21 fevereiro 2007

Queremos esta vitória, conquista-a por nós

Hoje vamos ter um daqueles jogos por que todos os amantes de futebol esperam. Na melhor prova de clubes do mundo, a fase a decidir inicia hoje para o nosso FCPorto e não há portista algum que viva o seu clube que já não esteja com um nervoso miudinho na barriga ao pensar neste embate de campeões.

Infelizmente não poderei estar no Dragão, logo neste jogo, mas a casa vai estar cheia e apoio ao FCPorto não deverá faltar, ao contrário do que tem vindo a acontecer no campeonato, com tudo de bom e de mau que isso poderá trazer. Como já tinha dito o meu colega de blog no post anterior, aos que vão será sobretudo necessária a paciência, que tem faltado nos últimos jogos.

O adversário é o todo-poderoso Chelsea, apesar de ter pouca ou nenhuma história na Europa. Todo-poderoso porque, além de dinheiro a “rodos” e ter feito outras grandes contratações, teve sobretudo a inteligência de importar alguns dos grandes valores do FCPorto campeão europeu de 2004, fazendo de um clube de bairro uma equipa temível. É no momento o clube fora de Portugal com mais portugueses no seu elenco e, acrescentaria até, o clube fora de Portugal com mais portistas, sendo a principal figura do clube aquele que eu, como muitos, considero o melhor treinador do mundo.

Mas já não é a primeira vez que o FCPorto defronta no Dragão o clube londrino e se maior prova existe que a vitória é mais que possível, esse jogo, que recordo foi numa altura conturbada para o nosso clube, demonstra que ela até deverá ser o resultado normal neste jogo. E é isso que os jogadores devem ter incutido na sua mente. Uma mentalidade de campeões que devem sobretudo cumprir a normalidade nos jogos europeus no Estádio do Dragão, que é vencer.

Deverá ser um jogo muito táctico a início, em que as duas equipas se respeitarão, aliás como acontece em todos os grandes jogos. O FCPorto deverá entrar com praticamente o mesmo onze que o apurou para esta eliminatória e com a mesma táctica, isto, dado o regresso que Ricardo Quaresma. Raul Meireles também deverá regressar, após o interregno no anterior jogo, em que o habitual 4-3-3 também descansou, ficando apenas a dúvida se Marek Cech fará o lugar, sendo que esta seria a minha preferência. Mas acima de tudo os Dragões deverão entrar com muita agressividade pela procura da bola e com vontade de mostrar porque foram campeões da Europa há apenas dois anos, que isso não se deveu apenas ao seu treinador da altura e nada melhor que este jogo para o provar. Têm de mostrar atitude de campeão. O onze inicial que vai vencer esta noite deverá então ser este:

Todos sabemos que esteja como estiver o nosso clube, por mais problemas que existam, nestes jogos a equipa costuma transcender-se e fazer-nos amá-lo cada vez mais. Jesualdo promete um FCPorto para ganhar. Mas era necessário sequer dizer isso? Nenhum portista ousa nunca, seja em que jogo for, seja contra que equipa for, pensar o contrário. E eu acredito sempre na vitória.

PS: Admiro muito o José Mourinho e acho que todos os portistas lhe devem muito respeito e gratidão, mas também lhe conheço grandes defeitos, além de que não lhe perdoo o que fez quando vencemos a Champions League. No entanto, no outro jogo, aplaudi o "Special One". Desta vez se estivesse no estádio não saberia como recebê-lo. E vocês, como acham que merece José Mourinho ser recebido?

20 comentários:

  1. O Mourinho deve ser recebido com a mesma indiferença com que nos trata.Hoje irei de Espanha ao Porto só para ver o jogo.Para apoiar o clube que amo.O clube português mais respeitado em Espanha e com muitos admiradores.Aquando do CSKA-FC PORTO,dado que o jogo deu mais cedo foi possivel visioná-lo nos cafés e foi espectacular a forma como todos a que assistiam ao jogo festejaram os nossos dois golos.
    Nós é que vivemos num país que nos odeia.O exemplo mais flagrante é a 1ª pagina do Record de hoje.Absolutamente pornográfica.Enfim...
    Vamos ganhar,vamos passar a eliminatoria e depois que venha o Man.United.
    Força Porto.

