07 fevereiro 2013

Mangala a voar muito acima dos centrais


"Voar como Jardel sobre os centrais" é da letra de Carlos Tê, mas a voz foi sempre do benfiquista Rui Veloso. Se Jackson um-golo-por-jornada está perto da marca lendária de Jardel no ano da sua estreia no FC Porto, um central destaca-se agora e Mangala tem aparentado estar muito acima dos centrais de qualquer parte.

Até parece saltar mais do que Bruno Alves, por quem adeptos contrários vociferavam. O golo de criar vertigens, lá nas alturas, do francês em Guimarães foi impressionante, pelo salto sem vara e uma cabeçada fulminante.
 
E se andam aí a destacar Lima, muito justamente e um avançado que aprecio imenso, por uma sucessão de golos, frisando-se que "só não marcou ao FC Porto", talvez nem isso seja obra do acaso. Mangala, por sinal, marcou na Luz e pela segunda vez em nove meses. A solidez defensiva do FC Porto, além de um Otamendi normalmente infalível, percebe-se melhor e dá ênfase à liderança, precisamente por menos quatro golos sofridos do que o nosso rival. E já parece sina os centrais destacarem-se, mesmo com golos ao Benfica: por exemplo, Bruno Alves. Ou Maicon. O mesmo Otamendi. Hum, parece haver aqui qualquer coisa...
 
Se calhar com este Jardel não ficaria famoso a voar mais alto do que Mangala. Um portento de central e um destaque que não prescindo de fazer. Abdulaye está aí a seguir, aprendendo.