03 fevereiro 2007

O Dragão hoje tem de cuspir fogo

Depois da semana de revolta por que todos os portistas passaram, está dado o mote para todos os adeptos do FCPorto acorreram ao Estádio do Dragão e apoiarem a sua equipa. O principal rival perdeu pontos e a nossa equipa necessita do “fogo” dos adeptos para a levarem até uma vitória que reporia alguma verdade no campeonato. Depois a própria equipa terá de, ela também, “incendiar” qualquer intenção do adversário que ponha em causa a nossa vitória.

Ao contrário do que muitos tentaram fazer crer esta semana, o primeiro lugar do FCPorto está muito sólido e nada faz acreditar que mais pontos serão perdidos, principalmente nesta jornada em que o adversário parece acessível. Mas, não creio que nenhum jogo mais será fácil para o nosso clube e este é mais um grande obstáculo na caminhada para o bi.

Dois jogadores chave faltarão, mas as opções do banco terão tudo para os fazerem esquecer. Quaresma será a grande ausência, principalmente num jogo destes em que o adversário tentará por qualquer meio fechar os caminhos para a sua baliza. Mas Vieirinha terá a sua grande oportunidade, perante adeptos que darão toda a força ao pupilo da casa. No centro da defesa o super-Pepe deverá ser substituído por Ricardo Costa que acabou por ficar no Porto e, se não complicar, terá em princípio uma noite descansada.

O resto da equipa não deverá ser diferente da equipa que jogou contra o Leiria. Lucas Mareque deu boas indicações, não comprometeu a defender e atacou bem, e deverá ser “apresentado” aos sócios. Assim, Fucile ficará no banco e Bosingwa regressará à equipa. Jesualdo deverá apresentar esta equipa:

Mas seja qual for o onze que jogar, o décimo segundo elemento deverá entrar em grande ainda antes do início do jogo e como o Professor Jesualdo pediu, também eu peço mais uma vez a todos os portistas que poderem, que se desloquem ao Dragão. Uma vitória hoje é crucial nesta caminhada, esta vitória empolgará a equipa e sem verem que os adeptos estão do lado deles não será tão fácil. E depois há alguém que também precisa de apoio de todos nós, o Sr. Presidente Jorge Nuno Pinto da Costa.

Hoje o Dragão tem de cuspir fogo, todos são poucos para puxarem e darem força à equipa e sem comodismos. Gritem, cantem, assobiem os adversários, façam qualquer coisa, mas vão, vão ao estádio dar FORÇA ao nosso grande FCPorto.

HOJE TODOS AO DRAGÃO!!!

FCPorto - Estrela Amadora, SportTv2, 19H15

23 comentários:

  1. Sinceramente acho o Vieirinha ainda muito "tenrinho" para o onze inicial. Sempre que entra não consegue adiantar nada por isso este pode ser o jogo ideal para ele se começar a afirmar.

    Ainda assim ,por mim jogavamos com Lisandro, Moraes e Postiga no ataque. Punhamos a carne toda no assador logo no início e davamos ordens ao Bosingwa e ao Mareque para apoiarem sempre o ataque.
    Claro que com isto a defesa ia ficar um pouco desguarnecida...se ao menos lá estivesse o Super Pepe...
    Mas com o R. Costa no onze todas as preocupações defensivas são poucas. Já todos devem ter percebido queo gajo não vale uma côdea. Por mim punha-se o Bruno Alves a marcá-lo homem-a-homem. Nunca se sabe o que vai sair daqueles pés...

    ResponderEliminar
  2. Ver todos os portistas unidos, solidários e confiantes - é mesmo essa a mensagem a passar, até para mostrar a resposta da gente do Norte às faltas de respeito constantes por parte de muitos frustrados.
    Força FCPORTO!!

