28 setembro 2013

Porto já não é como o Barcelona, mas como o Real Madrid

O epíteto de "Barcelona de Portugal" foi definitivamente perdido. O FC Porto dificilmente recuperará o toque que tornava o seu jogo com alguma similitude com o do melhor futebol do mundo. Ao invés, com a desorganização, perda de consistência colectiva, atrapalhação defensiva e inexpressividade ofensiva, o FC Porto parece-se com o Real Madrid.
 
Para quem viu sábado à noite, o Real Madrid foi superado em todas as vertentes pelo Atlético, que não vencia no Bernabéu desde o século passado (1999) para o campeonato. Os merengues saíram sob assobios e com uma imagem desoladora do seu jogo, mesmo a nível individual. Ironicamente, com Bale desastroso e CR7 abúlico, o jovem Morata é que entrou para fazer tremer a defesa colchonera.
 
Mas este aviso não é só para a chegada do colíder da Liga espanhola ao Dragão, ainda sem perder e depois de impor dois empates ao Barcelola na Supertaça local, ostentando com os catalães 7 vitórias em 7 jornadas. Ancelotti já está entalado no Bernabéu, vamos ver que Preocupações,, Fonseca...
 
O Sporting ganhou em Braga mostrando mais força e futebol do que os tricampeões nacionais.
 
O FC Porto até acabou por aumentar a distância para o 2º lugar, que é agora dos leões. O Braga, por seu lado, foi uma equipa sem alma e sem jogo também. O Sporting tem grande colectivo e é sagaz no ataque, coeso no miolo e sem cerimónias na defesa. Tudo ao contrário do FC Porto.

Ora, este cantinho sportinguista quis ser engraçado, quiçá usando uma ironia à Pinto da Costa. Ao menos desta vez, além da presunção e água benta, pode vangloriar-se de ter um futebol sólido e até vistoso. Eu ligo pouco a festas e muito menos a mestres de cerimónias, tanto se me dá que o Porto tenha sido fundado em 1893 ou 1906 ou 1913. Parece que há nos adversários quem se preocupe mais com isso...
 
Dois avisos, portanto, a levar em conta. É que depois da paragem do campeonato após a ida do FC Porto a Arouca (domingo), o Sporting é o próximo visitante do Dragão e sem preocupações europeias que, à data, não se saberão quais serão da parte portista com a iminência do duplo confronto da Champions com o Zenit.

Sem comentários:

Enviar um comentário