16 janeiro 2014

Presidente em modo patético como o homólogo da Luz

PATÉTICO - adjectivo. Que comove profundamente. "Um discurso patético".
 
Saiu a disparar para todos os lados, distinguiu "sócios" de "adeptos" e desvalorizou a imensa legião de adeptos do FC Porto. Disse mal de tudo e de todos, dos árbitros como se não soubéssemos, do Estoril e da Luz (a quem pediu, como exemplo do patético presidente do Benfica para com Pedro Proença, para Rui Silva e Artur Soares Dias não apitem mais "pelo menos o FC Porto"), dos "Delgados" (duas vezes), dos comentadores (incluindo António Oliveira, maior acionista individual da SAD, ex-jogador e ex-treinador campeão pelo FC Porto), da Liga e da FPF, dos presidentes da Liga e da FPF, do ex-presidente da Liga que hoje é presidente da FPF, Fernando Gomes, que "matou" a Liga e aliciou patrocinadores para mudarem para a FPF, o Mário Figueiredo que é "boa pessoa" mas é o "coveiro" da Liga, como se alguma coisa disto importe aos "adeptos" ou aos "sócios", ainda o Gabão-Portugal de 2012, da "sala para onde fomos arrumados sem contacto com ninguém" no intervalo do jogo da Luz onde, em 2008, um funcionário portista foi pontapeado no túnel e o FC Porto não se queixou (levantou o caso após o caso do túnel de 2010), blá, blá, blá... ainda o Platini, blá, blá, blá... (que mais?)... até o que dantes era reservado a "questões internas" e discutidas no balneário passou a recados aos Defour e Quintero que querem ir ao Mundial... e o Oliveira a inventar o Costa em Manchester ou Robson a optar por Aloísio a defesa-esquerdo em Barcelona devem ter algum paralelismo com as "mentiras" do Produções Fictícias a desorganizar todo o futebol portista... e ainda sobrou para os clubes desalinhados com a Olivedesportos... blá, blá, blá...
(vou actualizando enquanto recupero de memória tantas ideias atiradas em tropel como se não houvesse obrigação, diariamente, de as desmontar e denunciar tendo, de resto, um alegado serviço e putativos directores de Informação, Televisão e Comunicação, devidamente licenciados, para o efeito mas que não servem para nada a não ser o papel triste desta encenação pífia de um desespero evidente mascarado com as tropelias e diatribes costumeiras com o fim de iludir o mau momento do futebol que é responsabilidade absoluta e primordial da SAD)...
 
Dizer que é lamentável que o Torto Canal, com um jornalista (?) como guardanapo, sirva para isto é dizer pouco mas é o que há. Pena ter perdido a ironia de Outubro, quando dizia-se disposto a fazer uma sondagem pelos adeptos (devia ser entre aspas) para perguntar se a equipa jogava mal e estavam descontentes com ela. Porque do péssimo futebol, desarticulado antes de triturado por arbitragens encomendadas (não o disse, mas sugeriu), nada a não ser ele, e mais um par de parolos, estar satisfeito.
Esperar cinco dias para desancar na arbitragem da Luz, sem imagens dos lances, depois de os portistas activos na bluegosfera revelarem tais patifarias dispensando os "serviços e avençados" do clube, é bem pior do que ter esperado que os jornalistas no pós-jogo puxassem pelo tema da arbitragem (Vítor Pereira não precisou disso em Barcelos, ou para falar dos bloqueios que Soares Dias não viu naquele jogo da taça da treta) "para nos dar razão" à SAD de que o "escândalo ia ser abafado" ou esperar eventual rebate de consciência de gente mal formada nos jornais sem opor, racional e atempadamente, os argumentos válidos, verdadeiros e verificáveis da parte do FC Porto é só mais um tiro no pé e um lapso temporal que só copia o que amiúde se esconde na actividade da SAD e incidentes que a SAD não relatou cobardemente.

Lapidar do momento, e validando a tragicomédia longamente preparada, só o pífio comentário que obviamente ridiculariza por não poder ser levado a sério:
 
"Se a época terminasse agora [no 3º lugar] e o contrato do treinador terminasse agora já teria sido renovado ontem".
 
