06 dezembro 2013

De volta aos extremos depois de expulsá-los e acusações para Antero Henrique

Ouvi ontem na rádio uma entrevista de um tipo, que nem fixei o nome, apresentado como empresário de Atsu, passou na RR à hora de almoço e apanhei numa viagem de carro, não sei se teve sequência ou repetição e retive o essencial das suas declarações explosivas. Mas o que ouvi deixou-me perplexo, com algumas acusações directas à SAD portista e em especial a Antero Henrique, e muitas indirectas que, basicamente, apontam para comissões a ganhar por um ou mais "administradores". Algo recorrente, de resto, mas que nunca ouvi de forma tão cáustica e objectiva. Cheguei muito tarde a casa e numa pesquisa rápida no online só encontrei este apanhado no Record. e este em O Jogo.
 
A questão de fundo tem a ver com o regresso de Quaresma, que muitos ainda vêem como extremo. Não vai ser pelo menos por muito tempo. Quaresma "desabituou-se" das alas/corredores, ele próprio já não corre tanto - e li que foi operado a um joelho... - mas nada como o efectivamente e quando voltar ao campo ver-se-á. O empresário de Atsu critica a chamada de Quaresma e com razão, aduzindo depois uma série de questões pertinentes e que, finalmente, depois de tanto zunzum, se aproximou do que vulgarmente se chama meter dinheiro ao bolso só assim se justificando mirabolantes "movimentações de mercado" por parte do FC Porto.
 
Verdade é que Atsu tem um potencial enorme e sempre vi nele capacidade para vingar no Dragão. Pode ter aquele feitio do africano que quer jogar e julga-se o melhor do mundo, mas o FC Porto não o aproveitou, deixou passar a hipótese de renovar e quando chegou a altura ele já não queria e saiu rápido. O FC Porto desaproveitou totalmente Atsu e a SAD só pode ser responsabilizada por um mau negócio, perdendo um valor desportivo e um potencial negócio chorudo no futuro. Hoje faltam extremos rápidos no futebol do Produções Fictícias de que todos já se deram conta que descaracterizou, para dizer o mínimo, o futebol portista.
 
Quanto a potencial de crescimento, só tenho visto a descer de época para época, ainda que o director-geral da SAD já apareça a dar entrevistas...
 
A SAD deixou abandalhar o ADN do futebol portista que era respeitado na Europa e esmagava a concorrência em Portugal. Foi perdendo jogadores "avulso", como Atsu, sem justificação. Foi deixando extremar posições com vários jogadores que acabaram por sair. Esta época deixou que o Preocupações Fonseca preferisse o pária Xismailov ao Kelvin heróico (na Champions) e Kelvin é outro potencial desaproveitado.
 
Entretanto, jogadores de vários milhões de euros, Herrera e Reyes, andam pelo banco ou equipa B. Negócios sempre houve, mas ultimamente a perda de qualidade, e de alternativas, no FC Porto resulta de más opções de mercado, com contratações/saídas que não se entendem. Os dois últimos campeonatos foram ganhos apesar de o Benfica ter mais jogadores, bons jogadores e muitas opções que Vítor Pereira não tinha. Então na época passada o desnível foi flagrante e esta época já se viu que até o Sporting, com Slimani, tem alguém a saltar do banco para ganhar jogos.
 
Isto não acontece por acaso, mas por acaso tem acontecido no FC Porto que, depois, anda de calças na mão em Janeiro para reforços que, como se tem visto, são refugo autêntico, foram os ex-Sporting e é agora Quaresma e sabe-se lá que mais.
 
O empresário de Atsu colocou o dedo na ferida e pela primeira vez vi alguém, com quem o FC Porto já negociou, conhecedor dos nomes e dos gabinetes portistas a pôr a boca no trombone. Com carradas de razão e muitas denúncias de negócios "estranhos" (sic). Coisas que fazem pensar porque o futebol portista tem andado em sobressaltos, coisas de que sempre ouvi falar mas esperava que alguém dissesse nomes e pusesse números como o empresário de Atsu pôs: o Porto vendeu-o por escassos milhões ao Chelsea quando o Liverpool pagava muito mais e uma agência desconhecida, através de Antero Henrique, tentou desviar o jogador, segundo conta o entrevistado, sugerindo haver dinheiro a ganhar por fora.
 
Como estive fora estes dias nem sei que repercussão isto teve. Mas se as coisas continuarem a correr mal outras vozes se levantarão para denunciar os podres da SAD. O empresário de Atsu, no tocante ao ganês, deixou Pinto da Costa de fora de "manobras" que ele diz conhecer mas não entender... Mas isto também ouvi muitas vezes, desde quando diziam que era Adelino Caldeira quem fazia as "compras".
 
Nada disto me surpreende. Talvez me admire é se ninguém tiver dado conta disto e escutado as denúncias do empresário de Atsu - simplesmente um jogador que "espelha" muito do que é o estranho mundo dos negócios do futebol no seio da SAD portista.

Sem comentários:

Enviar um comentário