindrado. A jogar assim, o FC Porto seria a Naval ante o Chelsea...

A vantagem vai ser ter Quaresma de volta, mais concentração dos jogadores no jogo posicional e estádio cheio para motivação superior na Champions.

Campeões com 10?

Em resumo, não vi a equipa jogar mais, a Naval foi submissa, fraquinha, dócil, imberbe, enregelada e simpática para a recuperação portista.

O eixo da vitória foi Helton, Pepe, Assunção, Lucho e Lisandro. Os do costume. Bosingwa habituou-nos a mais e assim não chega à selecção quando tem todas as qualidades para ser o melhor lateral-direito português.

Como é hábito, mais um penálti por marcar, embora o árbitro não tenha complicado o jogo, honra lhe seja feita que eu nem contava com tanto.

Duas notas finais: além do quinteto maravilha citado, obviamente mais Bosingwa, Anderson e Quaresma, são estes os únicos capazes de garantir o título. Mais Jorginho e Adriano. Este continua a valer pelos outros avançados todos, fora Lisandro, e o público reconheceu-o quer na entrada em campo quer no golo à sua maneira.

Jesualdo continua a preferir dois avançados móveis, mas Postiga só se for um móvel de canto, nem decorativo é. Chega tarde a todos os lances, não tem velocidade (duas vezes na área desarmado na hora h) e vive do estatuto.
Sobra Adriano, então, que lá foi abraçar Vítor Baía...

De exótico a... exasperante!

Renteria define-se numa palavra: FRAUDE!

O colombiano nem pareceu um jogador de futebol, algures entre o vagabundo esfomeado e o pedinte remendado. Não tem velocidade, pede a bola no pé, cada vez que a lançavam no espaço, mesmo curto, mal arrancava e desistia do lance.

Se querem criticar a SAD pois têm uma oportunidade de ouro desde uma chusma de estranhos encomendados por Robson, de Walter Paz a Baroni e N'Tsunda já lá vão 12 anos.

Despachem-no já que há países ainda com mercado aberto no Inverno. Mas façam devolver as comissões a quem trouxe este empregado de mesa que parecia fazer equilibrismo com a bandeja na mão e sapatos apertados em chão escorregadio.
UMA FRAUDE!

17 comentários:

  1. desculpa-me a palavra mas, FODASSE!!!!

    querias o quê do renteria??? Milagres????

    o gajo vem de um ror de tempo parado devido a lesão, fez 3 ou 4 treinos com a equipa, está a recuperar a forma e querias que ele fosse o homem do jogo em meia duzia de minutos que jogou????
    essa impaciencia é ridicula... carago pá!!!!

    Renteria é um jogador promissor, que tem de entrar lentamente na equipa, jogando uns minutos (cmo na sexta), ganhando ritmo de jogo e entrosamento com a equipa, vai precisar de pelo menos meia duzia de jogos para se ambientar ao FCPorto, é a realiade de qualquer jogador (quanto tempo esteve Anderson de fora até entrar definitivamente no 11 da equipa??). Nãoa credito que ele venha a fazer grandes jogos até final da época mas tem futuro no dragão, é só dar tempo ao tempo!!!!

    ResponderEliminar
  2. Caro Zé Luís, nao sei de que lado acordaste hoje na cama, mas algo me diz que não dormiste lá muito bem. Quanto ao Renteria, nem vou comentar as tuas palavras, uma vez que sublinho várias vezes a opinião do blogger "gil". É ridícula essa tua impaciência.
    Quanto ao Bosingwa, desculpa, mas: ou não percebes nada de futebol ou ele anda a comer a tua namorada.

    ResponderEliminar
  3. Caro Zé Luis

    O nosso clube, não jogou o que já nos habituou, principalmente antes do Natal, é verdade, mas daí a dizer que realizou um jogo, igual ao do Estrela, vai uma grande diferença. Desde logo, pelo esquema montado, depois pela inclusão desse extraordinário jogador chamado Pepe, que como todos vimos, teve grande influência, decisiva no jogo, nomeadamente no 2º , para além, de que em termos defensivos, secou por completo os avançados do Naval, como já ouvi algures, seca tudo à sua volta como os eucaliptos.
    Quanto ao Renteria, as conclusões parecem-me precipitadas, pois um rapaz com 21 anos, no jogo da estreia, na minha opinião não poderia fazer melhor.
    Lembre-se do que diziam do Pepe e do Bruno Alves, e o que dizem agora.

