21 março 2014

Quaresmaradona

Este ano ainda não tinha gritado, e enrouquecido pela falta de treino, um golo assim. O golo de Quaresma fez justiça ao palco onde o melhor futebolista de sempre criou a sua aura de nº 1 da história do futebol e que tornou o San Paolo lendário.
 
Fez 10 anos e 10 dias da conquista de Old Trafford: esqueci-me da data, apesar de ter a foto de Costinha em agenda, por ter andado em bolandas, pelo que aproveito agora para marca a efeméride de (corrigido) 9 de Março de 2004 com a melhor eliminatória, daí para cá, do palmarés portista na Europa.
 
Uma grande qualificação, um opositor temível, um inicio complicado, uma pressão fortíssima e um esteio defensivo Reyes e não bah!... Fabiano cumpre o que sempre prometeu e é o futuro. Já Carlos Eduardo, não vou borrar a noite de sonho mas não passará muito até voltar ao tema. Até porque estive fora e nem sei quem foram os suplentes, cheguei tardíssimo a casa, já madrugada e apenas com as emoções de mais um grande jogo como o da 1ª mão. Foi sofrer como antigamente, porque a equipa está mais fraca e o Nápoles é muito forte. Mas eu só temia... o contra-ataque. Não é que o 1-0 saiu em contra-ataque (3x2) e não em futebol de pressão constante? Não queria acreditar que a equipa se esquecesse da mais perigosa arma do Nápoles, mas os italianos também sossegaram um pouco e o FC Porto não mais permitiu contra-ataques, soube aguentar firme e assentar o seu jogo mal jogado da 1ª parte e, por isso, por maus passes e má cabeça, sem intensidade, os calafrios foram pelo que não se fez e não pelo que o Nápoles podia fazer em ataque organizado, que isso eu não receava, como confessei de véspera a um amigo. E o 1-0 do Dragão pareceu-me sempre 'gerível', como foi.
 
O FC Porto superou-se e superou uma barreira que há menos de um mês seria impossível. Repito o que escrevi na 1ª mão: piú bella cosa non c'è (agora com os acentos e o apóstrofo que o smartphone não me permitiu há uma semana.
 
Em 1975 o Nápoles ganhou-nos por duplo 1-0. Agora podíamos ter ganho os dois jogos mas a equipa descontraiu e permitiu o empate, qualificou-se mas devia ter assegurado a vitória que estava ali, depois do míssil de Ghilas, crucial como em Frankfurt, e a jogada genial de Quaresma num golo que Maradona subscreveria. O FC Porto não é mais favorito na prova, apenas tem de reencontrar-se consigo próprio, depois de enormes erros e múltiplas imbecilidades que marcarão esta época de forma indelével. A sucessão de jogos pela frente vai exigir mais de um grupo menos forte mas que já parece ser mais do que a mera soma das partes e isso agrada-me. Este é o registo que considero importante, como antes era o desconsolo por ver tanta coisa mal e nada ou alguém para emendar.
 
Quanto às polémicas que campeiam, repito também: regeneração é isto, dos árbitros ainda teremos muito que falar, mas o FC Porto com um nível minimamente aceitável está de volta. Pedia isso para enfrentarmos o Benfica, o rival mais forte, com alguma confiança e expectativa.
 
De novo digo também: parabéns a Luís Castro. Depois dos treinadores "rookies" que ganharam ao treinador da treta - salvo de novo por uma arbitragem amiga que negou um penálti que podia ter empatado a eliminatória, pelo lance que fugazmente vi num resumo -, o FC Porto, mesmo que acidentalmente e não por sapiência de SAD idiota e sempre a reagir em vez de agir, apanhou o técnico da equipa B para derrotar o técnico vencedor da Liga Europa que, entrado a meio da época passada (Rafa Benitez) ganhou ao sempre treinador da treta.
 
nota: a minha ausência deixou-me longe da net e das notícias, não li jornais, desconheço as capas e peço desculpa a quem comentou e só agora publiquei mas não tardarei a responder, como sempre.

2 comentários:


  1. o "incrédulo" revelou aquele que também foi o meu estado de espírito, esta noite, tal como o caríssimo Zé Luís:

    «Pela primeira vez, esta época, saltei do sofá por duas vezes a gritar "guuooloo!" do FC Porto!».
    mas com aquele sentimento de "guuuoloo!, car@...ças", estão a ver? vindo de cá de dentro! sentido, mesmo!

    post scriptum:
    e por aqui me fico, pela bluegsfera. assistir a comentadores que nem portistas são, a destilar ódio contra nós?! e pá, tenham lá a santa paciência! nós é que "somos Porto", fónix!

    somos Porto!, car@go!
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    saudações desportivas mas sempre pentacampeãs a todas(os) vós! :D
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  2. Caros amigos,

    foi grande o nosso FCP ontem!!! Teve raça, lutou, correu e soube sofrer... e como sofreu aquela defesa!!

    Fabiano foi dono e senhor, segurando com mãos de ferro a equipa até ao golo de Ghilas. Helton pode recuperar descansadamente...
    Na minha opinião ficou no entanto claro depois do jogo de ontem, que Mangala é de longe o melhor central que temos, deixando a anos luz todos os outros, principalmente Reyes.
    Com o Quaresma assim até dá gosto...
    Uma palavra para o treinador Luis Castro, que por ser audaz foi feliz.
    Venha o próximo!
    Saudações Portistas

    ResponderEliminar