Aqueles que acompanham a minha opinião sobre os temas ligados ao nosso FC Porto, sabem de antemão que eu não associo os assobios fáceis que têm sido ouvidos no Dragão a algo que esteja ligado à inteligência ou ao bom senso. Não podia e simplesmente porque os assobios que têm sido efectuados nos últimos anos em nada tem ajudado o clube. Foi sempre assim. Será sempre assim...Terá mesmo de ser assim?
Um jogador tem que se sentir acarinhado para que possa explanar as suas características da melhor forma possível. Não vejo motivos para assobiar Quaresma como também não vejo motivos em assobiar Mariano, Stepanov, Lino, Cech e outros. É errado e temos os casos recentes do Pepe ou do B. Alves. Os assobiadores são os mesmos que decorridas poucas jornadas já pediam a cabeça de Jesualdo Ferreira numa bandeja. São os mesmos que queriam que Adrianse fosse embora, e também são os mesmos que depois de conquistadas duas provas europeias de um fôlego só, exigiram de barriga cheia a conquista de mais uma Champions logo de seguida. Foram os mesmos que não deram tempo a Fernandez e outras vítimas dessa época maldita, ainda que tenhamos vencido a Intercontinental. Pouco, diriam eles… Perdemos nessa época em casa mais pontos do que duas mãos cheias de épocas. Vá lá saber-se porquê...
Não quero com isto transmitir a ideia que os adeptos não podem criticar ou ter o direito à insatisfação, mas tão só quero dizer que genericamente, aqueles que assobiam, não fazem a mínima ideia do porquê de o fazerem assim como também não fazem ideia do motivo de aplaudirem. Na caixa de comentários do post relativo ao jogo da Taça de Portugal, li várias criticas que não me são indiferentes, eu também sei ver as diabruras do Harry Potter, no entanto mantenho a mesma opinião. Quaresma não deve ser assobiado porque isso é fazer com que o 7 tenha de pensar duas vezes antes de iniciar uma jogada. Quaresma não é jogador para isso. Não está na sua natureza. Quaresma é como um animal selvagem, amarra-lo a questões excessivamente tácticas é arruinar o seu jogo e com isso prejudicar o jogo colectivo da equipa. Todas as grandes equipas precisam de um Quaresma. Todos os adeptos precisam de um Quaresma. Quaresma tem de ser livre. Para mim só isso é que faz sentido. Aplaudi-lo quando ele merece ou simplesmente ignorar as suas travessuras. A ausência de aplausos já é suficientemente castigadora para a sua personalidade. É a minha opinião. Uma opinião de quem não vai à bola para fotografar, comer pipocas ou pior, assobiar a própria equipa.
Mas é interessante constatar que muitos dos que assobiam Quaresma por tentar adornar aqui e ali uma jogada ofensiva, sejam os mesmos que ainda "ontem" criticavam o Professor Jesualdo por não dotar a equipa de uma boa dose de espectáculo. Até nisso os assobios têm saído furados. Estes adeptos não dão conta do ridículo? Criticar livremente SIM. Criticar por ignorancia NÃO.
Desde o inicio da época que o Quaresma tem sido apupado por um determinado grupo de adeptos, e não me parece que seja escândalo algum o rapaz ter perdido a paciência. Aliás, é preciso ter uma pachorra dos diabos para aturar esse tipo de “massa assobiativa” que aflige de forma cancerígena as bancadas do Dragão. Como já alguém referiu num comentário recente, é uma pasmaceira ver jogos no Dragão e a culpa é dos adeptos que preferem usar as mãos para comer pipocas ou tirar fotos do seu telemóvel topo de gama, do que para aplaudir durante os 90 minutos. Pedem aos jogadores para correrem o jogo todo, mas nem 5 minutos gastam para aplaudir e apoiar nos cânticos. Seria o mínimo...
Deixem jogar o Quaresma!
Tivéssemos nós a trabalhar no nosso local de trabalho com um grupo de assobiadores ao lado e eu gostaria de saber quais de vós aguentaria muito tempo. Quaresma aguentou 6 meses. Tempo suficiente não?
Quaresma tem sido de uma fidelidade exemplar ao clube. Só por isso não merece incompreensão ou impaciência. Ele “mais do que todos nós" quererá que as coisas lhe saiam bem no campo. Portanto, deixem-se disso, a bem do FC Porto. Sobre o pedido de desculpas que já vi exigido em vários locais da blogosfera apenas tenho a afirmar que o que eu quero é que o nosso ciganito marque o golo da vitória do próximo jogo contra o Sporting. E que seja de trivela.
Reforços? Porquê?
