30 outubro 2014

A retoma... do plano inclinado

É curioso saber isto quando se inicia a discussão do OE2015 na AR e vemos a tralha socialista falar do País Cor de Rosa que criaram e afundaram, pela voz "so to speak" do inenarrável Ferro Rodrigues que devia impor recato às criancinhas...
 
Passámos os anos da Troika - cujo dinheiro serviu para pagar os salários de quem protestava contra a Troika, pois não serviu para ajudar os privados, os desempregados, os pensionistas e reformados que se solidarizaram com o sorvedouro financeiro do Estado que ainda hoje nos dá greves na TAP e no Metro de Lisboa, este porque os trabalhadores estão "contra a privatização" - o "Vamos ser como a Grécia", a "Espiral Recessiva", o "2º Resgate", uma "Assistência Financeira" que seria um 2º Resgate. As coisas aparentam não estarem melhores, mas pelo menos deixaram de piorar.
 
Talvez por acreditar na retoma, Pinto da Costa e seus pares aumentam-se como capitalistas de empresa de sucesso que atingiu os seus piores resultados desportivos e financeiros em 30 anos. Não por acaso da ironia do destino, a Gala dos Dragões de Ouro revelou, no tal País que se habituou ao Cor de Rosa, que a mulher do presidente portista gosta de marcas caras e ostentou um vestido de uma coisa desse calibre.
 
Mas por muito que se vislumbre a retoma, ela dificilmente chegará aos jornais descredibilizados, os preguiçosos, ronceiros/chocarreiros e amadores que Passos Coelho apontou no fds.
 
As vendas já caem em todos os jornais, mesmo o CM que evita citar a sua queda de Janeiro a Agosto comparando com o período homólogo de 2013. Mesmo que o CM se gabe de aumentar a quota de mercado: 46 em cada 100 tugas lêem o CM.
 
Mas o CM dá-nos os dados completos da APCT. O JN já vende metade do CM (52 mil contra 104 mil), este já vendeu 123 mil há uns anos socráticos atrás...
 
Da mesma forma, há muitos, muitos anos, o Record vendia 123 mil diários. Agora, vai nos 44608 (Jan-Ago), uma subida face a Jan-Jun (42 156), mas uma queda face a 2013.
 
Já aqui falei de como o Glorigozo que só perde faz vender mais do que o alegado Glorioso que ganha 3 finais ao Rio Ave.
 
Fiquem com os números de Janeiro-Agosto e percentagem face ao ano anterior):
2011 - 58 894 (-13,7%)
2012 - 54 649 (-12,2%)
2013 - 48 574 (-11,2%)
2014 - 44 608 (-08,2%)
 
O declive é tão acentuado que não fará a reversão no futuro, por muitas capas ridículas que façam como a do Slimani a marcar pela Argélia de pé quente e o Brahimi, que marcou primeiro e lhe deu uma assistência depois, seja relegado para uma irrelevância que mal se notava.
 
Mesmo que não queiram evitar continuar, a realidade que puxa para baixo é inexorável. So long, suckers!

EM TEMPO: parece que o Rascord meteu de novo o pé na poça em que chapinha há anos e o FC Porto fala de má-fé e de forma sistemática. Nem é notícia...

Sem comentários:

Enviar um comentário