18 março 2014

A SAD e Pinto da Costa colhem os frutos que semearam

Nunca foi tão grande a distância do Porto para o Benfica - 12 pontos - em largas dezenas de anos. Nem em 2010 a coisa descambou assim. Mas é lógico o sucedido: nas duas últimas épocas o Benfica colocou-se ao nível que era exclusivo do FC Porto. O FC Porto iludiu várias asneiras que vinha cometendo com dois títulos arrancados a ferros, com todo o mérito. Esse nivelamento era notório e foi aqui comentado. O FC Porto já não tinha um plantel tão bom, mas ainda impunha a qualidade do seu onze, que se superiorizava em jogo jogado e resultados na compita directa com o Benfica. Também se pôs em evidência o risco de refazer o meio-campo, prevendo-se as saídas de James e Moutinho e ainda possivelmente Fernando. A SAD tratou mal o treinador bicampeão, como aqui foi igualmente criticado. E descurou o reforço da equipa, claramente com tiros no escuro, a começar pelo inacreditável processo de veto de Pinto da Costa sobre o treinador.
 
Os 12 pontos para o Benfica são uma enormidade que só o descalabro da SAD justifica. É a marca da incompetência, de resto espelhada no incompetente treinador escolhido, sem carisma e sem traquejo, como praticamente todos os reforços. O Benfica que tudo perdeu em 2013 não mandou tudo às malvas como muitos pediam e facilmente se prognosticava. Manteve a espinha da equipa, que era forte, o treinador já tem mais anos de clube do que alguma vez o FC Porto teve.
 
A FC Porto, SAD colhe os frutos que semeou.
 
Pior, os cinco pontos para o Sporting custam mais a crer, até por o Sporting ser uma equipa apenas bem arrumada, combativa até ao limite da permissividade dos árbitros e livre de compromissos europeus. O FC Porto ainda deveria ser superior ao Sporting e, reabilitado após a catástrofe de mais de meia época perdida com a teimosia estúpida num técnico incompetente, logrou mostrar ao Sporting que tem mais futebol e mais categoria - mas o resultado de Alvalade foi o que foi.
 
Na 1ª volta, o Sporting saiu do Dragão com a 1ª derrota da época e a cinco pontos do FC Porto. A situação inverteu-se e de novo a SAD deve olhar para si própria e ver no incrível fosso em que caiu de forma imbecil, amadora e até despudoradamente autista.
 
A FC Porto, SAD colhe os frutos que semeou.
 
Os alegres artistas gestores do futebol portista andaram estes últimos anos a celebrar festas como nunca - pecado venal que se criticava tanto no Benfica - e a meter-se em projectos que não engrandeceram o clube e depauperaram ainda a sua imagem de inoperância, incompetência e mesmo amiguismo, mais ou menos entre pequenas intrigas palacianas que já noutros tempos, do virar do século, ocorreram nas Antas, com os mesmos velhos protagonistas e à procura de protagonismos menores no círculo abafado de onde não sai uma ideia de jeito, se distribuem umas comendas pelos amigos e se depaupera o património futebolístico ao nível da indigência.
 
Pinto da Costa colhe os frutos que semeou.
 
Nada é fruto do acaso, mas apenas reflexo da falta de estratégia e de visão global, de marca, apesar de se pensar o contrário, só condizente com o silêncio cobarde a que há muito se remeteu. Apenas o estrebuchar do morto, pateticamente, ainda dá nota do que era suposto ser Porto, aviltado pela inacção sepulcral que já se antevia há muito e aqui sempre critiquei.
 
Podem olhar, os pacóvios do costume, para tudo isto com surpresa, que só os parolos, igualmente cobardes, sem ideias e dolentemente entregues ao que acham seu "pai e criador", podem dar conta de si como se nada tivesse sido aventado.
 
E a partir de domingo podem, com pena da equipa que tenta recuperar dos erros de gestão da SAD, fazer companhia ao decrépito presidente nas crescentemente reduzidas assistências do Dragão. Então ver-se-ão os portistas pintistas, que merecem igualmente esta dura realidade e o que pior estará para vir. Serão seguramente muitos menos, num Dragão com a época de recorde em baixa de afluência e abaixo dos 29 mil espectadores, do que eram os muitos milhares que enchiam as Antas só por serem portistas.
 
