16 fevereiro 2013

Reticências

Parece mesmo que o pico de "forma", estilo e jogo foi em Guimarães. O fio de jogo perdido com o Olhanense não foi por acaso. Valeu o 2-0 em Aveiro, onde Jackson voltou a marcar e Atsu regressou em força e o único estandarte de futebol positivo a animar a equipa e a abrir o marcador. De resto, pouco interessa, pouca motivação e as dúvidas sobre se o FC Porto está destinado, pelo menos por uns tempos, a jogar a passo, lateralizando (quando não jogando em demasia para trás) sem profundidade (à excepção do já notado Atsu), sem convicção.

 
A estória do jogo da Champions não é de fiar para justificar tão fraquinha exibição. Compreende-se mais a gestão nas substituições, poupando Lucho de novo sem fòlego e Moutinho porque sim, mesmo quie Vítor Pereira tenha tirado Atsu para meter Maicon, derivando Mangala para lateral e adiantando Alex Sandro. Acabou por ser, depois do 2-0, um jogo para rodagem mas sem intensidade e no qual nem Liedson entrou desta vez... James regressou e continuo sem ver como e quando Liedson caberá nesta equipa.
 
Para piorar um mau espectáculo, mais uma deplorável Xistrada numa invulgar expulsão de Mangala quando podia ter marcado golo e sem ter feito falta. Os estúpidos árbitros tugas só aplicam as regras do contacto como no básquete quando o FC Porto tem de sofrer por alguma falta cometida. O sonso do Artur Soares Dias é que permite bloqueios como no básquete. O resto é a indecifrável arbitragem lusitana com critério discricionário nas faltas e na disciplina. Vão ver e parece que o FC Porto se acantonou perante o assédio do Beira-Mar e fartou-se de ver amarelos por dar porrada.
 
Não há paciência para tanta idioticie. Se Xistra - uma vez cego perante o arraial de pancadaria em Hulk em Guimarães e que depois expulsou Hulk um dia em Paços de Ferreira - queria expulsar Mangala por dar com o peito nas costas de um aveirense podia tê-lo feito ante Yazalde, ao menos era em fase defensiva. Agora marcar falta inexistente de atacante num lance como vários na partida em que os aveirenses ficarem no r/c enquanto Mangala subia ao 3º andar, sem dar com braços ou joelhadas em alguém, só de um cretino que é aquilo a que se resume o Xistra próprio e digno desta arbitragem genericamente de trazer por casa.

A não ser que seja mais um efeito do "esteróide" que é o que o anormal parece.