    ResponderEliminar
  2. Tenho as minhas dúvidas se ele irá jogar em 4x3x3 ou 4x4x2, com o Quaresma solto, substituindo o Bruno Moraes, mas eu também iria para a mesma equipa que fazes.

    Quanto a Mourinho, também o aplaudi no último jogo, neste não sei porque onde estou é longe do banco, mas assobiar não assobio, ele deu-nos apesar das constantes faltas de respeito que teve para nós, e para com os seus atletas.

    O que interessa mesmo é apoiar o nosso clube para que eles possam ter um bom resultado.

    ResponderEliminar
  3. Só não concordo com a titularidade de Postiga. As opções na frente não me agradam desde o início da época (gosto do Moraes). Moraes não se adequa muito a este jogo mas é de longe o melhor avançado do FCP. Não sendo ele que jogue Adriano.

    Ontem, Rui Moreira apostava no tal losango com Lisandro na frente com um Quaresma solto e Moraes no vértice avançado do meio campo...

    Quem sabe? Só o Professor...


    Queremos essa vitória!

    [[ ]]

    ResponderEliminar
  4. Leiam atentamente:
    «Nem foi preciso fazer a pergunta, Benni antecipou-se: "Vou torcer pelo FC Porto, claro. Adoro o Mourinho. Ele é fantástico, mas sou portista, sempre!", atirou. Como o Blackburn Rovers joga no dia seguinte, com o Bayer Leverkusen, para a Taça UEFA, o avançado vai assistir à partida em pleno estágio e com a convicção de que este será um jogo mais do que especial para José Mourinho. Sem poder marcar golos pela equipa do coração, como há dois anos, fez uma revelação que dificilmente será confirmada pelo visado: "Ele [Mourinho] é portista e torce pelo FC Porto no campeonato português. É impensável que torça pelo Benfica ou pelo Sporting ou outro clube, porque foi no Porto que teve mais sucesso. Foi o clube que o lançou mundialmente e ele tem um carinho muito grande. É como eu. Torço pelo FC Porto, apesar de desejar o melhor para o Mourinho, em todas as circunstâncias", rematou. E esta, Mourinho?»
    In O Jogo

    Pois é, se tinha dúvidas qt ao aplaudir o "Special One" fiquei sem elas por completo. O homem além de não merecer a nossa ingratidão, pelos visto é mesmo portista e assim sendo se estivesse no estádio aplaudia-o de pé. Espero que todos os portistas tb pensem assim.

    Qt à equipa Menphis, eu acho que esta é a ideal, trocando só talvez o Postiga pelo Adriano. Mas o tipo de jogo do Postiga poderá servir para cansar os centrais adversários e quem sabe ao entrar o Adriano fresco na 2ª parte não tirará mais partido disso mesmo.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  5. Somos treinadores de bancada e, nessa circunstância, eu iria pelo 4x4x2, sem Postiga, com Cech a fazer a esquerda e Lucho a direita, Quaresma da direita para o meio a apoiar o Lisandro e Meireles a fazer trinco com Assunção.
    Porquê? Isso garantiria embates fixos no meio-campo e dois médios ao meio são essenciais para combater a dupla Lampard-Essien muito fortes e velozes, Mikel e Diarra (ou Makelelé) ficariam para Lucho e Cech.
    Prefiro os embates fixos do que jogo à zona com 3 contra 4. Secando o meio-campo londrino, Drogba e Sheva ficam entregues a Pepe e Bruno Alves com Bowinsgwa e/ou Fucile fechando dentro para dar 3 contra 2, libertando um lateral consoante o jogo vá por um ou outro flanco.
    Na verdade, um 4x4x2 puro como o do Chelsea, que não virá arriscar, só faria sentido com dois avançados fortes e potentes (velocidade) como tem o Chelsea. Adriano e Lisandro? É outra perspectiva, retiraria Cech e meteria Raul Meireles à esquerda para Lucho e Assunção ficarem ao meio.
    Ter 3 no meio-campo é sujeitarmo-nos a ser triturados pela máquina londrina.
    E, sim, McCarthy tem razão quanto ao 4x4x2. E, sim, Abel Xavier tem razão quanto a baixar o ritmo de jogo, porque é impossível jogar de igual para igual com o Chelsea que tem um ritmo altíssimo.
    Depois, esta é só a 1ª mão. Um 0-0 não é mau, porque dá para empatar com golos em Londres e lá não será mais difícil de marcar do que será cá.
    De qualquer modo, pelos 20 minutos iniciais, independentemente de quem jogar, se verá se o Porto tem pernas para a pedalada do Chelsea. Porque isto não vai só de vontade, tem de ter astúcia e Jesualdo começou bem ao não ir pelos mind games de Mourinho.
    As subtilezas dos discursos dos treinadores ("eles", dizia Mourinho, "o adversário" dizia Jesualdo; a reacção pró ou contra Mourinho? Jesualdo quer apoio ao FC Porto, Mourinho continua a "picar" os que possam recebê-lo mal) foi do melhor até agora.
    Esperemos pelo jogo.