    Saudações Portistas

    ResponderEliminar
  4. Do Renteria, então, falaremos daqui a um ano. Se esteve lesionado não jogava. Está cá há um mês e não vinha manco. De resto, pode fazer aquecimento 90 minutos que a dar dois toques na bola vê-se logo se é jogador ou não e a metê-lo, em boas ou más condições, assim é ficar exposto a todas as críticas. Um reforço tem de vir dar alguma coisa e ele nem dois toques seguidos sabe dar.
    Em resumo, joga pior do que o Mantorras e é difícil bater este obstáculo!...
    Se o 4-0 ilude alguém é problema vosso. Se o Pepe mudou alguma coisa em processos ofensivos então o novo modelo 4x4x2 não teve nada a ver com a produção ofensiva, só o Pepe é que revolucionou o jogo.
    Se não percebem que a diferença, essencial, para o jogo com o Estrela foi Lisandro marcar dois em situações falhadas ante Paulo Jorge por ele e por Postiga, então revejam as ideias de como se deve ver futebol.
    Fazem-me lembrar os adeptos da 2ª Circular que se ganharem 4-0 ou 5-1 dizem logo que foi um espectáculo, nada a criticar a equipa, nem a arbitragem teve influência, blá, blá, blá.
    Mas eu sei que os adeptos são assim em todo o lado. Se ao menos apoiassem quando as coisas correm mal... Mas é assim em todo o lado.Até os "outros" acham que são injustiçados, prejudicados, roubados, indignados, enfim...

    ResponderEliminar
  5. Eu nao queria bater mais no ceguinho mas a opiniao sobre o renteria, para ja, eh completamente descabida. O primeiro jogo que anderson fez pela equipe B do Porto, nem pegou na bola e jogou 25 minutos. Eh uma fraude? I don't think so... Bosingwa anda a fazer muita asneira. Ai concordo contigo. Continua a acertar um cruzamento em cada 20 e falha passes de 10 metros. Agora o Renta vai-te fazer engolir uns sapos, ai vai, vai.

    ResponderEliminar
  6. Caro Zé Luis

    Hoje continua a tirar conclusões precipitadas, não me conhece, comparar-me com os adeptos da 2ª circular, fez-me logo arrepiar, só de pensar em tamanhas personagens.
    Concordo, quando diz que uma das diferenças, terá sido a concretização do Lisandro, que no jogo do Estrela não aconteceu. Contudo, nos processos defensivos, a equipa sabendo que pode contar com o Pepe, e sabendo que lá atrás não está o Ricardo Costa, em termos psicológicos, arrisca mais ofensivamente. Concordará comigo, que a equipa esteve sempre com uma atitude totalmente diferente, do que com o Estrela.
    E às vezes, quando as coisas não estão a correr pelo melhor, as atitudes ganham jogos.

    Saudações Portistas

    ResponderEliminar
  7. «José Mourinho acha que é capaz de prever como será recebido no segundo regresso ao Estádio do Dragão, desde que trocou o FC Porto pelo Chelsea no Verão de 2004. "Será uma recepção de duas caras". A certeza tem tantas explicações como caras. "Há pessoas que compreendem que, depois de ganhar a Taça UEFA e a Liga dos Campeões, eu quisesse uma vida nova, um novo desafio, ir para um campeonato melhor, uma realidade diferente, um sítio onde todos os dias há futebol de topo. Essas pessoas vão receber-me bem". Mas há, no entender do treinador do Chelsea, quem não pense assim, "pessoas que talvez não percebam que um profissional queira ter uma realidade melhor". E essas, garante, vão recebe-lo com "bonitas canções como acontece por vezes em Inglaterra", algo que "faz parte do trabalho".