    ResponderEliminar
  3. assim é que é

    q'até dá gosto sentir a malta falar de raiva assim ao coração

    amelie

    ResponderEliminar
  4. eu punha o joao paulo.ele no jogo da taça foi o unico k mostrou k keria jogar,portanto merece uma oportunidade.kuanto a frente de ataque acho k o vieirinha se jogar vai fazer um grande jogo.mas isto sao suposiçoes,logo a noite é k se vai ver se conseguimos superar as adversidades.se vencermos kuase de certeza somos campeoes(a nivel psicologico vai nos dar muito animo)se perdermos tenho medo do k pode acontecer ao porto.mas eu aposto 85% de hipoteses de vitoria,10% de empate e 5% de derrota.espero estar correcto

    ResponderEliminar
  5. Eu estou como o Guga, jogava o João Paulo. Mas não sou pessimista ao ponto de dar 5% ao adversário. Lá 0,5% ainda vá, porque tudo pode acontecer.
    De resto, jogue quem jogar é para ganhar. A composição e posicionamento do meio-campo é fundamental para impedir o Estrela de sair. A pressão alta mal deixará os da Amadora passarem o meio-campo.
    Como sempre nestas situações, em que uma ou outra dúvida se coloca, é preciso paciência. Não é preciso ganhar 15-0 nem meter 3 nos primeiros 5 minutos. Às vezes as coisas não saem bem logo de início, o adversário vem prevenido para se fechar na toca e o público tem de ajudar e não assobiar.
    Neste ponto, infelizmente, sabemos que assobia quem menos apoia. Os que vão ao teatro e estão cómodos na cadeira podiam ter outra tranquilidade, também, a ver a equipa. As claques é que dão alma, goste-se ou não e muitas vezes não gosto quando se entra pelo insulto gratuito.
    Esta crítica tenho de a fazer. Os mais velhos são mais impacientes, apoiam menos e assobiam mais. Os mais novos estão sempre com a pica, cantam e incentivam do princípio ao fim.
    Já agora, detesto ouvir o cântico da praxe ao bermelho lá de baixo. E houve alturas em que um cântico espontâneo podia sair, quando Veiga espetou o dedo do meio para a bancada atrás do banco, era altura para se cantar a mandá-lo àquela parte.
    Por exemplo, um ladrão tipo Elmano, Lucílio ou Paixão devia ser tratado sem piedade para ouvirem bem a estima que se nutre por eles. Dirão que se faz o mesmo ao slb, mas obriga muita gente que não quer sequer ouvir esse nome, por muitos que lhe chamem das bancadas a tal grémio columbófilo.
    Nesse aspecto, a coisa está pouco desenvolvida. No último Braga-Porto, apesar de terem ganho e com Lucílio a não expulsar por duplo amarelo Luís Filipe por falta feia sobre Anderson e antes de marcar o golo do 2-1, os adeptos do Braga não pouparam o Vigarista e lá o mandaram, a cantar, àquela parte.
    Para a equipa TUDO, para os outros NADA.

    ResponderEliminar
  6. Pinto da Costa tb não exageremos. O R. Costa não é tão mau a esse ponto. De resto tb concordaira em troca-lo por J.Paulo, mas acho que não é por aí que poderemos ter problemas. Como diz o Zé Luís o meio campo e o ataque a fazerem grande pressão será o que se deve fazer.

    Qt às claques Zé Luís, não podia estar mais de acordo. Sempre a lembrarem-se deles só demonstra inferioridade. Existem alturas certas para isso e tenho-me insurgido em muitos sitios contra esses canticos fora da ocasião devida. Sim sou um dos que assobio a claque qd começam com esses cânticos. Não consigo admitir que lhes dêm tanta importância.

    Mas acho que as claques fazem falta ao futebol e dão alegria a um jogo que muitas vezes sem elas se tornaria muito monotono, mas desde que não passem disso, ou seja da verdadeira função de uma claque, apoiar o seu clube.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  7. desculpa la mas funções?! a nossa função!? nao somos nenhuma empresa nao temos empregados... somos pessoas ou um grupo de pessoas que se juntam pra apoiar o clube do coraçao, agora funçoes !? lol nao tenho nenhuma... qual é a tua funçao entao!? bater palmas !? funções tem o treinador, o jogador, que eu saiba vais a bola e nao tens funções... era o k mais faltava... quanto aos canticos do slbosta, ai concordo perfeitamentecom voçes, nao os canto, cada vez mais ultras e volto a frisar ultras viram as costas nesse cantico, so k os putos, gunas, e pessoal sem mentalidade adora esse cantico é o insulto facil, agora nao vou assobiar isso nao concordo, posso nao cantar assobiar nunca... Zirtaev, agora funçoes nao...
    cumprimentos...

    ResponderEliminar
  8. SD qd falo em funções falo em precisamente o que tb falaste. Tal como a minha função como adepto do FCPorto é apoiar a equipa à minha maneira a V/ é precismente a mesma.

