17 março 2014

Os árbitros estrangeiros

De há muitos anos pugnei por eles e quando o "novo Spórtém" se saiu há pouco com a originalidade, evoquei-o outra vez.
 
É claro que há árbitros e árbitros. Ontem, com acesso livre à net, pude ver resumos do estrangeiro. Um espanhol negou no Málaga-Real Madrid um penálti para cada lado, qual deles o mais bárbaro até por serem muito similares: cacetada no pé de apoio que já no dérbi de Madrid foi negado numa sarrafada de Sergio Ramos a Diego Costa que custa acreditar não ter sido marcado.
 
Entretanto, já surpreso pelo 3-0 do Liverpool em Old Trafford, vi um resumo e nem sabia que Gerrard teve três penáltis, dois marcados e um esbarrado num poste. Clattenburg ainda perdoou um quarto penálti ao M. United, em casa, e um penálti como aqueles não marcados em Espanha: cacetada no pé de apoio de Sturridge.
 
Há penáltis que não se marcam, pelo visto. Como há foras-de-jogo e foras-de-jogo e faltas e faltas.
 
O Sporting reclamou em tempos um golo alegadamente mal invalidado, de Slimani ao Nacional, quando o ligeiro empurrão do argelino desviou um central do corte em execução. Ontem, Cédric desequilibrou Jackson quando este ia cabecear, um jogador no ar (como o central do Nacional) é facilmente desviado no seu movimento com um toque imperceptível mas que tem efeitos devastadores na avaliação ou concretização de uma jogada.
 
O Sporting nunca aprenderá nada sobre faltas, tendo centrais tão duros como Rojo a lembrar a impunidade dos centrais do Benfica aqui há tempos, como acha que foi prejudicado com o Nacional e não beneficiado com o Porto.
 
Felizmente, o futebol ainda é mais do que isto e o jogo está acima do vozeirão que pode pairar, circunstancialmente, por aí com a conivência das entidades que devem zelar pela verdade desportiva com a equidistância devida ao seu estatuto. Árbitros e Jornalistas. A mixórdia que hoje se vive é resultado do caldinho de cultura criado há muitos anos. Uma cultura que permitiu a alguém chegar a seleccionador depois de, treinando em Alvalade, dizer, entre muitas outras coisas, que o Sporting recebia muito bem os árbitros...
 
Para todos, como para Olegário Benquerença, há uma questão estrutural: problemas de coluna. Nos casos doentios, não têm remédio. Portanto, divirtam-se.

2 comentários:

  1. Caro Zé Luís,
    Finalmente hoje no 45 minutos à Porto, no Porto Canal, o BB comparou as capas dos jornais após o jogo de ontem e outros passados em relação à arbitragens. Pode ser um começo do fim de um silêncio

    ResponderEliminar
  2. Isso é tão ridículo, se foi apenas e só isso, que nem merece comentários... afinal, pela manhã já vários blogs faziam isso. Imagino que o tom tenha sido cordial :)

    ResponderEliminar