24 fevereiro 2007

E se Anderson não estivesse lesionado?

Devido ao “fatídico” lance com o médio grego do clube encarnado da segunda circular em Outubro passado, Anderson ficou impedido de jogar futebol e de nos encantar com a sua magia durante o que se achavam ser três meses. O que é certo é que já se passaram quase quatro meses desde que lhe partiram o pé e não se sabe ainda por quanto tempo o jovem jogador ficará afastado dos relvados. A esperança é que regresse já no próximo mês, não se sabendo ainda ao certo exactamente quando.

Eu sei que não passam de suposições, mas acho interessante tentar imaginar o que teria acontecido se tivéssemos continuado a contar Anderson na equipa. Assim, proponho a todos os Portistas de Bancada o exercício de tentarem imaginar por exemplo a resposta a estas perguntas:

Que alterações tácticas teria a equipa do FCPorto com o jovem brasileiro?

E a dinâmica da equipa, seria outra?

O campeonato estaria já decidido?

Como estaríamos na taça?

E contra o Chelsea, teríamos ganho?

Ficam algumas perguntas, espero a vossa opinião.

25 comentários:

  1. Nao vou comentar o que o FCP poderia já ter feito com o Anderson a jogar...prefiro pensar na foto que acabo de ver!!!! será que queria cortar a bola???

    ResponderEliminar
  2. Isso é mesmo um grande exercício de especulação mas vamos lá :

    A equipa, provavelmente, estaria a jogar em 4x3x3, com Lucho mais preso de movimentos, e a fazer uma gestão melhor da sua forma física, não indo mais à frente.
    Se, Jesualdo optasse a pôr Anderson na esquerda, o que, para mim era prender o seu talento, Lisandro, que até tem sido dos melhores, perderia todo o protagonismo.

    No campeonato,Anderson,provavelmente, estaria...lesionado.
    Ou, pelo menos, 3/4 jogos iríamos ficar sem Anderson porque uma equipa qualquer tinha-o posto no estaleiro e aí falaríamos todos da Anderson-dependência.

    Na Taça, sinceramente, deveríamos estar todos na mesma, porque o jogo contra o Atlético foi daqueles que nem Anderson nos safava, a sorte não estava connosco.

    Na Champions,se calhar, Anderson iria mesmo ir para a esquerda, o que Essien ( mais uma vez digo,que jogador...)iria ser expulso,porque não o conseguía parar.

    É um exercício muito complicado de fazer, mas pelo menos, todos temos a certeza, seríamos mais fortes e a magia tomava o lugar no meio campo, acabando as formiguinhas.

    ResponderEliminar
  3. Eu sei perfeitamente que é um grande exercício de expeculação, mas o que é certo é que penso que ele teria feito toda a diferença e veremos se no final do campeonato esta lesão não será a causa da perca do mesmo. Espero bem que não. Senão vejamos:

    Com ele na equipa o 4x3x3 seria um sistema bem mais ofensivo e perigoso para os adversários, porque Lucho a transportar a bola para o ataque não tem a mesma qualidade nem magia, nem de perto nem de logne, aliás têm características bem diferentes. Com isto, Lucho no lugar de Meireles faria tb uma grande diferença naquele meio campo para muito melhor e tendo menos desgaste por jogar num espaço mais pequeno do terreno, teriamos um Lucho sempre muito perto do seu melhor e sem estoirar aos 70 minutos. Com a vantagem de termos no banco o Meireles, que como todos sabemos, para o banco, é uma excelente opção, algo que agora não temos.

    Se isto não faria uma grande diferença no campeonato, não sei que mais faria. A dinâmica da equipa seria bem melhor.

    No jogo com o Chelsea, ter um Anderson na 2ª parte para furar aquela muralha defensiva, nas palavras de LuisFreitasLobo usando a metáfora de Mourinho, um autocarro de dois andares, podem ter a certeza que poderia ser mais fácil, não fácil, mas mais fácil.

    Para a taça creio que não seria por ele, já que fazendo o que Jesualdo fez, poupar jogadores, provavelmente Anderson teria ficado descansar das férias.

    Ao Autor: nem tinha pensado na foto e realmente aqueles pitões à procura do calcanhar de aquiles do Anderson, não parecem muito inocentes e este lance não é como todos sabem o "fatídico" lance. Mas enfim.