Pinto da Costa colhe os frutos que semeou.

6 comentários:

  1. Onde está o “Número Dois”??!!

    Muito se fala no “Número Dois” do nosso FCP, mas onde é que ele está? Eu acho que a última vez que o vi foi nos festejos do título no ano passado! Nas vitórias o Sr. Antero Henrique diz sempre presente, mas nas derrotas
    Na minha modesta opinião o “N2” tem que estar sempre presente, nos bons e nos maus momentos, nas vitórias e também nas derrotas. Não é por nos escondermos quando as coisas não correm bem que vamos passar ao lado do problema? Não somos inimputáveis, nem vamos passar incólumes. Temos que assumir as nossas responsabilidades, nem que isso implique… ter eventualmente que sair.
    Continua a ser sempre o mesmo a dar a cara, Jorge Nuno Pinto da Costa. O presidente diz sempre presente em qualquer momento, e também não é agora que nos vai falhar. A história que tem ao longo da sua vida, dedicada ao nosso clube, é garantia mais que suficiente. No entanto, tal como nós, ele é humano e por vezes erra,… mas tem a dignidade de o assumir dando a cara e corrigindo o erro.
    O “N2”, quando são feitas contratações de milhões para não jogarem, nada diz. O “N2”, quando são riscados determinados jogadores da equipa por motivos que só ele sabe, nunca resolve. O “N2”, no final do jogo com o Estoril no Dragão em que o FCP perde, não aparece.
    Saber dar o corpo às balas, ter essa coragem…, não é para todos. Mas só isso é ser PORTISTA!

    ResponderEliminar
  2. Caro Zé Luis,

    Apenas uma pequena nota que remete para um texto do Jose da Silva Pereira no blog Sou Portista com muito orgulho - http://goo.gl/obdXIq - e que defende precisamente um raciocínipo oposto ao seu.

    Penso que como em tudo a realidade andará algures entre os dois argumentos.

    Abraços.

    P.S. Infelizmente não é possível comentar os textos no blog Sou Portista Com Orgulho". Teria tido todo o prazer em escrever exactamente o que escrevi aqui no seu blog, invertendo, obviamente, blogs e autores referidos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro amigo, sinceramente, daquele sítio não me importa nem me interessa. Duvido que sejam portistas, mas seguramente são seguidores da tralha socialista que afundou o País. Não sei o que escreveu e, provavelmente, devia discordar. Mas a cada um a sua argumentação. Esses, porém, detestam saber da dos outros ou pensam que só eles sabem tudo. Socialistas. Da treta.

      Eliminar
  3. Acha normal o Porto pagar 9 milhões de €€ por um central que pesa 68 Kgs?! Vindo dum clube que ninguém conhece?! Logo á noite vamos tirar as duvidas e ver a tal visão maravilhosa que o nosso departamento de Scouting em auxilio do super director desportivo conseguiu descobrir tamanho talento. Esperemos é que não esteja muito vento, pois o Reys pode ir pelo ar..... Enfim, ... Saudações portistas, e Deus queira que eu me engane e logo á noite em Napoles o Reys prove ter sido uma grande contratação do Sr Antero Henrrique e não mais uma golpada como o Caballero, o Herrera, o Vitor Garcia, o Tiago Rodrigues, e muitas outras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. tudo o que escreveu revelou-se uma enorme mentira, caro dragão.

      cumprimentos.

      Eliminar
    2. O Reyes esteve bem, afinal. Tendo em consideração sua juventude, inexperiência, falta de dinâmica de posição no futebol europeu, esteve bem. Não percebo, mais do que a contratação e o custo associado, é como se mete o Abdoulaye a jogar quando a seguir não pode jogar e devia dar-se a posição a outro para a rotina tendo em vista o jogo seguinte. Isso e a facilidade com que o Abdoulaye entrou, à custa do Maicon, para fazer asneira atrás de asneira.

      Vamos ver nos próximos jogos.

      Eliminar