    De volta ao Porto, desta feita sem comparações com Palermo, José Mourinho tem a certeza de que está a regressar a um passado repleto de glória. "Sei o trabalho que fiz lá, sei a história que fiz no FC Porto e nem assobios nem apupos conseguem apagar a história", afirmou. Seria preciso bem mais para apagar dois campeonatos, uma Taça de Portugal, duas Supertaças, uma Liga dos Campeões e ainda uma Taça UEFA.»

    Este é um excerto que está transcrito no OJOGO de hoje sobre declarações do Mourinho após ou durante a qualificação do Chelsea para os quartos de final da Taça de Inglaterra! Eu acho muito bem este tom mas deveria ter sido este o que Zé Mourinho deveria ter escolhido desde que pensou rumar a Inglaterra e não escudar-se em afirmações do género MitséThunGuistas do Porto ser como Palermo ou o Douro Litoral ser como a Sicilia! Fica mal a quem já foi visto a saltar por cima de telhados - ainda que em spots publicitários - portanto alguém que por dinheiro se dispõe a aceitar os papéis mais disparatados possíveis - vir com cantilenas estafadas demonstrativas de inteligência mediana, mudar agora o discurso para predispôr o Público portuense a aceitá-lo como se fora um inocentinho...Obrigado Mourinho pelo que fizeste pelo FCPorto enquanto te interessou estar aqui e vai-te F... pelo que disses-te e fizes-te quando quizes-te sair para ganhares mais umas libras em Terras de Sua Majestade!...O seu a seu dono!

    ResponderEliminar
  8. Volto ao mesmo: não avalio a exibição de uma equipa pelo resultado. Avalio pelo que faz ou pode fazer e pelo que me apercebo que não pode fazer.
    Com Pepe é outra coisa, claro. A defesa joga mais alta no campo. Então porquê crucificar o R. Costa, de quem eu nunca gostei (e quem me conhece sabe que assim é, tal como Postiga por exemplo), frente ao E. Amadora? O Porto perdeu porque jogou pouco (mas o suficiente para ganhar) ou por não ter tido sorte até no golo sofrido que foi muito feliz no desvio de Anselmo?
    Mas Pepe não fez a diferença com a Naval. Nem a atitude, porque vi perderem-se os mesmos lances, errarem os mesmos passes, falharem as mesmas penetrações (quantas vezes os laterais ou os alas foram à linha?). E alguém vem dizer que não gosta do Alan - mas na posição, fora Quaresma, o Porto não tem melhor e Renteria não o será nunca, porque não sabe jogar a bola nem tem velocidade o que é lamentável e a fraude irá revelar-se mais tarde quando derem pelo fracasso de projecto de jogador.
    Quanto a exibições individuais, algumas aparecem "escondidas" no colectivo e outras nem se apercebe por isso mesmo. Como Bruno Moraes, a quem acho "curto" como jogador em qualquer das posições que lhe tenho visto e distingui na posta.
    Vai ter de ser o Adriano a valer-nos, mais o Quaresma e o Anderson, o Lucho e o Lisandro este que tem uma raça de dragão e cai no goto facilmente ainda que não seja um primor de técnica.
    É, às vezes a minha azia vem-me à boca quando se ganha. Continuo a preferir assim. Mas numa forma ou de outra, não como gato por lebre. Pelo visto, metade dos habituais 40 mil que iam ao Dragão também não. E está longe o tempo em que as assistências melhorarão. Porque não há a cultura do espectáculo que, por exemplo, Robson montou ao exigir dos jogadores respeito pelo público numa altura em que a miragem do título, em 1994, era isso mesmo. E em três jogos, com o título sempre longe depois do F. Couto, 2 - FC Porto, 0 na Luz, as Antas voltaram a encher-se.
    Há que saber ser exigente na altura própria. A equipa deu e teve muitas baldas neste início de ano. Como previa mas não se confirmou, vem a altura do Chelsea e a desconfiança aumenta quando devia ser o contrário ainda que perceba, ao contrário de outros, o mal que fez aquela arbitragem miserável e encomendada de Leiria pelos reflexos psicossomáticos que teve em toda a estrutura da equipa.
    As escolhas dos jogadores são meros detalhes. Mas se nesta altura não se percebe já alguma coisa com vista à próxima temporada é poque a seguir não virá nada de bom. E a equipa devia seguir crescendo como Adriaanse a montou. E tinha carradas de razão.