    Um abraço.
    PS: Quintino e Teixeira, o Ho respondeu-vos no post "Quem dá o que tem". Aliás aproveito para parabenizar o Ho pelo excelente texto, e não se preocupe se é longo ou não. Quantidade e qualidade é o que todos queremos.

    ResponderEliminar
  4. zirtaev desculpa a correcçao mas este nao é o lance da falta sobre o anderson.aki ele esta de lado no lance da falta ele ia a correr de frente kem vinha de lado era o katsouranis.desculpa mias uma vez a correcçao.

    ResponderEliminar
  5. Guga, eu sei que não é o lance da lesão e disse precisamente isso no comentário anterior:
    "aqueles pitões à procura do calcanhar de aquiles do Anderson, não parecem muito inocentes e este lance não é como todos sabem o "fatídico" lance".

    Não tens problemas nenhuns em corrigir. Aliás, se virem algo que acham estar errado, agradeço que me corrijam.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  6. Zirtaev,

    obrigado pela chamada de atenção. Já respondi ao amigo Ho.

    Falar da falta de Anderson na nossa equipa deprime-me. O melhor jogador que o FC Porto já contratou na sua história. Não tenho dúvidas. (o Ho com esta deve estar a rir-se). Sim. O Anderson não engana. Mas reparem que nos custou quase 10 milhões de euros com pouco mais de 18 anos. É destes que precisamos. Por cada Deco vendido a 20 devemos comprar seguro a 10. Lembram-se de ter falado do Lyon? É por aí.

    Com Anderson talvez colocasse o Moraes na frente apoiado pelo Lisandro na direita a fazer o que faz hoje em dia com o Postiga.

    Postiga? Ainda bem que o Scolari gosta dele. Pode ser que se valorize e possamos embarretar mais um Tottenham...

    [[]]

    ResponderEliminar
  7. Teixeira, já agora em relação à tua resposta ao Ho a determinada altura dizes o seguinte:
    "porque é que o FCP é o único dos 3 grandes que não tem contas auditadas por uma empresa externa? Estranho, não? Aliás esse é o motivo pelo qual nem fomos analisados na história dos clubes mais ricos do mundo..."

    Acho que não tens razão, mas não tenho a certeza, de qq maneira visita este site, aliás todos os portistas visitem este site e vejam a surpresa do 23º lugar no ranking:
    Forbes Soccer Ranking Team Valuations Top25

    Lê atentamente tudo o que diz respeito ao ranking, como é determinado, sobre as fontes e sobre o FCPorto e depois diz qq coisa.

    Nota: Já agora um determinado clube de Lisboa não está naquele ranking. É que ali fala do valor dos clubes e não apenas das maiores receitas, como andou para aí a ser anunciado com pompa e circunstância. Aliás por isto dá para ver como a nossa imprensa ignora umas coisas e evidencia outras que lhes interessa.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  8. E eu poria à consideração dos portistas e lampiões

    o que seria se outro grego partisse o pé ao Simão, outro ao Petit e outro ao Vieira?

    e se um destes partisse uma perna ao grego?

    e se dois gregos partissem as duas pernas ao CJ e por mero acaso, sem intenção, fosse um lampião ou dois dos seus a fazê-lo?

    Nhmm, nhmm, que acham vocês que sucederia?!

    amelie

    ResponderEliminar
  9. Com Anderson na posição de nr 10 o futebol praticado pelo Porto seria espectacular.

    A concorrencia, a esta hora, teria umas dores de pescoço tremendas (por estar a olhar para cima) porque com jogadores com a qualidade do pequeno brasileiro... o futebol torna-se simples e facil!

    Para quem joga futebol percebe o que estou a dizer :)

    E ainda nao me esqueci que o juiz da partida nem falta assinalou...!!!!????!!???!

    Sabem quantos golos ja marcou o jogador grego depois disso?

    Sabem quantos pontos já deu aos encarnados?

    Abraço a todos

    Ps: Meditem sobre as questões que apresentei em cima...

    ResponderEliminar
  10. O F.C.PORTO (COM ANDERSON) GANHARIA OUTRA DIMENSÃO !!!

