04 setembro 2013

Do fecho do mercado mas não das "matracas" falantes (1)

Fernando ficou e se o rumor do Everton serviu, em dia de fecho de mercado, foi para enfatizar: i) que não saía por questão regulamentar; ii) que ainda há gente a acarditar em tudo o que lê, desconhecendo questões regulamentares (inglesas, por causa do tracking record de jogadores
internacionais que Fernando não é). Mas  deste tema os experts não trataram, passa-lhes ao lado.
 
Ora, podiam ter sido 14ME, ou 1,4 como 140ME. Não dava. Mas dará, mesmo que ajude ao desejado Tetra, pano para mangas, acabando de uma forma ou de outra por ser vituperado pelos fanáticos portistas. Não será, nem precisa, um novo Paulo Assunção, que sobrelevou muito bem na função, mas não faltam motivos para destratar o Polvo.
 
Mantendo-se, obviamente, a titular, vamos continuar às voltas com o "espaço" próprio do Polvo, ganho por mérito próprio e indiscutível benefício colectivo nestes seis anos de trabalho em que cedo o considerei mais apto para a função; o duplo pivot, com Defour ou outro, será difícil de assegurar.
 
Ganhando o campeonato, sairá a custo zero e muitos dirão que "não facilitou" em nada para o clube ganhar algum...
 
Perdendo o campeonato, para longe vá o agoiro, saindo a custo zero, será um filho da puta porque "não facilitou" em nada para o clube ganhar algum.
 
Andamos nisto há uns tempos para prevermos que, muito dificilmente, Fernando renovará, se não o fez até agora. Se ganhar o campeonato, sentir-se-á ainda mais valorizado e imporá condições mais exigentes que o FC Porto até à data não aceitou. Se perder o campeonato, o FC Porto não terá razões para prosseguir uma eventual tentativa de renovar e o próprio valor de Fernando decairá. Vai durar um ano este "amor" confesso mas previsto terminar com hora e data marcada.

São as leis do mercado, aqui também opondo oferta à procura e cotação em alta com cotação em baixa. Certo é que a muitos adeptos e blogueiros isso não contará no dia de acertar contas.
 
Parece que Paulo Fonseca tem os 24 pretendidos mas ainda aguardava que o Izmaylov - a despeito de ainda se dizer que alguém esperava a contratação de um extremo... - fosse para longe, à sua Rússia natal, porque não tem mentalidade de Dragão e já se viu que há alternativas, decerto mais baratas, para o lugar, além de com mentalidade certa e à Dragão. A casa arrumada? Não acho.
 
Vamos ter os mesmos problemas na entrega da lista para a Champions  - já feita, mesmo a despeito de imponderáveis dos mercados ainda em aberto e com a novidade da ausência de Kelvin e de Carlos Eduardo em favor de Izmaylov, sendo expectável que o turco Bolat não a integrasse) - por causa de falta de portugueses e perda de outros benefícios regulamentares em alíneas que nos últimos anos têm tirado razões de contentamento com o tal mercado... onde conseguimos, este Verão, ir buscar um turco para 3º g.r. e repetir uma asneira com o polaco Kiesczek..
 
Mas, prontos, enquanto temos estes sem afectar os já habituais titulares e alternativas a que PF tem deitado mão com sapiência, lá temos os que há um ano eram um saco de problemas: eufóricos por um clube da elite europeia, Álvaro Pereira e Guarin, que felizmente não foram exemplos a seguir por Fernando, sempre continuam no Inter, mas não têm acesso à Europa. Prevejo que devem estar satisfeitos e contentes por estarem felizes...

Sem comentários:

Enviar um comentário