    O que quero demarcar são os casos como o do ano passado com o Co Adriaanse e todas as porcarias que se fazem, que com certeza não fazem parte da função de um adepto do FCPorto.

    Agora se existem claques organizadas, por alguma coisa se chama organização. Um órgão tem sempre um competência, uma função e no vosso caso é a de apoiar o clube e representa-lo e aí alem de funções têm deveres para com o clube.

    O assobio é a minha única forma de mostrar que não gosto que o façam, além de já ter escrito isso mesmo no forum dos SD. Acho que os SD entendem perfeitamente esses assobios.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  9. eu entendo os assobios, agora nao concordo com eles nem com cantico, a minha maneira de demonstrar insatisfaçao é nao cantando, ou virando costas, nao assobiando... Essas palavras do dever e de função, nao encaixam muito bem mas eu entendo o k keres dizer...

    ResponderEliminar
  10. Hoje era 1 daqueles dias que se podesse ia ao Dragao,mas fica para o dia 21.Deitar chama tem de ser em todos os jogos,nao so hoje,vamos ver e se o Postiga acerta na baliza.Para os que nao podem ir ao Dragao como eu,Sportmania,pelo menos nao levamos com os"jornalistas encornados"

    ResponderEliminar
  11. ze luis eu bem tinha razao em dar 5% de hipoteses ao estrela.espero k seja so uma fase

    ResponderEliminar
  12. A coisa começa a ter contornos negros...

    ResponderEliminar
  13. Bem ficou confirmado: Ricardo costa nã tem categoria para jogar no Porto! Houve dois, três lances que foram decisivos no jogo e em todos eles o árbitro que sinceramente eu até não considero do grupo dos FP mas em caso de ter de marcar, não marca! Cruzamento da direita saltam dois jogadores e o do Estrela corta com a mão! O árbitro não marca porque não pode marcar está-lhe vedado fazê-lo, ou então lá vai ao ar a sua carreira no apito encarnado!Lance de disputa na área do Estrela entre Helder Postiga e um central dos estrelistas, os dois jogadore envolvem-se na disputa física e o central do Estrela atira o Helder ao chão, claro que o árbitro ia deixar passar! Entrada durissima de um defesa Estrelista sobre Mareque - AO JOELHO - falta marcada mas ficou no bolso o cartão vermelho! E depois o Ricardo Costa a fazer cagadas atrás de cagadas até culminar na cagada do golo! Vamos no entanto ganhar este campeonato contra tudo...e contra todos! Viva o Futebol Clube do Porto! Vamos ficar a quatro pontos do Benfica e a ver vamos a quantos do Sporting!Isto tem de acabar!

    ResponderEliminar
  14. Bom, já toda a gente sabe qual é a minha posição desde o início da temporada.

    Sempre disse que com este treinador não iríamos a lado nenhum. No ano passado, a equipa tinha carácter, jogava como um relógio e conquistou a dobradinha.

    Este ano, sem formação e com uma abordagem ao jogo ultrapassada, é o que se vê. Já sabemos que não há dobradinha, que vamos sair da champions e que há uma boa hipótese de perder tudo.

    Questiono-me se o meu clube é uma "pessoa" de bem, depois de expulsar o antigo treinador - e exigir compensações - por este (que atrevimento!) exigir avançados de jeito.

    Estava louco. Fora de si. Quem tinha razão era o Rui Moreira, que é o maior amigo do Rui Costa.

    Para quê a contratação do Renteria? Nem era preciso. Se calhar foi outro disparate, o Postiga é tão bom...

    Bom, nesta hora de infelicidade, vou surpreender ao não criticar o presidente "calor da noite" (só por respeitar o seu histórico), e ao não criticar o nosso sulista saxagenário treinador.

    Falo hoje do maior pastelão do futebol português: Postiga.
    Quem lhe disse que era jogador prestou um mau serviço ao nosso mágico clube.

    Que falta de ética. Cheira que a bola está a três metros de distância e desata a cair no chão, a simular faltas. É isto um jogador para o Porto?

    Só de ver aquela cara de morcão já dá vontade de o emprestar ao Estrela da Amadora.

    Nesta época vamos ficar apenas com as recordações (Leiria, Atlético, Amadora...)

    Um abraço portista.