    ResponderEliminar
  9. Zé Luís, concordo com a tua análise em relação ao jogo, também sou dos que diz que nos falta um bom ponta de lança ( o Adriano é o unico ), um bom extremo e um organizador de jogo que para já está encostado.
    O meio campo não produz, não dá bolas na área e os avançados mesmo fracos não fazem milagres quando a bola não chega geralmente.Agora quando chega tem de aproveitar e isso às vezes não acontece.
    Quanto o Renteria também acho que o melhor é esperar mais para ver pois naquela alura já ninguém jogava.
    Em relação ao Celsea, que não vou ver por estar ... em Londres, azar o meu, tudo ao contrário,resta.me ir a um pub, acho que vai ser imensamente difícil, eles estão a jogar melhor, espero que o estádio cheio e a motivação extra da Liga faça os nossos comerem a relva e obterem um resultado +positivo.
    Gritem por mim também.

    ResponderEliminar
  10. Concordo com a generalidade dos comentadores qd dizem que o Zé Luís está a ser precipitado em concluir seja o que for com o que se viu do Renteria. 15 minutos e ainda por cima no jogo e na altura do jogo que foi não dará para concluir quase nada.

    Por outro lado, e sabendo como o Zé Luís sabe de futebol, ele poderá já ter retirado conclusões que simples adeptos como eu necessitariam de vários jogos para o conseguir. Resta-nos esperar que o Zé Luís esteja completamente enganado.

    Qd ao resto concordo na generalidade. Não gostei muito na equipa e valeu a vitória numerosa para dar moral às tropas, tal como disse no post anterior. Isto deixa-me muito reticente quanto ao jogo da champions e o que espero é que por ser um jogo de outro mundo, os jogadores consiguem ser muiiiito melhores. Essa é a minha grande e única esperança, senão não acredito muito.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  11. Não vou fazer nenhum comentário sobre o Renteria, porque realmente as imagens que tenho dele é a jogar no Brasil, onde a passo lento é possível fazer jogadas técnicas fantásticas, e parecer rápido. Agora aquela frase do Rui Moreira no trio de ataque: "O mercado brasileiro é o mais apetecível porque os observadores preferem ir para o Brasil do que para o leste da Europa" dá que pensar... O antigo treinador do jovem colombiano diz que ele tem ainda muito que evoluir a nível técnico porque a sua formação enquanto jogador foi deficiente -ora bem - quando um jogador é trapalhão a tocar na bola dá logo más indicações futuras. Um jogador em má forma pode correr pouco ou até nada, mas em dois momentos distingue-se - quando recebe a bola e quando a solta - a recepção e o passe ou remate. Qualquer bom jogador tem a obrigação de fazer isso em condições, seja qual for o seu estado físico (desde que em condições para entrar em campo, claro).

    Acho que o Renteria merece tempo para mostrar o que vale, mas o Quinzinho também era muito esforçado... Espero também estar enganado.

    Um abraço a todos os portistas!

    ResponderEliminar
  12. Se o Zé Luis sabe de futebol , não era comentadeiro, mas treinador de um grande clube europeu, cheio. Pelos visto não é. Lança atordoardas como todo o tipico adepto.

    Razão têm Pinto da Costa de não dar ouvidos a muito gente, caso contrário nunca teriamos os trofeus que conquistamos.

    ResponderEliminar
  13. Caro Zé Luis

    A equipa não esteve ao nível que nos habituou(embora ache que o grau de exigência, seja muito elevada), concordo plenamente, que a concretização teve níveis excelentes, também. Discordo totalmente, quando escreve que o Pepe não fez a diferença com a Naval. Fez diferença e enorme, pergunte ao Mourinho se o Terry, não teve influência no rendimento da equipa, quando esteve de fora, que por coincidência ou talvez não foi no período das derrotas do Chelsea.

    Quanto a exibições individuais, a minha modesta opinião, para além do Lisandro, Pepe, destaco o Bosingwa, que tem evoluído bastante(estará o dedo do João Pito?).

