02 janeiro 2012

A ridícula taça da treta

Parece que, afinal, a SIC não desistiu de todo o futebol. Embora vá perder a Liga Europa, por falta de comparência na licitação e apesar de lhe ter valido das melhores audiências,, ainda resiste com a taça da treta. Pensei que tinha finado, depois de ver o Porto em P. Ferreira através da SportTV. Quando dei por ela, havia bola na SIC. Bem, sempre é melhor ver jogadores que não sabem dar dois passos com a bola e muito menos dois passes seguidos bem feitos, do que ouvir parolos a debitarem inanidades nos programas da dita e sucedâneos com os crâneos cá da terra. Os mesmos, como Jorge Jesus, que acham que somos formadores de jogadores mas nenhum português praticamente aparece nas equipas grandes.

Eu também acho que, mal por mal, mais vale apostar em putos tugas. Sempre deixam de atacar carros estacionados na noite de Ano Novo. Ou assaltar bombas de gasolina e caixas ATM. Espera, esses são de estrangeiros, normalmente brasileiros com algum "mesticismo" do Leste europeu, que usam a botija de gás para rebentar com tudo. E não têm entrada nas equipas para serem formados.

Isto a propósito de o Rio Ave quase ter vencido o Sporting: porque marcou primeiro, porque não deixou criar situações de golo e porque, mesmo depois do 1-1, teve ocasiões clamorosas para ganhar nos instantes finais. Fosse Yazalde (o nome pode enganar, e a cor da pele indiciar outra origem) de formação estrangeira e talvez o Rio Ave vencesse mesmo, em vez de dar a Marcelo o prémio de figura do jogo com duas defesas "ditas impossíveis".

Mas também mais vale ver árbitros como o cospe Cosme Machado do que ouvir paineleiros a falar de arbitragem. Cospe Machado deu amarelos em barda a partir do momento em que, perdoados dois ou três que mais tarde valeriam expulsões aos prevaricadores, desatou a punir por tudo e por nada, à portuguesa. Medíocre como sempre, até para jornalistas que adulam árbitros da sua rua, o careca de Braga poupou umas expulsões. Ainda bem. Tivesse sido sério, honesto, competente e julgado os lances pela mesma bitola - coisa que raramente um árbitro português faz - e André Santos e Anderson Polga não teriam acabado o jogo. A vantagem é que podem defrontar o FC Porto. E o Sporting fica contente com o empate.

Quanto aos jogadores, alguns enganaram-se mesmo na profissão. Ou quem lá anda engana-se muito a escolhê-los, o que é pior. E nem a taça da treta é biombo que o esconda. Nem a tv que a melhora. Pode dar audiência ao zé que vê a pior partida possível de bola, mas os estádios continuam às moscas e, como dizem os entendidos já a desculpar outro empate mixuruca, "isto não tem nada a ver com o jogo de sábado"...

Também não adianta mais a idioticie nacional de achar que a taça da treta devia dar acesso à Europa. Como se a UEFA fosse na treta. Com um calendário aberrante a proteger os mais fortes, seria adicionar insulto à ferida, como dizem os ingleses.

Sem comentários:

Enviar um comentário