10 outubro 2014

Benfas desta vida não prosperam na imoralidade da UEFA

 
Mas isto é uma forma de a UEFA descalçar a sua bota e o pedregulho que lhe aperta os calos e que é a indecente repescagem do 3º dos grupos da Champions para a Liga Europa onde poderá acumular mais pontos para o seu ranking particular (o clube) e que daí coloca em vantagem sobre outras equipas que continuam na Champions podendo ser eliminadas logo aos 1/8 ou mesmo 1/4 final. Ver exemplos abaixo.
 
Foi a forma de o Benfica subir na tabela de clubes e alcandorar-se ao Pote 1 da Champions onde fracassou em 4 dos últimos 5 anos incapaz de passar a fase de grupos. Aliás, há duas épocas, salientei aqui que o Benfica na final da Liga Europa (com o Chelsea) acabava de obter mais pontos no total da época do que o Madrid de Mourinho eliminado pelo Bayern nas meias-finais da Champions.
 
É inacreditável como se persiste neste erro, imoral e ilegítimo, além de anti-ético, sendo que agora esses pontos acumulados "fraudulentamente" deixam de permitir ao clube beneficiado escalar a tabela até ao Pote 1 que, pela via normal, não acederia.
 
Ao desejar meter no Pote 1 apenas os campeões nacionais dos 7 países do ranking "nacional", a UEFA evita os chico-espertos a quem dá corda com represcagens hediondas e que mais do que qualquer outro beneficiou o Benfica, amiúde relegado da proa-rainha para se encher de bazófia depois de Dezembro transformando um desastre financeiro e desportivo numa epopeia que, ainda assim, não lhe permitiu em dois anos seguidos acabar com a seca de títulos internacionais que dura há mais de meio século.
 
É claro que Barça e Madrid, por exemplo, só poderão estar junto no Pote 1 se um for campeão nacional e o outro campeão europeu. É bom que o Pote 1 seja reservado aos campeões, mesmo que se abra uma porta para o Montpellier e o Lille em França ou, quiçá, um Paços de Ferreira e mesmo um Sporting que sejam campeões portugueses.
 
Há muitos anos que o Bayer Leverkusen tem presença assídua na Champions sem nunca ter sido campeão alemão e apenas no seu historial ganhou uma Taça da Alemanha recentemente e uma Taça UEFA em 1988 salvo erro mas quando a participação na Taça UEFA decorria da qualificação por via do campeonato nacional.
 
Para mim sempre foi bizarro ver um campeão europeu sem ser campeão nacional mas em nome do robustecimento da Liga dos Campeões até compreendo e aceito. Mas nunca juntar o que deve ser separado: os campeões e os outros, estes devem ficar em potes próprios dependentes do seu ranking individual; especialmente o Pote 1. O que a UEFA argumenta tem razão de ser: M. City campeão num níel inferior ao Arsenal (Pote 1) que foi quarto.

Mas sou eu que malho contra o avanço no retrocesso para a Liga Europa? Porque é que a descredibilizada Imprensa tuga da especialidade de trazer por casa não olha o assunto como a BBC Sport faz mesmo que ponha em causa Arsenal e... Chelsea?

Pois é, o Arsenal não ganha a PL desde 2004, é certo que está há 18 ou 19 anos na Champions e nos últimos 10 ou 12 anos sempre passou a fase de grupos e os seus pontos, assim, são legítimos e credíveis mesmo que não vá mais longe do que a 1ª eliminatória na Primavera. OK, mas mesmo assim há quem questione em Inglaterra por que tem de ser assim?

A verdade desportiva passa ao lado do interesse dos da herdade desportiva. Mas foi graças à exposição destas incongruências, especialmente vindo de Inglaterra, que a UEFA acedeu a mudar as regras, só para o Pote 1 aparentemente, para o triénio 2015-2018.

E devo confessar que foi ao ler esta peça há um ano e tal que me apercebi do montante indevido de pontos que as equipas transferidas para a Liga Europa alcançaram. O Benfas foi a mais beneficiada de todas mas o Chelsea descrito nesta peça do link acima ganhou a Liga Europa ao Benfica e teve mais pontos do que o Madrid de Mourinho que chegou às meias-finais da Champions. Como digo, o Benfica também beneficiou disso tal como esta época. Na época passada, não fosse o Inter de Milão não se ter apurado, o Benfica não teria ascendido ao Pote 1 em que o FC Porto aparecia em 7º do ranking e como campeão nacional. E o Benfica passou o FC Porto no ranking de clubes pelos pontos acumulados com a Liga Europa. Toda a classificação recente tem sido adulterada mas os tugas assobiam para o ar.
 
Há uma higienização correcta ainda que reste por eliminar a defecação que é manter viva na Europa na Primavera uma equipa que devia estar enterrada no Inverno. Mesmo que isto custe a várias equipas espanholas e inglesas, sendo que Chelsea (2º) e Arsenal (4º) entraram esta época no Pote 1 e o campeão M. City no Pote 2. De Espanha, Real Madrid campeão europeu e Atlético de Madrid campeão espanhol tinham direito a entrarem no Pote 1, o Barça (2º) iria para o Pote 2, tal como o FC Porto.
 
Aplicado a esta época, o FC Porto não ascenderia ao Pote 1 onde por direito próprio estaria o Benfica como campeão nacional. Mas em épocas anteriores o inverso sucedeu mas o Benfica como não campeão só lá ascendeu por força dos pontos ganhos após uma represcagem que sempre denunciei e jamais aceitarei.

1 comentário:

  1. Realmente isto era uma batota politicamente correcta (ou monetariamente?).
    Pena que só haja alterações no pote 1, mas efectivamente era o pote que mais merda continha!

    ResponderEliminar