    Quanto à fraude, desculpe novamente a minha insistência, lembre-se o que se dizia do Pepe e do Bruno Alves, o rapaz é um jovem, que está a dar os primeiros passos, numa equipa de alto rendimento, vamos ter um pouco mais de paciência, para o julgar, na altura própria.

    Saudações Portistas

    ResponderEliminar
  14. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  15. ze luis permite-me discordar contigo em 2 opinioes.
    1º-devo ser dos poucos portistas k acha k o postiga nos ultimos jogos se tem esforçado.no jogo de sexta acho k nao fez um mau jogo(rematou,caiu menos vezes em fora de jogo,caiu menos ao chao,fez uma assistencia e lutou.)é a minha opiniao e ja sei k vao discordar de mim.
    2º-parece-me k o renteria é um jogador de area(muito ao estilo de jardel mas com mais fisico e com melhor remate).ele no jogo com a naval foi para o lado esquerdo do ataque e poucas vezes tocou na bola.é verdade k kuando tocou fez asneira,mas meus amigos,é o 1º jogo do rapaz,o resultado ja tava feito,a ekipa kuase k ja nao se mexia,nao se pode pedir mais ao rapaz,na minha opiniao.
    vamos esperar mais um bocado para ver o k ele vale.
    quarta feira,sabendo como o porto é,k se transcende em jogos grandes eu apostava numa vitoria por 1-0.pode ser pouco mas ja nao é nada mau,tendo em conta k no jogo la o chelsea teria de se abrir e daria mais espaço para a velocidade do quaresma e lisandro.
    fikem bem

    ResponderEliminar
  16. So para terminar... Voces terao alguma ideia do estado nervoso em que renteria estaria? Os primeiros pontapes na europa... Se calhar estava demasiado nervoso. ha que dar tempo ao tempo.

    ResponderEliminar
  17. Guga, eu que não deixei de jogar há muito poderia estar nervoso... O problema é se se tem jeito ou não. E não, ele não é de área, é de extremo ou algo parecido como o que puder fazer. De resto, apesar de ter visto finalizações dele no youtube, as referências que me transmitiam eram fraquinhas. Até o João Malinho sabe o que eu sei: ao rapaz falta base. Aos 22 anos faltar a base é o mesmo que a muitos portugas faltaram testículos como diria o AJJ.
    De resto, é a minha opinião pessoal, vale o que vale junto dos amigos do contra que gostam pouco de opiniões frontais.
    Se me ouvisse falar de outros jogadores que passaram pelo FC Porto perceberiam que este é o meu registo...
    Mas, por exemplo, uma coisa é ter, digamos, Romeu a estrear-se num Boavista-Porto (abalroado por Litos de forma infame e sem acção disciplinar do palhaço Paulo Costa, em 1999-2000), sem saber dar dois toques na bola mas num conjunto com Zahovic, Drulovic, Jardel no ataque. Outra coisa é constatarmos que a actual equipa é curta de meios e limitada nas ambições por falta de qualidade "em profundidade" e vermos chegar o Renteria que em nada vem melhorar.
    Eu fiquei fortemente decepcionado porque para ter agora um reforço só admitia que fosse para entrar de início e claramente este não o é. Quanto a ter olho de treinador, eu penso de que nem o Jesualdo sabia desta encomenda e o treinador estará sem problemas de consciência mas com um problema técnico para resolver.
    Se o Renteria viesse de Marte, e dos confins da Colômbia profunda não é tão perto quanto isso, precisaria de três anos para se ambientar?
    De qualquer modo é só uma opinião sobre um jogador. Eu comentei tudo o que o jogo com a Naval me sugeriu, o Renteria ficou para o fim e poderia tê-lo dispensado para não me incomodar.
    Resta-me acreditar nos que eu acho que poderão ser decisivos para o título, que é o mais importante.
    Quanto às pesquisas de mercado, ponham os olhos em Edgar do Beira-Mar, sub-20 brasileiro da equipa de Anderson, e que já marcou golos em dois jogos importantes: Maia e Amadora. Não custa vasculhar o mercado, custa é avaliar bem e só com interesses na equipa e não nas comissões (a pagar ou a cobrar...). E neste aspecto ainda teremos tempo de falar mais tarde...

    ResponderEliminar