24 fevereiro 2014

Para já há um rato desaparecido

Entenda-se como se quiser, se rejeitou o pedido de demissão de PF ou nem o recebeu, pelo que disse quando assediado pelos jornalistas para, pateticamente, falar de tangas da Polícia e evacuação de jogadores pela porta do cavalo.
 
Pinto da Costa está desorientado porque deixou a coisa fugir do controlo. Está velho, como é natural, e está fraco, como é evidente. Fez uma figurinha triste perante os jornalistas, é gozado pela postura renitente que tem assumido e não é levado a sério, o que se torna grave, pelo que diz, nem merece confiança pelo que faz.
 
O Rascord, patético igualmente pela falta de originalidade e incapacidade inventiva, fala de fim de ciclo como se o tonto PF tivesse iniciado algum.

 
O Jogo garante que PF vai a Frankfurt. Não sei fazer o quê, a Liga Europa não serve para nada nem salva nada, não dá futuro e isso já o disse na saída da Champions.
 
Pinto da Costa continua a adiar a resolução dos problemas. Praticamente todo o mundo portista vira-se para o presidente como se pudesse esperar um milagre. Esquecendo tantas asneiras cometidas nos últimos anos, incluindo massacrar treinadores, o que é irónico quando se tenta eternizar um medíocre na equipa técnica portista e pelo qual a SAD, atávica e ultrapassada, sempre a reagir sem saber agir, é a única responsável.
 
Pinto da Costa estará a tratar da substituição do treinador. Estará, não sabemos, ele até disse que não recebeu nenhum pedido de demissão do treinador. Tretas que hoje em dia não se justificam, o milionário futebol profissional não se compadece com truques de algibeira, dignos de outros tempos. Há quem acredite que alguma coisa será recuperada: não acredito, passaram várias oportunidades para mudar o treinador, cada uma fui elencando por aqui e a última foi a semana sem competição que antecedeu esta de todos os alarmes.
 
Só os alarves pensam que isto se resolve com coisas comezinhas. E pensam que golpes de mágica resolvem problemas de fundo.
 
Sobre a metáfora do rato que abandona o barco, para já há um desparecido e é o presidente. Lamentavelmente, quando costuma dizer presente e dar a cara, fugiu, escamoteou a verdade, iludiu a realidade, vive num mundo paralelo para o qual trabalhou: o famoso museu onde será sepultada esta era de desgovernança numa SAD milionária mas sem critério de exigência e uma "accountability" séria e que impulsione o FC Porto para a frente. O futuro já o perdeu. Apenas pode remediar o presente, mas até nisso adia para a Alemanha uma necessária mudança. Infelizmente, não será estrutural nem se vêem alternativas para varrer a porcaria do Dragão, aquela que viveu à custa dos êxitos de Vítor Pereira, e antes de AVB que foi tratado da forma que se sabe, para hoje em dia se confrontar, cobardemente nos gabinetes, com uma dura realidade do seu rotundo fracasso.
 
Preocupações Fonseca irá cair, sem o terem removido piedosamente como preconizei, mas a tralha da SAD continuará lá e com a qual muitos portistas se revêem. Espero que se sintam confortáveis no barco a afundar.

Sem comentários:

Enviar um comentário