31 maio 2011

Vi-te ó Pereira explica como a arbitragem melhora


Ninguém percebeu porque o João "Pode vir o João" Ferreira foi nomeado para a final da Taça de Portugal, designação amiúde premiando o melhor árbitro da época que começou com o artista sadino a proteger o Benfica na Supertaça de Aveiro com os caceteiros que ficaram por expulsar em Agosto. Mas nenhum intrépido pé-de-microfone perguntou pela classificação dos árbitros quando o alegado líder a pedir o profissionalismo Vi-te ó Pereira fez o balanço da época, ontem, presumo que na Liga de Clubes.

Continuando no obscurantismo, Vi-te ó Pereira disse que a arbitragem esteve melhor esta época. Melhor mesmo por 0,1, uma décima apenas mas que, por exemplo, serve igualmente para o Governo se regozijar com o número de desempregados quando flutua uma décima para cima ou para baixo: para baixo é uma proeza do Governo a acreditar na recuperação da economia que afundou; para baixo é lido como estagnação, pelo que já não é mau evoluir para pior...

Enfim, além de perorar de novo pelo profuissionalismo para ficar com tacho melhorado, Vi-te ó Pereira brindou-nos com mais uma das suas pérolas: a nota subiu esta época apesar, disse ele apesar, de tipos experientes, disse ele experientes, como Lucílio Baptista e Pedro Henriques se terem retirado. Com a inclusão de novos árbitros, dois deles a fazerem barraca de meter medo ao cão, como Hugo Pacheco e desvirtuar completamente o Sporting-Beira-Mar no mais escandaloso jogo da temporada, era suposto o balanço geral ser pior, em contraponto à saída dos mais credenciados.

O que prova que a merda persistente nos árbitros portugueses tem outro cheiro consoante os "experientes" como o SLB e o cretino PH vão saindo.

A propósito, e até porque esteve presente também na final do Jamor como 4º árbitro, foi o fim de carreira de um medíocre como Elmano Santos, por limite de idade já que não há outra maneira de os afastar das competições profissionais. 

O grande Elmano capaz de ficar na História como o árbitro que no mesmo ano civil de 2010 marcou um penálti contra o FC Porto no Dragão ao 90º minuto, primeiro para o Leiria (3-2 era o resultado e Helton defendeu) em Janeiro, depois para o Setúbal em Dezembro (1-0 era o resultado e Jailson atirou por alto).

Medíocre sempre, é mais um que não deixa saudades. O Donnie Darko tinha feito essa referência em comentário e eu prometi que tinha previsto este apontamento a assinalar a data. Já que é dia de falar de medíocres e parvos, fica o registo.

2 comentários:

  1. O melhor árbitro foi sem dúvida aquele senhor que teve a honra de apitar o 1º jogo no Dragão. Uma homenagem prestada a quem serviu o clube durante bastantes anos.

    ResponderEliminar
  2. Foi? Que ideia tens disso?

    Aquele que uma vez estreou-se a marcar dois penáltis num só jogo nas Antas em dois mergulhos do JVP num 2-2 com o Sporting?

    O mesmo, tão vilipendiado por vocês, que uma vez conseguiu expulsar 2 jogadores do Rio Ave em meia hora na Luz para acabar o jogo com o RA com 8 em campo quando estava quase empatado com o Benfica na classificação?

    Esse mesmo, a quem nunca cantam todas as glórias, que a 1 de Abril de 2000 permitiu a derrota do FCP na Luz negando um golo de canto directo de Clayton na baliza de Bossio e depois fez vista grossa a uma falta contra o Benfica na jogada que deu o sortudo golo do Sabry?

    Olha que tenho melhor memória desse e de outros árbitros do que algum benfiquista encartado...

    ResponderEliminar