    ResponderEliminar
  15. Desculpem lá, mas depois de uma ausência por doença ainda tenho de vir aqui destilar fel por causa de uma derrota destas...
    Já alguém disse ao Jesualdo Ferreira que está a treinar (ou pelo menos é para isso que lhe pagam) o Porto e não o Braga, o Aves ou o Joane (com o devido respeito a estes clubes)?
    Um energúmeno que precisa de 60 minutos para perceber que ter o Raúl Meireles e o Paulo Assunção em campo contra o Estrela, sem ter um criativo no meio campo, é o quê?
    Agora é que eu percebo para que queriam o Andrés Madrid. Era para pôr o Andrés, o Raúl e o Paulo a jogar... mas todos ao mesmo tempo...
    O Ibson, ou até o Jorginho (vejam ao que tenho de chegar, defender o Jorginho), com este senhor não podem jogar de início porquê?
    O Postiga anda outra vez na fase de pastar em campo, mas o Energúmeno (o Jesualdo) ainda teve de meter o Sokota (mostrou mais uma vez a sua craveira)...
    O Alan foi outro tratado...
    Se o Mareque joga o que eu vi, então mais valia ter mantido o Fucile...
    Quanto ao golo, meus amigos, o Ricardo Costa é o que é, mas que caralho de guarda-redes é aquele que deixa a bola entrar por aquele lado? Parou-lhe o cérebro?
    Amanhã há treino ou os badamecos têm direito a folga que é para irem para os copos e sabe-se lá que mais? A 15/20 minutos do fim alguns, coitaditos, não podiam com um gato pelo rabo...
    Quanto ao árbitro, nem digo nada. Vi um penalti, no outro lance tenho dúvidas que seja, vejo uma agressão perdoada ao número 80 do Estrela, mas também vejo uma do Bruno Alves ao Amoreirinha... Agora, a verdade é que o Porto à Porto superava árbitros e jogar em inferioridade numérica... Lembro-me dos tempos em que expulsar um jogador ao Porto era convite pela certa a que ganhássemos os jogos... Agora, é o ganhas... em dois jogos, este Energúmeno conseguiu perder 6 pontos. Essa é que é a verdade.

    ResponderEliminar
  16. Vocês desculpme lá... mas eu estou nas horas...
    Perder a jogar bem, é uma coisa.
    Empatar com o Boavista, é outra...
    Agora, perder com o Estrela e a não jogar um caralho...????
    E o Energúmeno acha que vai ser campeão europeu?
    Assim, por acaso, vai... mas só se for na Playstation... e, mesmo aí, não sei!!!!!!!
    Finalmente, percebem agora porque defendo que tanto o P.C como o Reinaldo e outros da SAD suspeitos/arguidos no Apito Dourado deviam ter saído? É que pelo menos legitimavam que alguém no clube pudesse bater o pé ou dar dois gritos contra arbitragens como as que se têm visto e pudesse ir ao balneário puxar as orelhas àquela cambada toda (Energúmeno e jogadores). Assim, é comer e calar!!!!!

    ResponderEliminar
  17. Por este andar, bem sabia a reacção como pegar-nos, que para além da guerra de intriga e desgaste lançada sobre o nosso presidente era imperioso ferir os nossos melhores, derrubá-los à canelada, ao apito de inveja e sangue adversário, até ao roubo final, enquanto a secreta prossegue a tramóia intimidatória e justiceira

    E ou tornam dias de azul, com o empenho e sorte que baste ao valor dos nossos ou estamos tramados, como há mais de vinte anos

    amelie

    ResponderEliminar
  18. Ó mister Anonymous Amelie... apreciei o seu naco de prosa... mas, para além disso que aborda, não se arranja também um treinador que saiba o que está a fazer?

    ResponderEliminar
  19. Zirtaev, a minha firme convicção de que o R. Costa não merece o ar que respira foi mais uma vez fundamentada esta noite.
    A única razão que eu encontro para este excremento ambulante ainda fazer parte do plantel é que seja uma medida de motivar os nossos dragõezinhos das camadas jovens, ao mostrar-lhes que objectivamente QUALQUER UM PODE TER UM LUGAR NA EQUIPA DO FC PORTO.
    Ainda estou para encontrar um jogador do estrela por quem o calhorda do R. Costa não tenha sido comido esta noite!
    É O PIOR DEFESA DA HISTÓRIA DO FC PORTO! E não adianta virem dizer que é um grande portista porque, primeiro, o FC Porto não é uma instituição de caridade, e depois, o Areias também era um grande portista e não foi por isso que deixou de ser um camelo.
    Que fique aqui bem escrito que eu NUNCA, MAS NUNCA MAIS GASTAREI NEM UM CÊNTIMO PARA VER UM JOGO ONDE O R.COSTA TENHA A MAIS PEQUENA HIPÓTESE DE INTEGRAR O ONZE INICIAL!