    E se , além do ANDERSON , houvesse um VERDADEIRO ponta-de-lança , então...
    naturalmente ,chegaríamos à FINAL (sem ter que ganhar em LONDRES ).

    ResponderEliminar
  11. Zirtaev,

    acredita que é verdade que as nossas contas não são auditadas por empresas externas.

    O gráfico é interessante mas refere-se a 2005...

    Abraço [[]]

    ResponderEliminar
  12. Rapazes, continuamo-nos a distrair com "ses". Com o Anderson seria outra loiça. Podia não ser melhor ou pior, mas diferente era seguramente. Isto se não o pusessem de molho...
    A mim interessa-me é o jogo em Aveiro e a preocupação, além do Bruno Paixão, é mais uma vez uma declaração talvez premonitória de poder parar-se o Quaresma à marretada!
    Vamos ver o que o jogo nos trará, pela perspectiva do treinador dos aveirenses que fez essa declaração.
    Para já, não percebo a razão de Jesualdo meter o Renteria nos convocados por troca com o Bruno Moraes. Se o Beira-Mar é das equipas atleticamente mais fortes do campeonato, então deixamos em cada um jogador alto e fisicamente forte como o Moraes para meter um sopro cardíaco como é o colombiano?
    Espero que não dê cagada...

    ResponderEliminar
  13. Teixeira o gráfico de 2006 ainda não saiu. Mas mostrei-te a tabela dos mais ricos clubes do mundo acima de tudo para veres que a Forbes faz referência à Deloite como fonte, que por sua vez ou fez ela própria uma auditoria ou baseou-se em alguma credível senão não daria dados para uma tabela tão importante. E ainda existe o empréstimo obrigacionista, qual o banco que se meteria numa coisa dessas sem ter uma fonte crfedível sobre as contas do clube. Mas não tenho a certeza de nada, apenas suponho.

    Mítico, se o tivesse o castigo de só jogar qd o Anderson jogasse... Eu tinha defendido na altura algo do género.

    Azul Dragão, para mim o Adriano chega, pelo menos para o campeonato.

    Zé Luís essa afirmação é realmente estranha, pode ser só um modo de falar, mas o Quaresma tem de se por à tabela com os jogadores do Beira-Mar já que pelo árbitro tudo vai ser permitido. Vamos esperar para ver.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  14. sinceramente se acontecer uma derrota do porto este fim-de-semana nao me surpreende.nao por culpa do porto mas culpa de um senhor chamado bruno paixao.é incrivel a quantidade de vezes k esse senhor ja nos prejudicou.
    ja era altura desse senhor nao apitar mais jogos de futebol(principalmente desde o jogo em campo maior).
    zirtaev eu nao tinha reparado k ja tinhas referido k nao era o lance da falta.
    ps:ze luis tu deves odiar mais o coitado do renteria do k por exemplo o simao sabrosa.

    ResponderEliminar
  15. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  16. Com o Anderson provalmente já estariamos a encomendar as faixas e a festejar o titulo porque em alguns jogos que nos correram menos bem a sua criatividade e imaginação poderia ter contribuido para outro resultado.
    Para além disso a presença de Anderson teria permitido um melhor aproveitamento e a rotatividade de Lucho,Ibson,Raul Meireles ou Paulo Assunção.
    VIVA O FCP!!!

    ResponderEliminar
  17. guga, o simão é um bom jogador, fiável, esforçado, perseverante. Não um grande jogador, mas claramente um bom jogador.
    O Renteria é um simulacro de jogador, insisto.
    E para Aveiro quero jogadores fortes, feitos, combativos e maduros. Moraes tem características para enfrentar um adversário fisicamente forte. Renteria começa por não ser (ainda) um jogador. Duvido que o seja algum dia na vida, mas a 1ª impressão que tirei foi esta e vou esperar muito tempo até mudá-la, de certeza absoluta.
    Não tenho que odiar o Simão, reconheço um bom jogador em qualquer clube. Nesta altura dava-nos jeito ter algum como o Simão para preencher a esquerda. E Simão e Quaresma até já vimos como é na Selecção...
    Nsta altura da época só confio nos jogadores que "estão a postos". Não me interessa de reforços para o ano. Para o ano podem não estar cá o Lucho ou o Pepe. E a equipa ressentir-se-à. Com ou sem Renteria não sei. Fico-me pelo que valem agora os jogadores, sejam quais forem. É que de títulos morais também estou farto. Quero é ganhá-los, todos.