    P.S. - O Zé, que merece todo o nosso respeito, falou da pressão de ser campeão europeu, que sentiu mais no Porto (mind games) e que a medalha ninguém lha tira.
    Pena que nenhum jornaleiro de serviço lembrasse se as medalhas de campeão de 2003 e 2004, mais a Taça e a Supertaça de 2003 lhas poderiam tirar, pela campanha em curso nos tribunais e nos tribunos roídos de inveja da capital do império. Nenhum pé de microfone, que passivamente registam as opiniões dos treinadores e não contrapóem com factos e outros temas, foi capaz de puxar o Zé a falar do Apito Dourado que também o implica a ele. Que tristeza...

    ResponderEliminar
  6. Espero sinceramente estar completamente enganado mas acho que o jogo de logo à noite vai provar definitivamente o cepo que é o Postiga. Neste tipo de jogos não se pode falhar oportunidades e o nosso PL titular só marca 1 golo em 10 possíveis.

    É essencial o Bosingwa ter calma e não ver um amarelo muito cedo porque senão nunca mais pára o Robben.

    E o Pepe pode ser muito bom mas basta uma falha como em Londres que os avançados do Chelsea não vão dar hipóteses.

    Resumindo, para ganharmos precisamos de fazer um jogo excelente e esperar que o Chelsea esteja em dia não. Só assim podemos sonhar com a passagem.
    Mas concordo com o Zé Luis, não sofrer golos é o mais importante e 0-0 já era um resultado positivo.

    ResponderEliminar
  7. O onze não sei, mas desde que a equipa defenda de forma coesa e batalhadora, o Lisandro moa a cabeça aos centrais e depois bola no Quaresma que vai fazer um golo como aquele contra o Benfica, senta o Paulo Ferreira e pimba.. na gaveta..

    Quanto ao Mourinho tenho respeito pelo trabalho dele mas agora é apenas um adversário, nem palmas nem assobios.

    ResponderEliminar
  8. Colega Zirtaev e demais companheiros Azuis passo por aqui apenas para me dirigir ao P.S. do artigo escrito.
    Nem por acaso hoje decidi falar de amor, de ser portista e no fundo a explicação resulta na resposta que o Zirtaev procura...
    Se puderem ler digam se concordam...

    ResponderEliminar
  9. Deixem de falar do Mourinho! Ele já obteve o que quis: não falar da equipa dele, das responsabilidades que tem, dos objectivos que persegue, da irregularidade do Chelsea, etc.
    O jogo é dentro do campo, o Mourinho ficará para sempre ligado à História do FC Porto mas também já cá veio uma vez para pôr as contas em dia em questões sentimentais.
    Deixem-se de tretas e pensem no jogo!

    ResponderEliminar
  10. Só entendo que se baixe o ritmo de jogo logo no inicio da partida com a necessidade de se querer manter um 0-0. Como entendo que é em nossa casa que devemos ganhar vantagem, não pactuo com a opinião do Abel Xavier.
    Coisas de treinadores de bancada...hehehe.

    Considero que a 1ª equipa a querer baixar esse ritmo de jogo é o Chelsea, por isso não percebo o porquê de lhes darmos essa prenda.

    Xiça! Faltam 3 horas...nunca mais começa a música que me faz arrepiar quando vejo entrar o meu FC Porto pelo relvado adentro...