O Portistas de Bancada leva a cabo uma nova sondagem onde procura saber se os adeptos consideram que o FC Porto necessita de algum reforço, e se sim, para que posição do terreno. Eu fui daqueles que votaram NÃO, ainda que para isso tenha ajudado o facto de ter votado depois de saber que o Hélder Barbosa iria regressar de imediato. De todos os emprestados é o único que eu aprecio sem reservas. Ver Barbosa com a bola nos pés é garantia mais do que suficiente de qualidade. Os seus dribles e a sua clarividência atacante fazem-me imaginar um tridente ofensivo para 4-3-3, como há muito o FC Porto não tinha - Barbosa-Lisandro-Quaresma. Esperemos que Hélder Barbosa não seja mais uma vítima da massa “assobiativa”. Assim que falhar um par de dribles já estou a imaginar... É pena que assim seja. Terei que me habituar…ou não.
Alguns exigem que se reforce a melhor defesa da Europa. Outros, o meio campo ou a linha avançada. Serão os mesmos que queriam Farías dispensado, que acham Bolatti, Kaz ou Mariano uns cepos com dois pés? Eu não tenho memória curta. Os assobiadores de ontem são os que hoje dispensam Adriano e querem o argentino a titular no próximo Sábado. São os adeptos bipolares. Sempre é melhor do que serem intitulados de pipoqueiros...
Que se dane! Estes adeptos são tão nefastos para o FC Porto que eu não lhes perdoo. Para mim continuarão a ser os pipoqueiros.
Contudo, Farías parece provar que tem uma palavra a dizer e os outros não aparentam sinais de querer desistir de ganhar um lugar nos Bi-Campeões Nacionais. Não é fácil entrar no 11, mas eu acredito que ainda não assistimos ao verdadeiro futebol destes reforços do início da época. Teremos de ter paciência porque o tempo tem dado razão ao Jesualdo, aliás, como em quase tudo desde que o Professor entrou no FC Porto. Este prova todos os dias aquilo que eu defendo há muito – é o melhor treinador português em actividade. (ponto final)
Exclusivo “Portistas de Bancada” num parágrafo cheio de aspas
Carolina Salgado tem sido ajudada pela imprensa do regime. Já sabíamos disso. O que não sabíamos - pelo menos eu desconhecia - era que esta profissional de dois dedos de conversa com uma dose de Whisky a 50 euros, arranjasse trabalho "a sério". Na ultima sessão de tribunal, esta "senhora da noite" revelou ser afinal colaboradora do Correio da Manhã, jornal onde a sua madrinha desempenha funções de directora. Pudera! Tudo o que de mau tem sido escrito na imprensa, começa nesse pseudo jornal e percebe-se porquê. Os ratos ou as ratas como entenderem, estão todas lá. Só falta entrar para o pasquim o Humberto ou o Cartaxana. Deve faltar pouco, o cheiro a podre já ninguém lhes tira.
Contudo, a Carolina Salgado parece não faltar financiamento para a manutenção da sua novela. Depois do livro, do filme, do pagamento para marcar presença em festas de gente que nada faz da vida e que têm como ponto comum o facto de conhecerem a Maya (estranha coincidência), um trabalhinho de faz de conta no Correio da Manhã ou a "eventual" recepção de peças roubadas da casa do Presidente Pinto da Costa, soube agora que também nós todos como contribuintes ao Estado Português, vamos subsidiar a vida boémia da actual meretriz da 2ª Circular. Preparem-se meus caros e agarrem-se às cadeiras. Carolina Salgado, para gáudio dos 6 milhões de benfiquistas, vai participar na próxima edição do programa "Dança Comigo". Não me perguntem como é que eu soube. Apenas sei. E como eu não assinei nenhum contrato de confidencialidade, garanto-vos que isto vai mesmo acontecer. Assim como também vos garanto que a Carolina não vai lá para ser eliminada prematuramente. Faz tudo parte da negociata. E nós, portistas, mesmo que não votemos naquela chachada, já estamos a pagar. Afinal, a RTP não é a televisão de todos os portugueses?
A minha dúvida é apenas uma e tem a ver com a forma como Catarina Furtado irá apresentar a dançarina de Gaia. Será como escritora, colaboradora da Leonor Pinhão, vendedora de peças de arte roubadas, dançarina de clubes nocturnos, repositora de produtos em hipermercados, acompanhante, massagista... Juro que não sei. Eu nem sei que Carolina vai ao “Dança Comigo” paga a peso de ouro pela estação pública e AINDA - como diria o Carlos Cruz - com a garantia de vencer o concurso...
Tudo para gáudio dos 6 milhões de portugueses que não vão largar o telefone. Já estou a imaginar o Barbas a votar pelos amigos todos.
Tirem-me deste país! E se puderem tirem o nosso FC Porto também!