    ResponderEliminar
  18. Zirtaev,

    tens razão no que dizes em relação á deloitte. Estranho porque as informações que tenho de alguns economistas da nossa praça (portistas), é que as nossas contas não são auditadas no seu todo. (SAD, clube e empresas de serviços ligadas ao FCP SAD). Vou tentar arranjar mais dados sobre isso.

    Sobre o jogo de Aveiro, apenas tenho a dizer que estamos a 24h das marretadas...
    E também que não entendo como é que o Professor castiga um B.Moraes por ter jogado mal numa posição que nem é a sua. Não tarda mete o Pepe a ponta de lança e depois castiga-o metendo-o na bancada por não marvcar nenhum golo.

    Moraes que é só o melhor avançado que temos...se este sair no verão lá vamos nós ter que nos safar com Renterias e Postigas...

    O Zé Luís tem razão em relação ao Renteria. Para além d que este era a 4ª opção do Internacional de P.A.. Não é o melhor cartão de visita. Depois vemos o Beira-Mar a ir buscar o titular da seleção sub-20 brasileira...opções.

    [[]]

    ResponderEliminar
  19. O Bruno Morais está a ser poupado (não esquecer a lesão grave sofrida e as cargas de esforço, nesta altura , possíveis ) porque , em LONDRES , vamos precisar dele a 100%

    É o que penso.
    Estarei certo ? Estarei errado ?
    Vamos aguardar para ver...

    ResponderEliminar
  20. Obrigado pela atenção, zirtaev.

    Teixeira, deixando em pousio a temática das contratações, as contas consolidadas da SAD são auditadas e certificadas pela Delloite & Associados, SROC - a certificação externa é obrigatória por lei no nosso caso, bem como relatório de auditoria por auditor registado na CMVM.

    A consolidação inclui as sociedade participadas pela SAD (Estádio, Comercial e Multimédia).

    Sendo a SAD cotada no mercado de acções, a qualidade da informação financeira e contabilística obedece parâmetros es, nomeadamente às Normas Internacionais de Relato FInanceiro - IAS/IFRS, e é alvo do escrutínio da CMVM.

    De resto, é obrigatória a informação privilegiada ao mercado dos actos de gestão relevantes.

    A cotação da sociedade no mercado - e os mecanismos de prática contabilística, controlo e auditoria que daí decorre - é, quanto a mim, uma garantia muito forte (a mais forte que pode haver) de que a informação é fidedigna, de qualidade e relevante. E se não o fosse, já as cotações estariam suspensas e não se conseguiriam lançar empréstimos obrigacionistas.

    A propósito, a leitura do relatório dos ROCS nos últimos R&C parece-me uma boa forma de perceber rapidamente as dificuldades e desafios que a sociedade enfrenta.

    ResponderEliminar
  21. Ho,

    obrigado pela informação. Vou confrontar isso com quem me convenceu do contrário. Os malandros enganaram-me bem...
    :)

    Fico bem mais descansado porque esse tema era algo que me preocupava.

    [[]]

    ResponderEliminar
  22. Azul Dragão,

    mas o Moraes jogou quê? 20 minutos?

    É claro que não sabemos o que poderá ter acontecido durante a semana, mas é estranho...

    [[]]

    ResponderEliminar
  23. Não sei se o problema será o paixão... Não consigo perceber o critério de contratações do clube. Pior, percebo que o critério é o dos caldeiras. estou de acordo com o zé luis, o renteria é um fraquissimo artista de circo, o mareque parece o "corcunda de notre dame". Senhor JNPC, vá embora, já. Chega de asneiras... Temos um orçamento 50% acima do benfica? vejam os nossos jogadores. Um plantel em que o postiga é o mais caro de todos?
    que vergonha é esta. Não me enganam a mim, que sou´sócio há 32 anos. Há ciclos assim, cresce-se, estabiliza-se e depois entra-se na decadencia. e o nosso porto está em decadencia. não tenho duvidas nenhumas.

    ResponderEliminar
  24. ANDERSON não tem lugar neste país de MEDIOCRES !!

    ResponderEliminar