    "the champiooons"


    [[ ]]

    ResponderEliminar
  11. Zé Luís não concordo contigo qd dizes que devemos jogar em 442. A questão é que, mesmo reconhecendo o poderio do adversário, estaríamos a mudar o que já temos assimilado em termos de rotinas de jogo. Tu próprio disseste que não gostaste do último jogo e ao mudar para esse esquema (que só foi experimentado uma vez) estaríamos a cair no erro do costume nos jogos grandes, mudar consoante o adversário e penso que o resultado seria o do costume qd o fazemos, a derrota.
    Temos de jogar como estamos habituados e tentar impor o nosso jogo, claro com salvaguardas mediante as estrelas que temos pela frente. Se necessário pedir sacrifício aos avançados para qd a bola não estiver na nossa posse suprir as deficiências ou a superioridade númerica do meio campo do Chelsea.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  12. Um dia não são (largos) dias.

    Pelo patriotismo, mas sobretudo pelos pontos e pelo desgaste,
    Sem hipocrisia,
    Hoje e só hoje,

    Biba ó Porto !

    ResponderEliminar
  13. Zirtaev, o não ter gostado do jogo com a Naval não teve a ver com o sistema de jogo. No caso o 4x4x2 até funcionou bem, deu para aquilo. De resto, nenhuma equipa é risioneira de um sistema só. E faz falta uma variante, como reconheceu o Jesualdo. Ora, sem Quaresma o 4x3x3 não tem intérpretes.
    Bom, com Quaresma será só em 4x3x3? Não é possível!
    Mantenho a minha, mas é uma opinião desinteressada. Se vencer o 4x3x3 e por 3-0 pois será o melhor sistema do Mundo!
    Depois do jogo falamos.
    Até para se ver o ritmo do jogo e esclarecer o Teixeira.
    Bamos a eles, carago!

    ResponderEliminar
  14. Um abraço a todos os Portistas!
    Contra tudo e contra todos venceremos!
    Que os Deuses estejam connosco e não esqueçam o nosso orgulho!

    21/2/07 17:35

    ResponderEliminar
  15. Em relação ao onze inicial aqui sugerido tirava o Postiga e colocava o Bruno Moraes que tanto pode jogar no meio campo como no ataque conforme as necessidades da equipa e o decorrer do jogo.
    Viva o FCP!!!

    ResponderEliminar
  16. Acredito num bom jogo, e sobretudo acredito k a nossa equipa xtará no seu melhor!
    Kuanto à tactica, concordo c/o Zirtaev.."em eqipa k ganha ñ s mexe", excluindo a inclusão d Quaresma,claro!
    Kuanto ao Mourinho, apesar de td tenho k o aplaudir pk fez mt plo noso FCPORTO! Pk ñ é fácil pertencer a xte clube..a pressão é mt intensa e mt se passou nos bastidores p/Mourinho se afastar 1pouco..axo k ñ o poso criticar! Msm asim,nestas circunstancias, deu-nos uma Liga dos Campeões..o sonho de kualker portista!
    Vamx tentar fazer o melhor resultado possivel,e tentar aproveitar a instabilidade k o Chelsea tem sentido!
    Eu ACREDITO! FORÇA FCPORTO!

    ResponderEliminar
  17. Que seja uma espécie de Porto-Lazio de há 3 anos atrás.

    VAMOS ATROPELÁ-LOS! EU ACREDITO!

    ResponderEliminar
  18. Não tem nada a ver com o jogo desta noite mas era só para alertar que é o Bruno Paixão (sim, esse mesmo) que muito convenientemente vai arbitrar o Beira Mar - FC Porto e o Paraty foi nomeado para o jogo do benfas.

    Continua o compadrio indecente para nos destronar!

    Até 6 de Março (dia em que se ficam a conhecer os acusados ou, mais importante, os NÃO acusados que vão a julgamento no processo Apito Dourado) vamos ser roubados DESCARADAMENTE.

    ResponderEliminar
  19. Bem, está a chegar a hora, seja com que táctica for, seja com que jogadores forem, vamos ganhar isto e tentar não sofrer golos. Não lhes devemos nada em termos de qualidade,já em prestígio somos muito melhores e temos que impôr isso mesmo.

    FORÇA PORTO!!!

    OLÉ PORTO OLÉ
    NÓS SOMOS A TUA VOZ
    QUEREMOS ESTA VITÓRIA
    CONQUISTA-A POR NÓS!!!

    ResponderEliminar
  20. anónimo, estive para fazer esse alerta do bruno paixão em aveiro. curiosamente, também notei o paraty na luz.
    desta vez, a nomeação do não internacional calhou ao carlos xistra em alvalade.
    não sei, não... o quaresma que se ponha fino.

    ResponderEliminar