    O Raúl Meireles também não joga nada. Joga bem de 5 em 5 jogos e nos restantes anda para ali sem ajudar nada. Não ataca nem defende. NÃO FAZ RIGOROSAMENTE NADA. Com ele na equipa jogamos sempre com 10.

    E o Postiga é, como disse muito bem o ladylover, um digno sucessor do P. Barbosa como o MAIOR PASTELÃO DO FUTEBOL PORTUGUÊS!
    Só sabe acampar em offside, atirar-se para o chão, acampar em offside, atirar-se para o chão, reclamar, acampar em offside, reclamar, atirar-se para o chão, perder a bola, acampar em offside, atirar-se para o chão, falhar um golo certo, atirar-se para o chão, reclamar, atirar-se para o chão, acampar em offside, atirar-se para o chão...
    Só marca golos feitos e mesmo nesses tem sérias dificuldades! Chamar-lhe ponta-de-lança é um insulto ao Adriano. Esse sim o nosso único ponta-de-lança digno desse nome. Se fosse sempre titular como o Postiga já levava o dobro dos golos de certeza.

    Meus amigos, assim vamos passar por sérias dificuldades num campeonato que poderia ser tão fácil. Eu sei que vai ser sacrilégio para alguns o que vou dizer mas se o Co Adriaanse fosse treinador já eramos praticamente campeões. Pelo menos jogávamos à bola.

    E não adianta cairem em cima do Alan. É o sempre o alvo fácil mas hoje até jogou bem - só lhe falta aprender a cruzar - o que é, de resto, uma excelente característica para um extremo...

    Tanto quiseram que o Jesualdo encostasse o Tarik mas agora sem o Quaresma já se viu que não vai ser o Vieirinha a desequilibrar nada. Resta-nos quem? Pois, o Alan, excelente alternativa...

    E o Moraes não estava no banco?! Para que é que o Jesualdo foi meter o Sokota? Deve ter pensado no Mielcarski e lembrou-se que; às vezes, os pontas-de-lança com os joelhos mais rotos são os que costumam marcar mais golos no último minuto. Ah, mas o Jesualdo é benfiquista, nem deve saber quem é o Mielcarski. Ok, deve ter pensado no Mantorras...

    E o Mareque, francamente...os calções são maiores que ele...preferia mil vezes o Fucile.

    Anderson, vê se voltas rápido...

    ResponderEliminar
  20. Ó quintino, tem muita razão no que diz, como o 'pinto da costa' no lamento de não ver o Adriano jogar, que eu partilho, por achar que o treinador o quereria ao seu jeito, tosco, copiando o antecessor na seca à vedeta do Werder Brehmen, por dizer quem manda sou eu

    Ora o capricho não faz ciência e eu, pressentindo que, a segundos ou terceiros, já não sofreremos o ónus mesquinho da inveja, desanquei quem nos andou a tramar, ainda que não esteja só

    Mas sem o Anderson, sem o Quaresma e Pepe, abatidos a apito e pontapé, pareceu-me a casa do demo, com diabos coroados, elmanos e delacroix, mais a seita de intriguistas, num cortejo de perseguidores infernais

    Que me dei a vislumbrar uma equipa dos melhores, chamandos à base quanto bastasse dos emprestados que jogam bem à farta contra nós, dando-se os mais a render

    E pa treinar, só um Valdano ou dois juntos, c'o Freitas Lobo mais o mister da Académica, no FCPorto, não era de mais

    amelie

    ResponderEliminar
  21. Quintino, espero que esteja bem melhor e só tenho que lhe dar as boas vindas, apesar do momento não ser o melhor, mas há coisas mais importantes que o futebol.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  22. "mas há coisas mais importantes que o futebol."
    ??????????????????????????????????????????????????????????????????????

    ResponderEliminar