15 maio 2013

Benfica (como sonhava Jesus) supera o Barcelona e iguala a Juventus

(corrigido)
Comovido pela garra benfiquista e indo na onda da lacrimejante SIC, troquei os papeis e os números e baralhei tudo como Jesus, Vieira e os benfiquistas. Tocado pelo infortúnio, também eu sofri um golo nos descontos, mas ajuizando de boa-fé que nem o bacoco holandês Kuijpers o historial encarnado na Europa que retive de memória antes de sair de casa, sem afinal actualizá-lo com a derrota de ontem que foi como se não tivesse existido. Digo ontem porque, como devem imaginar, nem dormi e às voltas com Morpheu como o corajoso Benfica que nem a deusa guerreira Atena, dei-me a contar taças europeias que nem carneiros para pregar olho, até que se fez luz e dei-me conta da realidade pelas 4 da manhã, enquanto imaginava a recepção apoteótica no aeroporto e um Vieira levado em ombros com Jesus nos seus ombros também.
O Benfica`já integrava o pódio das equipas com mais derrotas nas finais europeias, igualara o Barcelona com 6 finais perdidas mas agora nem a Juventus, com sete, tem melhor registo.
Hoje ao almoço a RTP passou as finais europeias do Benfica, quase sempre a preto e branco, via-se mal, e estavam lá todas, as últimas eram sempre a perder, as três últimas nem golos tiveram a não ser dos adversários... A RTP não lembrou que neste dia, há 49 anos, o Sporting conquistava a Taça das Taças... Naqueles tempos, ainda a preto e branco, em que "a bola bateu-me na bota" [num pontapé de canto]  lá havia golos esquisitos, como há cantos ainda hoje que dão golos em finais europeias. Há um ano, o Chelsea marcava de canto (Drogba) para levar a final da Champions a prolongamento em Munique...

O Benfica ainda tem outro motivo de orgulho: detém a primazia de 5 finais perdidas da Taça dos Campeões e assim ficará se o Bayern, com 4 derrotas uma delas com o FC Porto, não perder em Wembley com o Borússia de Dortmund.
Para lograr superar o Barcelona como sempre sonhou Jorge Jesus, o Benfica perdeu com o Chelsea numa final de equipas repescadas da Champions que o Chelsea até venceu na época passada. Até porque o Benfica saiu eliminado da Champions precisamente com o 0-0 do Camp Nou, algo que honrou tanto os benfiquistas frente a 10 reservas do Barça que vitoriaram a equipa à chegada a Lisboa, como podem fazer agora que igualaram de novo os catalães.

Não há dúvida que tem sido um período profícuo para o Benfica, nos últimos 10 dias desde o jogo com o Estoril. O problema não terá sido o cansaço, com o Chelsea a ganhar em 68-53 jogos realizados na época, talvez seja que as 3ª e 4ª feiras europeias são diferentes das 5ªs feiras europeias...

O que faz lembrar um clássico da literatura. E mantém o moral elevado para o fecho do campeonato com o Moreirense para o qual espera que pelo menos à terceira o milagre aconteça de vez, pois só assim, e não em futebol de vencedor, podem chegar a algum lado.

Depois do golo "não é possível", num remate "denunciado" na descrição da Benfica TV, com Kelvin a desafiar toda a lógica possível de existir no futebol, temos que, escassos dias depois, continuam nas teorias sem explicação como se fosse algo de anormal... Mas o presidente Vieira, que deve ter visto o jogo no balneário, afiançou ter esperado por Jesus no balneário para garantir balneário na próxima época. Vamos seguramente ter mais um ano de magia, os adeptos do FC Porto devem estar desconsolados por saberem da novidade...

Quanto ao resto, poucas conclusões:
- há inúmeros exemplos de golos no último minuto e competições decididas ao fechar do jogo;
- há bastantes casos de equipas que perderam tudo no finalzinho, o tal rabo que custa mais esfolar;
- há raríssimas equipas que foram capazes de ganhar tudo numa época, o FC Porto é uma das 7 magníficas do lote histórico em que cabe o Barça mas não o Madrid, o M. United, Celtic, Inter e o Ajax e o PSV mas não o Milan, Rangers, Chelsea, Feyenoord ou o Anderlecht, o Galatasaray mas não o Fenerbahce.
- olha, destes 7 magníficos até é o FC Porto que conseguiu-o por duas vezes: 2003 e 2011 - só com óculos especiais é possível ver isso.

Enfim, para o Benfica sempre são 5 finais perdidas na "antiga" Taça dos Campeões, a actual Liga dos Campeões terá mais uma final, sim, na próxima época porque a UEFA acha que naquele amontoado de cimento à mostra numa entulheira do Alto dos Moinhos pode dar ali um espectáculo. E enquanto o FC Porto conquistou em 2003 a Taça UEFA e em 2011 a actual Liga Europa, o Benfica sempre pode mostrar a coincidência também das terminações e à Taça UEFA perdida em casa com o Anderlecht em 1983 junta em 2013 esta derrota, por 2-1 tal como com os belgas teve em dois jogos, na actual Liga Europa.

E tudo está bem quando, actualizado, acaba em bem.

Sem comentários:

Enviar um comentário