Pior era impossível? Não, gozou com as vendas de "outros" a metade da cláusula de rescisão (Matic) como se nunca tivesse vendido bem abaixo da cláusula de rescisão (Bruno Alves e Meireles, por exemplo) - tal qual o desbocado da Luz (não é só o Preocupações Fonseca que imita o Jorge Jejum, vide o jogo em Madrid com um Atlético de meia equipa titular). Nenhuma coisa especial pela equipa: foi prejudicada pelos árbitros proibidos de cometer asneiras, mas não houve lances de bradar aos céus com as asneiras cometidas pelos jogadores, mas como estamos a meio do campeonato ainda podemos ser campeões, amén.
 
Falou uma vez do treinador, sem mencionar o nome, e duas vezes de "Delgados" e do que escrevem os jornais e o que dizem nos programas da bola nas tv's: penso que o "Manha" foi poupado e o "Rui Prantos" ignorado... Mais ridículo do que falar das fantochadas de Manuel Serrão pela sua particular "cegueira" e mais circo presidencial para palhaços se rirem - muitos vão pular de gozo e descascar bananas, glosando com a "forma" do presidente porque foram habituados a dizer isso - sem ter dito nada de novo e destapando a careca de vez:
 
Os árbitros desculpam o péssimo treinador que afundou a equipa a um nível futebolístico indigente para dizer o mínimo e que desarticulou o futebol portista no qual em concreto todos os jogadores jogam abaixo das suas possibilidades.
 
Este presidente, para quem a Champions foi só azar pelas bolas nos postes (não se queixou na pírrica vitória de Viena) morreu e esta época vai ser um desastre.
 
Vítor Pereira é que não teve essa benesse da renovação em Janeiro passado e fez bem em mandá-los, os da SAD, à merda.  
 
Pinto da Costa continua emocionado com o Eusébio, deve ter bebido da Vodka Negra do momento, e com o Museu onde quiçá um dia venha a ser enterrado. 

4 comentários:

  1. Que vergonha de Post. Esquecem-se do ele já nos deu ou só nasceram depois de ele assumir a presidência? Tenham vergonha na cara. Vocês são tão portistas como o MST!

    Valentim

    ResponderEliminar
  2. Valentim, valentão, deves estar satisfeito com o futebol, o treinador e a campanha da equipa, deves contentar-te pelo timing de dizer mal da arbitragem da Luz e deves pensar que, como tu, todos nasceram na era de Pinto da Costa.
    Antes de Pinto da Costa aparecer no futebol portista já eu ia às Antas, era portista antes de ele surgir à ribalta e tenho 40 anos de vivência nas bancadas frias, à chuva e ao sol, fui até sócio ainda algum administrador da SAD não o era quando eu deixei de ser sócio.

    Deixei de ser sócio porque quis, porque via coisas de que não gostava, porque a vida não mo permitiu a ligação de alguma maneira e porque, como Groucho Marx, não posso ser sócio de um clube que me deixa ser sócio.

    Mas, parabéns, apanhaste o furo da minha abertura aos comentários porque admitia receber mais tipos como tu, daqueles a quem facilmente fechei a porta em tempos.

    Foste um penetra, mas perdeste a oportunidade de brilhar dizendo algo de jeito. Não voltas a dizer mais e, com tempo, vais aprender que ninguém diminuiu os êxitos alcançados - repito que sou do tempo em que não os havia e tu não fazes ideia sequer de vir a ficar órfão de PdC e de como será a vida após PdC que ele não prepara -, lamenta-se que em vez de seguirmos em frente andemos para trás quando já ultrapassámos o Benfica.

    É o presente e o futuro que me preocupam. Tu vais ao Museu.

    ResponderEliminar
  3. @ Zé Luís

    este espaço está novamente aberto a comentários?

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  4. Enquanto me parecer adequado e sempre me custou abdicar o contributo de gente de elevado valor, como portista e como conhecedor, que era norma aqui mas resultou, também, de ter por mais de uma vez descontinuado o blog.
    Inacreditavelmente, para mim, apesar de tudo foi crescendo o número de fiéis seguidores que "subscrevem" o blog, quase diariamente.
    O que não é garantia de nada para o futuro.

    ResponderEliminar